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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por Di Franco Ver Post
    Caro ENASOR e CAPORTO Podem me ajudar meus amigos!!
    QUOTE=Di Franco;2463543]Pessoal, preciso de uma orientação dos especialistas.

    Fiz a troca de pastilha de freio hoje. Não fui na css e fui em uma oficina bosch em Itatiba/SP. O disco estava bom (não estava empenado, mas ele apresentava a saliência na parte superior - superfície de menor contato com a pastilha). Foi feito um passe para retirar essa diferença e o coloquei as pastilhas de cerâmica da Bosch. Traseira e Dianteira. A pastilha dianteira era original e a traseira eu já tinha trocado por uma Fras-Le anteriormente. Ao sair da oficina percebi um barulho intenso (tipo ferro com ferro) na suspensão traseira. Não tive dúvidas. Alguma coisa não ficou bom na montagem da pinça. Enfim, acredito que o mecânico não montou junto com as pastilhas aquelas peças (calços da pastilha - tipo uma chapa fina metálica na traseira Anexo 555726e na dianteira aquelas duas chapas (foto) Anexo 555725 Consultei na partsouq e vi que esses itens são além da pastilha e não acompanham as pastilhas. Pergunto a vocês. São itens obrigatórios? Mesmo com a substituição das pastilhas essas peças permanecem inalteradas? Vou ter muito problema? Vou logo pela manhã na oficina para ver se ainda não jogaram no lixo essas peças. Podem me auxiliar para me ajudar com a conversa no oficina. Desculpem pelo tamanho da msg, mas preciso dessa ajuda.

    Grande Abraço.Anexo 555727Anexo 555728
    [/QUOTE]

    Caro Di franco,

    Já troquei pastilhas da minha full 3 vezes na Mitsam nunca tive problemas. Foram 2 dianteiras e 1 traseira a ultima troca fiz faz uns 30 dias.
    Mas as minhas eles sempre colocam as travas metálicas. Mas as travas da minha são diferentes dessas sua.
    Olha já ouvi relatos em outros fóruns sobre barulho de ferro com ferro justamente após colocar estas pastilhas de cerâmica. No caso que estou me lembrando tinha sido em.um jeta se não me engano e ele comprovou que era as pastilhas após retirar e colocar pastilhas comuns e o barulho acabou.
    Então sugiro que volte na oficina o quanto antes e converse com o mecânico que fez o serviço para ver se ele descobre o que está ocorrendo.
    E não esquece de voltar aqui para nos contar o que era e como solucionou.
    Abs.

  • #2930
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    Caros colegas;


    Vou relatar aqui as minhas atividades deste final de semana na minha Full.
    Desde que comprei ela a um pouco mais de 5 anos o cinzeiro do porta malas nunca funcionou, outra coisa que sempre achei ruim era o Ar Condicionado traseiro, e para completar a um pouco mais de 1 mês o cinto do lado do passageiro da terceira fileira parou de desenrolar. No sábado fui em uma loja de cinto de segurança e o atendente já chegou todo alegre "E ai Deputado em que posso ajudar", isso me irrita de um jeito, então expliquei o problema do cinto e ele mandou logo que para consertar ficaria R$ 500,00 galera eu achei muito caro, então disse que ia ver e depois voltava lá.
    No domingo resolvi eu mesmo tentar resolver os problemas, desmontei então as laterais plasticas para ter acesso ao que precisava, gracas a deus os meus 3 problemas ficaram tudo do mesmo lado.
    Pensem na poeira que estava acumulada dentro das capas plasticas vejam nas fotos.

    -20180204_174538.jpg -20180204_174615.jpg -20180204_174615.jpg-20180204_174622.jpg -20180204_175209.jpg


    Comecei analisando o cinzeiro e descobri que na verdade alguém já havia mexido naquelas partes do carro para fazer reparo na lataria vejam nas fotos as marcas dos grampos que soldam para puxar a lata amassada e no cinzeiro e outras coisas mais, o positivo do cinzeiro não chegava tensão então alguém ligou um fio do positivo do cinzeiro ao positivo do ar condicionado, como eu nunca teste o cinzeiro com o AR traseiro ligado então achava que ele não funcionava, mas fazendo as medições vi que tem um positivo Pós Chave no mesmo chicote então resolvi deixar o cinzeiro da forma correta e liguei o positivo no Pós chave vejam as fotos:

    -20180204_181758.jpg -20180204_183118.jpg -20180204_183330.jpg


    Parti então para verificar o cinto e para remover ele precisei remover o ventilador do AR Condicionado, após abrir o mecanismo do cinto descobri que o inclinometro estava cheio de sugeira o que não permitia que a esfera voltace a sua posição e liberasse a trava que permite o cinto desenrolar, feito uma limpeza geral no mecanismo montei novamente e pronto cinto funcionando 100% vejam as fotos do mecanismo.

