Eu também estou preparando a Ranger para vender.
Tenta esse link então: http://jdmfsm.info/Auto/Japan/Mitsub...ntero/Manuals/
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Eu também estou preparando a Ranger para vender.
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puuutz o bocal de abastecimento do meu carro ta enferrujado...qual a chancedo tanque tambem estar? 2005, 60k km......sera que é pq o carro deve ter ficado parado?
Infelizmente esse é um defeito crônico das Pajero Full, te aconselho a tirar o filtro de combustivel, colocar o diesel que está nele num pote transparente e olhar contra a luz, se tiver uns resíduos metálico no diesel, não perca tempo, vá até uma consessionária Mit e EXIJA que seu tanque e bocal seja trocado, faça isso o mais rápido possivel, antes de queimar a sua bomba injetora pois se ela queimar pode preparar o bolso, eu já gastei 10 mil e tenho de gastar mais 4 na troca do tanque e bocal de combutivel, é uma vergonha ter um carro com pçs de tão mau qualidade e ainda ter de dar $$$ para uma fábrica que não está nem ai para seus clientes
Revivendo o tópico, queria repetir uma pergunta...
Quem faz trilha com a full? Qual pneu usa?
Sempre tive tesao na full, mas curto trilha. E teria que trocar o Troller...
Será que ela agüentaria?
Abraços...
Pedro, os Pajero Full V6, geração até 1999/00, motorização 3.0L_150cv e 3.5L_202cv são carros valentes e têm boa performance nas trilhas.
Mas, os relatos sobre os T4 NGD 3.0L dão conta que são jipes muitos fortes também. Nunca tive um Troller; escrevo essas "impressões" baseado no que leio e vejo nas trilhas. São veículos com propostas "diferenciadas".
O "ideal" seria ter dois carros para as brincadeiras. Um Pajero caduco e um Trollha :mrgreen::mrgreen:. Pneus 33 MUD TERRAIN [no Pajerin] e 35 ou 37 [no Trollha], um bom guincho, snorkel, bloqueios nos dois eixos, kit de resgate e "braço" farão a festa.
:concordo::concordo:
[]s
Eu penso em uma full 3p 2004 a 2006 com pneu 33...
Será que iria quebrar tudo?
Pedro, eu já fiz boas travessuras com uma Full 2001 3p gasolina e com uma 2006 5p diesel. Vale experimentar, é um conforto sem igual e o que o carro consegue fazer surpreende muita gente. Mas não vá achar que faz tudo que jipe faz, porque aí seria demais. Se vc vai sair de um Troller com 35, certamente terá alcance menor com a Full.
Na 5p usei pneus 31 (16-265/65 recapados) modelo argentino, e um senhor skid plate que o Octavio da Road Tech fez sob medida, do radiador até a caixa de transferência. O para-choques traseiro é abraçado por baixo pela barra do engate de reboque, que bate primeiro no chão protegendo o conjunto. Consultei um especialista em suspensão que recomendou não calçar, e ela ficou com a suspensão na altura original mesmo.
Desse jeito, a Full 5p já subiu Castelhanos e Limeira nos seus piores dias, sem dar trabalho. Na Pamonha precisou de ajuda na curva do riacho. Nas partes fáceis do Riacho Grande e do Japi não precisou de ajuda alguma, e nas difíceis é claro que eu não fui. Em Gonçalves subiu a Balança sem bater, sem patinar. Nas descidas íngremes e inclinações laterais, tem que usar o acelerador pra aprumar o carro porque a traseirona pesada escorrega fácil. Se o piloto não souber disso, pode se complicar e eu não estou falando só da 5p.
Na mecânica nada quebrou em momento algum. Para-choques e faróis de neblina, bem... sofreram lá suas avarias. Depois de algumas trilhas, ficou evidente o desgaste das molas traseiras. Sem o skid plate, que acumulou algumas cicatrizes, provavelmente a transmissão teria saído do lugar com as raspadas e batidas.
Faço manutenção rigorosa. Troco os lubrificantes todos, mesmo os de R$90/litro. Sempre viajei com os pneus HT e só coloquei os lameiros na hora de entrar na trilha, pra não forçar motor e transmissão à toa na estrada - o arrasto dos lameiros é impressionante, tirou o pé o carro desacelera como se retas fossem subidas. E o principal: sempre andei beeem devagar com a Full... nada de passar obstáculo no tranco, nem de ignorar o alarme sonoro de patinação excessiva. Ou passa na boa (e a eletrônica anti-patinação trabalha muito), ou é puxada, ou volta.
