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  • #1
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    Tudo a ver e bem fundamentado como sempre Tita!

    não da pra perder suas digressões sobre as Discow heheheh


    olha eu fico no meio termo sobre esse assunto, ...explico, tenho uma Defender 110 que me serve perfeitamente,

    alias maravilhosamente a não ser o uso nas ruas de São paulo hehehe, onde procuro usar bike pra compensar

    as emissões de carbono da véia heheheh e o TR4 esse mais pequenino e´´fácil´´na cidade.



    Quando procurava a 110 CERTA queria um carro com tudo original, principalmente parte elétrica, carajo se é pra

    ter um Land Rover Defender110 ano 2000 com as lanterninhas retangulares ainda, queria bem careta mesmo e...

    branca! ou verde!


    Agora entendo mais essa questão do conforto, mas, mais uma vez acho que o padrão inglês de banco bem firme

    tem me servido muito bem, até porque tive uma experiencia muito boa, [ melhor que a do Tita hehehe ] em relação

    ao´´conforto´´, aquele detalhe muito discutido e que não se resume só em ter monitor multimídia e outras facilidades.



    Naquele dia fizemos, eu e Rosa 860 kilometros desde Diamantina, só abastecendo e trocando os cds , chegamos em SP

    tão bem que saimos pra jantar depois! isso realmente nos deixou surpreso! as vezes a´´fofura´´dos bancos bacanas

    te deixam mais cansado e ferrado no fim da jornada, talves o fato de não ser muito alto tenha contribuido.


    Toda essa ladainha pra dizer que essa 110 que temos aqui em casa é TUDO que espero de um transporte, mas sei

    apreciar toda tecnologia e beleza de uma Disco4-5-6 e todas que as virão e se tivesse grana e espaço...

    acho, que sem muita chance de estar errado, teria uma dessas aqui em casa e... um Porsche 911, uma Masserati e...







    olha só essa RengeR! todas as misturas são boas desde que te atenda bem, mas como sou voluvel e sem
    verguença seria´´bem´´feliz com essa renge rover lá em casa!

    Abs a todos!
    4X4 Brasil

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Meccano Ver Post
    Tudo a ver e bem fundamentado como sempre Tita!

    não da pra perder suas digressões sobre as Discow heheheh


    olha eu fico no meio termo sobre esse assunto, ...explico, tenho uma Defender 110 que me serve perfeitamente,

    alias maravilhosamente a não ser o uso nas ruas de São paulo hehehe, onde procuro usar bike pra compensar

    as emissões de carbono da véia heheheh e o TR4 esse mais pequenino e´´fácil´´na cidade.



    Quando procurava a 110 CERTA queria um carro com tudo original, principalmente parte elétrica, carajo se é pra

    ter um Land Rover Defender110 ano 2000 com as lanterninhas retangulares ainda, queria bem careta mesmo e...

    branca! ou verde!


    Agora entendo mais essa questão do conforto, mas, mais uma vez acho que o padrão inglês de banco bem firme

    tem me servido muito bem, até porque tive uma experiencia muito boa, [ melhor que a do Tita hehehe ] em relação

    ao´´conforto´´, aquele detalhe muito discutido e que não se resume só em ter monitor multimídia e outras facilidades.



    Naquele dia fizemos, eu e Rosa 860 kilometros desde Diamantina, só abastecendo e trocando os cds , chegamos em SP

    tão bem que saimos pra jantar depois! isso realmente nos deixou surpreso! as vezes a´´fofura´´dos bancos bacanas

    te deixam mais cansado e ferrado no fim da jornada, talves o fato de não ser muito alto tenha contribuido.


    Toda essa ladainha pra dizer que essa 110 que temos aqui em casa é TUDO que espero de um transporte, mas sei

    apreciar toda tecnologia e beleza de uma Disco4-5-6 e todas que as virão e se tivesse grana e espaço...

    acho, que sem muita chance de estar errado, teria uma dessas aqui em casa e... um Porsche 911, uma Masserati e...







    olha só essa RengeR! todas as misturas são boas desde que te atenda bem, mas como sou voluvel e sem
    verguença seria´´bem´´feliz com essa renge rover lá em casa!

    Abs a todos!


    BELÍSSIMA Range Rover, Meccano!!

    Meu nobre amigo, expressar pensamentos "complexos" por meio de palavras escritas é mais difícil do que pessoalmente.... mas acho que você entendeu a essência do que eu quis dizer: penso que cada um deve escolher o carro que lhe atenda as necessidades / expectativas / gostos.

