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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por Rmcsansao Ver Post
    Caros Senhores, Glaicon e Caporto

    Tenho uma Full 2002 3.2 DID e ela vem apresentando o mesmo problema descrito pelos senhores anteriormente.
    Com o cambio nas posições "D" e "R", parece que a aceleração do carro começa a oscilar causando solavancos extremamente incomodos.

    Verifiquei o nível do óleo da cx de cambio e, de fato, estava acima do nível máximo marcado na "vareta".
    Corrigi o problema conforme sugerido pelo amigo Galicon (Com uma siringa e um cano de baixo calibre) fazendo as aferições com o carro em uma superficie plana e manejando o cambio nas diversas posições por alguns segundos.

    Não alterei a rotação, pois o carro ja esta com 1000rpm, o que me causou mais uma preocupação. Ele vem bebendo bem ultimamente, mesmo depois de realizar a limpeza na EGR.

    O problema persiste, e não sei mais o que fazer.
    Saberiam me dar mais alguma dica quanto a esse impasse?
    Desde já, agradeço e parabenizo-os pela grande contribuição aqui nesse fórum, assim como os outros amigos.

    forte abraço e até breve.

    Anexo 540015 Anexo 540016
    Caro Rmcsansao;

    Se você leu todos os meus posts sobre a minha novela tentando resolver o problema da oscilação na marcha lenta, viu que não consegui realmente acabei tendo que retirar a BI e mandar para reparo.
    Fiz tudo que é tipo de manutenção de componentes que poderiam causar esta oscilação mas todos sem sucesso.
    O que todos os técnicos das empresas que liguei me disseram quando falei as características do problema é que era problema na BI.
    A minha BI parece que finalmente passou no teste de bancada hoje, mesmo após trocar vários componentes que já estavam gastos ela não dava ajuste de Avanço, Lenta, Plena Carga e Oscilação dentro dos parâmetros que a bancada esperava. E esse ajuste é feito no Gerenciador Eletrônico, então hoje ele trocou a o GE e de acordo ele a BI ficou redondinha deve estar me enviando ela amanhã ou quarta no máximo.
    Então não é que estou querendo te desanimar, mas pelos sintomas do seu carro a sua BI não está dando a pressão necessária em lenta e oscilação, por isso fica oscilando a lenta, quando você acelera um pouco mais ela estabiliza?
    A minha estabilizava, primeiro foi com 900 RPM dai uma semana depois voltou a oscilar, aumentei para 1000 RPM ficou mais uns dias ok e voltou a oscilar, aumentei para 1200 RPM ficou OK por mais uns dias até que começou a não acelerar acima de 2000 RPM, ao desmontar para ver os bicos percebeu-se que já não estava jogando diesel no segundo cilindro.
    Ou seja a BI foi se deteriorando até que parou de jogar diesel em um dos bicos.
    A análise da Ceadiesel em SP condenou minha BI toda praticamente, o reparo ficava em 13k. Então pedi minha BI de volta pois iria enviar para a Koringa Bombas pois o cara me garantiu que o reparo das BI de Pajero Full que ele faz lá ficam entre 4.5 e 7k. Ele consegue este preço porque, até uns 2 anos atrás não existia o corpo do distribuidor, a carcaça, a tampa do GE RECON (Recondicionados), o que deixam estas 3 peças muito mais acessíveis veja:
    CD - Corpo do Distribuidor novo 6.9k RECON 2.3k
    GE - Tampa do GE nova 2.8k RECON 850 reais
    Carcaça da BI nova 7k RECON 800 reais.
    O restante das peças internas se usa nova e original zexel pois variam de 150 a 980 reais a maioria.
    A minha passou no teste sem a troca do Corpo do Distribuidor que tinha sido condenado em SP. Com isso economizei 2.3k mas como me explicou o Bruno a Full é tão melindrosa com a BI que um milésimo de grau fora do ponto na BI o carro não fica bom, a BI fica castanholando, fumaçando e as vezes fraca. E ai só trocando o corpo do Distribuidor mesmo, ele quer arriscar mandar a minha sem troca-lo, pois como ele me disse a minha BI estava muito bonita por dentro então ele acha que o CD está ok pois deu a pressão normal e só faltava os ajustes de Avanço, Lenta, Plena Carga e Oscilação o que foi resolvido com a troca do GE.
    Então essa é a minha história, aproveito e lhe desejo boa sorte ai com o reparo da sua Full.

