x
Convex Datacenter

Tópico: Kia sportage

Usuário Avatar de edmolim
    Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    edmolin, vc viu que postei a sequencia e o torque de aperto do motor diesel?
    Se ainda não fechou seu motor, ta umas duas paginas pra tras.

[]s
    (DU)
    Olá Eduarte, ví sim, desculpe nem comentei rsrs. Já imprimí e levei lá hj cedo na oficina. Eles estão fechando o motor agora a tarde pra colocar no lugar amanhã (se Deus quiser!!!!!!! não aguento mais esperar!!). Valeu a força.

Aproveitando, tive que trocar uma coifa rasgada, apareceu mais uma na hora de desmontar, e detectaram que as minhas molas estavam cansadas, ocasionando em "cepar" o amortecedor. Dei uma pesquisada aqui mesmo no fórum, e coloquei as molas dianteiras da Besta GS 3.0, e só de colocar no chão deu pra ver que ficou bem mais alto!! Não precisa nem colocar calços. A Criptonita tava meio baixa na frente.
    Mandei soldar arruelas cônicas nos batentes do amortecedor, assim assentou melhor as borrachas, ficou muito bom, Depois de colocar o motor no lugar posto fotos do "Antes e do Depois".

Valeu pessoal!
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por cegandrade Ver Post
    Obrigado a todos pelas informações dos rolamentos.
    Vou pesquisar os preços e fechar a compra, pois ta complicado, quando ando na pista parece que o carro esta com a roda direto no asfalto de tanto barulho que ta fazendo.
    Acho que so nao ficou pior, por que eu tinha enxido as rodas livres de graxa, e como elas nao estao funcionando funcionaram como reservatorio, rsrsrsrsrs.
    Fica "esperto" aí cegandrade, rolamento é peça vital meesmo! Conheço gente que nem dá bola, mas o carro de minha esposa é uma ecosport, e travou um rolamento dianteiro na minha mão, tava a uns 40 km por hora em uma avenida em pleno dia, quase, mas quase mesmo, bati o carro em uma fila estacionada no meio fio! Penso que num vale a pena arriscar.
    Se ela estivesse dirigindo eu estaria até agora pagando os carros dos outros, e o dela guardado na garagem!!! O coice foi muito forte puxando o volante para a direita. Nem quero pensar se fosse na estrada ou mesmo na cidade com velocidade maior.

Valeu irmão.
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Hoberdan Ver Post
    Hummm, da uma olhada no que achei
    Anexo 299405
    Acho q errei feio, tava embaixo do suporte direito do intercooler. Vou desmontar tudo amanhã e olhar melhor.

Obrigado pela ajuda todos, amanhã eu encerro minha novela
    Né isso aí não...é chulé mas nem tanto...é baixo relevo!
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

Gueixa - XTerra 05 - Preta

Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Citação Postado originalmente por rosalvonet Ver Post
    Fala Hoberdan, tudo blz?

Cara, sofri pra caramba com o número do motor, e postei aqui mesmo no fórum o local onde encontrei (eu não, uma empresa especializada...)
    Acho q a sua é igual à minha né? TDI 2001

Então, dá uma olhada aqui ó: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ki...ml#post1042117

Abraço e boa sorte.

Rosalvo Neto.
    Olá Osvaldo a minha é 2000/2001 TDI só pra confirmar o número fica embaixo do intercooler? Nas suas fotos parece você levantou ele, mas o número ficaria então no cabeçote e não no bloco?
    Eu retirei apenas o suporte direito do intercooler e não achei nada, fui na KIA hoje e me disseram que fica embaixo do suporte do compressor do ar condicionado, mas pelo li no forum essa posição é para as gasolina... e pra desmontar vai uma canseira...

Obrigado pelo apoio.

Usuário
    Entrada
    14/11/2009
    Local
    São Caetano do Sul/SP
    Citação Postado originalmente por Hoberdan Ver Post
    Olá Osvaldo a minha é 2000/2001 TDI só pra confirmar o número fica embaixo do intercooler? Nas suas fotos parece você levantou ele, mas o número ficaria então no cabeçote e não no bloco?
    Eu retirei apenas o suporte direito do intercooler e não achei nada, fui na KIA hoje e me disseram que fica embaixo do suporte do compressor do ar condicionado, mas pelo li no forum essa posição é para as gasolina... e pra desmontar vai uma canseira...