    -20180204_175740.jpg -20180204_180247.jpg -20180204_180857.jpg -20180204_180351.jpg


    Agora era a hora de ver o AR porque era tão fraquinho e não resfriava nada, primeiramente tinha muita mas muita poeira mesmo vejam as fotos da sujeira.

    -20180204_175222.jpg -20180204_183927.jpg


    Removi o motor e uma especie de sensor e então ficou só a caixa de plastico, meti foi água com a mangueira e bucha com sabão neutro, ficou como novo vejam as fotos.

    -20180205_094411.jpg -20180205_103354.jpg


    Dentro do compartimento da condensadora tinha uma bucha de pano, como se alguem tivessa tampado para não cair nada lá dentro e esqueceu de remover o pano quando foi montar o que já era o segundo indicativo de que o profissional que mexeu no carro era muito do ruim, lembram do positivo do cinzeiro né que pegou o positivo do AR e não o do Pos chave.
    Dei uma boa soprada na condensadora e nos dutos de ar dai resolvi testar para ver se estava gelando, liguei o carro e deixei funcionando com o AR ligado por uns 3 minutos, quando coloquei a minha mão na condensadora estava formando gelo e grudou os meus dedos, ou seja estava funcionando e bem.
    Mas ainda tinha a questão da quantidade de poeira que estava entrando para o carro, tem alguns buracos na lataria do carro que vem de fabrica tampada com um adesivo e no meu carro todos tinham sido removidos, então eu resolvi veda-los novamente para ver se resolvo o problema da poeira que estava entrando no porta malas.
    Vejam como ficou após a limpeza da lateral e a vedação que fiz, usei fita alumínio aquela usada na instalação de ar condicionado.

    -20180205_103418.jpg


    Agora era só montar o carro e testar para ver se deu tudo certo. Após a montagem olha a danada como ficou?

    -20180205_134230.jpg

    Ainda não satisfeito, pois aspirar aquele carpete dá um trabalho danado, resolvi forrar o meu carpete do porta malas, não sei se dará para ver direito como ficou com o plastico, usei um plastico grosso que comprei em uma loja de tapeçaria.

    -20180205_142112.jpg -20180205_142139.jpg

    A forração ficou legal, o bom é que os ganchos que travam os bancos dão um apoio bacana para o plastico, a parte de trás do plastico não deixei fixa por causa da tampa do banquinho das crianças.

    Tudo montado efetuei os testes e:

    1 - Cinzeiro funcionado OK.

    2 - Cinto de segurança funcionando OK.

    3 - Ar Condicionado traseiro agora saindo vento muito mais forte e fresquinho.

    4 - Agora quanto a vedação de poeira só saberei depois de um tempo, pois as estradas que ando muito agora estão é com lama e devem ficar assim por mais alguns meses.

    Então é isso turma, desculpe se o texto ficou longo e cansativo. Mas como sempre digo pode ser útil para alguém.

    Abs.
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  • #2931
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    Grande Caporto
    Boa noite.
    Obrigado por compartilhar mais essa experiência conosco, e parabéns pelo excelente trabalho zeloso, que demanda força de vontade, paciência e conhecimento ... por isso que sempre digo que sua viatura é “mosca branca de olhos azuis” ... muitíssimo bem cuidada ...
    Forte abraço.
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  • #2932
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    ...
    Então é isso turma, desculpe se o texto ficou longo e cansativo. Mas como sempre digo pode ser útil para alguém.

    Abs.
    Muito bom caporto.

    Concordo contigo, chamar de deputado é pra acabar. Patrão, doutor, até passa, mas esse não queria vender mesmo! Kkk


    Parabéns pela aula. Admiro sua coragem em abrir tudo e fiquei pensando como um mau profissional causa danos. Somente de deixar sem a vedação, quem desmontou essa parte condenou o cinto a parar de funcionar, o ar a ficar ineficiente e ainda o carro a ficar com um cheiro de po na cabine. Se tivesse levado na loja arrumar o cinto, trocariam o equipamento e em breve ele estaria novamente sem funcionar, pelo mesmo motivo. Teria jogado dinheiro fora.

    Mas o que fiquei pensando mesmo é se não há outra vedação, além dos locais que colocou, pois a caixa de rodas deveria ter também um acabamento para evitar entrada de poeira, até este local, não?

