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  • #1
    Usuário Avatar de Lauro Michel
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    Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!!




    Achei um retrocesso da empresa retirar do mercado a versão 4x4 com câmbio manual da Pajero TR4.
    Bem que a Mit poderia ter deixado também como mais uma opção ao invés de fabricar a partir de 2012 somente a TR4 4x2 com câmbio manual.
    Aleijaram a TR4, achei um erro grave da Mitsubishi, um tiro no pé, ou melhor, na testa, total falta de visão da Mit. A TR4 se tornou um 4x4 célebre e conquistou o mercado no segmento dos que gostam de um carro que ande bem no asfalto, na terra e na lama e o conjunto de opções de 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida com câmbio manual da TR era perfeito para isso. A Mit conseguiu estragar tudo tirando o que ela tinha de melhor e ainda deixou o mercado aberto para a Renault Duster que hoje está praticamente sozinha nesse segmento do mercado.
    Infelizmente, agora, Pajero TR4 com câmbio manual a partir de 2012 só na versão aleijada, acho que o valor de revenda dela vai cair uns 50% já no primeiro dia em que for tirada da concessionaria, quem conhece a TR4 e faz questão do câmbio manual ou pensa em usá-la também em off-road, segmento em que ela mais se destacou, nunca irá querer comprar uma manual com tração 4x2.

  • #2
    Usuário Avatar de euclidesneto
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    Por mim, câmbio manual já tinha deixado de existir há muito tempo.

  • #3
    Usuário Avatar de Lauro Michel
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    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Por mim, câmbio manual já tinha deixado de existir há muito tempo.
    Para mim câmbio automático é coisa ou para motorista preguiçoso ou deficiente físico. Aliás, quando começaram a usar os primeiros câmbios automáticos a intenção principal era atender quem tivesse algum tipo de deficiência nas pernas, depois com o tempo foi se ampliando o uso.
    Além do mais o câmbio automático faz o carro consumir mais combustível, render menos e a uma manutenção mais cara. Sem contar que para quem é trilheiro de verdade nunca vai dispensar um câmbio manual porque sabe que o câmbio automático leva muita desvantagem em relação ao manual nos terrenos acidentados.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Lauro Michel Ver Post
    Achei um retrocesso da empresa retirar do mercado a versão 4x4 com câmbio manual da Pajero TR4.
    Lauro, concordo com você. Mas, isso é o futuro. A tendência é que o câmbio manual deixe de existir.

    Também não abro mão de câmbio manual. Já troquei óleo de câmbio de um táxi com quase 500 mil rodados que nunca tinha trocado o óleo do câmbio e ainda ouvi do mecânico: "Trocar pra que? Câmbio manual não dá problema."
    E conheço muito taxista que não troca nunca e já está fazendo motor pela segunda ou terceira vez. Teve um com uma Pálio 97 que já tinha girado 2 vezes (por baixo uns 2 milhões de km). O câmbio arranhando, e o cara rodou 5 anos, colocou 400 mil nela do jeito que tava. Enguiçou o motor umas 10 vezes ao longo desses 5 anos e nada do câmbio dar problema. Na décima, bateude vez o motor e pegou um Santana.

    Veículo de passeio em geral está sempre buscando "conforto e desempenho", enquanto veículos de frota estão sempre procurando "durabilidade e confiabilidade". Não dá pra comparar câmbio manual e automático em termos de conforto. Também não dá pra comparar em termos de durabilidade e confiabilidade.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Lauro, concordo com você. Mas, isso é o futuro. A tendência é que o câmbio manual deixe de existir.

    Também não abro mão de câmbio manual. Já troquei óleo de câmbio de um táxi com quase 500 mil rodados que nunca tinha trocado o óleo do câmbio e ainda ouvi do mecânico: "Trocar pra que? Câmbio manual não dá problema."
    E conheço muito taxista que não troca nunca e já está fazendo motor pela segunda ou terceira vez. Teve um com uma Pálio 97 que já tinha girado 2 vezes (por baixo uns 2 milhões de km). O câmbio arranhando, e o cara rodou 5 anos, colocou 400 mil nela do jeito que tava. Enguiçou o motor umas 10 vezes ao longo desses 5 anos e nada do câmbio dar problema. Na décima, bateude vez o motor e pegou um Santana.

