Postado originalmente por
ivancgbsb
ASC Off Acesa.
Mistérios eletrônicos da Pajero Full 2008.
(desculpem o post longo).
Domingo de carnaval quando ia sair para viagem Brasília-San Pedro de Atacama ao tentar ligar a Pajero: tchoim oim oim...(barulho do motor de partida sem pegar, rsrsrsrs). Como a bateria tinha "avisado" uns 15 dias antes, chamei um colega para fazer uma "chupeta" no carro. Não pegou. Liguei para um "disk baterias" e foi trazida uma bateria "errada", de menor capacidade. Como eu já estava atrasado o cara colocou essa mesmo e ficou de trocar por uma "original" na volta.
Ao sair de casa estava acesa a luz "asc off" (isso é normal, quando se troca a bateria) mas....a "luz do motor" também.
Segui viagem mesmo assim (estava atrasado), sabendo que a "asc off" apagaria em alguns metros andando em linha reta (fato ocorrido anteriormente) e torcendo que a luz do "motor" se apagasse também.
Após umas 3h de viagem e muitas mexidas no botão que desliga o ASC as luzes continuavam acesas. Também andei acima dos 120km/h....(outro modo de apagar essa luz) e nada. E pior, agora as luzes 4x4 (os 4 leds verdes) começaram a piscar em ritmo fixo. Lascou !!!
Mexi várias vezes colocando e tirando 4x4 mas sem sucesso.
Parei para almoçar e uns kms depois a luz do ASC apagou .....ufa....menos uma. Em uma outra parada para encontrar os colegas, após outros kms as luzes 4x4 pararam de piscar ficando só os dois leds que indicam tração traseira normal, acesos Normal. 2X0
Ficou a "luz do motor" acesa mesmo depois de uma noite parado, em Frutal. Esta só apagou próximo a Presidente Prudente (eu já pensava em ir numa autorizada) quase mil km de Brasília. Continuei a viagem com medo que a Pajero fraquejasse na subida dos morros, rsrsrs (Cordilheira do Andes). Vai que ela entra em "modo de segurança" na subida ??!!!
A viagem transcorreu sem grandes atropelos. Em nenhum momento o carro ficou fraco.
Descrição aqui:
> Atacamafev18 - IvandeAraujo
Mas tem mais......
Ao voltar e a bateria ser novamente trocada por uma "original", a luz do ASC acendeu. Normal....basta andar uns 500mts em linha reta. Que nada !. Andei uns 50km em estrada e nada. Depois disso andando pela cidade em uma distância pequena ela apagou !. Agora sim !. Bateria "original" e tudo como deve ser.
Segundo algumas postagens em foruns gringos, quando se troca a bateria, não basta andar em linha reta....tem que fazer umas curvas fechadas também. E outras postagens falam em trocar a bateria com as rodas alinhadas. É muito melindre !! rsrsrs. Nessa troca pela bateria menor as rodas não estavam alinhadas.
Não sei.....em troca anterior de bateria andei uns 100mts em linha reta e a luz ASC apagou.
O que aconteceu ? Não sei......alguma relação com a "chupeta", mal feita ? A bateria de menor capacidade atrapalhou os circuitos ?
Curiosidade: por 4 vezes (2 na ida e 2 na volta) a temperatura atingiu 97 graus. Uso um V-Checker A301 (não é muito bom para a Pajero) na OBDII.