    Aproveito e compartilho uma pequena frustração. Penso que na instalação de som, alarme ou mesmo em qualqualquer reparo, como é o caso os “mexanicos” não ligam para essas pequenas buchas e tampas plásticas “sem função” que apenas tampam furos e depois o carro fica assim. Entra poeira, água.... enfim, degrada bastante o veículo no médio/longo prazo. E o pior é que este tipo de profissional é comum por ai.

    Desde que comprei a minha Pajero notei que para instalar a antena da tv que veio com o som original, furaram uma dessas tampinhas entre a cabine e o compartimento do motor, para passar um cabo. Agora que troquei o equipamento fica lá a tampa furada. É só um furinho de 1 mm na tampinha, mas fico indignado do “especialista” ir lá e furar a peça que a fábrica deu-se ao trabalho de colocar ali. Pior é que, segundo me consta a instalação foi feita na própria ccs, mas vai saber...

    Ps.: No som novo, fiquei ao lado, acompanhando o trabalho por duas horas. O instalador não gostou muito, mas teve que aturar. Ehehe.

    Grande abraço
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  • #2933
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    Boa noite

    Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

    Forte abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_20180205_001_pecas-para-troca-fluido-ta_full-2013-2014.jpg  
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  • #2934
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezados amigos
    Boa noite

    Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

    Forte abraço a todos.
    Enasor,

    Difícil opinar, mas sou da opinião que quanto menos mexer no que está funcionando bem, melhor. Eu evitaria abrir tudo, a não ser que tivesse muita confiança no mecanico.

    Abraços

  • #2935
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezados amigos
    Boa noite

    Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

    Forte abraço a todos.
    Falarei a frase que me disse o dono da oficina onde troquei o óleo da caixa automática da minha ex Cherokee Sport, ano 1999.
    Troca esta feita em 2010.
    - "Se o óleo está limpo, não precisa abrir a caixa, nem trocar o filtro."
    A cor do óleo é que indicará a necessidade de abrir ou não.
    Eles simplesmente baixavam uns três litros de óleo velho pela saída do cárter, ligando o motor, e colocavam três litros novos
    pela entrada da vareta.
    Fizeram isto até sair óleo novo do cárter.
    Tudo certo.
    Ressalto que o dono da oficina era funcionário da concessionária Chrysler que tinha em Florianópolis.
    A mesma fechou e ele montou a própria oficina.
    Pessoa experiente.
    Enasor, pode anunciar a venda do filtro nos classificados.

  • #2936
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezados amigos
    Boa noite

    Peças para a troca do fluido da transmissão automática em mãos ... mecânico para o trabalho já escolhido ... agora é só decidir definitivamente ... opções: abrir o cárter e proceder à troca e/ou limpeza do filtro, bem como à troca da junta do cárter ... não abrir o cárter, situação em que sobrarão o filtro e a junta ... com 70.000 kms e considerando as condições de uso do veículo, acho pouco provável a existência de muita borra e/ou limalhas no filtro e interior do cárter, em que pese o mecânico estar querendo abrir o cárter, pelo menos para uma vistoria interna ... nas inúmeras pesquisas que fiz, inclusive em sites estrangeiros, em veículos nas mesmas condições de uso do meu (não uso severo) e com baixa kilometragem, absolutamente todas as transmissões estavam com pouca borra e pouquíssimas limalhas retidas nos imãs e na tela do filtro, razão pela qual estou muito propenso pela segunda alternativa (fazer a troca sem a abertura do cárter) ...

    Forte abraço a todos.

    Bom dia Enasor e amigos do fórum,

    O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg

  • #2937
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    Citação Postado originalmente por Rocha_padaratzo Ver Post
    Bom dia Enasor e amigos do fórum,

    O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg
    Só complementando que a minha 09/10 farei com a abertura do carter pois está beirando os 200 mil km. Apesar do funcionamento do câmbio estarem perfeitos mas a cor está meio escurecida. Vou me prevenir.

  • #2938
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    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Enasor,

    Difícil opinar, mas sou da opinião que quanto menos mexer no que está funcionando bem, melhor. Eu evitaria abrir tudo, a não ser que tivesse muita confiança no mecanico.