    Como exemplificastes: optou por uma Defender ano 2000 ORIGINAL pois já sabia que esse veículo atenderia bem sua necessidade e as expectativas. Ponto.

    Mas quando uma pessoa compra uma Defender (ou uma Bandeirante, ou um CJ, ou uma Rural, ou qualquer coisa "véia") com a intenção de modernizar e transforma-lo num carro mais luxoso, confortável e seguro (e eu mesmo já fiz isso com a ex-Band), penso que ela necessariamente irá esbarrar na eletrônica OU terá que abrir mão das funcionalidades que a eletrônica viabiliza (que já exemplifiquei na msg. anterior)...

    Em resumo, acho delicado afirmações como: "Veículo XYZ é o melhor carro/jipe/utilitário para qualquer necessidade".
    Dentro do possível, procuro ponderar sobre o assunto com os colegas a fim de evitar a criação de "falsas verdades".

    Por fim, e para não fugir do tópico, penso que os problemas da Discovery II estão, em sua maioria, relatados aqui no tópico.
    Alguns tiveram sua solução bem descrita aqui. Outros problemas, no entanto, foram discutidos em outros espaços e não foram registrados aqui no fórum.
    De toda forma são problemas viáveis de se resolver.

    A observação que faço questão de registrar é: quem quiser uma D2, procure a mais bem mantida possível.





    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
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    Bom, o que dizer de tudo isso...
    eletrônica entende-se por tecnologia, automação, melhorias, conforto...

    Cai de paraquedas e de Disco2 no mundo Land Rover...
    é meu primeiro 4x4 e meu primeiro veiculo turbo diesel... não tenho experiências passadas...
    mas tive uma ótima experiência relacionada a conforto que me deixou mal acostumado pois tive um Diplomata 92 com interior em couro e a mesma caixa ZF que equipa a Disco2, e isso me fez um mal danado... a cereja do bolo seria o piloto automático...

    bom, trabalho com tecnologia, o que seria de mim se não concordasse com os avanços tecnológicos em qualquer tipo de dispositivo...
    ainda estaria usando uma máquina de escrever...

    em resumo a "eletrônica" da disco, mesmo sendo ainda um pouco "analógica" não é algo complicado de se manter e de "desvendar" seus problemas, podemos resumir em sensores de fluxo de ar, conectores, chicotes e os sensores do tipo "resistência" não sei como chamar exatamente... mas são do tipo o sensor do acelerador e sensor de nível da suspensão.
    Até hoje não registramos aqui no Brasil nenhum caso de queima de nenhuma ECU, das várias que a Disco2 possui...

    é um carro completo e com o melhor custo x beneficio da categoria...
    confortável e com ótima posição de pilotagem...
    também confortável para quem vai na segunda e terceira fileira de bancos...

    se possível é importante conhecer o carro, ou conhecer quem conheça...
    mecânicos vão sempre torcer o nariz para Land Rover...
    até mesmo para o 300Tdi, mal sabem eles que é motor de F-1000


    José, encare a disco... sem medo pois vale a pena...
    Temos um grupo com cerca de 200 Discoverys entre a 1 e 2.. e queremos você como parte dele...


    ;o)

    que tal essa??

    http://www.webmotors.com.br/comprar/.../2004/15464858

    do Alessandro, do grupo Land Rover de SP...
    Discovery 2 - Td5 - 2002

  • #4
    Citação Postado originalmente por evandro_fm Ver Post
    Bom, o que dizer de tudo isso...
    eletrônica entende-se por tecnologia, automação, melhorias, conforto...

    Cai de paraquedas e de Disco2 no mundo Land Rover...
    é meu primeiro 4x4 e meu primeiro veiculo turbo diesel... não tenho experiências passadas...
    mas tive uma ótima experiência relacionada a conforto que me deixou mal acostumado pois tive um Diplomata 92 com interior em couro e a mesma caixa ZF que equipa a Disco2, e isso me fez um mal danado... a cereja do bolo seria o piloto automático...

    bom, trabalho com tecnologia, o que seria de mim se não concordasse com os avanços tecnológicos em qualquer tipo de dispositivo...
    ainda estaria usando uma máquina de escrever...

    em resumo a "eletrônica" da disco, mesmo sendo ainda um pouco "analógica" não é algo complicado de se manter e de "desvendar" seus problemas, podemos resumir em sensores de fluxo de ar, conectores, chicotes e os sensores do tipo "resistência" não sei como chamar exatamente... mas são do tipo o sensor do acelerador e sensor de nível da suspensão.
    Até hoje não registramos aqui no Brasil nenhum caso de queima de nenhuma ECU, das várias que a Disco2 possui...

