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    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    E platinado, ainda é fabricado?
    Ainda é fabricado sim, para o mercado de reposição..............

  • #2
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Ainda é fabricado sim, para o mercado de reposição..............
    E não tem nenhum veículo zero que ainda use?

  • #3
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    Que eu saiba, 160 mil km é uma média boa de vida útil de transmissão automática. Vai aí um material honesto sobre o assunto: Câmbio Automático - Diferenças: Automático x Automizado x Sequencial x CVT

    Também tenho Pajero com 191 mil km e embreagem original. Mas, isso vai muito da condução de cada um! Embreagem pode durar 100 mil ou 300 mil, depende da forma como o dono usa. Tem muita gente que tem problema de embreagem patinando ou com câmbio AT esquentando com menos de 100 mil km. Depende da manutenção e perfil de uso.

    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Pra alguns, carro AT é sem dúvida uma benção.
    FATO!
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  • #4
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    Caros Jorgao e Gustavo D, a nossa saudável discussão óbviamente tem algo de subjetivo, destaco que tomei por base (para eliminar mais variáveis) um único carro (Triton), e está claro que mesmo havendo desgaste também num câmbio AT êle só será + dispendioso se o conjunto platô/disco/colar (nos mais modernos chamam de atuador e não é barato) de um câmbio MT durar centenas de milhares de km/muitos anos. Conforme Olavo Bilac, "o verdadero mérito não gosta de se mostrar", então não me ufano das minhas qualidades como motorista e piloto (indoors, rallyes, raids stc), mas o apelido "campeão" não foi auto intitulado e não é a toa, ou seja, imodéstia a parte, não sou barbeirso, e apesar da aposentadoria, continuo ao dirigir carros MT sem: descançar o pé na embreagem, ficar com a embreagem acionada em semáforos por exemplo, fazer meia embreagem em aclives ao invés de usar o freio de estacionamento etc, e, mesmo assim, me admiro o quanto o conjunto de vocês duram, ressaltando que o ideal é troca-lo todo, pois peça nova junto com peça desgastada não é a melhor opção! Em suma, cada um acredita no que quer e daí desenvolve as suas naturais preferências, encerro lembrando o início do tópico quando também lamentei a retirada da TR MT de linha, mas, infelizmente a tendência é esta, em todos os segmentos inclusive pesados, o câmbio AT veio para ficar, e no futuro a tendência é que os MT tenham o mesmo destino do carburador, platinado, manivela etc! Abraços.
    dojao campeao
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  • #5
    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    (nos mais modernos chamam de atuador e não é barato) de um câmbio MT durar centenas de milhares de km/muitos anos.
    Dojao, o atuador é barato sim. Um reparo em câmbio AT chega a 20%, 40% e até mais que isso, do valor do veículo. Não dá pra comparar conforto, durabilidade, manutenção e desempenho. Então é bolso, objetivo do uso e GOSTO. Ponto.

    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Conforme Olavo Bilac, "o verdadero mérito não gosta de se mostrar", então não me ufano das minhas qualidades como motorista e piloto (indoors, rallyes, raids stc), mas o apelido "campeão" não foi auto intitulado e não é a toa, ou seja, imodéstia a parte, não sou barbeirso, e apesar da aposentadoria, continuo ao dirigir carros MT sem: descançar o pé na embreagem, ficar com a embreagem acionada em semáforos por exemplo, fazer meia embreagem em aclives ao invés de usar o freio de estacionamento etc, e, mesmo assim, me admiro o quanto o conjunto de vocês duram, ressaltando que o ideal é troca-lo todo, pois peça nova junto com peça desgastada não é a melhor opção!
    Dojão, cá pra nóis, ter carteirinha FIA e ser campeão de rally, raid, indoors não diz nada sobre direção urbana, hábitos ruins de direção (como os que você citou), conhecimento de mecânica, etc. Já vi uma reportagem de um piloto de F1 que vivia queimando embreagem de carro de passeio.

