Pessoal,
Minha Full 07/08, TDI, 3.2, 5p, 165cv, perdeu consideravelmente o torque. Antes de fazer a última viagem (400km), eu havia notado uma leve diferença, mas como aqui também tenho uma 2012 com 200cv, achei que fosse em razão de que eu tava apenas estranhando.
Fiz a viagem e qual não foi a surpresa: Para chegar em 120km ela geme um pouco. Pra sair de 120 pra 140 é uma suadeira! Pra ir até 160 eu tenho que rasgar muito de 4ª marcha e qualquer precipitação que indique uma subida ela perve velocidade e já reduz à 4ª porque não consegue manter. Fui e voltei nessa brincadeira, totalmente zangado porque sou habituado a andar a 160km nela sem esforço algum.
Ocorre que depois da viagem fivou evidente a perda de torque. Ela praticamente não tem mais força abaixo de 2000rpm. Só consegue desenvolver alguma coisa em alta rotação, o motor berra muito para fazer pouco. Também aumentou o tempo, ao sair, entre a pisada e a resposta.
Obs.: aparentemente não há nada irregular com o motor. não acendeu luz alguma e não há fumaça. O ronco dele continua o mesmo, a unica diferença é que ele ronca e a bixa não anda. Não há falhas na aceleração, o motor não ta engasgando, mas percebo uma certa lerdeza pra ele subir além das 3.000 rotações, principalmente quando já desenvolveu uma velocidade acima de 80km. O problema coincide com o período em que passei a usar o diesel S-50. usei aproximadamente 3 tanques, sendo que o último foi na viagem quando notei esse bagaço.
Alguém já sofreu algo parecido ou teria ideia do que se trata?
Abraço.