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  • #85
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    22/10/2009
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    maceio/AL
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    GSilveira, vai do gosto e do bolso. É lógico que depende também do uso que você vai dar. Off-road assume significados diferentes para pessoas diferentes. Trilha também é uma palavra muito subjetiva. Pra maioria das pessoas, não tenha dúvida, a questão é só gosto e bolso mesmo.

    Se quer algo simples e durável, vá de MT. Não é a toa que montadoras como a Mitsubish (12 vezes campeã do Dakar) só oferece veículos de competição com câmbio MT, que por sinal são diferentes inclusive do câmbio da versão de rua, onde são usados câmbios
    mitsubish, e nas versões de rally, usam marcas como eaton, borgwarner, entre outros.

    Se quer algo confortável, moderno, vá de AT. Não descuide da manutenção, exagere na preventiva e não abuse no uso e você também não terá dor de cabeça por muito tempo.

    Marca: Mitsubishi
    Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
    Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
    Cilindradas: 3.200 cc
    Potência: 200 HP
    Tração: 4 rodas
    Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
    Suspensão: independente nas quatro rodas
    Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
    Pneus: Pirelli Scorpion ATR
    Dimensões:
    Comprimento: 4795 mm
    Largura: 1875 mm
    Entre-eixos: 2780 mm
    Lubrificante: Lubrax Top Turbo
    Peso: 1.850 kg

    Preparação para o Dakar

    Motor e Câmbio
    · Restritor no turbo
    · Filtro de ar especial para deserto
    · Radiadores de água e óleo redimensionados
    · Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
    · Semi-eixos especiais

    Segurança
    · Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
    · Dois bancos de competição em forma de concha
    · Cintos especiais de seis pontas
    · Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
    · Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
    · Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
    · Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
    · Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
    · Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
    · Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto

    Outras modificações
    · Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
    · Rodas especiais
    · Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
    · Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
    · Sistema de compressor de ar
    · Sistema de intercomunicação
    · GPS
    · Hodômetros eletrônicos Totem

    Marca: Mitsubishi
    Modelo: L 200 Evolution
    Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
    Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
    Cilindrada: 3.200 cc
    Tração: 4 x 4 integral
    Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
    Freios:
    Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois cilindros
    Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
    Suspensão: Independente nas quatro rodas
    Dois amortecedores por roda: 16 x 7 polegadas
    Pneus: Pirelli Scorpion AT

    Dimensões:
    Comprimento: 4.600 mm
    Largura: 1.840 mm
    Entre-eixos: 2.965 mm
    Peso: 1.750 kg
    Lubrificante: Lubrax Top Turbo

    Como se verifica acima, no caso destes carros que fizeram o Paris Dakar, os câmbios são MT mas não tem nada a ver com os de rua, sendo inclusive da própria Mitsubishi!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #86
    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Marca: Mitsubishi
    Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
    Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
    Cilindradas: 3.200 cc
    Potência: 200 HP
    Tração: 4 rodas
    Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
    Suspensão: independente nas quatro rodas
    Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
    Pneus: Pirelli Scorpion ATR
    Dimensões:
    Comprimento: 4795 mm
    Largura: 1875 mm
    Entre-eixos: 2780 mm
    Lubrificante: Lubrax Top Turbo
    Peso: 1.850 kg

    Preparação para o Dakar

    Motor e Câmbio
    · Restritor no turbo
    · Filtro de ar especial para deserto
    · Radiadores de água e óleo redimensionados
    · Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
    · Semi-eixos especiais

    Segurança
    · Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
    · Dois bancos de competição em forma de concha
    · Cintos especiais de seis pontas
    · Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
    · Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
    · Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
    · Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
    · Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
    · Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
    · Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto

    Outras modificações
    · Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
    · Rodas especiais
    · Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
    · Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
    · Sistema de compressor de ar
    · Sistema de intercomunicação
    · GPS
    · Hodômetros eletrônicos Totem

    Marca: Mitsubishi
    Modelo: L 200 Evolution
    Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
    Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
    Cilindrada: 3.200 cc
    Tração: 4 x 4 integral
    Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
    Freios:
    Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois cilindros
    Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
    Suspensão: Independente nas quatro rodas
    Dois amortecedores por roda: 16 x 7 polegadas
    Pneus: Pirelli Scorpion AT

    Dimensões:
    Comprimento: 4.600 mm
    Largura: 1.840 mm
    Entre-eixos: 2.965 mm
    Peso: 1.750 kg
    Lubrificante: Lubrax Top Turbo

    Como se verifica acima, no caso destes carros que fizeram o Paris Dakar, os câmbios são MT mas não tem nada a ver com os de rua, sendo inclusive da própria Mitsubishi!
    Dojao, essas modificações foram feitas pela EQUIPE que ia correr e não pela Mitsubish. A L200 Evolution ainda é vendida?
    Cadê a referência da equipe que fez as alterações?

