Me lembrou a comparação que faziam entre carburador e injeção eletrônica.
Não é porque invetaram monobloco que abandonaram chassi, nem porque inventaram engate eletrônico de tração que abandonaram o mecânico.. Muito menos porque invetaram câmbio AT que vão deixar de usar MT.
Mas, pra veículo de passeio, a tendência sem dúvida alguma é o AT.
Também achei que a Mit não deveria tirar a opção do 4x4 MT mas devem ter feito um estudo para isso. Quanto a discussão AT / MT eu gosto dos 2 então o ideal é o cambio AT com opção de trocas manuais e que vai muito bem na trilha. Aliás sempre tive 4x4 MT, desde CJ, Engesa, Ranger mas depois que fiz umas trilhas com AT foi uma quebra de paradigma, foi muito melhor do que eu poderia imaginar então tive que dar o braço a torcer AT com troca sequencial hj é meu preferido!!
concordo que cambio automático é bom.....mas abrir mão de um cambio manual também considero um erro, principalmente vindo de uma marca que tem como característica o seu 4x4...todos sabem que cambio manual num ralí ou até mesmo no barro é bem melhor....sem falar da economia de combustível....deviam era colocar um motor a diesel no tr4 e não torna-lo mais beberrão ainda !!
Justamente Eder, tua sugestão é bem procedente, uma TR4 MT com motor diesel seria o melhor que a Mit poderia lançar nesse segmento de 4x4. Concordo plenamente, é uma lacuna que a Mit até hoje não preencheu.
Não é porque invetaram monobloco que abandonaram chassi, nem porque inventaram engate eletrônico de tração que abandonaram o mecânico.. Muito menos porque invetaram câmbio AT que vão deixar de usar MT.
Mas, pra veículo de passeio, a tendência sem dúvida alguma é o AT.
Olá, Pessoal
Tou acompanhando aqui o fórum há algum tempo.
Quanto aos 4x4, a "necessidade" do câmbio manual é muito relativa. O Jeep Wrangler Rubicon, o maior ícone do off road mundial, usa cambo AT de 6 marchas. Seus 285 cvs e bom torque com câmbio de 6 marchas dão conta do recado. Não tem como negar.
Realmente, pra quem gosta... MT tem suas peculiaridades e dá a sensação de carro na mão mas não necessariamente é mais eficiente.
Há como exemplo os câmbios automatizados da Audi que fazem trocas de marcha em menos de 1 décimo. Pra mim isso sim é ter carro na mão.
Por outro lado, as versões TOP dos muscle cars ( como o Charger SRT8 ) são todas MT. Há uma esportividade intrínsica nos MTS com bons motores.
Acho que a tendência é a de câmbios automatizados para carros esportivos e totalmente AT para carros "urbanos".
Nossos 4x4 podem ficar entre uma e outra opção no futuro.
No futuro a médio prazo... nem mesmo motores a combustão serão construídos em grandes números.
Andaremos em gaiolas silenciosas... e podem ter certeza... duvido que persista a existência dos 3 pedais.
PS: Tenho um carro super duro e MT, e acho que isso define boa parte do seu perfil e comportamento.
Como sempre dizem... quando o assunto é gosto, cada um tem o seu
Abraços
Rapaziada Potiguar - T4 3.0 - Pintura Customizada nas Trilhas
Quanto aos 4x4, a "necessidade" do câmbio manual é muito relativa. O Jeep Wrangler Rubicon, o maior ícone do off road mundial, usa cambo AT de 6 marchas. Seus 285 cvs e bom torque com câmbio de 6 marchas dão conta do recado.
Valney, o Wrangler atende patricinhas, playboys, donas de casa, consumidores em geral que nunca usam o veículo na lama e também jipeiros que já tiram o veículo zero fazendo lift ou colocando kit de suspensão, trocando relação de diferencial, parachoques, colocando pneus de verdade, enfim, já preparando para o Rock Crawling gringo ou trilhas. O JK não atende um mercado de nicho. É um veículo de luxo mesmo que tem diversas opções de preparação (bem caras!). Se fosse voltado a apenas um grupo de pessoas esquisitas que adoram moer metal no meio do mato, jamais viria só com câmbio AT.
O JK não atende um mercado de nicho. É um veículo de luxo mesmo que tem diversas opções de preparação (bem caras!).
Jorgao,
Desculpe discordar de você, mas de luxuoso o JK não tem nada. A versão unlimited é um pouco melhor. No mercado americano, ele quer atender especificamente o nicho off-road pesado porque pra luxo a Jeep tem o Liberty, mais barato, mais refinado e mais confortável. Nessa faixa de US$ 25.000 tem muitos outros fabricantes pra escolher se a finalidade não for porrada.
Sobre o assunto,
Esse negócio de MT x AT é a mesma discussão de futebol: não leva a nada.
Eu também concordo que foi mancada da Mitsubishi ter deixado o MT de fora da TR4. É o mesmo projeto de 1998 cuja planta já se pagou e deu um lucro monstruoso. Se a planta já está paga, o resto é lucro líquido. Num mercado cada vez mais concorrido, é um contrasenso restringir a oferta de opções.