    Abraços
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Falarei a frase que me disse o dono da oficina onde troquei o óleo da caixa automática da minha ex Cherokee Sport, ano 1999.
    Troca esta feita em 2010.
    - "Se o óleo está limpo, não precisa abrir a caixa, nem trocar o filtro."
    A cor do óleo é que indicará a necessidade de abrir ou não.
    Eles simplesmente baixavam uns três litros de óleo velho pela saída do cárter, ligando o motor, e colocavam três litros novos
    pela entrada da vareta.
    Fizeram isto até sair óleo novo do cárter.
    Tudo certo.
    Ressalto que o dono da oficina era funcionário da concessionária Chrysler que tinha em Florianópolis.
    A mesma fechou e ele montou a própria oficina.
    Pessoa experiente.
    Enasor, pode anunciar a venda do filtro nos classificados.
    Boa noite ...

    Meus agradecimentos aos nobres amigos marlonwh e Glaicon pelas abalizadas opiniões ... decisão já está tomada ... não vou fazer a abertura do cárter nesta primeira troca!!!! ... filtro e junta vão ficar sobrando ...

    Forte abraço.
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  • #2939
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    Citação Postado originalmente por Rocha_padaratzo Ver Post
    Bom dia Enasor e amigos do fórum,

    O nobre colega pode postar quais foram essas peças compradas e qual o óleo específico e quantidade de litros que serão utilizadas? Obg
    Citação Postado originalmente por Rocha_padaratzo Ver Post
    Só complementando que a minha 09/10 farei com a abertura do carter pois está beirando os 200 mil km. Apesar do funcionamento do câmbio estarem perfeitos mas a cor está meio escurecida. Vou me prevenir.
    Prezado amigo Rocha_padaratzo ... boa noite.

    A Transmissão Automática de seu veículo é igual à do meu veículo ...

    Em atendimento à sua solicitação, segue relação de peças e o fluido que irei utilizar ... e para balizar seu orçamento, seguem também os preços que paguei ... comprei a junta e os anéis de vedação na css ... o filtro e o fluido comprei fora da css ...

    RELAÇÃO DE PEÇAS PARA TROCA DO FLUIDO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

    PAJERO FULL HPE 5 PORTAS 3.2 DIESEL AUTOMÁTICO 2013/2014 – TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA V5AWF

    Part Number
    Mitsubishi
    Descrição Quant. Preço (R$) OBS
    2705A023 Junta do Cárter 1 un 118,63 ORIGINAL MITSUBISHI
    2960A383 Anel de vedação do gargalo do filtro da transmissão automática 1 un 10,77 ORIGINAL MITSUBISHI
    MD951858 Anel de vedação do bujão de transbordo e bujão de drenagem do cárter 2 un 17,40 ORIGINAL MITSUBISHI
    MR518910 Anel de vedação do bujão de enchimento do cárter 1 un 27,80 ORIGINAL MITSUBISHI
    Filtro Óleo Transmissão Automática
    Substituto ao original Mitsubishi (Part Number 2804A020)
    1 un 170,00 FABRICANTE AMERICANO
    Fornecedor: Hidramático Barão/SP
    Cód. Produto: 4HP22F82710A
    NCM: 87084090
    Fluido Sintético para Transmissão Automática
    CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE
    Substitui os fluidos TQ-MSP3 e Dia Queen ATF-PA (Part Number 4030401) especificados nos manuais dos Pajeros Full

    Lembrando:

    1. O fluido disponibilizado nas css é o Lubrax ATF SP3, semi-sintético
    2. A capacidade da transmissão V5AWF é de 10,9 litros de fluido. Recomenda-se comprar um pouco mais (2 a 3 litros).
    FABRICANTE: CASTROL
    Fornecedor: Mercado Livre

    Quanto ao fluido da transmissão automática, no caso de seu Pajero Full, observa-se uma coisa interessante ... conforme citei, a TA de seu veículo é exatamente a mesma de meu veículo ... essa transmissão é equipada com o câmbio automático V5AWF fabricado pela AISIN WARNER (marca japonesa de propriedade do grupo Toyota) ... PORÉM, o manual de seu veículo (Full diesel 2009/2010) recomenda o fluido Castrol TQ-M-SP3, inclusive, com o alerta “TQ-MSP3 é o único produto aprovado pela MITSUBISHI para a utilização indicada. A utilização de outro produto pode causar danos à transmissão automática.” ... Lembrando: Esse fluido é de base mineral e não é mais disponibilizado pela Castrol já faz um bom tempo ... já o manual de meu veículo recomenda o fluido DIAQUEEN ATF-PA. Esse fluido é sintético e disponibilizado pela Mitsubishi Japão sob o Part Number 4030401 ... no Brasil, pelo que sei, as css Mit estão utilizando o Lubrax ATF SP3, semi-sintético ... se basearmos pelo nome, esse fluido atende à especificação ATF-SP3, mas, não atende à especificação ATF-PA, que é o caso de meu veículo, razão pela qual resolvi procurar no mercado um fluido 100% sintético que atendesse à especificação ATF-PA ...

