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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Ronald Costa Ver Post
    Amigos,
    Estou adquirindo um DII 2001 TD5 automática, e seguem algumas angústias:
    Li sobre a não confiabilidade dos DII anteriores a 2003, a que se referia exatamente?
    A que encontrei teve as bolsas de ar substituídas por molas da defender; pode ser um inconveniente ao conforto ou outro aspecto?
    Ronald,

    Não sei responder quanto a "confiabilidade" reduzida nas discos anteriores a 2003....

    Sei que a substituição das bolsas por molas é apenas uma questão de baratear o custo de manutenção, visto que as bolsas dão manutenção (aproximadamente) de 4 em 4 anos... Manutenção = tem que trocar OU mandar num especialista em suspensão a ar para fazer reparos.

    Também sei que o segredo de comprar uma Disco II é pegar a mais bem mantida (revisada) possível!
    Verifique:
    1 - a Qualidade das peças que foram usadas na manutenção (prefira as que foram mantidas com peças Genuinas ou OEM).
    2 - verifique o regime de uso do carro (urbano, passeios, estrada) e como foram feitas as trocas de óleo. **
    3 - Verifique o diesel utilizado


    ** As discoverys com motor TD5 (seja Euro2 ou Euro3) foram projetadas para trocar óleo a cada 20 mil km.
    O grande porém é: só se troca óleo a cada 20.000 km se o proprietário usar ela em regime mais estradeiro E usar diesel com baixo enxofre (aqui no Brasil, o S10).
    Outro porém é que não é todo mundo que troca o filtro rotativo (tem gente que nem sabe que isso existe)... e não é todo lugar que tem ele...
    O checklist de manutenção da oficina land rover indica que se o uso for intenso (urbano ou trilhas), o óleo deve ser trocado na metade do tempo, portanto, 10.000 km.
    O checklist também fala que se o diesel não for com baixo teor de enxofre, o óleo deve ser trocado na metade do tempo...

    OU SEJA, se a Discovery 2 que você está procurando foi utilizada em regime urbano e com diesel normal, ele deveria ter trocado óleo dela a cada 5 mil KM. E teria que ter trocado os filtros rotativo, de óleo, de ar, de diesel nos períodos adequados.

    Esse motor td5 é fantástico!
    São 5 cilindro em linha e um turbo garret muito resistente!
    Mas precisa de manutenção adequada para durar mais de 600 mil KM... se o proprietário não fez o procedimento descrito acima, pode apostar que a vida útil do motor está em "cheque"..
    (digo por experiência própria)



    Outras verificações:
    - Verifique qual óleo foi utilizado no Câmbio automático. Se foi óleo Sintético, ele segura até 100 mil km entre as trocas. Se foi mineral, deve ser trocado a cada 40 mil km.
    - Verifique se a caixa de tração está vazando... a caixa 4x4 dela é a mesma da Defender, mas com melhorias para reduzir, por exemplo, o "ronco" das engrenagens. Assim como as caixas de defenders, ela tem um vazamento tradicional próximo a conexão com o câmbio... é um vazamento por conta de um o'ring do eixo do conjunto central. ele racha e fica vazando. Verifique se já foi trocado ou se terá que trocar. Se tiver que trocar, serviço de uns 700 reais.
    - Verifique se os "3 Amigos" estão aparecendo. 3 amigos é o apelido dado ao conjunto de 3 luzes que ficam acesas no painel indicando problemas no sistema de ABS. Se estiver com algum problema no ABS, ficam comprometidas as funcionalidades: Controle de Tração, o próprio ABS e o Controle de Descida (DHC). Para consertar o problema dos "3 amigos" você precisará passar um scanner ODBII (de preferência o Nanocom) para verificar se o problema está nos sensores ABS dos cubos de roda ou se está no Shuttle Valve (uma válvula que fica acoplada a central ABS - simples de trocar). Dependendo do que for, pode gastar de 900 a 2.000 mil reais para arrumar.
    - Ande no carro e verifique se ele está com desempenho satisfatório (precisa comparar com outras discoverys). Se não tiver, pode ser sensor MAF, MAP ou turbina prejudicada.

    Para verificar se é o MAF (fluxo de ar - fica próximo ao filtro de ar), basta desconectar ele e rodar sem. Se o desempenho do carro mudar (para bom ou para ruim), é ele que está com problema. Custa uns 350 reais para trocar.
    Para verificar se é o MAP (pressão de ar - fica no coletor de entrada de ar), basta desconectar os fios que liga ele e ver se muda o desempenho. Se mudar, é ele. Mas resolver ele pode ser fácil... as vezes ele "carboniza" por conta do sistema EGR e basta retirar ele e limpar com limpa contatos que resolve.
    Para verificar se a turbina está começando a falecer, retire a mangueira que sai da boca fria da turbina em direção ao intercooler e veja se tem óleo na mangueira. Se tiver, limpe e rode alguns KM com o carro. Depois pare o carro e verifique se tem óleo ali... se depois da limpeza e teste tiver óleo, ela está "babando óleo" e logo logo precisará ser substituída. PS: não recomendo reparar turbina... uma turbina nova custa 2.200 reais. É a Garret GT20.



