x
Convex Datacenter
Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 34567891011121314151617181920 ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 234
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6

Dasvirgens,

eu ví que você mandou algo no minha caixa privativa. Ainda não tive tempo de olhar, pois costumo dar prioridade para as mensagens do fórum.

Então, a caixa de direção do Defender possui um pequeno furo de ± 8mm alinhado a saída do eixo do setor (eixo que entra no pitman).

Neste furo, pode-se inserir um pino (use uma broca para ficar bem justo), que encaixa-se por sua vez perfeitamente no "U" na parte posterior do braço Pitman, apontando assim a posição reta do pitman. Aí é só colocar o resto do sistema na reta até tudo ficar certo: pneus e volante em posição reta. Isso, na hipótese de não terem mexido na posição do Pitman em relação ao eixo da caixa.

Quanto a instabilidade do carro... Primeiro verifique as buchas da bara "A" na traseira e também o seu ball joint, este último é difícil de verificar, melhor usar uma barra de ferro para desmonstar pneus para tentar levantar a barra A em relação ao Diferencial junto ao ball joint. Se existir um movimento, por menor que seja, substitua o ball joint, apertando sua porca com MUITA força.

Depois verifique as buchas da Panhard na dianteira e finalmente o restante das buchas, terminais e rolamentos de roda.

Para verificar a folga dos rolamentos de roda não adianta nada tentar chacoalhar a roda no ar, não tem como fazer a força necessária para pegar a folga. O correto é com as quatro rodas no chão no plano, chacoalhar pela parte superior do pneu até o carro entrar no ritmo certo e assim finalmente apontar a folga (sente-se na mão). A regra mostra que se você fizer um 8 ou slalom em um estacionamento com certa velocidade e depois o freio ficar baixo, você tem rolamentos folgados. Se ficar tudo ok, no problemas.

Quanto a barra de direção. Instale as sólidas. As originais do LR são motivo de muita dor de cabeça sempre "flambam" (na física conhece-se este fenômeno como Flambagem). Não adianta desentortar, uma vez amassada JÁ ERA, o material está comprometido.

Flambagem
    Buckling - Wikipedia, the free encyclopedia

Sim, os batentes deveriam encostar simultaneamente, mais isso dificilmente acontece. Pode tentar ajustar, mas o correto é nunca jamais deixar o sistema bater com força no batente. Por ex. a caixa de direção do Defender pode ter todos os retentores danificados por sobre-aquecimento caso o motorista segure o volante por mais de 30 segundos no batente com força, está no manual de oficina.

Por sorte o sistema de suspensão do Defender é bem simples. O esquema é verificar ponto a ponto. Normalmente o problema não é pontual, mas sim uma soma de micro folgas e desgaste sistêmico.

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    enquanto aguardo a opinião dos colegas, continuo no meu conhecimento empírico:

após fazer um serviço na caixa de direção há algum tempo atras, notei que a direção puxava um pouco para a esquerda. ano passado estourei duas vezes a bomba da direção hidraulica por excesso de pressão no sistema. adicioonado às observações de ontem sobre a barra de direção "flambar" quando totalmente esterçado para a direita. Este mistério acrdedito que está chegando perto da solução.

Ontem ao inspecionar a caixa de direção, notei que na posição central das rodas, o braço pitman ficava um pouco desviado para a direita (uns 10 graus). isso pode ter contribuido para que a bomba hidraulica tenha trabalhado alem do normal, com a valvula interna da caixa sempre aberta para a esquerda (provocando a "puxada") e com o excesso de giro empurrando a barra de direção alem do necessário provocando seu empeno prematuro.

Lendo a respeito, atras do braço pitman há uma marca de alinhamento com o corpo da caixa marcando a posição central. acredito que esta posição central deva coincidir com as rodas alinhadas na reta. Acredito que o procedimento correto é apertar a barra do "drag link" e depois ir folgando até "dar o ponto".

alguem confirmaria este procedimento e se o raciocínio estaria correto?

Joaquim
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0
    Clemente, ontem após eu fazer uma pré-regulagem do sistema de direção, a instabilidade melhorou bastante. eu acho que realmente o sistema hidraulico estava acionado gerando esta instabilidade por desalinhamento da caixa. A questão é que o braço que está instalado nela é o da Britpart e não tem a cava de travamento e eu terei que supor o ponto médio dela pra fazer este ajuste.

essa semana eu vou apertar toda a rosca dos terminais do drag link e depois ir folgando até atingir o ponto de centro da caixa em relação as rodas. depois eu ajusto a posição da direção soltando ela da coluna.

confere?

Dasvirgens

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

Roda

Clemente, voce está certo! a roda do lado direito, uma semana após sair da oficina, está com uma folga nos rolamentos e não adianta trocar de mecânico, essa oficina foi a melhor que eu encontrei na cidade, daí tu tira o resto...

porque que eu mesmo não fui fazer esse serviço?????

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

Roda (finalmente?)

ontem eu desmontei o cubo da roda (nunca soube porque chama de cubo, se a roda é cilíndrica). Segui o workshop manual e apertei a porca interna cos rolamentos com 50Nm, retornei 90 graus e reapertei com 10Nm. coloquei o separador e apertei a segunda porca com 50Nm, dobrei as abas e fechei a tulipa usando adesivo de junta de motor.

me resolveu (espero que definitivamente) o problema da folga. não sei porque sempre que mando fazer algum serviço na roda ela volta com uma folga.

para isso usei uma chave 52mm e um torquímetro adaptado a esta chave.

abraços

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Legal! Assim que se faz! Parabéns!

