Eu também não vejo problemas na redução com o automático, mas acredito que o controle com o manual passa a ser mais preciso quanto ao momento em que a gente quer fazer a redução. No automático a gente sabe que às vezes, mesmo que por descuido, a redução pode vir sem que a gente queira. Claro que a gente acostuma com essa peculiaridade do automático e adapta-se a ele. Como disse, considero peculiaridade e não problema. Quando disse que o MT pode fazer falta, referi-me a essa falta para quem prefere o manual. Pra quem prefere o automático, como eu e vc, não há falta nenhuma, mas só comodidade.
Se o automático trouxesse apenas desvantagens e problemas, eu seria o primeiro a postar aqui e a reclamar. Reconheço, como muitos, que ele é antigo e de 4 marchas (limitado nesse aspecto), mas nunca tive problemas com ele. O relato de muitos com relação a ele ficar 'bobo' trocando de marchas desnecessariamente é resolvido quando se acelera com mais vigor ou firmeza. Fazendo assim, ele mantém as marchas por mais tempo e é conduzido de acordo com a nossa vontade e não com a dele.
No balanço geral, continuo preferindo o automático ao manual.
Abraços.