    Veículo de passeio em geral está sempre buscando "conforto e desempenho", enquanto veículos de frota estão sempre procurando "durabilidade e confiabilidade". Não dá pra comparar câmbio manual e automático em termos de conforto. Também não dá pra comparar em termos de durabilidade e confiabilidade.
    Jorgao, concordo plenamente com vc quanto a durabilidade do cambio manual em si, porém o sistema de embreagem nesse periodo citado, deve ter sido trocado pelo menos umas 10x, outra coisa é que com o cambio manual a durabilidade esta diretamente ligada a forma de condução, e o perfeito uso do sistema por parte do usuário/motorista.
    Ja o cambio automatico, principalmente esses ultimos com gerenciamento eletronico, praticamente perdoam qualquer mal uso do usuário, minha edge por exemplo, eu posso engatar o D com o carro ainda andando para trás após uma ré, na verdade eu coloco a alavanca do cambio em D, porem como o acionamento é eletronico o Drive de fato so será engatado, quando o sistema determinar que o ´´engate´´ vai poder ser feito com segurança, sem causar danos ao cambio, além da proteção por super-aquecimento (porém nesse caso o cambio manual é bem mais robusto, pois não super aquece)
    Outra coisa é o custo do conjunto, disco, plator e colar do sistema de embreagem do cambio mecanico, somados a mão de obra e o periodo que se fica sem o veiculo, as vezes se colocar na ponta do lapis é mais caro ter um cambio manual!

  • #6
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    Citação Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Jorgao, concordo plenamente com vc quanto a durabilidade do cambio manual em si, porém o sistema de embreagem nesse periodo citado, deve ter sido trocado pelo menos umas 10x, outra coisa é que com o cambio manual a durabilidade esta diretamente ligada a forma de condução, e o perfeito uso do sistema por parte do usuário/motorista.
    Ja o cambio automatico, principalmente esses ultimos com gerenciamento eletronico, praticamente perdoam qualquer mal uso do usuário, minha edge por exemplo, eu posso engatar o D com o carro ainda andando para trás após uma ré, na verdade eu coloco a alavanca do cambio em D, porem como o acionamento é eletronico o Drive de fato so será engatado, quando o sistema determinar que o ´´engate´´ vai poder ser feito com segurança, sem causar danos ao cambio, além da proteção por super-aquecimento (porém nesse caso o cambio manual é bem mais robusto, pois não super aquece)
    Outra coisa é o custo do conjunto, disco, plator e colar do sistema de embreagem do cambio mecanico, somados a mão de obra e o periodo que se fica sem o veiculo, as vezes se colocar na ponta do lapis é mais caro ter um cambio manual!
    X2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    dojao campeao
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  • #7
    Citação Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Jorgao, concordo plenamente com vc quanto a durabilidade do cambio manual em si, porém o sistema de embreagem nesse periodo citado, deve ter sido trocado pelo menos umas 10x, outra coisa é que com o cambio manual a durabilidade esta diretamente ligada a forma de condução, e o perfeito uso do sistema por parte do usuário/motorista.
    Ja o cambio automatico, principalmente esses ultimos com gerenciamento eletronico, praticamente perdoam qualquer mal uso do usuário, minha edge por exemplo, eu posso engatar o D com o carro ainda andando para trás após uma ré, na verdade eu coloco a alavanca do cambio em D, porem como o acionamento é eletronico o Drive de fato so será engatado, quando o sistema determinar que o ´´engate´´ vai poder ser feito com segurança, sem causar danos ao cambio, além da proteção por super-aquecimento (porém nesse caso o cambio manual é bem mais robusto, pois não super aquece)
    Outra coisa é o custo do conjunto, disco, plator e colar do sistema de embreagem do cambio mecanico, somados a mão de obra e o periodo que se fica sem o veiculo, as vezes se colocar na ponta do lapis é mais caro ter um cambio manual!
    Entendo monteiro, essa discussão sempre recai sobre a durabilidade da embreagem. Comigo ela dura muito e quando está acabando ela avisa, fala alto, e de repente grita que está prestes a ir embora e posso me programar. Nos meus táxis, todos 2.0, ela só é mexida depois dos 200 mil e tenho muitos colegas de praça que tem a mesma experiência, outros, trocam com menos de 150 mil. Com carro 1.0, 1.4 ou 1.6 a embreagem comigo dura no máximo 150 mil mesmo. Como postado anteriormente, 150 mil é a vida média de uma transmissão AT que tem um reparo que pode chegar a quase 50% do veículo. Outro agravante para o barateamento do sistema manual, além da total confiabilidade no sistema, é que, pelo menos comigo e com diversos colegas de praça, trocamos apenas disco + platô e o sistema fica perfeito. No geral, o motor é aberto bem antes de ter que se preocupar com embreagem. Mas, isso tudo é minha experiência de taxista e dono de frota de táxis há alguns anos. Varia do modelo de carro que se têm, modo de condução, percurso, etc. Embreagem de gol, clio, ecosport, entre vários outros que já testei foram pro brejo antes dos 150 mil. Agora, Santana, Palio Week, Vectra, Civic, entre outros, até famosos pela escolha de taxistas duram demais.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Entendo monteiro, essa discussão sempre recai sobre a durabilidade da embreagem. Comigo ela dura muito e quando está acabando ela avisa, fala alto, e de repente grita que está prestes a ir embora e posso me programar. Nos meus táxis, todos 2.0, ela só é mexida depois dos 200 mil e tenho muitos colegas de praça que tem a mesma experiência, outros, trocam com menos de 150 mil. Com carro 1.0, 1.4 ou 1.6 a embreagem comigo dura no máximo 150 mil mesmo. Como postado anteriormente, 150 mil é a vida média de uma transmissão AT que tem um reparo que pode chegar a quase 50% do veículo. Outro agravante para o barateamento do sistema manual, além da total confiabilidade no sistema, é que, pelo menos comigo e com diversos colegas de praça, trocamos apenas disco + platô e o sistema fica perfeito. No geral, o motor é aberto bem antes de ter que se preocupar com embreagem. Mas, isso tudo é minha experiência de taxista e dono de frota de táxis há alguns anos. Varia do modelo de carro que se têm, modo de condução, percurso, etc. Embreagem de gol, clio, ecosport, entre vários outros que já testei foram pro brejo antes dos 150 mil. Agora, Santana, Palio Week, Vectra, Civic, entre outros, até famosos pela escolha de taxistas duram demais.
    Jorgão, vc tem que considerar que tanto vc como seus amigos de praça e ate mesmo o pessoal que participa de foruns sobre veículos são pessoas, que estão acima da media quando o assunto é conhecimento e noção de funcionamento dos sistemas de um automovel, aqui no condominio tem um vendedor que para os finais de semana usa seu corola automatico, e durante a semana cai no batente com um palio 1.4, com 80mi km ele ja começou a notar algo estranho na embreagem e como nao podia ficar na mãe de jeito nenhum, no primeiro final de semana deixou o carro na oficina para trocar conjunto, não sei quanto ficou $$$!
    Outra quastão é quanto a vida útil de uma caixa A/T, tive G.Cherokee e Explorer V6, e se não pela troca/ajustes das cintas e troca de 1 solenoide (em quase 200mil km), não tive mais naaaaada de manutenção, claro que a troca do ATF é beeeem mais caro que a troca de oleo de uma caixa manual, assim como o consumo de combustivel, pois o conversor de torque por mais moderno que seja sempre gera perdas.
    Acredito que em no máximo 10 anos, ter um carro A/T custara o mesmo ou ate menos que um com cambio M/T, é questão de demanda e volume de produção, pois de materia-prima se gasta o mesmo. Ja na aplicação off-road extremo cito como exemplo os veiculos preparados para rock-crowling, são todos A/T, pois mesmo de ceramina uma embreagem não duraria muito.
    Em resumo... esse assunto gera muuuuuito pano p/ manga!