    é um carro completo e com o melhor custo x beneficio da categoria...
    confortável e com ótima posição de pilotagem...
    também confortável para quem vai na segunda e terceira fileira de bancos...

    se possível é importante conhecer o carro, ou conhecer quem conheça...
    mecânicos vão sempre torcer o nariz para Land Rover...
    até mesmo para o 300Tdi, mal sabem eles que é motor de F-1000


    José, encare a disco... sem medo pois vale a pena...
    Temos um grupo com cerca de 200 Discoverys entre a 1 e 2.. e queremos você como parte dele...


    ;o)

    que tal essa??

    http://www.webmotors.com.br/comprar/.../2004/15464858

    do Alessandro, do grupo Land Rover de SP...
    Evandro, gostei bastante das suas explicações e dos demais colegas, já tinha visto essa Land na webmotors, ainda estou estudando esse carro, fiquei 4 anos procurando a primeira hilux, rsrs... realmente precisava dirigir alguma disco, sentir o carro, e outro detalhe, ou tenho que vender a sw4 ou ela entrar na troca, seria o carro de uso familiar...

  • #5
    Usuário Avatar de evandro_fm
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    Jose, em que cidade você esta?? vamos achar uma próxima para você conhecer...
    dia 6 o pessoal esta organizando um passeio na pedra grande em atibaia... se estiver em sp me passe seu contato que te coloco em contato com os organizadores...


    Citação Postado originalmente por josesiri Ver Post
    Evandro, gostei bastante das suas explicações e dos demais colegas, já tinha visto essa Land na webmotors, ainda estou estudando esse carro, fiquei 4 anos procurando a primeira hilux, rsrs... realmente precisava dirigir alguma disco, sentir o carro, e outro detalhe, ou tenho que vender a sw4 ou ela entrar na troca, seria o carro de uso familiar...
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  • #6
    Citação Postado originalmente por evandro_fm Ver Post
    Jose, em que cidade você esta?? vamos achar uma próxima para você conhecer...
    dia 6 o pessoal esta organizando um passeio na pedra grande em atibaia... se estiver em sp me passe seu contato que te coloco em contato com os organizadores...
    Olá, sou de SP, Capital, dia 06 acho que não estarei aqui, mas dependendo do passeio, posso convencer a familia...meu e-mail é siri_cia@yahoo.com.br
    agradeço sua atenção e ajuda!!

  • #7
    Usuário Avatar de paje_tapuya
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    Legal Titanium, porém o tal do whatch dog não deixa o carro sem funcionar caso ocorra um problema e nem te deixa na mão se precisar desligar simplesmente o cabo da bateria. Ele não injeta combustível, nem trabalha na parte elétrica da viatura. Tenho defender a 15 anos, Hoje possuo uma defender 130 ano 97 300TDI toda original e tenho tb uma discovery 1 do mesmo ano com um 300TDI. Motor a díesel a moda antiga, vc cuidando bem ele nunca te deixa na mão. Troque óleo filtros e correia dentada antes do tempo certo e NUNCA vai te deixar na mão. Já um eletrônico, basta vc tirar o cabo da bateria que se não tiver um laptop com o programa certo que vc nem liga. Isso sem falar na hidrofobia que esses motores tem.
    O Corpo de Fuzileiros Navai comprou alguns defenders puma, com injeção eletrônica. e o que eu ouvi de um amigo que trabalha na manutenção deles é que é um carro que não serve para ser carro militar. Basta arriar o parabrisa para entras água por cima e lascar tudo.
    Tenho minhas viaturas pq além de curtir off road e gostar de ir a lugares especiais que um gol não me levaria, também os utilizo em meu trabalho como biólogo. Não sou urbanoide e não vivo na cidade em pelo menos 50% do meu tempo, eu preciso realmente de um carro rústico e gosto disso.
    Ah! Antes que eu me esqueça, o câmbio ZF da dicovery 2 não é o mesmo do opala, e sim o da discovery 1, que não tem nada eletrônico nele, ao contrário do da irmã mais nova. É um excelente câmbio, inclusive era o que tinha na minha discovery 1, rendeu bem para mim na hora que eu troquei o beberrão V8 pelo 300TDI.
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
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    Olá Paje tapuya!

