Olá Leonardo,
Parabéns pela decisão de priorizar segurança. Tenho tristeza em ver montadoras oferecendo, e clientes aceitando comprar, carros com preços acima de R$100 mil sem controles eletrônicos de estabilidade.
Uma explicação mais detalhada das diferenças entre os vários tipos pode ser encontrada aqui:
Electronic Stability Control - Car News - RoadandTrack.com
(falam de Mitsubishi na página 3)
Pra resumir em uma frase, as Pajeros Full de 2004 em diante têm ESP (o mesmo que ESC) que automaticamente corta a aceleração e aplica frenagem seletiva (só na roda relevante) em caso de derrapagem. Já ajuda muuuuuito a corrigir trajetórias indesejadas, e também a continuar tracionando em subidas escorregadias. O AWC (não sei a partir de qual ano, mas é recente) acrescenta gerenciamento ativo dos diferenciais, ajustando roda a roda o torque transmitido ao invés de simplesmente cortar a transmissão de torque. Tem mais a ver com continuar tracionando numa situação extrema do que com controlar o carro numa derrapagem, mas não deixa de ser uma segurança adicional.
Nesses anos recentes, GLS e HPE têm mecânicas idênticas e acabamentos diferentes. Já houve anos anteriores (2006) em que a HPE era mais potente. HPE tem a mais teto solar, bagageiro longitudinal integrado, xenon e uns pra-que-isso aqui e ali. Muito legais quando vêm no usado por um preço R$3-5 mil maior, mas nem todos se animam a pagar R$15-20 mil a mais no 0Km.
A gente devia lançar uma campanha "valorize seu dinheiro, acima de 60K só com ABS e de 80K só com ESP". Sem air-bag, por preço nenhum! E usar 4x4 no asfalto seco, só pra quem tem diferencial central por favor... (outro fator que reduz a estabilidade do carro se mal utilizado).
Boa sorte com o carro novo!