    Enfim... são só algumas verificações que você mesmo pode fazer.
    Ideal é levar alguém que entenda de DISCOVEY 2... explico: não é qualquer mecânico Land Rover que entende de Discovery 2...
    Mas observando eesses detalhes, estará comprando um ÓTIMO veículo!

    ah! não se engane! veículo "barato" pode sair mais caro do que o "caro"....


    Abraços e sorte na busca!
    --
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  • #2
    Usuário Avatar de evandro_fm
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    o carro esta em londrina mesmo?? onde está anunciada?
    Discovery 2 - Td5 - 2002

  • #3
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    Valeu pela resposta Titanium, ficarei atento.
    Evandro,
    Agora está em Londrina hehe era de Florianópolis. Comprei lá com bom histórico de manutenção e já vim rodando para casa, sem nenhuma intercorrência. Achei pela OLX.

    Discovery 1, discovery 2?????-disco2.jpg

    Apresentou 2 problemas:
    1. SRS, que parece referir-se ao airbag, aparece aceso no painel.
    2. Para colocar a reduzida, é preciso comer espinafre ou engatar a marteladas, o que suponho não ser normal, embora funcione muito bem uma vez engatada.
    O que fazer?

    Dúvidas:
    1. São três posições na reduzida e apenas impulsionei (muito) vigorosamente para frente e funcionou - para engatar mantive o câmbio em P. Fica, em geral, sempre na posição mais atrás. A que se referem as diferentes posições?
    2. Conforme li em alguns posts, achei ela bem lenta, ultrapassagens difíceis, sem final, embora o TD5 pareça estar muito bom, com toda manutenção em dia. É normal os 120 km/h parecer ser o limite, sem forçá-la? Tem os vidros dianteiro e traseiros blindados (as portas não), isso pode influenciar?
    3. Onde posso conseguir um manual dela, ou que seja cópia, se alguém se dispuser a tirar para mim...
    4. Alguém aqui no fórum é de Londrina, e tem referência de mecânico por aqui?

  • #4
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Ronald Costa Ver Post
    Valeu pela resposta Titanium, ficarei atento.
    Evandro,
    Agora está em Londrina hehe era de Florianópolis. Comprei lá com bom histórico de manutenção e já vim rodando para casa, sem nenhuma intercorrência. Achei pela OLX.

    Discovery 1, discovery 2?????-disco2.jpg

    Apresentou 2 problemas:
    1. SRS, que parece referir-se ao airbag, aparece aceso no painel.
    2. Para colocar a reduzida, é preciso comer espinafre ou engatar a marteladas, o que suponho não ser normal, embora funcione muito bem uma vez engatada.
    O que fazer?

    Dúvidas:
    1. São três posições na reduzida e apenas impulsionei (muito) vigorosamente para frente e funcionou - para engatar mantive o câmbio em P. Fica, em geral, sempre na posição mais atrás. A que se referem as diferentes posições?
    2. Conforme li em alguns posts, achei ela bem lenta, ultrapassagens difíceis, sem final, embora o TD5 pareça estar muito bom, com toda manutenção em dia. É normal os 120 km/h parecer ser o limite, sem forçá-la? Tem os vidros dianteiro e traseiros blindados (as portas não), isso pode influenciar?
    3. Onde posso conseguir um manual dela, ou que seja cópia, se alguém se dispuser a tirar para mim...
    4. Alguém aqui no fórum é de Londrina, e tem referência de mecânico por aqui?
    Ronald,

    120 km/h é a velocidade de cruzeiro dela, sem forçar.
    Mas você deve ter achado ela "fraca" por que, aparentemente, ela está com pneus (bem) maiores que o original.
    Verifica as medidas e posta aqui... mas acho que são 265/65r18.

    Além da blindagem, tem o parachoque de aço na frente + protetor de farois.

    Isso pesa pelo menos uns 60kg a mais! rsrsrs

    No Reino Unido o pessoal tem feito reprogramações na ECU da Disco II e têm gostado bastante!
    Tem um cara de Portugal (que também já frequentou aqui o fórum) que tem um dos melhores mapeamentos para a Disco II, é o "TD5Inside".

    Penso em reprogramar a minha um dia.

