Ronald,
Não sei responder quanto a "confiabilidade" reduzida nas discos anteriores a 2003....
Sei que a substituição das bolsas por molas é apenas uma questão de baratear o custo de manutenção, visto que as bolsas dão manutenção (aproximadamente) de 4 em 4 anos... Manutenção = tem que trocar OU mandar num especialista em suspensão a ar para fazer reparos.
Também sei que o segredo de comprar uma Disco II é pegar a mais bem mantida (revisada) possível!
Verifique:
1 - a Qualidade das peças que foram usadas na manutenção (prefira as que foram mantidas com peças Genuinas ou OEM).
2 - verifique o regime de uso do carro (urbano, passeios, estrada) e como foram feitas as trocas de óleo. **
3 - Verifique o diesel utilizado
** As discoverys com motor TD5 (seja Euro2 ou Euro3) foram projetadas para trocar óleo a cada 20 mil km.
O grande porém é: só se troca óleo a cada 20.000 km se o proprietário usar ela em regime mais estradeiro E usar diesel com baixo enxofre (aqui no Brasil, o S10).
Outro porém é que não é todo mundo que troca o filtro rotativo (tem gente que nem sabe que isso existe)... e não é todo lugar que tem ele...
O checklist de manutenção da oficina land rover indica que se o uso for intenso (urbano ou trilhas), o óleo deve ser trocado na metade do tempo, portanto, 10.000 km.
O checklist também fala que se o diesel não for com baixo teor de enxofre, o óleo deve ser trocado na metade do tempo...
OU SEJA, se a Discovery 2 que você está procurando foi utilizada em regime urbano e com diesel normal, ele deveria ter trocado óleo dela a cada 5 mil KM. E teria que ter trocado os filtros rotativo, de óleo, de ar, de diesel nos períodos adequados.
Esse motor td5 é fantástico!
São 5 cilindro em linha e um turbo garret muito resistente!
Mas precisa de manutenção adequada para durar mais de 600 mil KM... se o proprietário não fez o procedimento descrito acima, pode apostar que a vida útil do motor está em "cheque"..
(digo por experiência própria)
Outras verificações:
- Verifique qual óleo foi utilizado no Câmbio automático. Se foi óleo Sintético, ele segura até 100 mil km entre as trocas. Se foi mineral, deve ser trocado a cada 40 mil km.
- Verifique se a caixa de tração está vazando... a caixa 4x4 dela é a mesma da Defender, mas com melhorias para reduzir, por exemplo, o "ronco" das engrenagens. Assim como as caixas de defenders, ela tem um vazamento tradicional próximo a conexão com o câmbio... é um vazamento por conta de um o'ring do eixo do conjunto central. ele racha e fica vazando. Verifique se já foi trocado ou se terá que trocar. Se tiver que trocar, serviço de uns 700 reais.
- Verifique se os "3 Amigos" estão aparecendo. 3 amigos é o apelido dado ao conjunto de 3 luzes que ficam acesas no painel indicando problemas no sistema de ABS. Se estiver com algum problema no ABS, ficam comprometidas as funcionalidades: Controle de Tração, o próprio ABS e o Controle de Descida (DHC). Para consertar o problema dos "3 amigos" você precisará passar um scanner ODBII (de preferência o Nanocom) para verificar se o problema está nos sensores ABS dos cubos de roda ou se está no Shuttle Valve (uma válvula que fica acoplada a central ABS - simples de trocar). Dependendo do que for, pode gastar de 900 a 2.000 mil reais para arrumar.
- Ande no carro e verifique se ele está com desempenho satisfatório (precisa comparar com outras discoverys). Se não tiver, pode ser sensor MAF, MAP ou turbina prejudicada.
Para verificar se é o MAF (fluxo de ar - fica próximo ao filtro de ar), basta desconectar ele e rodar sem. Se o desempenho do carro mudar (para bom ou para ruim), é ele que está com problema. Custa uns 350 reais para trocar.
Para verificar se é o MAP (pressão de ar - fica no coletor de entrada de ar), basta desconectar os fios que liga ele e ver se muda o desempenho. Se mudar, é ele. Mas resolver ele pode ser fácil... as vezes ele "carboniza" por conta do sistema EGR e basta retirar ele e limpar com limpa contatos que resolve.
Para verificar se a turbina está começando a falecer, retire a mangueira que sai da boca fria da turbina em direção ao intercooler e veja se tem óleo na mangueira. Se tiver, limpe e rode alguns KM com o carro. Depois pare o carro e verifique se tem óleo ali... se depois da limpeza e teste tiver óleo, ela está "babando óleo" e logo logo precisará ser substituída. PS: não recomendo reparar turbina... uma turbina nova custa 2.200 reais. É a Garret GT20.
Enfim... são só algumas verificações que você mesmo pode fazer.
Ideal é levar alguém que entenda de DISCOVEY 2... explico: não é qualquer mecânico Land Rover que entende de Discovery 2...
Mas observando eesses detalhes, estará comprando um ÓTIMO veículo!
ah! não se engane! veículo "barato" pode sair mais caro do que o "caro"....
Abraços e sorte na busca!