Beleza....... respondido.....
mto obrigado........
abraço
Versão Imprimível
Beleza....... respondido.....
mto obrigado........
abraço
Serjao, eu nao sou nenhum especialista, mas conhecendo motores como conheco, te diria que nao tem problema algum em voce usar todo o espectro de rotacao na qual seu motor foi projetado para trabalhar.
Seu motor com 285mil Km, pode estar mais saudavel que muitos ai com metade dessa kilometragem.
Se ele esta funcionando 100%, sem sumir oleo, sem perda de compressao nos cilindros, bomba de oleo 100%, nao ha por que nao usar tudo que seu motor foi projetado a dar.
Eu tenho carros a diesel (Kia Besta) na empresa passando dos 2 milhoes, isso mesmo, 2 milhoes de kilometros sem retifica completa do motor... Algumas coisa ja foram torcadas claro, mas a parte de forca do motor de uma delas eh 100% original! Desde 1994 que fazem entregas no aeroporto completamente carregadas!
Motores a diesel tem a parte de forca muito robusta e giram por volta de 4mil RPM, o que eh muito pouco!
Tive um amigo com um Civic VTI que fez 300mil Km sem retifica!
E isso em um motor gasolina 1.6 que gera 160Cv e gira a 8000Rpm..
O uso dele para o carro? Varios track-day's (competicao em autodramo) e varios campeonatos de arrancada. E sem falar nos antigos encontros de quarta feira a noite...
Para mim o fala mais alto na durabilidade de um motor, eh como eh feita sua manutencao.
E como eh usado tambem.
Um motor que atinge altas rotacoes com frequencia, mantem-se geralmente mais limpo que um motor que anda sempre em baixa rotacao. A alta rotacao dos componentes internos nao permite o acumulo de sujeira nas partes internas do motor.
Lembrando que isto pode ser um faca de dois gumes, pois em motores ja sujos, pode desprender toda a sujeira acumulada e acabar entupindo o sistema de lubrificacao do carro.
Vou usar como exemplo um Ford Focus. Quando tive meu primeiro Focus, que foi um XR 2.0 16v minha irma tinha um Focus Sedan, tambem 2.0 16v.
Meu carro fiz de tudo, mexi no motor, comandos, participei de muitos campeonatos de arrancadas, so andava com pe em baixo. Para retirar os comando quando fui vender, abri o motor, parecia o motor de um carro novo, perfeito, brilhando...
Foi quando peguei o Focus Sedan que era da minha irma. Na epoca com 38mil Km salvo engano. Pois bem, fui instalar os comandos nele e para minha suspresa o motor do carro estava IMUNDO. Com muita borra, muito residuo de oleo velho e etc... Tive que fazer uma limpeza completa. Dai em diante, com meu pe pesado, quando retirei os comandos novamente, la estava o motor limpinho, brilhando como novo.
Resumindo:
Alta rotacao nem sempre quer dizer maior desgaste.
Um motor tem um desgaste muito mas acentuado na sua rotacao de maior torque do que na sua rotacao maxima.
Mais vale andar com seu carro em alta rotacao usando apenas 50% do acelerador, do que andar com ele em baixa, mas com pe atolado la no fundo...
Nossa, isso ficou grande pra kraaaaaalho!
Mas tudo bem, eh o mal de ficar doente em casa!
Quem tiver saco le ai!
Abracos.
Mais é incoerente o que vc esta falando, basta andar de 4a marcha em um transito pesado, quando pegar a estrada livre vc engata a 5a, vc não perde força e ganha na econômica, em uma estrada vc só precisa de força por breves momentos, 99% do tempo vc apenas matem a vel.
Edu.
Na estrada nem sempre é só manter a velocidade .
Nas BR´s que são lotadas de caminhões andando a 80km/h ,100km/h e até 120km/h será preciso de força para ultrapassar .
Agora como é que eu vou andar atras de um caminhão entre 80km/h 110 km/h com uma l 200 em 4° marcha só se eu quiser jogar o giro do motor na extratosfera.
O transito pesado aqui na BR-101 é de filas caminhões e carretas andando a mais de 100km/h.
Tento trocar de marcha sempre nos 2000 rpm onde esta o torque máximo .
abs
Nao nao Edu...
Explicando em termos simplificados, um motor sofre mais desgaste quando esta gerando torque maximo...
Em alta rotacao, apesar de girar mais, os pistoes nao estao fazendo forca maxima sobre as bielas, bronzinas e vira-brequim...
Concordo com voce que quanto menos rotacao o motor gerar torque, melhor...
Se tivermos 2 motores gerando 10Kgfm de torque, um a 100Rpm e outro a 1000Rpm, eh FATO que o desgaste sera maior para o motor de mais alta rotacao...
Ou seja:
Estar a 2200Rpm com seu acelerador todo precionado para obter 38,7Kgfm de torque te gera um desgaste maior do que esta a por exemplo 3.500Rpm com apenas 1/4 do acelerador pressionado, com seu motor gerando por exemplo 20Kgfm de torque...
Estando em uma rotacao um pouco mais elevada voce pode diminuir um pouco a celeracao fazendo uso da maior cavalaria em alta rotacao, uma vez que CV = TQ x Rotacao.
O que estou querendo dizer eh:
Nao eh porque fulano de tal anda geralmente numa rotacao mais baixa do que sicrano de tal que o motor dele vai durar mais. O que vai definir isto sao outros milhares de fatores, mas excluindo os milhares de fatores o motor que vai durar mais vai ser o que fizer menos uso do seu torque.