    Boas suas colocações.
    ... vamos aos comentários:

    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Legal Titanium, porém o tal do whatch dog não deixa o carro sem funcionar caso ocorra um problema e nem te deixa na mão se precisar desligar simplesmente o cabo da bateria.
    Como falei, eu já tive Toyota Bandeirante e é um carro que me Fascina MUITO por toda sua simplicidade e robustez.
    Já tive e AINDA TEREI OUTRA!!! (um dia!..) .... ou quem sabe uma Defender...

    Mas a questão é que durante todo esse tempo que temos veículos 4x4 não me recordo de ter vivenciado um momento onde precisei rodar com veículo sem bateria ou alternador.

    Com a Discovery II, penso que se uma bateria ou se um alternador "for para o saco" no meio de uma viagem, troco ou reviso eles em qualquer praticamente qualquer cidade que tenha um eletricista.
    O carro pode até ficar "no meio da estrada".
    Mas não chega a comprometer toda a viagem.
    É um risco que existe, mas considero tolerável.


    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Ele não injeta combustível, nem trabalha na parte elétrica da viatura.
    É verdade.
    A Discovery 2, como se sabe, utiliza uma Unidade Central de Eletrônica para gerenciar o funcionamento do veículo.
    E como já falei, isso é necessário para
    1 - aderência a especificação Euro 2 e Euro 3.
    2 - otimização da performance do motor.
    3 - proteger o motor em caso de mal funcionamento (sobreaquecimento, por exemplo).

    Para essa "amarração" do funcionamento do carro à energia elétrica, nos resta:
    0 - ter um carro extremamente revisado, testado e confiável antes de fazer qualquer viagem; e
    1 - preferencialmente viajar em comboio;
    2 - ter um seguro com guincho/plataforma/reboque que te leve longas distâncias; e
    3 - ter dinheiro reserva para qualquer emergência.

    é o tipo de situação que te deixa no meio da estrada....
    Não existe "almoço grátis".
    É o preço de se ter um carro com ECU.
    Mas como o Evandro colocou, não temos relatos de nenhuma D2 com ECU queimada... então isso me dá alguma tranquilidade para acreditar que "comigo não vai acontecer tão cedo".


    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Motor a díesel a moda antiga, vc cuidando bem ele nunca te deixa na mão. Troque óleo filtros e correia dentada antes do tempo certo e NUNCA vai te deixar na mão. Já um eletrônico, basta vc tirar o cabo da bateria que se não tiver um laptop com o programa certo que vc nem liga.
    Com um Discovery II é exatamente desse mesmo jeito: cuide bem e use por mais de 600 mil KM.

    Mas aí mora o problema: nem todo mundo sabe cuidar bem de um carro com mecânica mais moderna.
    Ele (o td5) até roda com "qualquer" óleo lubrificante... mas é mais sensível a usar óleo não recomendado e a não trocar o filtro.
    Se não cuidar direito "Só" vai durar 200 mil km.....
    (caso do meu td5... há informação de que a antiga dona nunca trocou o filtro rotativo de óleo da d2. resultado: camisas comidas aos 185 mil km)

    O TD5, por exemplo, tem uma curiosidade interessante: você pode trocar óleo do motor de 20 em 20 mil km.
    MAS para isso você precisa utilizar o carro num regime de uso mais leve (mais estradeiro ou sem engarrafamento diário) E Abastecer com Diesel S-10.
    Seguindo essa receita E trocando os filtros, vai longe!
    Exatamente igual a um 300tdi, OM-314, S4T, Perkins Q20B.........
    E ao invés de trocar correia dentada e tensionador a cada 100 mil km, no TD5 troca-se os 4 ou 5 sensores que estão diretamente ligados ao motor.

    Pronto. Não tem mistério.


    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Isso sem falar na hidrofobia que esses motores tem. O Corpo de Fuzileiros Navai comprou alguns defenders puma, com injeção eletrônica. e o que eu ouvi de um amigo que trabalha na manutenção deles é que é um carro que não serve para ser carro militar. Basta arriar o parabrisa para entras água por cima e lascar tudo.
    Não conheço os motores Puma.
    Salvo engano, é um projeto da Ford utilizado nas Defenders.
    O motor da D2 é projeto genuinamente Land Rover.

    Mas falando em água:




    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Tenho minhas viaturas pq além de curtir off road e gostar de ir a lugares especiais que um gol não me levaria, também os utilizo em meu trabalho como biólogo. Não sou urbanoide e não vivo na cidade em pelo menos 50% do meu tempo, eu preciso realmente de um carro rústico e gosto disso.
    Também gosto de ir a lugares que meu antigo Golzinho Copa, apesar de muito valente, não me levava...

