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  • #157



    Beleza....... respondido.....
    mto obrigado........
    abraço
    Vinícius
    MIT PAJERO TR4 2010 + Lift + BF Mud Km2 + protetores Road Tech
    EX- TOY HILUX SR5

  • #158
    Usuário Avatar de netão
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    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    netão...teu motor ainda está novo...100mil km...mas se pretende ficar muito tempo com ela e não fazer motor é melhor começar a anda mais light...a minha está com 285mil km...mas até uns 230 milkm eu andava em cima de 130-140, hoje não tenho mais essa coragem...

    Sérjão
    Quanto a isso cara,eu fico na duvida,a do meu pai ta com 270 mil rodados e nunca deu um vazamento.Olha que ele roda com 140,150...
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #159
    Isso é muito bom...

    Mas como eu disse, não tenho mais coragem de ver meu motor nesse giro todo...

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por netão Ver Post
    Quanto a isso cara,eu fico na duvida,a do meu pai ta com 270 mil rodados e nunca deu um vazamento.Olha que ele roda com 140,150...

  • #160
    Usuário Avatar de netão
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    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Isso é muito bom...

    Mas como eu disse, não tenho mais coragem de ver meu motor nesse giro todo...

    Sérjão
    É mesmoviu cara,é muito giro,eu to procurando viajar na F250...
    Com 120 ta com 2.500 giros,bem calma...
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #161
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Isso é muito bom...

    Mas como eu disse, não tenho mais coragem de ver meu motor nesse giro todo...

    Sérjão
    Serjao, eu nao sou nenhum especialista, mas conhecendo motores como conheco, te diria que nao tem problema algum em voce usar todo o espectro de rotacao na qual seu motor foi projetado para trabalhar.
    Seu motor com 285mil Km, pode estar mais saudavel que muitos ai com metade dessa kilometragem.

    Se ele esta funcionando 100%, sem sumir oleo, sem perda de compressao nos cilindros, bomba de oleo 100%, nao ha por que nao usar tudo que seu motor foi projetado a dar.

    Eu tenho carros a diesel (Kia Besta) na empresa passando dos 2 milhoes, isso mesmo, 2 milhoes de kilometros sem retifica completa do motor... Algumas coisa ja foram torcadas claro, mas a parte de forca do motor de uma delas eh 100% original! Desde 1994 que fazem entregas no aeroporto completamente carregadas!

    Motores a diesel tem a parte de forca muito robusta e giram por volta de 4mil RPM, o que eh muito pouco!

    Tive um amigo com um Civic VTI que fez 300mil Km sem retifica!
    E isso em um motor gasolina 1.6 que gera 160Cv e gira a 8000Rpm..
    O uso dele para o carro? Varios track-day's (competicao em autodramo) e varios campeonatos de arrancada. E sem falar nos antigos encontros de quarta feira a noite...

    Para mim o fala mais alto na durabilidade de um motor, eh como eh feita sua manutencao.
    E como eh usado tambem.

    Um motor que atinge altas rotacoes com frequencia, mantem-se geralmente mais limpo que um motor que anda sempre em baixa rotacao. A alta rotacao dos componentes internos nao permite o acumulo de sujeira nas partes internas do motor.
    Lembrando que isto pode ser um faca de dois gumes, pois em motores ja sujos, pode desprender toda a sujeira acumulada e acabar entupindo o sistema de lubrificacao do carro.

    Vou usar como exemplo um Ford Focus. Quando tive meu primeiro Focus, que foi um XR 2.0 16v minha irma tinha um Focus Sedan, tambem 2.0 16v.
    Meu carro fiz de tudo, mexi no motor, comandos, participei de muitos campeonatos de arrancadas, so andava com pe em baixo. Para retirar os comando quando fui vender, abri o motor, parecia o motor de um carro novo, perfeito, brilhando...

    Foi quando peguei o Focus Sedan que era da minha irma. Na epoca com 38mil Km salvo engano. Pois bem, fui instalar os comandos nele e para minha suspresa o motor do carro estava IMUNDO. Com muita borra, muito residuo de oleo velho e etc... Tive que fazer uma limpeza completa. Dai em diante, com meu pe pesado, quando retirei os comandos novamente, la estava o motor limpinho, brilhando como novo.