Agora apenas observe que não foi apertado excessivamente. Controle com a mão a temperatura dos cubos em estrada que se usa pouco os freios. O cubo deve estar morno, jamais quente a ponto de queimar a mão.

Apertar rolamentos é uma ciência e vai muito do feeling. Girando o cubo de roda, consegue-ver o estado da carga no rolamento.

O hábito de sempre verificar a temperatura dos cubos é diz muito sobre a saúde dos rolamentos. Aprendi isso com meu pai, que por sua vez aprendeu com os maquinistas dos trens que passavam perto de sua casa quando pequeno.

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    ontem eu desmontei o cubo da roda (nunca soube porque chama de cubo, se a roda é cilíndrica). Segui o workshop manual e apertei a porca interna cos rolamentos com 50Nm, retornei 90 graus e reapertei com 10Nm. coloquei o separador e apertei a segunda porca com 50Nm, dobrei as abas e fechei a tulipa usando adesivo de junta de motor.

me resolveu (espero que definitivamente) o problema da folga. não sei porque sempre que mando fazer algum serviço na roda ela volta com uma folga.

para isso usei uma chave 52mm e um torquímetro adaptado a esta chave.

abraços
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

dica de ferramenta

a necessidade é mãe da criatividade.

a ferramenta de aperto das porcas dos rolamentos é uma 52mm. Normalmente esta ferramenta é em forma de cano com a ponta sextavada e do outro lado dois furos para passar uma barra pra dar o aperto.

nestes furos eu coloquei a "chave de caixa" com a castanha de 1/2 pra fora, posicionada no meio da ferramenta. conectei uma chave #15 e nela encaixei o torquímetro. desta forma tive como dar o torque correto na peça, meio no improviso mas funcional.

a respeito da roda, o aquecimento é somente pelo uso dos freios, nem excessos.

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Dasvirgens

Boa idéia, eu tive outras:

Dasvirgens

- Com uma porca velha e aquecendo um tubo moldei a chave numa extremidade, comprei um soquete com encaixe de 1/2” e soldei na outra extremidade.
    - Como não achava o soquete de 52 mm, comprei um de 50 mm e fiz as porcas com aço sextavado de 50 mm.
    - Por último achei o soquete de 52 mm.

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

ferramentas

pois é, sempre tem como se dá um jeito.

quanto ao problema na barra de direção, realmente a caixa estava desalinhada e a barra empenava apenas com o simples esterçar a direção toda para a direita, pois a roda esquerda topava no batente e o braço continuava empurrando a outra roda, aí não tem barra que aguente.

a roda não deu mais problemas, mas eu sei que terei que refazer o serviço das homocinéticas assim que tiver tempo, porque as limalhas que podem ter ficado na caixa pode trazer problemas a longo prazo.

mas eu tava querendo mesmo era uma lista de ferramentas para se ter no carro para eventuais problemas. pensei em um jogo de boca/fresa em mm e em polegadas e um jogo de chaves de boca duplas, tambem em mm e pol. uma de caixa também vai. vai ser uma maleta só pra levas as chaves, sem contar com chaves de fenda, philips, alicates, etc.

abração, Joaquim

Usuário
    Entrada
    06/12/2011

Freio de mao

Saudações aos Landeiros, sou novo nesta aventura!
    Tive um problema de curto-circuito causado pelo contato dos pólos da bateria com a tampa do compartimento da mesma.
    Resultado: partiu o cabo do freio de mão.
    Alguém tem alguma dica para reposição?
    Abs.
    Gkist

Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Citação Postado originalmente por Gkist Ver Post
    Saudações aos Landeiros, sou novo nesta aventura!
    Tive um problema de curto-circuito causado pelo contato dos pólos da bateria com a tampa do compartimento da mesma.
    Resultado: partiu o cabo do freio de mão.
    Alguém tem alguma dica para reposição?
    Abs.
    Gkist
    Olá, seja bem-vindo!!

Dê uma olhada na Tekcom (.:: TEK-COM :::::: Peas para Vans ::.).
    Sempre que preciso de algo rápido me entregam com 2 dias...
    Meu contatoé sempre feito com o Rafael:
    vendas.rafael@autop.com.br

Abraço,
    Hailton.
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

mais uma dica

desta vez, consegui resolver o problema da fumaceira da Jeanny.

o carro respondia nas aceleraões como se não houvesse ar suficiente pra queimar o diesel, meio que como "bomba aberta". um mecanico diagnosticou como turbo pequeno, outro diagnosticou bomba desregulada. nenhum nem outro, o problema era só o mangote do intercooler para o motor.

Este mangote era de borracha e apresentava-se "estufado" desta forma a pressão do turbo morria nesta mangueira e o turbo precisava funcionar mais que o necessário para fornecer ar suficiente para a queima, ainda imperfeita.

com a mangueira nova encapada com lona, o motor passou a render mais, mais força e menos fumaça. a fumaça era somente diesel não queimado pois o ar não entrava na proporção certa enriquecendo a mistura.

abraços, Joaquim

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    mais uma pra coleção: em um momento de "buliçoso", quebrei a tal valvula Y que une duas mangueiras até o reservatório de expansão. ao trocar por uma nova, notei que o tal reservatório acumula menos pressão que antes.

de fato, eu notava um borbulhamento na água que jorrava dentro do reservatorio e sua vazão era bem pequena, quase que somente escorrendo quando em macha lenta. ao desligar o motor eu notava um acumulo de pressão no reservatório. inicialmente achei que fosse vazamento da pressão dos cilindros do motor. ao substituir a valvula, a preesão estabilizou. suspeito que havia algum entupimento ou algum furo que contribuia com a entrada de ar, apesar de não haver perda de líquido refrigerante. quebrou devido ao ressecamento natural do plástico.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem