Olá meu prezado Matheus ...
Boa tarde
Vá com calma e desculpe-me por lhe passar dicas “à lá conta gotas”, mas, vão aí mais alguns lembretes:
- Teto solar: Verifique se está funcionando bem aos comandos de fechar e abrir, bem como sua vedação, sistema de drenagem de águas e, principalmente, se não há ferrugens no vão do dispositivo ...
- Bocal do tanque de combustível: Verifique se não há ferrugem em sua parte superior interna ... isso pode ser indício de enferrujamento existente também no tanque de combustível e/ou sua linha, razão pela qual vale a pena você mandar descer e abrir o tanque para inspecioná-lo quanto a isso ... o tanque de combustível, que é metálico, pode enferrujar, principalmente se o proprietário tem o hábito de deixar o tanque vazio por muito tempo ... não só por causa de reações químicas que se processam no interior do tanque, mas, também, em regiões litorâneas esse processo de enferrujamento é mais acelerado por causa da maresia ...
- Carbonização na EGR e no coletor de admissão: Sabemos que o veículo que pretendes adquirir é um Full 2014 e que o combustível recomendado no manual do veículo é o diesel S10 ... porém, já tivemos aqui informações de colega de fórum de que, em algumas regiões do Nordeste, já está ficando difícil encontrar o combustível S10, razão pela qual muitos usuários acabam utilizando o S500 ... porém, esse combustível, quando colocado nesses veículos mais modernos a partir de 2012, acelera o processo de carbonização no coletor de admissão ... por isso, peça para dar uma inspecionada na válvula EGR quanto à carbonização na mesma (essa verificação é fácil de fazer) ... se o processo de carbonização nessa válvula estiver acentuado, então, pode ser que o coletor de admissão também se encontra em processo acentuado de carbonização, razão pela qual vale a pena abrir o sistema para uma limpeza ...
- Freios: Veja se não há nenhum disco empenado (esse teste é fácil de fazer: Basta frear com o veículo em velocidade que saberás), bem como a situação das pastilhas quanto a desgaste ...
- Pneus, alinhamento e balanceamento: Verifique o estado dos pneus ... desgaste irregular pode ser sinal de desalinhamento, ou até mesmo problemas na suspensão ... por falar em balanceamento/alinhamento, veja se numa velocidade de 100 a 120 kms/h o veículo apresenta "tremedeira" excessiva ... isso pode ser sinal de necessidade de balanceamento ... às vezes isso só se corrige com pneus novos e, preferencialmente, originais, principalmente esses pneus aro 20, que são de difícil ajuste (no meu caso, foi assim ...) ...
- Molas, buchas e amortecedores: Veja o estado desses componentes, pois não são nada baratos, principalmente esses últimos ...
- Bateria: Mande verificar o estado da bateria, pois, bateria fraca costuma provocar alarmes falsos e acendimento de luzes no painel, situação que poderá lhe trazer dúvidas e aborrecimentos quanto à verdadeira situação de certas funcionalidades do veículo ...
- Câmbio automático e caixa de transferência: Já comentei anteriormente quanto ao câmbio, o qual não poderá apresentar trancos em mudanças de marchas ou na saída do veículo ... quanto à caixa de transferência, teste o funcionamento do sistema 4x4 em todos os modos, inclusive o funcionamento das luzes no painel ... umas dicas interessantes que aprendi quanto à eficiência do câmbio automático: Segurando o veículo no freio, e acelerando com o câmbio em “D”, se o conversor de torque estiver em boas condições o marcador de rotações não pode ultrapassar 2000rpm, no máximo, 2500rpm (se passar disso, significa que o conversor está “patinando”, o que implica em revisão no câmbio) ... se parares o veículo numa subida com a alavanca do câmbio em “D” ele não poderá recuar muito quando arrancares (porém, na prática, não é conveniente sair em “D” numa subida íngreme, mas, sim, em 1.ª marcha no modo manual) ...
- Direção: Verifique se não tem nenhuma folga na coluna de direção, ao disterçar o volante ... se tiver folga e tiver que trocar peças para ajustar a coluna de direção, fora da garantia de fábrica, essas peças são caras ...
- Central multimídia: Veja se está funcionando direitinho com os comandos na tela e nos teclados (TV, Vídeos, Câmera de ré, Etc.), bem como se está funcionando com os comandos disponíveis no volante ... Outra coisa importante: Veja se o cartão MicroSD original está inserido no slot da CM e se o navegador Igo My Way (que é o original de fábrica) está funcionando normalmente, mesmo que desatualizado ... claro que, depois, a seu critério você adotará um navegador mais interessante num outro cartão que adquirirás, e guardarás o original para quando fores revender o veículo ... guarde bem esse cartão original, pois, ele é codificado de fábrica, só funciona com esse navegador que citei ... se for desconfigurado, ou danificado, só será adquirido outro na css, e seu preço é bem "salgadinho" ...
- Ar condicionado: Veja não se não há cheiro forte dentro do veículo e se o filtro de cabine está instalado e limpo (esse filtro também é caro) ... teste o funcionamento e a eficiência do ar em todas as posições, inclusive com o desembaçador ...
- Chassi: Mande suspender o veículo e dê uma boa olhada nas partes inferiores para ver se esse veículo não foi submetido a trilhas ou ralyes fortes que tenham danificado elementos importantes ... outra coisa: Maresias, areia, etc. de zonas litorâneas também costumam provocar ferrugens acentuadas ou outros danos em certas partes, quando o proprietário não é zeloso quanto a isso ...
Bem ... Com certeza, devo ter esquecido de um monte de coisas, ou até mesmo lhe orientado algo erroneamente, ou incompletamente ... por isso, sugiro-lhe que leves um bom mecânico entendido em Fulls, de sua confiança, para inspecionar o veículo ... nessa hora vale a pena gastar, ou melhor, fazer um investimento, com um bom mecânico para que tenhas tranquilidade depois, ao invés de surpresas desagradáveis ...
Abs.
Boa tarde
Vá com calma e desculpe-me por lhe passar dicas “à lá conta gotas”, mas, vão aí mais alguns lembretes:
- Teto solar: Verifique se está funcionando bem aos comandos de fechar e abrir, bem como sua vedação, sistema de drenagem de águas e, principalmente, se não há ferrugens no vão do dispositivo ...
- Bocal do tanque de combustível: Verifique se não há ferrugem em sua parte superior interna ... isso pode ser indício de enferrujamento existente também no tanque de combustível e/ou sua linha, razão pela qual vale a pena você mandar descer e abrir o tanque para inspecioná-lo quanto a isso ... o tanque de combustível, que é metálico, pode enferrujar, principalmente se o proprietário tem o hábito de deixar o tanque vazio por muito tempo ... não só por causa de reações químicas que se processam no interior do tanque, mas, também, em regiões litorâneas esse processo de enferrujamento é mais acelerado por causa da maresia ...
- Carbonização na EGR e no coletor de admissão: Sabemos que o veículo que pretendes adquirir é um Full 2014 e que o combustível recomendado no manual do veículo é o diesel S10 ... porém, já tivemos aqui informações de colega de fórum de que, em algumas regiões do Nordeste, já está ficando difícil encontrar o combustível S10, razão pela qual muitos usuários acabam utilizando o S500 ... porém, esse combustível, quando colocado nesses veículos mais modernos a partir de 2012, acelera o processo de carbonização no coletor de admissão ... por isso, peça para dar uma inspecionada na válvula EGR quanto à carbonização na mesma (essa verificação é fácil de fazer) ... se o processo de carbonização nessa válvula estiver acentuado, então, pode ser que o coletor de admissão também se encontra em processo acentuado de carbonização, razão pela qual vale a pena abrir o sistema para uma limpeza ...
- Freios: Veja se não há nenhum disco empenado (esse teste é fácil de fazer: Basta frear com o veículo em velocidade que saberás), bem como a situação das pastilhas quanto a desgaste ...