    Resumindo:
    Alta rotacao nem sempre quer dizer maior desgaste.
    Um motor tem um desgaste muito mas acentuado na sua rotacao de maior torque do que na sua rotacao maxima.

    Mais vale andar com seu carro em alta rotacao usando apenas 50% do acelerador, do que andar com ele em baixa, mas com pe atolado la no fundo...

    Nossa, isso ficou grande pra kraaaaaalho!
    Mas tudo bem, eh o mal de ficar doente em casa!
    Quem tiver saco le ai!

    Abracos.
    4X4 Brasil

  • #162
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    relação da 2.5HSD + 2.8TGV = subir parede!!!

    Quando ando na SW4 EFi (do meu pai) fico estressado em ter que andar na cidade em terceira - quarta ...na minha SR5 se não tiver sinal fechado ou transito é quinta o tempo todo...quase uma AT...
    Na ranger é de 3a o tempo todo...
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #163
    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    natão...

    alivia o pé se não teu motor não dura muito!!! é muito giro pra um motor diesel...lógico, uma ultrapassagem, mas uma viagem longa assim o motor abri o bico com menos de 50mil km...

    Sérjão
    X2, o mesmo os HSD, duram muito pouco acima de 3000 3500 giros, é exatamente o que ocorre nas land com o HSD 2.5.

    Abs,
    Abs, Edu
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  • #164
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Não sou muito fã de cambio curto .porem quando eu estou a 80 km/h atras de um caminhão eu piso e ela vai 120km/h rapidinho na hora de ultrapassar sem reduzir.
    a 80km/h o motor já está 2000rpm e torque máximo . aí é ponto para o cambio curto .
    Agora se for para andar acima de 120 km/h ela abre o o bocão mesmo .mas 100km/h ela faz sim uns 10,1 km/l .
    eu andei 533 km e abasteci 52,38 L hoje , mando o frentista colocar sempre ali beirando o ladrão do tanque e fico olhando .
    A minha tb tem pneus 265-75-R16 o que alonga o diferêncial em 3,4 %.
    Mais é incoerente o que vc esta falando, basta andar de 4a marcha em um transito pesado, quando pegar a estrada livre vc engata a 5a, vc não perde força e ganha na econômica, em uma estrada vc só precisa de força por breves momentos, 99% do tempo vc apenas matem a vel.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #165
    Citação Postado originalmente por netão Ver Post
    e no meu caso,que 140 é 3.900...
    por isso não ando com mais que essa velocidade...
    No meu caso, 140 = 2500
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #166
    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Serjao, eu nao sou nenhum especialista, mas conhecendo motores como conheco, te diria que nao tem problema algum em voce usar todo o espectro de rotacao na qual seu motor foi projetado para trabalhar.
    Seu motor com 285mil Km, pode estar mais saudavel que muitos ai com metade dessa kilometragem.

    Se ele esta funcionando 100%, sem sumir oleo, sem perda de compressao nos cilindros, bomba de oleo 100%, nao ha por que nao usar tudo que seu motor foi projetado a dar.

    Eu tenho carros a diesel (Kia Besta) na empresa passando dos 2 milhoes, isso mesmo, 2 milhoes de kilometros sem retifica completa do motor... Algumas coisa ja foram torcadas claro, mas a parte de forca do motor de uma delas eh 100% original! Desde 1994 que fazem entregas no aeroporto completamente carregadas!

    Motores a diesel tem a parte de forca muito robusta e giram por volta de 4mil RPM, o que eh muito pouco!

    Tive um amigo com um Civic VTI que fez 300mil Km sem retifica!
    E isso em um motor gasolina 1.6 que gera 160Cv e gira a 8000Rpm..
    O uso dele para o carro? Varios track-day's (competicao em autodramo) e varios campeonatos de arrancada. E sem falar nos antigos encontros de quarta feira a noite...

    Para mim o fala mais alto na durabilidade de um motor, eh como eh feita sua manutencao.
    E como eh usado tambem.

    Um motor que atinge altas rotacoes com frequencia, mantem-se geralmente mais limpo que um motor que anda sempre em baixa rotacao. A alta rotacao dos componentes internos nao permite o acumulo de sujeira nas partes internas do motor.
    Lembrando que isto pode ser um faca de dois gumes, pois em motores ja sujos, pode desprender toda a sujeira acumulada e acabar entupindo o sistema de lubrificacao do carro.