    Segue a referência do que eu havia dito:

    Site Oficial: Mitsubishi Motors do Brasil
    Mit Veículos > Competição

    Mitsubishi Motors do Brasil

    -ficha-tecnica2.jpg

    Mitsubishi Motors do Brasil

    -ficha-tecnica.jpg

    Câmbio Eaton nos 2 veículos top de linha vendidos para competição pela Mitsubish.
    O Pajero TR4-ER também só tem opção de MT.
    Nenhum veículo é oferecido com câmbio AT.
    E as versões de rua da Triton, contam com câmbio de fabricação Mitsubish com Easy select, etc.

  • #87
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    Os dados acima são da equipe Lubrax que competiu com carros fornecidos pela Mitsubishi, destacando que a opção por câmbios MT (muito diferentes dos utilizados em veículos fabricados em série) deve-se a busca de melhor desempenho para uma competição de velocidade, como é o caso do Paris Dakar, não tendo nada a ver com a questão resistência/durabilidade, pois nos intervalos noturnos, nas etapas em que é permitido, trocão-se boa parte das peças/componentes do carro! Inclusive no rally dos sertões é assim!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #88
    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Os dados acima são da equipe Lubrax que competiu com carros fornecidos pela Mitsubishi, destacando que a opção por câmbios MT (muito diferentes dos utilizados em veículos fabricados em série) deve-se a busca de melhor desempenho para uma competição de velocidade, como é o caso do Paris Dakar, não tendo nada a ver com a questão resistência/durabilidade, pois nos intervalos noturnos, nas etapas em que é permitido, trocão-se boa parte das peças/componentes do carro! Inclusive no rally dos sertões é assim!
    Bem lembrado Dojão, isso é verdade. A simplicidade, por vezes prevalece. Mas, além de ser mais chato, caro e complexo de concertar um AT, tem outras questões também. Por que se fosse só pela questão do desempenho, o AT já estaria presente em larga escala, pois diversos modelos possuem desempenho superior ao manual. Tem alguns pormenores que ainda levantam suspeitas no uso extremo e inviabilizam o uso, mesmo que só por uma prova de 5 ou 10 mil km como sertões e dakar. Já ouvi de um mecânico que o mais difícil, é evitar o aquecimento do óleo, mesmo com modificações de ponta, acaba aquecendo.

  • #89
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Bem lembrado Dojão, isso é verdade. A simplicidade, por vezes prevalece. Mas, além de ser mais chato, caro e complexo de concertar um AT, tem outras questões também. Por que se fosse só pela questão do desempenho, o AT já estaria presente em larga escala, pois diversos modelos possuem desempenho superior ao manual. Tem alguns pormenores que ainda levantam suspeitas no uso extremo e inviabilizam o uso, mesmo que só por uma prova de 5 ou 10 mil km como sertões e dakar. Já ouvi de um mecânico que o mais difícil, é evitar o aquecimento do óleo, mesmo com modificações de ponta, acaba aquecendo.
    O super aquecimento é um risco nos câmbios AT, principalmente se forem utilizados de forma inadequada, por exemplo: Nas Tritons (que teem câmbio AT arcaico) existe no painel da porta do motorista e no console perto das alavancas, a orientação para uso correto em condições extremas, recomendando-se tirar do over-drive e dependendo da situação utilizar as posições 2 ou L, evitando as trocas de marchas sucessivas e desnecessárias que sobrecarregam o sistema! Infelizmente tem gente até eslarecida que não se liga em avisos ou mesmo manuais, conheço o caso de 01 amigo que tinha uma L-200 Outdoor HPE AT que era muito boa, até o dia que após uma trilha em pleno sertão alagoano com sol escaldante e temperaturas altíssimas, ele subiu uma serra muito longa e cheia de erosões com o carro em drive! Resultado, ferveu tudo e nunca + a viatura foi a mesma, sendo que ele reconhece que fez bobagem! Nestes aspectos o câmbio MT é menos melindroso, até pq a maioria dos "operadores" sabem trabalhar com êle!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #90
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    maceio/AL
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    Corrigindo, eu quis dizer "gente até esclarecida"... e a maioria dos operadores "sabe" trabalhar com êles!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #91
    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Câmbio manual é coisa da pré-história.
    Sinceramente, cambio automático de 4 marchas é que é pre-histórico. Acabar com o cambio manual seria uma boa se a TR4 tivesse um cambio automático moderno e decente. Com essa porcaria de 4 marchas o carro não anda, é realmetne muito ruim.

  • #92
    Tirar o cambio manual e não oferecer um cambio de 6 marchas inteligente foi sim uma mancada (mas para isso seria necessário um novo projeto e a Mit está tirando até o último suspiro desse projeto que, convenhamos, já deu o que tinha que dar...). Cambio automático só os modernos de 6 marchas que entendem e se adaptam ao uso do motorista. O cambio automatico da Tr4 dá raiva de andar até na cidade. Na estrada é um suplício, o carro não anda, não responde e fica pulando marcha na subida igual a catraca quebrada. Um câmbio que até atenderia bem um carrinho mil (um Sandero p.e.), agora um carro de 70mil merecia algo melhor. Principalmente pra quem gosta de dirigir e faz questão de um mínimo de desempenho (ainda que essa não seja a proposta central do carro).

