Postado originalmente por
Betocomunic

Olá Pessoal,
Tudo bem?
Retornei para esse Post para pedir uma opinião de vocês, além da opinião do Bello que já tem me ajudado muito nos últimos meses na escolha da minha futura Discovery.
Estou "namorando" uma Discovery 1 1997, 81 mil milhas, há algum tempo. A viatura está encostada há pelo menos 6 meses numa loja porque o dono não precisa dela e deixa "guardada" lá. Fui até lá, e a "música" do motor está bonita, redonda (melhor do que as outras 3 anteriores que andei), mas nessa não pude andar porque o motor começa a ferver após 15 minutos ligado

, a água vaza pelo reservatório (reparei que ele não utilizava fluído de arrefecimento, apenas água). Consegui engatar as marchas do automático, e essa parte está tranquila, o óleo do motor está escuro, mas é porque não houve trocas recentes, e o fluído da transmissão estava normal (cor viva). Na parte de baixo, havia um vazamento de óleo que me pareceu muito mais no bujão do cárter, e percebi que entre o câmbio e o motor o óleo estava digamos "suado", não aparentava haver vazamento numa primeira olhada.
A viatura teve uma leve batida na frente na lateral e como o dono não sabia e não queria procurar por peças novas, pintou as lanternas em formato circular, e não interfere tanto na aparência. O teto está com uma parte da pintura queimada.
De restante a Disco está ótima de estofamento/tapeçaria/rodas e pneus (Pneus pirelli praticamente novos, na medida 235/70/16 + 1 Michelin novo no estepe traseiro).
Mas a parte de lataria tem alguns pontos de ferrugem como vocês podem ver nas fotos, o que me parece ser normal nas Disco's dessa época. Encontrei pontos de ferrugem na parte de cima dos paralamas das rodas dianteiras, e na parte de trás olhando por baixo de onde fica o tapete do porta mala, mas creio que uma boa lixa e pintura resolva o problema.
Parte elétrica, tudo funcionando. O carro tem até manual e é segundo dono.
Minhas dúvidas são as seguintes:
* O problema do vazamento: quanto vocês acham que ficaria para consertar no caso de ser Bomba Dágua e na pior das hipóteses, se tiver empenado o cabeçote? Ou será que pode ser outra coisa ainda?
* O problema com a ferrugem: Não sei como o pessoal costuma resolver isso? É caro? É só pintar? Ou é necessário cortar a parte com ferrugem e adaptar com outro material? Especialmente na caixa acima da roda onde a ferrugem está mais forte?
* Não sei se o Airbag foi aberto ou não: o custo de conserto deve ser caro, né?! Mas acho que não abriu. Só a buzina que foi adaptada num botão no próprio painel.
O dono está pedindo R$19 mil. O que vocês acham?
Obrigado pela atenção e ajuda landeiros.

Abraço!!