Postado originalmente por
Kappa GB
Em termos de custo o cambio manual sai mais barato que o automatico. Só o custo da troca de oleo no automatico já paga o kit de embreagem da maioria dos carros que se ve por ai no dia a dia. E a troca de oleo no automatico geralmente fica na casa dos 50/60k km, já vi alguns com 40k km. A maioria dos carros manuais a embreagem dura mais do que isso, eu mesmo nunca troquei embreagem de carro nenhum por causa da km.
Kappa
Sobre o consumo, um automatico tradicional, conversor de torque etc e tal, sempre vai gastar mais e andar menos que a versão manual, isso é obvio! Alem do carro pesar mais, ainda tem o fato de perder mais potencia com esse tipo de cambio principalmente por causa do conversor de torque, então o fato de em velocidade constante estar numa rotação mais baixa não vai resolver o problema. Fora o numero de marchas que na maioria dos casos é menor que no manual.
Agora em cambios DSG, dupla embreagem, ae a coisa toda muda de figura, esse trem da um banho em automaticos tradicionais. Ele é basicamente um cambio manual que muda de marchas sozinho, igual um automatizado da vida, tipo uns fiat, gm e vw, mas o DSG por ter 2 embreagens consegue ser muito mais rapido que o automatizado e muito mais rapido que um automatico tradicional e mais rapido que um manual.
Em termos de performance ele da um banho em todo mundo, não só por geralmente ter um numero maior de marchas mas pq é rapido demais nas trocas e na parte de consumo é melhor que automatico tradicional, podendo inclusive superar um manual caso este não tenha o mesmo numero de marchas para o motorista aproveitar da melhor forma possivel o motor.
Então é isso ai, como eu disse nas outras mensagens, já tive os 2 mundos e dependendo do carro eu prefiro manual sim, caso da TR4.
Agora se todo o carro tiver opção de DSG e manual eu vou ser DSG a vida toda pq ele tem as vantagens do manual e automatico numa coisa só! Ele troca de marchas sozinho, ele troca de marchas mais rapido que uma pessoa, ele permite eu trocar as marchas manualmente, no tempo que eu quiser e mais rapido do que um ser humano trocaria, enfim é uma beleza só!