  • #93
    Kappa, concordo com vc. Eu tb não sou contra o automático. Meu próximo carro será um automático com cambio DSG. Mas não dá pra defender o automático da TR4. É praticamente o mesmo cambio que equipava o Del Rey automático da decada de 80... Quem já dirigiu um cambio automático moderno sabe o que eu estou falando. Quem já dirigiu um DSG...aí sim não vai mais querer um manual nunca mais na vida (claro que pra isso vc terá que pagar o preço da manutenção que é sim superior ao de um manual). Vc nem sente que mudou de marcha. O carro simplementes arranca e é como se ele tivesse uma única marcha. É sensacional!

    Que a Mit matou a TR4 eu não tenho dúvidas. Mas como nosso mercado aceita qualqer coisa vai continuar vendendo (assim coo o Corola é o lider do seguimento...)....mas pra cima de mim, não!

    Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    Em termos de custo o cambio manual sai mais barato que o automatico. Só o custo da troca de oleo no automatico já paga o kit de embreagem da maioria dos carros que se ve por ai no dia a dia. E a troca de oleo no automatico geralmente fica na casa dos 50/60k km, já vi alguns com 40k km. A maioria dos carros manuais a embreagem dura mais do que isso, eu mesmo nunca troquei embreagem de carro nenhum por causa da km.

    Kappa
    Sobre o consumo, um automatico tradicional, conversor de torque etc e tal, sempre vai gastar mais e andar menos que a versão manual, isso é obvio! Alem do carro pesar mais, ainda tem o fato de perder mais potencia com esse tipo de cambio principalmente por causa do conversor de torque, então o fato de em velocidade constante estar numa rotação mais baixa não vai resolver o problema. Fora o numero de marchas que na maioria dos casos é menor que no manual.

    Agora em cambios DSG, dupla embreagem, ae a coisa toda muda de figura, esse trem da um banho em automaticos tradicionais. Ele é basicamente um cambio manual que muda de marchas sozinho, igual um automatizado da vida, tipo uns fiat, gm e vw, mas o DSG por ter 2 embreagens consegue ser muito mais rapido que o automatizado e muito mais rapido que um automatico tradicional e mais rapido que um manual.
    Em termos de performance ele da um banho em todo mundo, não só por geralmente ter um numero maior de marchas mas pq é rapido demais nas trocas e na parte de consumo é melhor que automatico tradicional, podendo inclusive superar um manual caso este não tenha o mesmo numero de marchas para o motorista aproveitar da melhor forma possivel o motor.

    Então é isso ai, como eu disse nas outras mensagens, já tive os 2 mundos e dependendo do carro eu prefiro manual sim, caso da TR4.
    Agora se todo o carro tiver opção de DSG e manual eu vou ser DSG a vida toda pq ele tem as vantagens do manual e automatico numa coisa só! Ele troca de marchas sozinho, ele troca de marchas mais rapido que uma pessoa, ele permite eu trocar as marchas manualmente, no tempo que eu quiser e mais rapido do que um ser humano trocaria, enfim é uma beleza só!

  • #94
    Gabiru, vc fala isso pq ainda não deve ter dirigido um 2.0 TSI com cambio DSG... cara, com trocas na borboleta vc tem o carro na mão e o prazer de digiri um desses é indescritível. Agora, o cambio automático da TR4 dá sono...

    Citação Postado originalmente por Gabiru Ver Post
    Cambio automático é pra tiozão que perdeu o prazer em dirigir e ter o carro na mão...

    Estou na minha 2ª TR4 Manual... Infelizmente, se depender da Mit. irei migrar de carro ou até mesmo de marca.
    Um 4x4 automático perde todo seu conceito e prestigio.
    Um verdadeiro retrocesso da Mitsubishi!

  • #95
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Agora, o cambio automático da TR4 dá sono...
    Lindóia,

    Você tá com o sono muito pesado.
    Eu não consigo sentir sono com o câmbio da TR4 dando tranco e fazendo o motor berrar o tempo todo ...

    Brincadeira, só pra descontrair ...

    Abraço,
    Neilson


  • #96
    kkkkk
    Tem razão Neilson! Pra dormir com um barulho desses tem que estar com muito sono mesmo....kkkk

    Abs


    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Lindóia,

    Você tá com o sono muito pesado.
    Eu não consigo sentir sono com o câmbio da TR4 dando tranco e fazendo o motor berrar o tempo todo ...

    Brincadeira, só pra descontrair ...

    Abraço,
    Neilson

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