    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Em suma, cada um acredita no que quer e daí desenvolve as suas naturais preferências, encerro lembrando o início do tópico quando também lamentei a retirada da TR MT de linha, mas, infelizmente a tendência é esta, em todos os segmentos inclusive pesados, o câmbio AT veio para ficar, e no futuro a tendência é que os MT tenham o mesmo destino do carburador, platinado, manivela etc! Abraços.
    Concordo com você! AT é o futuro para os veículos de passeio. Não dá pra comparar um motor aspirado com um turbinado em termos de desempenho, manutenção e durabilidade. Mesma coisa com AT x MT.

    Citação Postado originalmente por Gustavo D Ver Post
    Que eu saiba, 160 mil km é uma média boa de vida útil de transmissão automática. Vai aí um material honesto sobre o assunto: Câmbio Automático - Diferenças: Automático x Automizado x Sequencial x CVT

    Também tenho Pajero com 191 mil km e embreagem original. Mas, isso vai muito da condução de cada um! Embreagem pode durar 100 mil ou 300 mil, depende da forma como o dono usa. Tem muita gente que tem problema de embreagem patinando ou com câmbio AT esquentando com menos de 100 mil km. Depende da manutenção e perfil de uso.


    FATO!
    Matou a pau! Site de empresa de concertos de câmbio AT!



    Mas, não duvido que com uma manutenção criteriosa uma AT consiga passar dos 200 mil não.

  • #6
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  • #7
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    Vide...

    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    O Mitsibishi Pajero Dakar diesel agorat ambém é oferecido com câmbio automático em sua versão de entrada. O modelo, com cinco lugares, é produzido em Catalão (GO), juntamente com a versão manual e também a topo de linha HSE, com sete lugares e motorização flex ou diesel.

    Pajero Dakar HPE Diesel AT - R$ 151.990
    Pajero Dakar Diesel AT - RS 135.990
    Pajero Dakar HPE Flex AT - R$ 134.990
    Pajero Dakar Diesel MT - R$ 129.990,00

  • #8
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    Mais 1!!!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 16-05-12 às 11h43 por Marcelo Cosentino COMENTE! 0



    Versão equipada com o câmbio INVECS-II de quatro velocidades parte de RS 135.990

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    O Mitsibishi Pajero Dakar diesel agorat ambém é oferecido com câmbio automático em sua versão de entrada. O modelo, com cinco lugares, é produzido em Catalão (GO), juntamente com a versão manual e também a topo de linha HSE, com sete lugares e motorização flex ou diesel.

    O Pajero Dakar automático utiliza o câmbio INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. Sob o capô está o motor 3.2 litros 16V de 170 cv e 3.500 rpm. Esta unidade é capaz de gerar 35 mkgf de torque máximo logo as 2.000 rpm.

    A lista de equipamentos de segurança traz itens como barras de proteção laterais nas quatro portas, airbag duplo e freio com ABS e EBD. O Pajero Dakar tem 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,800 m de altura e entre-eixos de 2,80 m.
    Mitsubishi Pajero Dakar - preços:

    Pajero Dakar HPE Diesel AT - R$ 151.990
    Pajero Dakar Diesel AT - RS 135.990
    Pajero Dakar HPE Flex AT - R$ 134.990
    Pajero Dakar Diesel MT - R$ 129.990,00
    dojao campeao
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  • #9
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    Concordo com você! AT é o futuro para os veículos de passeio. Não dá pra comparar um motor aspirado com um turbinado em termos de desempenho, manutenção e durabilidade. Mesma coisa com AT x MT.