    Abs.
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro Rmcsansao;

    Se você leu todos os meus posts sobre a minha novela tentando resolver o problema da oscilação na marcha lenta, viu que não consegui realmente acabei tendo que retirar a BI e mandar para reparo.
    Fiz tudo que é tipo de manutenção de componentes que poderiam causar esta oscilação mas todos sem sucesso.
    O que todos os técnicos das empresas que liguei me disseram quando falei as características do problema é que era problema na BI.
    A minha BI parece que finalmente passou no teste de bancada hoje, mesmo após trocar vários componentes que já estavam gastos ela não dava ajuste de Avanço, Lenta, Plena Carga e Oscilação dentro dos parâmetros que a bancada esperava. E esse ajuste é feito no Gerenciador Eletrônico, então hoje ele trocou a o GE e de acordo ele a BI ficou redondinha deve estar me enviando ela amanhã ou quarta no máximo.
    Então não é que estou querendo te desanimar, mas pelos sintomas do seu carro a sua BI não está dando a pressão necessária em lenta e oscilação, por isso fica oscilando a lenta, quando você acelera um pouco mais ela estabiliza?
    A minha estabilizava, primeiro foi com 900 RPM dai uma semana depois voltou a oscilar, aumentei para 1000 RPM ficou mais uns dias ok e voltou a oscilar, aumentei para 1200 RPM ficou OK por mais uns dias até que começou a não acelerar acima de 2000 RPM, ao desmontar para ver os bicos percebeu-se que já não estava jogando diesel no segundo cilindro.
    Ou seja a BI foi se deteriorando até que parou de jogar diesel em um dos bicos.
    A análise da Ceadiesel em SP condenou minha BI toda praticamente, o reparo ficava em 13k. Então pedi minha BI de volta pois iria enviar para a Koringa Bombas pois o cara me garantiu que o reparo das BI de Pajero Full que ele faz lá ficam entre 4.5 e 7k. Ele consegue este preço porque, até uns 2 anos atrás não existia o corpo do distribuidor, a carcaça, a tampa do GE RECON (Recondicionados), o que deixam estas 3 peças muito mais acessíveis veja:
    CD - Corpo do Distribuidor novo 6.9k RECON 2.3k
    GE - Tampa do GE nova 2.8k RECON 850 reais
    Carcaça da BI nova 7k RECON 800 reais.
    O restante das peças internas se usa nova e original zexel pois variam de 150 a 980 reais a maioria.
    A minha passou no teste sem a troca do Corpo do Distribuidor que tinha sido condenado em SP. Com isso economizei 2.3k mas como me explicou o Bruno a Full é tão melindrosa com a BI que um milésimo de grau fora do ponto na BI o carro não fica bom, a BI fica castanholando, fumaçando e as vezes fraca. E ai só trocando o corpo do Distribuidor mesmo, ele quer arriscar mandar a minha sem troca-lo, pois como ele me disse a minha BI estava muito bonita por dentro então ele acha que o CD está ok pois deu a pressão normal e só faltava os ajustes de Avanço, Lenta, Plena Carga e Oscilação o que foi resolvido com a troca do GE.
    Então essa é a minha história, aproveito e lhe desejo boa sorte ai com o reparo da sua Full.

    Abs.
    Puxaaaaa vida!!!! 😥
    Mas aki.... Com sua experiência, vc acha que dá pra rodar com ela assim???
    Precisava fazer um trabalho essa semana com ela.... Rodaria coisa de uns 500km!!! 😵😵😵😵😵😵😵😵

    Agora complicou tdo meu lado!!

    Mto obrigado, agora verei o q consigo com ela aki!!!!
    Pajero Full 4x4 - 2002 - T.I.Diesel 5P Aut.