  • #9
    Citação Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Jorgão, vc tem que considerar que tanto vc como seus amigos de praça e ate mesmo o pessoal que participa de foruns sobre veículos são pessoas, que estão acima da media quando o assunto é conhecimento e noção de funcionamento dos sistemas de um automovel, aqui no condominio tem um vendedor que para os finais de semana usa seu corola automatico, e durante a semana cai no batente com um palio 1.4, com 80mi km ele ja começou a notar algo estranho na embreagem e como nao podia ficar na mãe de jeito nenhum, no primeiro final de semana deixou o carro na oficina para trocar conjunto, não sei quanto ficou $$$!
    Outra quastão é quanto a vida útil de uma caixa A/T, tive G.Cherokee e Explorer V6, e se não pela troca/ajustes das cintas e troca de 1 solenoide (em quase 200mil km), não tive mais naaaaada de manutenção, claro que a troca do ATF é beeeem mais caro que a troca de oleo de uma caixa manual, assim como o consumo de combustivel, pois o conversor de torque por mais moderno que seja sempre gera perdas.
    Eu sei bem disso monteiro. Tenho um parente que não pode pisar em embreagem de jeito nenhum. Sai mais caro pra ele. Não acho motivo de vergonha não ter intimidade com embreagem. Um veículo AT possibilita qualquer ser humano ser capaz de dirigir um automóvel. Isso representa evolução! E espero um dia, como você disse, poder ter uma frota só de táxi AT que não me gere custos mais altos, panes ou qualquer inconveniente.