De um ano pra cá, aposentei a Gorducha das trilhas. Mandei reformar os plásticos, desentortar os estribos e polir a lataria. Coloquei pneus HT novos e troquei molas e amortecedores. As portas ainda estão alinhadas e fecham fácil, os pra-que-isso elétricos funcionam 100%, nenhum ponto de ferrugem, nenhum estalo ou folga excessiva na tração e direção. Na próxima revisão 80K, provavelmente precisará de bieletas e buchas novas. Ou seja, aguentou bem. Um amigo meu quis comprar, ofereceu mais que qualquer loja pagaria numa Full "de shopping" e mesmo assim eu não vendi.
Agora a Gorducha só se aproxima das trilhas orgulhosamente arrastando a carreta com as motos que minha esposa e eu pilotamos. Essas sim, entram em cada buraco que dá gosto. Por via das dúvidas guardei os pneus HT velhos, vai que eu me animo a recapá-los...
Boa diversão!
Paulo
Paulo, em primeiro lugar, muito obrigado pelas informações detalhadas...
Porque nao calcar a suspensão? Quem te ajudou explicou?
Com a sua você fugia de água? Ou passava na boa?
Conhece a "aranha" na cantareira? Seria possível com uma 3p?
Valeu!!
Olá Pedro, tudo bem? É um prazer compartilhar.
A justificativa para não calçar a Full foi que, como a suspensão é independente, os ângulos de trabalho das homocinéticas e dos diferenciais ficariam desfavoráveis e o conjunto seria fragilizado. Também, o mecânico suspeitou que o alinhamento da convergência das rodas pudesse ficar insatisfatório. Pra não falar em algum inevitável estreitamento de bitola, talvez compensável com rodas de offset maior. Muito diferente de quando se tem eixos rígidos, né?
Não havia necessidade de proteger ainda mais os diferenciais. Dianteiro e central ficaram dentro do skid plate. E o traseiro já é bastante protegido originalmente: é mais alto que o centro das rodas, atrás dele desce uma longarina até a mesma profundidade e sob ele passa a barra estabilizadora. Muito improvável danificá-lo em pedras e erosões.
Já vi alguém no fórum dizer que cabem pneus 33 na Full. Nunca tentei, mas posso dizer que com os 31 na traseira sobra espaço e na dianteira os pneus chegam a raspar na forração das caixas de rodas em manobras extremas apenas. Mas eu uso as rodas originais da 2001 com offset negativo de -46mm. Com rodas sem offset ou positivo, pode bem não raspar mesmo.
Uma característica muito legal das Full é que o cofre do motor foi pensado para uso severo. É impressionante enlamear o carro todo, atolar a ponto de sujar os vidros, e abrir o cofre e ver o motor limpo. Especialmente, ver os radiadores limpos. É um motivo para se tentar manter a forração das caixas de rodas no seu lugar.
O limite especificado de submersão é 50cm oficialmente e isso tem lá alguma folga. A tomada de ar do motor fica rente ao capú no lado direito, se tiver que sacrificar um lado na abordagem que seja o esquerdo. Não dá pra navegar com água sobre o capú, é claro. Na 2001 cheguei a molhar o filtro de ar e também inundar a cabine, por pura sorte sem maiores consequências. Com a 2006 fui mais cuidadoso. Água nas soleiras é tolerada sem molhar a cabine. Cuidado com a instalação de acessórios, na minha eu não deixei abrirem o conduíte impermeável que leva o chicote principal do cofre até a cabine. Que pela posição, já ficou submerso várias vezes.
Acho que eu não conheço a Aranha da Cantareira. No Pinheirinho, certamente não tem como passar do primeiro atoleiro sério - aquele de "pista dupla" depois do descidão.
Abraços,
Paulo
Paulo,
Esse atoleiro do Pinheirinho eu nao consigo passar com o 35... Vou de guincho....
Mas e o resto da trilha?? Vai bem??
Abraços pensando em trilha de full....
Paulo, quando for andar com sua Pajero, se lembrar, me avisa?
Seria muito bom ver o desempenho dela no barro e talz...
Pode ser na Pamonha... Ou onde vc quiser...
Abraços...