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #5
    Usuário Avatar de evandro_fm
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    Blindada??
    lembro desse carro... pessoal aqui de SC conhece bem ele... pelo q me falaram está "judiada" mas... mãos a obra... na pagina anterior tem meu email de contato... me mande seu numero para eu te adicionar no grupo do whatsapp aqui do PR...
    Discovery 2 - Td5 - 2002

  • #6
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    Esses pneus desregulam o velocimetro em 10%... Quando mostrar 120km/h você está indo a aproximadamente 132km/h
    4X4 Brasil

  • #7
    olá, tenho uma Hilux sw4 99 gasolina mecanica, por problemas de saúde me aconselharam a ir para um carro automático, andei vendo umas Lands, acho os carros com design mais bonito e elegante que existe, além de serem íconicos, Disco 1 e 2, diesel automatica, o que poderiam me dizer sobre esses carros, prós e contras, e se vale a pena a troca,e sem bairrismo né

  • #8
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    Citação Postado originalmente por josesiri Ver Post
    olá, tenho uma Hilux sw4 99 gasolina mecanica, por problemas de saúde me aconselharam a ir para um carro automático, andei vendo umas Lands, acho os carros com design mais bonito e elegante que existe, além de serem íconicos, Disco 1 e 2, diesel automatica, o que poderiam me dizer sobre esses carros, prós e contras, e se vale a pena a troca,e sem bairrismo né
    Josesiri,

    A Discovery II é um carro de luxo.
    Tem requinte, luxo, elegância....

    Na época em que foi fabricada, foi um dos utilitários que mais saiu com "opcionais de fábrica"..
    Posição de dirigir bem "britânica" (ereta)...

    Dá uma olhada na minha mensagem da página anterior, onde dou minha opinião sobre como avaliar uma Disco II.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2332930

    É um carro fantástico, mas precisa ter DONO que cuide bem.
    Não é diferente de uma Toyota: que precisa ser cuidada com atenção e peças de qualidade. Você tem uma e sabe como é.

    O detalhe é que as peças de Land Rover são (um pouco) mais caras que as de SW4.... mas acho que compensa.


    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #9
    Usuário Avatar de paje_tapuya
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Josesiri,

    A Discovery II é um carro de luxo.
    Tem requinte, luxo, elegância....

    Na época em que foi fabricada, foi um dos utilitários que mais saiu com "opcionais de fábrica"..
    Posição de dirigir bem "britânica" (ereta)...

    Dá uma olhada na minha mensagem da página anterior, onde dou minha opinião sobre como avaliar uma Disco II.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2332930

    É um carro fantástico, mas precisa ter DONO que cuide bem.
    Não é diferente de uma Toyota: que precisa ser cuidada com atenção e peças de qualidade. Você tem uma e sabe como é.

    O detalhe é que as peças de Land Rover são (um pouco) mais caras que as de SW4.... mas acho que compensa.


    Abraço
    Lí teu post... cada vez que eu leio essas coisa e escuto falar de manutenção de carro eletrônico mais eu tenho certeza que estou certo quanto a persistir no 300TDI. Eletrônico é furada.
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Lí teu post... cada vez que eu leio essas coisa e escuto falar de manutenção de carro eletrônico mais eu tenho certeza que estou certo quanto a persistir no 300TDI. Eletrônico é furada.
    Seu raciocínio é compreensível....
    É um pensamento semelhante ao de diversos mecânicos: julgam que carros com eletrônica são ruins.

    Eu, inclusive, tive uma Toyota Bandeirante e achava FORMIDÁVEL a sua Simplicidade.
    Simplicidade que se revestia em facilidade de manutenção, pois não tinha acessórios e equipamentos para ter que dar manutenção.

    E ela foi projetada assim (tão simples quanto a Defender) pois na época foram projetadas pensando no uso "Rural".

    O problema é que a maior parte dos proprietários de Defender e Bandeirante que conheço fazem upgrades nos carros para modificar essa característica "rural" das viaturas e transformá-las em algo mais "urbano", que possibilite utilizar confortavelmente no dia-a-dia e fazer longas viagens sem prejudicar a saúde física dos ocupantes (coluna, por exemplo - nas bandeirantes por conta da suspensão e bancos duros e nas defenders por conta da péssima ergonomia e bancos desconfortáveis).

    Aí ocorre que quando o proprietário começa a investir nas suas viaturas, ele vai gastar um dinheirão em itens que na Discovery II já vêm de série... Exemplo:
    - Bancos confortáveis
    - Isolamento termo-acústico.
    - Amortecedores melhores
    - Bloqueios de diferencial nos eixos (o bloqueio da caixa 4x4 não impede que 1 das rodas de um eixo comprometa o funcionamento da outra)
    - Barra estabilizadora
    - modificações para extrair maior performance do motor
    .
    .
    .