- Pneus, alinhamento e balanceamento: Verifique o estado dos pneus ... desgaste irregular pode ser sinal de desalinhamento, ou até mesmo problemas na suspensão ... por falar em balanceamento/alinhamento, veja se numa velocidade de 100 a 120 kms/h o veículo apresenta "tremedeira" excessiva ... isso pode ser sinal de necessidade de balanceamento ... às vezes isso só se corrige com pneus novos e, preferencialmente, originais, principalmente esses pneus aro 20, que são de difícil ajuste (no meu caso, foi assim ...) ...
- Molas, buchas e amortecedores: Veja o estado desses componentes, pois não são nada baratos, principalmente esses últimos ...
- Bateria: Mande verificar o estado da bateria, pois, bateria fraca costuma provocar alarmes falsos e acendimento de luzes no painel, situação que poderá lhe trazer dúvidas e aborrecimentos quanto à verdadeira situação de certas funcionalidades do veículo ...
- Câmbio automático e caixa de transferência: Já comentei anteriormente quanto ao câmbio, o qual não poderá apresentar trancos em mudanças de marchas ou na saída do veículo ... quanto à caixa de transferência, teste o funcionamento do sistema 4x4 em todos os modos, inclusive o funcionamento das luzes no painel ... umas dicas interessantes que aprendi quanto à eficiência do câmbio automático: Segurando o veículo no freio, e acelerando com o câmbio em “D”, se o conversor de torque estiver em boas condições o marcador de rotações não pode ultrapassar 2000rpm, no máximo, 2500rpm (se passar disso, significa que o conversor está “patinando”, o que implica em revisão no câmbio) ... se parares o veículo numa subida com a alavanca do câmbio em “D” ele não poderá recuar muito quando arrancares (porém, na prática, não é conveniente sair em “D” numa subida íngreme, mas, sim, em 1.ª marcha no modo manual) ...
- Direção: Verifique se não tem nenhuma folga na coluna de direção, ao disterçar o volante ... se tiver folga e tiver que trocar peças para ajustar a coluna de direção, fora da garantia de fábrica, essas peças são caras ...
- Central multimídia: Veja se está funcionando direitinho com os comandos na tela e nos teclados (TV, Vídeos, Câmera de ré, Etc.), bem como se está funcionando com os comandos disponíveis no volante ... Outra coisa importante: Veja se o cartão MicroSD original está inserido no slot da CM e se o navegador Igo My Way (que é o original de fábrica) está funcionando normalmente, mesmo que desatualizado ... claro que, depois, a seu critério você adotará um navegador mais interessante num outro cartão que adquirirás, e guardarás o original para quando fores revender o veículo ... guarde bem esse cartão original, pois, ele é codificado de fábrica, só funciona com esse navegador que citei ... se for desconfigurado, ou danificado, só será adquirido outro na css, e seu preço é bem "salgadinho" ...
- Ar condicionado: Veja não se não há cheiro forte dentro do veículo e se o filtro de cabine está instalado e limpo (esse filtro também é caro) ... teste o funcionamento e a eficiência do ar em todas as posições, inclusive com o desembaçador ...
- Chassi: Mande suspender o veículo e dê uma boa olhada nas partes inferiores para ver se esse veículo não foi submetido a trilhas ou ralyes fortes que tenham danificado elementos importantes ... outra coisa: Maresias, areia, etc. de zonas litorâneas também costumam provocar ferrugens acentuadas ou outros danos em certas partes, quando o proprietário não é zeloso quanto a isso ...
Bem ... Com certeza, devo ter esquecido de um monte de coisas, ou até mesmo lhe orientado algo erroneamente, ou incompletamente ... por isso, sugiro-lhe que leves um bom mecânico entendido em Fulls, de sua confiança, para inspecionar o veículo ... nessa hora vale a pena gastar, ou melhor, fazer um investimento, com um bom mecânico para que tenhas tranquilidade depois, ao invés de surpresas desagradáveis ...
Abs.