    Vou usar como exemplo um Ford Focus. Quando tive meu primeiro Focus, que foi um XR 2.0 16v minha irma tinha um Focus Sedan, tambem 2.0 16v.
    Meu carro fiz de tudo, mexi no motor, comandos, participei de muitos campeonatos de arrancadas, so andava com pe em baixo. Para retirar os comando quando fui vender, abri o motor, parecia o motor de um carro novo, perfeito, brilhando...

    Foi quando peguei o Focus Sedan que era da minha irma. Na epoca com 38mil Km salvo engano. Pois bem, fui instalar os comandos nele e para minha suspresa o motor do carro estava IMUNDO. Com muita borra, muito residuo de oleo velho e etc... Tive que fazer uma limpeza completa. Dai em diante, com meu pe pesado, quando retirei os comandos novamente, la estava o motor limpinho, brilhando como novo.

    Resumindo:
    Alta rotacao nem sempre quer dizer maior desgaste.
    Um motor tem um desgaste muito mas acentuado na sua rotacao de maior torque do que na sua rotacao maxima.

    Mais vale andar com seu carro em alta rotacao usando apenas 50% do acelerador, do que andar com ele em baixa, mas com pe atolado la no fundo...

    Nossa, isso ficou grande pra kraaaaaalho!
    Mas tudo bem, eh o mal de ficar doente em casa!
    Quem tiver saco le ai!

    Abracos.
    Vc se engana abreu, quanto maior o giro maior o desgaste, o motor é projetado p/ aturar altas rotações mais não para trabalhar, o ideal é trabalhar no ponto max de roque, na ranger 1600 a 2200 acima disso só se houver necessidade.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #167
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    Citação Postado originalmente por edubelem Ver Post
    Mais é incoerente o que vc esta falando, basta andar de 4a marcha em um transito pesado, quando pegar a estrada livre vc engata a 5a, vc não perde força e ganha na econômica, em uma estrada vc só precisa de força por breves momentos, 99% do tempo vc apenas matem a vel.
    Edu.
    Na estrada nem sempre é só manter a velocidade .
    Nas BR´s que são lotadas de caminhões andando a 80km/h ,100km/h e até 120km/h será preciso de força para ultrapassar .
    Agora como é que eu vou andar atras de um caminhão entre 80km/h 110 km/h com uma l 200 em 4° marcha só se eu quiser jogar o giro do motor na extratosfera.
    O transito pesado aqui na BR-101 é de filas caminhões e carretas andando a mais de 100km/h.
    Tento trocar de marcha sempre nos 2000 rpm onde esta o torque máximo .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #168
    Citação Postado originalmente por edubelem Ver Post
    Vc se engana abreu, quanto maior o giro maior o desgaste, o motor é projetado p/ aturar altas rotações mais não para trabalhar, o ideal é trabalhar no ponto max de roque, na ranger 1600 a 2200 acima disso só se houver necessidade.
    Nao nao Edu...

    Explicando em termos simplificados, um motor sofre mais desgaste quando esta gerando torque maximo...

    Em alta rotacao, apesar de girar mais, os pistoes nao estao fazendo forca maxima sobre as bielas, bronzinas e vira-brequim...

    Concordo com voce que quanto menos rotacao o motor gerar torque, melhor...
    Se tivermos 2 motores gerando 10Kgfm de torque, um a 100Rpm e outro a 1000Rpm, eh FATO que o desgaste sera maior para o motor de mais alta rotacao...

    Ou seja:
    Estar a 2200Rpm com seu acelerador todo precionado para obter 38,7Kgfm de torque te gera um desgaste maior do que esta a por exemplo 3.500Rpm com apenas 1/4 do acelerador pressionado, com seu motor gerando por exemplo 20Kgfm de torque...

    Estando em uma rotacao um pouco mais elevada voce pode diminuir um pouco a celeracao fazendo uso da maior cavalaria em alta rotacao, uma vez que CV = TQ x Rotacao.

    O que estou querendo dizer eh:
    Nao eh porque fulano de tal anda geralmente numa rotacao mais baixa do que sicrano de tal que o motor dele vai durar mais. O que vai definir isto sao outros milhares de fatores, mas excluindo os milhares de fatores o motor que vai durar mais vai ser o que fizer menos uso do seu torque.

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