    Como eu disse, eu acho que 200 mil pra um câmbio AT é possível sim com uma manutenção criteriosa e um uso cuidadoso. Mas, é muito difícil ver nas oficinas alguém que tenha chegado a isso sem problemas. Um colega que faz trilha comigo no vitara dele, não abre mão do câmbio AT. Ele já teve que fazer manutenção no conversor de torque aos 130 mil km (em torno de R$ 800) e refez a transmissão completa em torno de 170 mil km. E olha que era carro de trilha e uso urbano. Hoje está com mais de 200 mil rodados firme e forte. Mas, só na manutenção do CT, ele pagou 2x kits de embreagem do vitara manual. Sem contar as manutenções mais rotineiras em oficinas de câmbio AT que aparecem antes como troca de master kit, banner kit, juntas, corpo de válvula (qualquer sujeira da merda), radiador de óleo, bomba de óleo, conversor de torque, disco de composite, disco de aço, solenoid, pistões, etc.
    No Rock Crawling, o AT e o MT estão presentes. Na Europa tem mais MT nas competições. No Brasil também. No Calango Trophy, o cheiro de embreagem queimada é que predomina . Nos EUA tem os dois. Em algumas tem mais AT. Depende do tipo de competição. A vantagem do AT nessas situações é minimizar o risco de quebra por erro do piloto. A vantagem do MT é o custo total, facilidade do reparo e o desempenho. Mas, se o piloto errar, o prejuízo é grande. Afinal, com uma transmissão MT dá até pra estourar o motor com uma marcha errada ou moer um diferencial.

    No fim das contas, pro uso comum, é gosto e bolso.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Jorgão, vc tem que considerar que tanto vc como seus amigos de praça e ate mesmo o pessoal que participa de foruns sobre veículos são pessoas, que estão acima da media quando o assunto é conhecimento e noção de funcionamento dos sistemas de um automovel, aqui no condominio tem um vendedor que para os finais de semana usa seu corola automatico, e durante a semana cai no batente com um palio 1.4, com 80mi km ele ja começou a notar algo estranho na embreagem e como nao podia ficar na mãe de jeito nenhum, no primeiro final de semana deixou o carro na oficina para trocar conjunto, não sei quanto ficou $$$!
    Outra quastão é quanto a vida útil de uma caixa A/T, tive G.Cherokee e Explorer V6, e se não pela troca/ajustes das cintas e troca de 1 solenoide (em quase 200mil km), não tive mais naaaaada de manutenção, claro que a troca do ATF é beeeem mais caro que a troca de oleo de uma caixa manual, assim como o consumo de combustivel, pois o conversor de torque por mais moderno que seja sempre gera perdas.
    Acredito que em no máximo 10 anos, ter um carro A/T custara o mesmo ou ate menos que um com cambio M/T, é questão de demanda e volume de produção, pois de materia-prima se gasta o mesmo. Ja na aplicação off-road extremo cito como exemplo os veiculos preparados para rock-crowling, são todos A/T, pois mesmo de ceramina uma embreagem não duraria muito.
    Em resumo... esse assunto gera muuuuuito pano p/ manga!
    X2!!!!!!!!!! Em tempo, todos os Wranglers da equipe oficial da JEEP que fazem o desafio Rubicon (nos EUA) que tem muita erosão, são ATs!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #11
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    cambio automatico sempre !!!
    pega um carro com cambio manual e vai para um engarrafamento voce chega em casa com a perna, o pe tudo doendo

    agora pega um carro automatico e vai para o engarrafamento , voce nao se cansa tanto , sua perna , seu pe nao doem !!!.

    abraço! e Boas Trilhas!
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #12
    Usuário Avatar de Paulista VM
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    23/09/2011
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    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    cambio automatico sempre !!!
    pega um carro com cambio manual e vai para um engarrafamento voce chega em casa com a perna, o pe tudo doendo

    agora pega um carro automatico e vai para o engarrafamento , voce nao se cansa tanto , sua perna , seu pe nao doem !!!.

    abraço! e Boas Trilhas!
    Quando vou pra campo grande já me irrito com o trânsito, em são Paulo tenho vontade de deixar a caminhonete e pular de cabeça no Tietê! O carro da patroa que eh pequeno e automático eh outra vida, mas pegar 1000km de estrada com ele me da sono...
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    Caminhonete em asfalto é que nem submarino conversível

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