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  • #133
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    Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...

  • #134
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    Figueiredo,

    verifique o ajuste das lonas do freio de mão, parafuso 15 ou 17mm na parte inferior e fontal do protetor da panela do freio de estacionamento. Deixe um pouco mais solto e veja se resolve. Verifique também a lubrificação das cruzetas e eventuais folgas.

    Se nada resolver suspeite do diferencial, mas isso é BEM raro, haja visto que os diferencias traseiros dos 110 e 130 são ULTRA parrudos.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por nfigueiredo Ver Post
    Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #135
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    Citação Postado originalmente por nfigueiredo Ver Post
    Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
    O roncado é só quando acelera??

    Com o carro andando (60km/h na reta) em ponto morto, dá barulho??
    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #136
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    um parenteses para uma informação

    Ola pessoal, hoje eu instalei o cardã dianteiro novo. ele é britpart (FRC8390) comprado na paddock spares.

    notei que ele ficou muito justo, quase no final do curso com o carro parado, diria uns 2mm até topar. não notei nenhuma pancada na transmissão.

    gostaria de saber se é assim mesmo, apesar desse cardã ser uns 5cm maior que o que tava no lugar (original), lembrando que a minha land é uma 110, ano 1997/1998.

    abraços

  • #137
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    Citação Postado originalmente por nfigueiredo Ver Post
    Olá pessoal minha Land (Defender 110 ano 99) está fazendo um roncado na parte traseira, me da a impressão que vem do cardã e parece estar ficando mais frequente. O estranho é que tem hora que faz e tem hora que não faz. Seria alguma folga, lubrificação ou rolamento? Algum palpite?? Lembrando que mecanico aqui é dureza e ajudaria muito ter uma noção de possíveis causas p/ não ser enrolado. Grato qualquer sugestão...
    Olha, pode ser que as cruzetas possam estar indo pro saco, já que voce diz que está aumentando.

    existem testes simples pra fazer:
    1. veja se as cruzetas não tem folgas, pegando o cardã e girando de um lado para outro buscando folgas.
    2. veja na tampa da cruzeta, onde está a presilha, de a tampa (muita gente chama de "dado") não está girando solta dentro da flange, voce percebe porque a presilha limpa a peça a medida que ela gira quando folgada.

    Quanto ao meu cardã, o novo é aproximadamente 3cm maior que o original, acho que vou mandar cortar na oficina especializada.

    abraços, Joaquim

  • #138
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    24/05/2006
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    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    Ola pessoal, hoje eu instalei o cardã dianteiro novo. ele é britpart (FRC8390) comprado na paddock spares.

    notei que ele ficou muito justo, quase no final do curso com o carro parado, diria uns 2mm até topar. não notei nenhuma pancada na transmissão.

    gostaria de saber se é assim mesmo, apesar desse cardã ser uns 5cm maior que o que tava no lugar (original), lembrando que a minha land é uma 110, ano 1997/1998.

    abraços

    Dasvirgens ,

    Pela diferença de medida , deve ser o cardã do 200tdi .

    abç
    Toyota Land Cruiser Prado 2006
    (Ex) D.U.W. Defender Utility Wagon

  • #139
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    é isso aí ZeMarrara, como o modelo da minha é um modelo de transição, terminei comprando a peça errada, mesmo com a indicação do vendedor, por sorte é um eixo maior, essa semana vou cort-alo e balancea-lo, em uma casa especializada é logico.

    depois digo como ficou

  • #140
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    De uma olhada nos rolamentos. ajuste se necessário ou substitua em caso de avaria. Mas também verifique os pneus. Eles empenam na estrutura, de fora não se vê e fazem barulho. Se puder experimente pneus de outro carro similar para ver se procede. abraço
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    O roncado é só quando acelera??

    Com o carro andando (60km/h na reta) em ponto morto, dá barulho??

  • #141
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    Pois bem, mais uma pra reforçar a teoria que o melhor mecanico de Defender é o dono:

    Lembram quando deixei a Jeanny na oficina pra trocar as homocinéticas? Pois bem, ontem, após 5 meses do serviço feito, ouvi um forte estalo vindo da roda, seguido de barulho de peças sendo moidas e logo em seguida fiquei sem tração. por sorte foi na entrada do prédio e tive que engatar o bloqueio pra poder sair e estacionar na vaga.

    Levei no mecânico que fez o serviço, eu mesmo fiz questão de desmontar a roda (ele teve a chance dele) e ao sacar a homocinética, adivinhem: mais seca que lingua de papagaio, a graxa que o cara botou não tinha viscosidade suficiente pra penetrar na homocinética e como resultado disso estourou a "aranha" entre as esferas - dos dois lados. ou seja, cumpriu com o trio dos serviços em geral: CARO, DEMORADO e MAU FEITO.

    é uma pena que a coisa ta seguindo por este lado, o que parece ser geral. Na medida do possível eu mesmo vou fazer o papel de mecânico porque mesmo sem saber muito parece que sei mais que quem sabe.

  • #142
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    Uma dica importante, principalmente para quem está notando a barra de direção empenando com frequencia:

    verifiquem os parafusos de limite do curso da direção. a minha quando se esterça toda para direita a barra fica sendo forçada até começar a empenar, o que facilita o empeno definitivo em algumas situações (cair num buraco com o freio acionado por exemplo).

  • #143
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    só uma atualizaçãozinha a respeito da Barra de Direção... hoje desentortei a barra de direção e percebi que os tais parafusos limitadores de curso estão parando a roda antes de completar o giro fazendo a barra dar a entortada citada antes. eu apertei toda a barra de direção menor, a que conecta com o amortecedor até que o movimento de "flambagem" da barra da parte de traz do eixo minimizasse, porém não foi completamente eliminado.

    alguma dica a respeito?

    Joaquim das Virgens

  • #144
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    direção

    enquanto aguardo a opinião dos colegas, continuo no meu conhecimento empírico:

    após fazer um serviço na caixa de direção há algum tempo atras, notei que a direção puxava um pouco para a esquerda. ano passado estourei duas vezes a bomba da direção hidraulica por excesso de pressão no sistema. adicioonado às observações de ontem sobre a barra de direção "flambar" quando totalmente esterçado para a direita. Este mistério acrdedito que está chegando perto da solução.

    Ontem ao inspecionar a caixa de direção, notei que na posição central das rodas, o braço pitman ficava um pouco desviado para a direita (uns 10 graus). isso pode ter contribuido para que a bomba hidraulica tenha trabalhado alem do normal, com a valvula interna da caixa sempre aberta para a esquerda (provocando a "puxada") e com o excesso de giro empurrando a barra de direção alem do necessário provocando seu empeno prematuro.

    Lendo a respeito, atras do braço pitman há uma marca de alinhamento com o corpo da caixa marcando a posição central. acredito que esta posição central deva coincidir com as rodas alinhadas na reta. Acredito que o procedimento correto é apertar a barra do "drag link" e depois ir folgando até "dar o ponto".

    alguem confirmaria este procedimento e se o raciocínio estaria correto?

    Joaquim

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