  • #1767
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    Caros colegas;


    Estes quase 2 meses sem minha Full tenho feito muitas pesquisas sobre o destino da Pajero/Montero/Shogun 2001/2007 em alguns países como Austrália, Canadá, Reino Unido vi uma infinidade desses carros a venda em sites de venda de carros usados e peças, sabem qual o problema da maioria estava com a BI ruim ou sem ela porque os donos retiravam para reparar, não conseguia reparar a BI dai colocam o carro a venda para sucata.
    Isto me deixou tão frustrado, porque pelos preços que estão cobrando para reparar a BI da Full aqui no Brasil ( entre 10 e 21k), nós vamos acabar tomando a mesma decisão do pessoal lá fora, pois se torna inviável gastar 20k para arrumar um carro que vale 40k.
    Mas também nas minhas pesquisas descobri que a China já entrou na jogada dessa BI, ou seja já existem algumas peças diga se de passagem peças caríssimas fabricadas pela Zexel/Bosh que os chineses estão fabricando também. Exemplos:
    Corpo do distribuidor Novo Zexel/Bosh Brasil - R$ 6.900,00
    Corpo do distribuidor Novo Chines - $ 380 ou 1.392,00
    VRZ 149701 520/9443612846 Cabeca do rotor em Injector de combustivel de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group
    Solenoide Nova Zexel/Bosh Brasil - R$ 1170,00
    Solenoide Nova China - $ 37,00 ou 120.00 já no Brasil.
    E desta forma encontrei varias peças da relação que a Ceadiesel tinha me passado no orçamento aproveitando que lá tinha o part number da peça zexel fui pesquisando e encontrando elas e os preços são razoáveis se comparados aos praticados no Brasil.
    Aqui no Brasil criou-se uma cultura de que quem tem Pajero Full é empresario ou fazendeiro e tem dinheiro para pagar o valor que pedirem para repara a BI deste carro e assim muitos fizeram e fazem até hoje, até mesmo por falta de opção e conhecimento.
    Então o que percebi é que fora do Brasil resolveram boicotar a bosh e largar de mão os carros, dessa forma nem a bosh venderia as peças nem as empresas que remanufaturavam as BI venderiam as BI pelos $7.000 que estavam pedindo na Alemanha, Austrália, Indonésia e etc, pois lá eles pagam $9.000 em uma Shogun funcionando perfeito como é que pagariam 7k só na BI.
    De uns 20 dias para cá vejam o que aconteceu com os preços das BI de Mitsubishi 3.2 lá fora, de forma incrível surgiu BI agora em vários países com preços variando de R$ 4.400,00 a R$ 7.500,00 algumas com 2 anos de garantia, ou seja os caras baixaram os preços da BI lá em 1/3 porque será? Sem compradores dispostos a pagar pelo roubo que queriam foram obrigados a cobrar o preço justo.
    Vejam exemplos:
    3,2 DiD Fuel Injection Pump ME190711 ME204338 Zexel VRZ | eBay
    Sei que no Brasil é impossível de se fazer o que fizeram lá fora, boicotar a Bosh e as reparadoras dessa BI, porque uma Pajero Full mesmo que velha como a minha ainda vale 47k não dá para simplesmente jogar fora, e tudo isso porque? a ganancia da Bosh e a falta de compromisso da Mitsubish com seus milhares de clientes pelo mundo, pois ela errou duas vezes com esse carro na minha opinião:
    1 - Quando projetou um tanque que não é capaz de resistir ao diesel dos vários países onde ela venderia o carro.
    2 - Quando a bosh comprou a zexel ela tinha que fechar acordo com a bosh para a continuidade de fabricação da BI e de suas peças, se a bosh não respeitasse o acordo a Mit poderia fornecer o projeto da BI para outra empresa fabricar, já que o projeto é de ambas as empresas desenvolvido em parceria pela zexel e Mitsubishi para uso exclusivo da Mitsubishi.
    Fico na torcida para que os chineses copiem esta BI inteira e em breve vendam ela pronta para instalar no carro, assim daria folego para este carro por muitos anos.

    Abs.
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  • #1768
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    Citação Postado originalmente por Rmcsansao Ver Post
    Puxaaaaa vida!!!! 
    Mas aki.... Com sua experiência, vc acha que dá pra rodar com ela assim???
    Precisava fazer um trabalho essa semana com ela.... Rodaria coisa de uns 500km!!! 

    Agora complicou tdo meu lado!!

    Mto obrigado, agora verei o q consigo com ela aki!!!!
    Caro Rmcsansao,

    A minha ficou nesta situação por quase 3 meses, até a parada definitiva.
    Não tenho como te dizer quanto tempo ela pode resistir assim.
    Mas se quiser falar com um profissional que entende dessa BI liga para o Bruno da Koringa Bombas que é quem está fazendo a minha BI o cara é super gente boa e com certeza ele pode lhe dar alguma dica.
    Fala que foi o Carlos André de Brasilia que ele tá fazendo a BI da Full que passou o telefone dele no forum 4x4 Brasil.
    Vou avisa-lo que você deve ligar para ele ok?

    42-9981-1491

    BOMBA INJETORA PAJERO FULL - Loja de koringa-bombas

    Abs.
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  • #1769
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    Citação Postado originalmente por Rmcsansao Ver Post
    Caros Senhores, Glaicon e Caporto

    Tenho uma Full 2002 3.2 DID e ela vem apresentando o mesmo problema descrito pelos senhores anteriormente.
    Com o cambio nas posições "D" e "R", parece que a aceleração do carro começa a oscilar causando solavancos extremamente incomodos.

    Verifiquei o nível do óleo da cx de cambio e, de fato, estava acima do nível máximo marcado na "vareta".
    Corrigi o problema conforme sugerido pelo amigo Galicon (Com uma siringa e um cano de baixo calibre) fazendo as aferições com o carro em uma superficie plana e manejando o cambio nas diversas posições por alguns segundos.
    Que bom que resolveu a questão dos trancos no câmbio, e obrigado por postar as fotografias.
    Fará o pessoal ver que é mais fácil do que se imagina executar essa correção de nível.
    Uma pergunta: como está a côr do óleo do câmbio?
    Pela foto parece muito escuro, mas acredito que seja detalhe da luminosidade da câmera.
    Quanto à bomba injetora, não tenho conhecimento para falar. Deixo pro Caporto e demais, que são mais experts.

  • #1770
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    Agradecimento: 1
    Olá Pessoal,

    Sei que o tema é bem polêmico e sempre há discussões sobre o assunto.... talvez vocês já tenham visto a matéria abaixo. Olhem só...

    Diesel novo em motor antigo - Correio Tecnico - Blogs - Quatro Rodas

    Abraço,
    Carlos

  • #1771
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    Colega Caporto, verifico que vc estudou bastante sobre o problema da BI da Full e, por isso pergunto-lhe:
    Já verificastes a possibilidade de substituí-la por uma BI mecânica convencional, como a que é utilizada no motor 4M40?
    Isso acabaria com o problema do custo de manutenção e, de quebra, aumentaria a confiabilidade para expedições por locais remotos em razão da ausência de eletrônica.
    Tem um tópico no forum que um colega adaptou um motor 4M41 de Triton num Unimog e mecanizou a injeção, substituindo a BI e os bicos utilizando ambos do motor 4M40 sem muita adaptação.
    Na Full 2001/2007 a ECU do câmbio é a mesma do motor?

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caros colegas;


    Estes quase 2 meses sem minha Full tenho feito muitas pesquisas sobre o destino da Pajero/Montero/Shogun 2001/2007 em alguns países como Austrália, Canadá, Reino Unido vi uma infinidade desses carros a venda em sites de venda de carros usados e peças, sabem qual o problema da maioria estava com a BI ruim ou sem ela porque os donos retiravam para reparar, não conseguia reparar a BI dai colocam o carro a venda para sucata.
    Isto me deixou tão frustrado, porque pelos preços que estão cobrando para reparar a BI da Full aqui no Brasil ( entre 10 e 21k), nós vamos acabar tomando a mesma decisão do pessoal lá fora, pois se torna inviável gastar 20k para arrumar um carro que vale 40k.
    Mas também nas minhas pesquisas descobri que a China já entrou na jogada dessa BI, ou seja já existem algumas peças diga se de passagem peças caríssimas fabricadas pela Zexel/Bosh que os chineses estão fabricando também. Exemplos:
    Corpo do distribuidor Novo Zexel/Bosh Brasil - R$ 6.900,00
    Corpo do distribuidor Novo Chines - $ 380 ou 1.392,00
    VRZ 149701 520/9443612846 Cabeca do rotor em Injector de combustivel de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group
    Solenoide Nova Zexel/Bosh Brasil - R$ 1170,00
    Solenoide Nova China - $ 37,00 ou 120.00 já no Brasil.
    E desta forma encontrei varias peças da relação que a Ceadiesel tinha me passado no orçamento aproveitando que lá tinha o part number da peça zexel fui pesquisando e encontrando elas e os preços são razoáveis se comparados aos praticados no Brasil.
    Aqui no Brasil criou-se uma cultura de que quem tem Pajero Full é empresario ou fazendeiro e tem dinheiro para pagar o valor que pedirem para repara a BI deste carro e assim muitos fizeram e fazem até hoje, até mesmo por falta de opção e conhecimento.
    Então o que percebi é que fora do Brasil resolveram boicotar a bosh e largar de mão os carros, dessa forma nem a bosh venderia as peças nem as empresas que remanufaturavam as BI venderiam as BI pelos $7.000 que estavam pedindo na Alemanha, Austrália, Indonésia e etc, pois lá eles pagam $9.000 em uma Shogun funcionando perfeito como é que pagariam 7k só na BI.
    De uns 20 dias para cá vejam o que aconteceu com os preços das BI de Mitsubishi 3.2 lá fora, de forma incrível surgiu BI agora em vários países com preços variando de R$ 4.400,00 a R$ 7.500,00 algumas com 2 anos de garantia, ou seja os caras baixaram os preços da BI lá em 1/3 porque será? Sem compradores dispostos a pagar pelo roubo que queriam foram obrigados a cobrar o preço justo.
    Vejam exemplos:
    3,2 DiD Fuel Injection Pump ME190711 ME204338 Zexel VRZ | eBay
    Sei que no Brasil é impossível de se fazer o que fizeram lá fora, boicotar a Bosh e as reparadoras dessa BI, porque uma Pajero Full mesmo que velha como a minha ainda vale 47k não dá para simplesmente jogar fora, e tudo isso porque? a ganancia da Bosh e a falta de compromisso da Mitsubish com seus milhares de clientes pelo mundo, pois ela errou duas vezes com esse carro na minha opinião:
    1 - Quando projetou um tanque que não é capaz de resistir ao diesel dos vários países onde ela venderia o carro.
    2 - Quando a bosh comprou a zexel ela tinha que fechar acordo com a bosh para a continuidade de fabricação da BI e de suas peças, se a bosh não respeitasse o acordo a Mit poderia fornecer o projeto da BI para outra empresa fabricar, já que o projeto é de ambas as empresas desenvolvido em parceria pela zexel e Mitsubishi para uso exclusivo da Mitsubishi.
    Fico na torcida para que os chineses copiem esta BI inteira e em breve vendam ela pronta para instalar no carro, assim daria folego para este carro por muitos anos.

    Abs.

  • #1772
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Colega Caporto, verifico que vc estudou bastante sobre o problema da BI da Full e, por isso pergunto-lhe:
    Já verificastes a possibilidade de substituí-la por uma BI mecânica convencional, como a que é utilizada no motor 4M40?
    Isso acabaria com o problema do custo de manutenção e, de quebra, aumentaria a confiabilidade para expedições por locais remotos em razão da ausência de eletrônica.
    Tem um tópico no forum que um colega adaptou um motor 4M41 de Triton num Unimog e mecanizou a injeção, substituindo a BI e os bicos utilizando ambos do motor 4M40 sem muita adaptação.
    Na Full 2001/2007 a ECU do câmbio é a mesma do motor?
    Caro Walter,

    Eu já li o tópico do Unimog, mas o amigo lá não deu maiores detalhes sobre a adaptação da BI mecânica no Motor da Triton que é um Commom Rail.
    A única vantagem que ele deve ter ganhado nisso foi a de usar uma BI sem eletrônica e isso facilita a vida de um jeepeiro que geralmente sabe mexer em algumas BI para fazer alguns ajustes emergenciais.
    No post ele fala que foi usado bicos do 4M41 e Bi do 4M40 que por sinal é um motor 2.8.
    Quanto as ECUs na Full são diferentes, existe a ECU da injeção e a ECU do cambio.
    Até fora do pais não encontrei nada sobre adaptar outra BI no motor da Full de 2001 a 2007.

    Abs.
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  • #1773
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    Pessoal,

    Desculpem retornar ao tema anterior, do torque em baixa no motor gasolina, mas estava separando algumas fotos/filmes da minha viagem ao Jalapão e reparei que em algumas filmagens que fiz, acabei filmando o painel eventualmente.

    Acabei fazendo upload no final do post e achei interessante citar aqui. Reparem que mesmo na areia das Dunas (a parte mais pesada do Jalapão segundo muitos) estava abaixo de 2000 RPM. Numa parte que filmei andando pelas costelas de vaca, abaixo de 1000 RPM.

    São as duas ultimas filmagens do post #25 do link abaixo.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pl...10-16-a-3.html (Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros, Jalapão e Serra da Canastra (20 dias) - 28/10/16)

  • #1774
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    Se as ECU são independentes, então deve ser possível instalar a bomba mecânica sem maiores problemas. Lembrando que a BI da Full nada mais é do que uma BI distribuidora, tal qual uma BI convencional, cuja diferença é a presença de atuadores eletrônicos de aceleração e avanço, em lugar dos centrífugos e hidráulicos existentes na BI comum.


    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro Walter,

    Eu já li o tópico do Unimog, mas o amigo lá não deu maiores detalhes sobre a adaptação da BI mecânica no Motor da Triton que é um Commom Rail.
    A única vantagem que ele deve ter ganhado nisso foi a de usar uma BI sem eletrônica e isso facilita a vida de um jeepeiro que geralmente sabe mexer em algumas BI para fazer alguns ajustes emergenciais.
    No post ele fala que foi usado bicos do 4M41 e Bi do 4M40 que por sinal é um motor 2.8.
    Quanto as ECUs na Full são diferentes, existe a ECU da injeção e a ECU do cambio.
    Até fora do pais não encontrei nada sobre adaptar outra BI no motor da Full de 2001 a 2007.

    Abs.

  • #1775
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Que bom que resolveu a questão dos trancos no câmbio, e obrigado por postar as fotografias.
    Fará o pessoal ver que é mais fácil do que se imagina executar essa correção de nível.
    Uma pergunta: como está a côr do óleo do câmbio?
    Pela foto parece muito escuro, mas acredito que seja detalhe da luminosidade da câmera.
    Quanto à bomba injetora, não tenho conhecimento para falar. Deixo pro Caporto e demais, que são mais experts.
    Glaicon, olá amigo
    De fato, com suas dicas foi fácil resolver o problema do nível do óleo, mto obrigado.
    O óleo está um pouco escuro sim, mas faoi trocado e verificado a cerca de 9milkm. Então, segundo o mecânico está tdo certo.

    Gde abraço
    Pajero Full 4x4 - 2002 - T.I.Diesel 5P Aut.

  • #1776
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    O óleo está um pouco escuro sim, mas faoi trocado e verificado a cerca de 9milkm. Então, segundo o mecânico está tdo certo.
    Também não gostei da cor do óleo. Eu ouviria uma segunda opinião.
    Tem um teste fácil para fazer usando um guardanapo de papel, mas não sei mais onde vi.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

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