    Pesquisei vários fluidos de TA sintéticos que poderiam atender a esse câmbio V5AWF de meu veículo, dentre eles, descobri o CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE (100% sintético), cuja ficha técnica informa que atende ambas as especificações (ATF-SP3 e ATF-PA) ... para minha maior tranquilidade, ainda consultei a Castrol Brasil, e, após consultarem suas bases internacionais, confirmaram-me que esse fluido pode ser usado na TA de meu veículo ... Esse fluido é disponibilizado aqui no Brasil, sendo encontrado inclusive na internet, no Mercado Livre, a preços variados ... na oportunidade que adquiri, encontrei esse fluido por um preço bem razoável (R$ 42,00/litro) ... resolvi adquirir 18 litros ... um exagero, considerando que a capacidade da TA de meu veículo é de 10,9 litros ... bastava ter adquirido uns 2 a 3 litros a mais ... porém, como o preço estava bom, comprei para sobrar mesmo, e para ter a tranquilidade de poder fazer uma boa lavagem no sistema ("flushing"), sem “dor na con$ciência” ... Atenção: Caso optes por esse fluido e fores comprar pela internet, fica o alerta para que não o confundas com o Castrol ATF Multivehicle, cuja base é mineral ... quando comprei, deparei-me com um vendedor querendo me vender "gato por lebre", dizendo que era a mesma coisa ...

    Outra coisa:

    Se essa for a primeira troca de fluido da transmissão automática, então acho que seu veículo passou bastante do momento ideal para essa troca, porém, nada preocupante ... sugiro-lhe que procure um bom especialista em câmbios automáticos que entenda como funciona a transmissão automática de Fulls, e troque uma ideia com ele sobre a abertura desse cárter ... uma vez decidido pela abertura do cárter, acompanhe de perto o processo de troca e, dependendo do grau de limalhas e impurezas que for encontrado lá dentro, converse com esse especialista sobre a viabilidade de uma boa limpeza também no sistema de arrefecimento, tais como o radiador de óleo, tubulações, etc. (isso é um trabalho preventivo simples, que pode ser feito conjuntamente com a limpeza do cárter, dos imãs, etc.) ... e neste caso, acho que vale a pena também pedir para o especialista fazer uma inspeção em áreas superiores mais nobres, como o conversor de torque, etc. ... ali também costuma acumular muita borra em decorrência do tempo e da quilometragem rodada, assim como poderá ser observado o desgaste de partes e peças importantes, as quais, com o tempo, foram se ajustando ao óleo velho sem prejuízo do funcionamento do câmbio, PORÉM, quando trabalharem sob a ação do fluido novo, inclusive com uma viscosidade diferente, existe o risco das folgas existentes acarretarem reações indesejáveis no funcionamento do câmbio ... dessa forma, será o caso de avaliar a substituição de alguns componentes ... porém, não precisa se assustar com isso ... é natural que todo câmbio se desgaste com o tempo, e chega um momento em que simples peças de reposição deverão ser trocadas ... ademais, é preferível descobrir isso agora do que tardiamente, quando o estrago em peças fundamentais já poderá estar num estágio tão avançado que demandará um custo infinitamente maior, às vezes até impraticável ... dessa forma, se for o caso de substituir algumas peças agora, pode ser que você não tenha custos relevantes em decorrência dessa preventiva, pois tem peças que não são muito caras, além do que, o câmbio desses veículos é muito forte e, talvez, esse veículo tenha sido utilizado em sua maior parte do tempo em condições não severas ... tomados esses cuidados, aí é esquecer esse assunto, pois, serão só alegria e tranquilidade daqui pra frente ... e esse naipe de veículo merece esse investimento ...

    Forte abraço e desejo-lhe boa sorte ... quando decidires, não deixes de nos manter informados ...
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  • #2940
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    Agradecimentos: 0
    Bom dia a todos, está chegando a hora de substituir as pastilhas de freio...
    então, encontrei algumas referências aqui para os senhores, as mais em conta que achei foi R$ 95,00 na pastilha dianteira (marca Fas le) e R$110,00 nas traseiras (marca Cobreq), se levar as duas fica R$195,00.
    Quem precisar, mando o contato.
    Segundo meu mecânico, são todas boas e não faz diferença colocar marca diferente...
    Qualquer dúvida, estou a disposição.

    Abraço

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