Obrigado pelo apoio.
    Oi Hoberdan,

Então, não é no cabeçote não, é no bloco mesmo, mas é lá embaixo...
    Por isso q eu até coloquei no meu post que eu não consegui tirar o decalque, tive que levar em uma empresa especializada em vistorias e laudos. Eles fizeram um laudo fotográfico, que serviu no Ciretran, substituindo o decalque.
    Eu fui em uma empresa chamada Supervisão (Super Visão), mas acho q a Dekra também faz, e tem Dekra em Uberlândia (www.dekra.com.br).

Tive que pagar, se não me engano R$ 70,00, mas fazer o q né... Pelo q tinha visto, eu não conseguiria mesmo tirar o decalque.

Abraço, e espero ter ajudado.

Rosalvo Neto.

Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Citação Postado originalmente por rosalvonet Ver Post
    Oi Hoberdan,

Então, não é no cabeçote não, é no bloco mesmo, mas é lá embaixo...
    Por isso q eu até coloquei no meu post que eu não consegui tirar o decalque, tive que levar em uma empresa especializada em vistorias e laudos. Eles fizeram um laudo fotográfico, que serviu no Ciretran, substituindo o decalque.
    Eu fui em uma empresa chamada Supervisão (Super Visão), mas acho q a Dekra também faz, e tem Dekra em Uberlândia (www.dekra.com.br).

Tive que pagar, se não me engano R$ 70,00, mas fazer o q né... Pelo q tinha visto, eu não conseguiria mesmo tirar o decalque.

Abraço, e espero ter ajudado.

Rosalvo Neto.
    Obrigado Rosalvo, deu tudo certo hoje o número tava tampado por uma pequena camada de ferrugem rsss.
    Fui numa empresa aqui eles limparam e tiraram a foto.
    Tava atrás do suporte do intercooler mesmo em um resalto no bloco onde ta a flange do cabeçote.
    Bom mesmo foi o pessoal da autorizada querer desmontar o motor pra procurar o número... quando fui fazer a revisão já tinha percebido que não era lá essas coisas mas agora tenho mas certeza. Autorizada só se for em outra cidade pq aqui a coisa ta feia

Obrigado a todos.

Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE

Como saber.....

Olá pessoal, vou fazer a pergunta mais besta da face da terra... Como saber se minhas rodas livres são automáticas mecânicas ou a vácuo? Deixa eu explicar... é que tem outros tópicos aqui no forum, que andei lendo, e lá diz: Até 1998 são mecânicas, mas também diz que, aquele tambor de vácuo, preto, que fica perto da Bateria, é do vácuo das que possuem roda livre a vácuo...

A minha tem o tal cilindro preto, achei que era a vácuo mas pelo ano, 1997, seria mecânica... como saber? Na verdade estavam trocando as coifas da criptonita, e pedí para testarem as RL, e só acopla de um lado. O cara abriu e olhou, e disse que estava tudo aparentemente ok, mas não acopla!

Outra coisa, alguém pode postar a foto do tal solenoide das RL a vácuo? Para pelo menos eu ver se tem algo parecido por aqui. O grande problema é que, comprei a viatura de uma cara que não cuidava muito, e tinha um monte de coisas desligadas, e só testei as RL andando, baseado no que lí aqui no forum, me pareceu que estava tudo bem, rsrs.

Ah, EDUARTE, ou alguém, não tenho manual, poderia postar a página (s) sobre como utilizar a tração / RL? É que sou novato no 4x4, quero saber como usar da maneira mais correta.

Quem souber, me ajude!!

Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Ed, salvo melhor entendimento, na minha viatura (2.2-1995) a roda livre éra mecânica, com acionamento interno. O acionamento é feito na alavanca menor. Se você movimentá-la na direção da traseira da viatura, estrá acionando a tração 4x4. Movimentando-a para diterira e em seguida para direção da frente da viatura estará acionando, também, a reduzida, ou seja, você tem duas opções: ou aciona somente o 4x4 ou aciona o 4x4 mais reduzida.
    Eu disse "era" porque substitui por uma de acionamento mecânico feito direto na roda. É muito mais confiável de durável. A minha original não aguentou o tranco, tive de trocar duas vezes os reparos.
    A roda livre que coloquei á da AVM, não tem de fazer nenhum tipo de adaptação para instalar, nao precisa nem tirara a roda, é muito simples e vale a pena. Ela é específica para Sportage. Tem o modelo certo.
    Quanto ao acoplamento de um lado só, é assim mesmo. O sistema de tração da Sportage trabla e, "X". Se uma roda trava com a tração a outra fica inerte, por isso que tem pessoas q

Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    "Hi", foi mal, antes de terminar de digitar apertei a tecla errada.
    Mas continuando, tem pessoas que fazem adaptação de bloqueio do diferencial e que tem várias opções de bloqueio (dianteiro, trazeiro, 75%, 85%, 100%)ai vai da necessidade de cada caso.

Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Luiz Roberto Coura Paiva Ver Post
    "Hi", foi mal, antes de terminar de digitar apertei a tecla errada.
    Mas continuando, tem pessoas que fazem adaptação de bloqueio do diferencial e que tem várias opções de bloqueio (dianteiro, trazeiro, 75%, 85%, 100%)ai vai da necessidade de cada caso.
    Bom Luiz Roberto, deixa eu ver se entendí... Quer dizer que, provavelmente as minhas sejam então automáticas mecânicas, e o acoplamento de um lado só seria normal? Bom, neste caso, como testar para ver se está acoplando do outro lado? Depende da posição da viatura? Tem como eu fazer o teste primeiro de um lado, e depois do outro?

Quanto ao uso da alavanca, na opção "4X4" ou 4X4 + Reduzida" muito obrigado pela dica, até que enfim alguém me explicou isso mais claramente, hehe.

Bom gostaria de testar, pra ver se a viatura tá ok, antes de colocar no barro.
    Meu motor está quase pronto, deu uns probleminhas e precisei correr atrás de um retentor, parafusos, reparo de um motor de arranque, eletricista, etc... Mas acredito que, no máximo segunda feira pego a viatura na oficina.

Se puder me passe as orientações, ou alguém mais do fórum!!

Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14
    Ed,
    Pra testar as RLs automaticas mecanicas basta vc girar o eixo dianteiro com a mão, se travar é sinal que esta funcionando, se girar livre esta bichado, faça isso em cada lado, não precisa estar com o motor ligado nem com a tração engatada.
    A alavanca de tração tem 4 posições, 4x2, 4x4, N (neutro) e 4x4 reduzida, fiz um desenhinho meia boca pra vc entender melhor.

ATENÇÂO.
    Não ande com a tração engatada em terrenos com muita aderencia como asfalto, cimento etc, mesmo que molhados pois a sportage não possui diferencial central.
    Vc pode engatar de 4x2 para 4x4 em uma velocidade de no maximo 80Km/h (recomendado 60Km/h) depois de engatado não tem limite de velocidade, de 4x4 para reduzida a viatura tem que estar completamente parada, pra desengatar tbm, a velocidade maxima em reduzida é 40 Km/h.
    Qdo desengatar a tração, de uma rezinha de uns 20cm para desacoplar tanto as RLs qto a T-Case.

Se esqueci de algo ou falei alguma besteira por favor me corrijam.

[]s
    (DU)
    Kia sportage Imagens Anexas
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Agradecimentos: 8
    E aí Ed, blz? Tua idéa do adesivo ta de pé. Tentei fazer uma adaptação mas não consegui, poderia fazer escrito somente "SPORTAGE"?
    A minha é verdona, e esta é a caca que eu fiz!kkkkkkkk com a ajuda do meu filho é claro!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Grand Sportage ou Sportage, o tamanho atrapalha muito o desempenho?
      Por alvaroarchanjo no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/01/2016, 15:42
    2. Kia Sportage, V/M
      Por Pingo Sul no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/05/2012, 21:41
    3. 4x4 do sportage
      Por gukampos no fórum Kia Sportage
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/09/2011, 15:46
    4. sportage 96-97 R$ 17.000,00