Postado originalmente por
rpk
Vou dar a minha opinião. Eu comprei uma Pajero Full 2006 no início do ano, que veio com aquele sistema de som Clarion chinfrim, que não lê nem CDs com MP3, mas tem um changer de seis CDs no painel. Minha primeira opção foi colocar um sistema original da Mitsubishi que pudesse tocar discos com arquivos MP3. Liguei para lá para pedir cotação do som da Pajero Sport, único que a Mit estava vendendo. Não lembro o preço certo, mas era mais de R$ 2 mil! Por um CD Player com MP3! Sem DVD, sem GPS, sem nada.
Logo depois, quando a nova 2009 foi lançada, fiquei babando pelo sistema de navegação. Aí comecei a pesquisar o dito cujo e descobri que se tratava de um Clarion (se vocês forem no site da Clarion no US, vocês conseguem vê-lo). Nem perguntei na Mit quanto era, pois sabia que seria proibitivo. Vi que o sistema de navegação era um add-on ao sistema multimídia, mas comecei a ler os reviews e todo mundo baixava o pau no principal defeito: o sistema de navegação era proprietário. Você não poderia colocar o software navegador de GPS que mais gostasse (não sei se isso é um fato).
Aí comecei a pesquisar sistema mais tradicionais. Primeiro os Pioneer (sem navegação) e finalmente cheguei nos xinglings da vida do Mercado Livre. Fui me educando e descobri que os xingling não são um primor de qualidade no que se refere ao software, mas, pelo preço, valeriam à pena.
Aproveitei que minha irmã reside em Dubai (quase um porto livre) e pedi para ela me trazer um xingling, padrão 2din. Quando chegou, eu mesmo instalei. Custou não mais que R$ 980 (com o módulo GPS!!!).
Só posso dizer que ficou show no painel, comprei o Igo e tenho atualizações dos mapas relativamente recentes. Além disso tem todas as entradas, inclusive para câmera de ré e tv digital, upgrades que pretendo fazer aos poucos.
Certamente vê-se que não é algo que viria original no carro, mas para ficar um negócio meia boca como o Clarion, prefiro investir no sistema que comprei. Certamente não custa o que a Mit cobra.