Patto, você não está confundindo câmbio automático com câmbio automatizado? Já vi, sequencial automatizado. Sequencial automático, que eu saiba, é o usado em diversos carros de passeio. O automatizado, que já vi em carro de corrida, preserva toda dinâmica do MT, com embreagem automática e tudo. Agora, a maioria dos carros de competição usa o sequencial manual mesmo, e com algumas ajudas eletrônicas. Mas, com certeza tem também câmbio automático nas corridas, sempre tem algum novo sistema em teste também.
No ramo de 4x4 voltado só para fora de estrada, com certeza não. Não sei as intenções da Ford quanto ao Troller, mas se elas se mantiverem, jamais sairá uma versão AT. Mas, vai que ela resolve atender outros mercados, como no caso do JK... Mesma coisa pra Agrale com relação ao Marruá e suas picapes. E mesmo para uso misto, está aí, a nova Ranger com opção de MT.
A primeira vez que eu dirigi um AT, foi por que me disseram essa frase: "O dia que você dirigir carro AT, nunca mais irá comprar um MT."
Depois de uma bela aula do meu mecânico, levando em consideração o meu bolso, a minha utilização e meu gosto pessoal, não quero pra mim. Nas reviravoltas do destino, a pessoa que me disse a frase, voltou a trás nas primeiras manutenções e com um baita sorriso no rosto me disse: "O dia que você fizer manutenção num câmbio AT, você volta correndo pro MT." E vendeu a Pajerinho AT dele.
No fim das contas, depende da utilização, gosto e bolso de cada um.
Bunda, cada um tem a sua. Perna esquerda, cada um tem a sua. (Quem gosta de AT deve ter adorado essa né...)