    E no caso da Discovery II, não é por conta de ter eletrônica que tem sua capacidade offroad comprometida....
    Ela, do jeito que sai de fábrica, consegue superar muitos obstáculos que nem mesmo um Golzinho valente E uma defender original conseguem!! rsrsrs
    Veja:




    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Ah! Antes que eu me esqueça, o câmbio ZF da dicovery 2 não é o mesmo do opala, e sim o da discovery 1, que não tem nada eletrônico nele, ao contrário do da irmã mais nova. É um excelente câmbio, inclusive era o que tinha na minha discovery 1, rendeu bem para mim na hora que eu troquei o beberrão V8 pelo 300TDI.
    O câmbio ZF4HP22 foi utilizado no Opala, na Discovey 2 e em diversos outros veículos.
    Veja: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission


    .....


    Volto a dizer: a escolha do carro "Certo" vai das necessidades e GOSTOS de cada um.

    E Quem prefere ter um veículo offroad com itens de segurança e funcionalidades que os antigos não oferecem, precisa entrar no nicho de veículos que têm tecnologia embarcada.
    Não tem outro jeito!

    E carro com tecnologia / eletrônica não é bicho de 7 cabeças e nem é o fim do mundo.
    4X4 Brasil
    --
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  • #9
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    Pajé, aqui em curitiba temos o caso do amigo Pedro Hauck, trocou seu suzuki jimny por uma disco 2 Td5 fez uma revisão básica e partiu em viajem... e ai esta o resultado... http://www.pedrohauck.net

    Discovery 1, discovery 2?????-1s9a0740.jpg

    sobre a caixa... dá uma olhada ai nesse anuncio...
    http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-reg...xtnp=1&xtcr=11

    agua...



    vamos falar então de defender eletrônica... Td5 -



    na disco o maior problema não é a eletrônica...
    o problema é limpar a sujeira toda depois de sair da agua...
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  • #10
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    Segue uma foto da bagunça...
    Discovery 1, discovery 2?????-img_20151025_151027.jpg
    Discovery 1, discovery 2?????-img_20151025_150829.jpg
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  • #11
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    Titanium beleza. Continuo com ojeriza de motor eletrônico e tudo mais que vier de eletrônica embarcada numa viatura off road. Vc tem suas convicções e eu as minhas. Não vou mudar isso por seus argumentos. As minhas são baseadas no que eu vi e aprendi com minhas viagens por aí e mais de 20 anos de bandeirante e defender por aí, tanto para trabalho como por laser. Sugiro que vc se informe quanto ao câmbio. Pois mesmo sendo o tal ZF4hp22 comum nas discos 1 e 2 e opala, eles não são 100% os mesmos. existem diferenças sutis entre um e outro. Tanto que os da disco 1 não pode ser adaptados nas disco 2 e vice versa, assim como os do opala não podem ser usados nas disco 2 e sim nas disco 1. E não li isso na wikipedia, que, na minha opinião, não tem confiabilidade no conteúdo. Sem mais...
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Titanium beleza. Continuo com ojeriza de motor eletrônico e tudo mais que vier de eletrônica embarcada numa viatura off road. Vc tem suas convicções e eu as minhas. Não vou mudar isso por seus argumentos. As minhas são baseadas no que eu vi e aprendi com minhas viagens por aí e mais de 20 anos de bandeirante e defender por aí, tanto para trabalho como por laser. Sugiro que vc se informe quanto ao câmbio. Pois mesmo sendo o tal ZF4hp22 comum nas discos 1 e 2 e opala, eles não são 100% os mesmos. existem diferenças sutis entre um e outro. Tanto que os da disco 1 não pode ser adaptados nas disco 2 e vice versa, assim como os do opala não podem ser usados nas disco 2 e sim nas disco 1. E não li isso na wikipedia, que, na minha opinião, não tem confiabilidade no conteúdo. Sem mais...
    Paje,


    Você mostrou as vantagens de um carro rústico e eu mostrei as vantagens da Disco II diesel com motor TD5.
    Fique tranquilo, nada do que falei foi na intenção de mudar sua opinião.

    Já deixei claro meu objetivo: ponderar sobre suas colocações para evitar a formação de "falsas verdades".

    Aqui não se quis debater sobre Defender vs Discovery II, pois são carros completamente distintos.
    Apenas ESCLARECER os futuros leitores desse tópico sobre os pontos fortes e fracos da Discovery II E EVITAR a formação de opinião deturpada.

    --
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