    A lista de upgrades que são feitos nesses dois veículos é enorme.
    Mas falando específicamente da sua crítica aos componentes "Eletrônicos", destaco que um dos upgrades mais CRÍTICOS feitos no 300TDi é o conjunto de monitoramento WatchDog.

    Como se sabe, O WatchDog utiliza "eletrônica" (sensores + circuitos) para alertar o motorista caso algum parâmetro essencial para o funcionamento do motor saia do "seu valor ideal".

    O usuário Lothar, em comentário feito no dia 10/09/2010 às 22:12, informa que "No mandrake instalei o watchdog, que além da água, monitora bateria, temperatura de óleo e alternador." (mais informações nesse link)

    Ou seja, a Eletrônica, que você "julga ser uma furada", tem sido largamente utilizada para proteger o motor dos Defenders (e outros veículos).

    É questão de necessidade e "proteção do investimento".
    Ninguém quer perder um motor..... e é a eletrônica que, nesse e em outros casos, "salva a pátria".
    Será mesmo que ela é tão "furada" assim?
    .............


    Na Discovery II, a Eletrônica foi utilizada, na minha opinião, com certa "cautela" (se comparado com as Discoverys mais modernas, 3 e 4).
    Existe conjunto de sensores na Discovery II (motor td5) que servem para:
    1) Proteger o funcionamento do veículo
    2) Otimizar o funcionamento dos componentes (no caso do motor, redução de poluentes, otimização de sua performance e adesão às especificações EU2 e EU3)
    3) Viabilizar funcionalidades que sem a eletrônica ficariam "comprometidas" ou sem a eficiência necessária (caso do Sistema de Controle de Estabilidade, conhecido por Active Cornering Enhancement - ACE, do Controle de Descida - DHC, que dá segurança aos usuários novatos no offroad)



    E várias dessas funcionalidades não poderiam ser "entregues" ao proprietário do veículo se não fosse a Eletrônica para viabilizá-las.


    Então, eu que já tive Toyota Bandeirante, e que me vi no afã de deixá-la confortável para uso diário e expedições, tenho tranquilidade ao dizer que uma Discovery II é um veículo com ÓTIMA relação Custo x Benefício para o que se propõe.

    Pensando racionalmente e desconsiderando gosto pessoal (visual/estilo), jeitão de dirigir, etc. e considerando a necessidade de se ter um carro para longas expedições com família, concluo com boa margem de segurança que compensa mais comprar uma Discovery II e revisar do que pegar uma Defender e investir para tentar deixá-la com funcionalidades de uma Discovery II.

    Cabe destacar que mesmo com todo investimento feito numa Defender ou numa Bandeirante, elas não terão itens como Airbag, ABS, Controle de Estabilidade tão eficiente quanto um ACE, Redução de gases poluentes, maior eficiência do motor, câmbio automático....

    Enfim, foi partindo dessa análise que optamos pela Discovery 2 aqui em casa....


    Eu gosto de carros mais simples.
    Mas a patroa exige coisa mais luxuosa, segura e confortável. Então saiu a bandeirante e entrou a Disco II.


    Foi uma escolha racional e contra o meu gosto pessoal, mas estou satisfeito com as funcionalidades da Disco (e aguardo com ansiedade a fase de revisão dela).

    Concluo afirmando que a eletrônica que vem na Disco II não é algo que possa atrapalhar tanto seu funcionamento. DIgo isso comparando com a eletrônica das Discoverys mais modernas...


    E é por tudo isso que expliquei acima que não concordo com sua afirmação de que "eletrônico é furada".

    Quem for adquirir um veículo 4x4 deve escolher considerando sua necessidade, seu gosto pessoal e seu bolso.
    A disco II é uma ótima opção na sua categoria. Uma ótima opção de compra. E, como falei em post acima, deve-se considerar apenas o custo de manutenção que é ligeiramente "maior".


    BTIMHO!
    4X4 Brasil
    --
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  • #11
    Usuário Avatar de climbr
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    titanium, obrigado por colocar em palavras tudo que eu sempre quis dizer e nunca consegui expor.
    Como um ex-proprietário de uma 90tinha, é exatamente esses motivos e lógica que me levam a procurar a Disco 2. Defender daqui pra frente pra mim só se for de carona, kkkk.

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por climbr Ver Post
    titanium, obrigado por colocar em palavras tudo que eu sempre quis dizer e nunca consegui expor.
    Como um ex-proprietário de uma 90tinha, é exatamente esses motivos e lógica que me levam a procurar a Disco 2. Defender daqui pra frente pra mim só se for de carona, kkkk.
    kkkkkkkk... eita Climbr! Te entendo BEM! rsrsrs
    Por muito tempo fui resistente à "tecnologia" (eletrônica), mas não tem jeito...
    rsrsrs


    Abraços
    --
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