    Experimenta achar atualmente um caminhão pesado ou super pesado com câmbio MT! No mínimo o que se encontra é automatizado, e isto é pq a ciência e tecnologia em tese evoluem em benefício do homem, com o dispêndio cada vez menor de esforço, ou seja, cada vez mais as máquinas demandarão menos comandos humanos, ir contra isto é remar contra a maré! Mas, repito, cada um tem as suas preferências, algumas até estranhas, mas, todas devem ser respeitadas! Em tempo, a minha habilitação de motorista de 1974, é A2D, não tenho nenhum ponto por infrações e nunca me envolvi em acidentes graves, e quando revendo meus carros êles estão sempre em ótimo estado inclusive de mecânica, mas, talvez, quem sabe, um dia a gente se encontra e eu possa aprender alguma coisa com vc! Quanto ao site da empresa de reparos de câmbios AT, é só + uma opinião!
    dojao campeao
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Experimenta achar atualmente um caminhão pesado ou super pesado com câmbio MT! No mínimo o que se encontra é automatizado, e isto é pq a ciência e tecnologia em tese evoluem em benefício do homem, com o dispêndio cada vez menor de esforço, ou seja, cada vez mais as máquinas demandarão menos comandos humanos, ir contra isto é remar contra a maré!
    Dojão, o mercado de caminhões está numa situação exatamente oposta a essa. A esmagadora maioria é MT. As novidades AT estão chegando devagarinho. A Volvo lançou agora o I-Shift que promete manutenção igual a um MT (já pensou se é verdade?). Mesmo que não dure igual MT, se a manutenção é igual, é aceitável. A ciência evolui sim, sempre prezando pelo conforto. Porém, a durabilidade e os custos estão caminhando em direção oposta (ex: motores aspirados x turbinados, como disse o Jorgao). Eu, particularmente acho que as inovações diminuem a probabilidade de problemas, mas complicam na hora de, de fato, achar um problema (Ex: motores eletrônicos).

    Vejo que todo mundo aqui fala de câmbio AT como se fosse a última maravilha do mundo e a mais nova sensação. Câmbio AT existe desde 1950. Lá fora, está em uso há décadas e convive com o MT. Assim como eixo rígido, chassis, engates mecânicos e rodas também ainda não foram abandonados e muito provavelmente não serão até que os carros voadores se tornem viáveis.

    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Gustavo D Ver Post
    Dojão, o mercado de caminhões está numa situação exatamente oposta a essa. A esmagadora maioria é MT. As novidades AT estão chegando devagarinho. A Volvo lançou agora o I-Shift que promete manutenção igual a um MT (já pensou se é verdade?). Mesmo que não dure igual MT, se a manutenção é igual, é aceitável. A ciência evolui sim, sempre prezando pelo conforto. Porém, a durabilidade e os custos estão caminhando em direção oposta (ex: motores aspirados x turbinados, como disse o Jorgao). Eu, particularmente acho que as inovações diminuem a probabilidade de problemas, mas complicam na hora de, de fato, achar um problema (Ex: motores eletrônicos).

    Vejo que todo mundo aqui fala de câmbio AT como se fosse a última maravilha do mundo e a mais nova sensação. Câmbio AT existe desde 1950. Lá fora, está em uso há décadas e convive com o MT. Assim como eixo rígido, chassis, engates mecânicos e rodas também ainda não foram abandonados e muito provavelmente não serão até que os carros voadores se tornem viáveis.


    x2!
    Cada vez existem + AT e - MT, desejo vida longa para que você continue curtindo eixos rígidos!!!!!!!!!!!!!!!!!
    dojao campeao
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  • #12
    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Cada vez existem + AT e - MT, desejo vida longa para que você continue curtindo eixos rígidos!!!!!!!!!!!!!!!!!


    O único jipe que não tem eixo rígido que está na minha lista de possibilidades é o Stark. E a utilização seria diferente também.
    De resto, se eu tivesse espaço, dinheiro e tempo, teria: Defender 90, Marruá/Engesa, Troller 2.8, JK Wrangler, TJ Wrangler, Bandeirante curta e um Samurai. Todos, claro, são eixo rígido, com excessão do Stark.

    Sem dúvida essas pessoas que apreciam veículos com eixo rígido devem ter algum problema mental:
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    um grupo de pessoas esquisitas que adoram moer metal no meio do mato
    Só não pode dizer isso na reunião do jipe clube. (Pelo menos não antes das primeiras cervejas)

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