x
Convex Datacenter

Tópico: Kia sportage

  • #2545
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14



    Verifique se a folga é na cx ou no sistema (pivos, buxas etc), se for na cx existe um parafuso para regulagem encima da cx.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2546
    Usuário Avatar de edmolim
    Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Folga na direção

    Citação Postado originalmente por cegandrade Ver Post
    Pessoal, to com uma folga na direção da viatura. Na pista o carro fica indo de um lado para o outro e tenho que ficar corrigindo a direção.
    O carro nao esta com nenhum vazamento na direção.
    Vi lendo alguns topicos falando que o braço auxiliar de direção quando com a bucha ruim provoca alteração na direção e preciso começar a analise pelas partes mais simples.
    Alguem ja teve problema parecido com esse?????
    Olá Carlos, como vai...
    Na minha,fiz alinhamento e pedí pro cara ajustar o parafuso, em cima da caixa de direção, você mesmo aperta fácil, tem que afrouxar a porca, uma volta, ou uma volta e meia, depois com uma chave de fenda grande, aperta o parafuso, a mesma quantidade de voltas, depois reaperta a porca, até ajustar completamente, daí testa, caso fique ainda com muita folga na direção repete a operação. Só que segundo ele me explicou tem limite, se fizer o procedimento uma ou duas vezes e nãi tirar a folga, isso demonstra desgaste no sistema.

    Por aqui, o kit com as buchas mais mãos de obra fica em R$ 180,00, to tentando adiar este gasto. A grana que tinha pra viatura já acabou, e estou com uns extras por aqui, de vazamentos e outros... coisas da vida!

    E as Roldas Livres? Conseguiu comprar?

    Abraço.
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

  • #2547
    Usuário Avatar de edmolim
    Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Pô Ed, desanima não...reforma no grau que voce tá fazendo é isso mesmo. Agora, o meca e voce vascilaram em não ir trocando as mangueiras. Cuidado com as de água.
    Boa sorte aí!!
    E aí Douglas, pois é... mas a vacilada foi dele. Ficou de comprar as mangueiras que faltavam e colocar o que precisasse novo. Montou e disse que só trocou as que estavam muito ruins, daí essa caca. O pior é os retentores, que comprei tudo e agora vou comprar denovo.

    Passei lá agora no fim da tarde, o carro vai entrar na oficina amanhã bem cedinho, ele disse que coloca tudo isso em ordem.

    O pior é que estou percebendo a água baixar, e o único vazamento visível foi tirado ontem. Bom, ainda é meio cedo pra dizer, o negócio é deixar ele mexer, ver o que mais encontra, e depois de tudo feito fazer os testes.

    Mas não vou desanimar não, já to até com "outros projetos" rsrsrs. Ontem desenhei uma carretinha seguindo um dos modelos que ví em algum lugar aqui mesmo no forum... quem sabe quando tiver grana!!

    Abraço.
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

  • #2548
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Idade
    44
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, acabei de comprar um Sportage 2000/2001 e já li várias dicas importantes aqui no forum.
    Mas o meu caso é um pouco incomum, vocês podem não acreditar mas o carrinho ainda não completou 2500km.
    Ficava só guardado e o dono (mecânico colecionador de carros) só dava umas voltas pra não travar o motor, conheço o carro desde que foi comprado e sei que é verdade
    A dúvida é, qual seria uma manutenção preventiva legal neste caso?
    O óleo do motor foi trocado a cada 6 meses então ta ok, vou trocar as correias do motor por segurança mas do que isso não sei o que fazer...
    Pra ter noção os bancos de trás estão com os plásticos originais...
    Qualquer ajuda é muito bem vinda

  • #2549
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Idade
    44
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Opa esqueci de mencionar o motor é o 2.0 tdi

  • #2550
    Usuário Avatar de edmolim
    Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Olá Hoberdan... Caramba!!! Que achado!!! Mas cuidado, pra fazer tudo certo amigo!!
    Troca de óleo você disse que não precisa, então vê os filtros de ar e de combustível, revisão e se necessário trocas de mangueiras, pois borracha resseca mesmo. Troca é claro as correias, faz revisão de suspensão para ver se tem muita coisa ressecada e se necessário engraxar e lubrificar o que for preciso.
    Veja freios, veja sistema de arrefecimento, mande trocar a água e coloque aditivo no radiador, veja os pneus, pois tem vida útil, a data de validade está inscrita na carcaça pelo lado de fora, veja amortecedores e veja se o tanque de combustível não é necessário dar uma limpada geral, pois diesel parado as vezes pode ser melhor por precaução esgotar o tanque e mandar dar uma limpada, afinal, são 10/11 anos parado!! Veja também o turbo, se ele dava só essa "voltinha" vez em quando, é bom dar uma boa revisada no turbo. Fica de olho na hélice ou ventuinha, pois é importante ver se está funcionando o sistema de Gel, corretamente. Melhor seria fazer as revisões em concessionária.
    Depois de tudo, não esquece das dicas do forum, sobre aquecimento etc. O carrinho é maravilha.
    Por enquanto acho que é isso, no mais... ajoelha e agradece!!!

    Boa sorte na Sport ZERO!!!
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

  • #2551
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    #qpariu!!! Brincadeira, isso num é um achado, é um fóssil novinho.
    Ed, o turbo sofre nada parado.
    O mais importante voce já disse, mas ligar ar condiconado, ar quente e acionar o 4X4, de resto muita atenção nos próximos KMs.
    Hoberdan, se quiser evitar dor de kbeça, te compro a viatura e pronto...resolvido!!! hehehehehehe.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #2552
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por edmolim Ver Post
    ..... em cima da caixa de direção, você mesmo aperta fácil, tem que afrouxar a porca, uma volta, ou uma volta e meia, depois com uma chave de fenda grande, aperta o parafuso, a mesma quantidade de voltas, depois reaperta a porca, até ajustar completamente, daí testa, caso fique ainda com muita folga na direção repete a operação. Só que segundo ele me explicou tem limite, se fizer o procedimento uma ou duas vezes e nãi tirar a folga, isso demonstra desgaste no sistema...
    Só pra complementar, ao reapertar a porca é necessário segurar o parafuso de fenda pra não virar junto, mas se a folga continuar não significa necessariamente folga no sistema, pode ser folga nas esferas dentro da cx, a minha esta com todo o sistema de direção novo, sem folga nenhuma, mas esta com folga nas esferas, na regulagem consegui tirar bastante a folga ficando "quase" imperceptível.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2553
    Usuário
    Entrada
    16/06/2011
    Idade
    44
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas!!!
    Ed vou seguir sua idéia e orçar uma revisão completa na concessionária da KIA acho que compensa, depois disso eu vou ter mais controle do estado do carro.

    Vou postar umas fotos depois do estado do danado!

  • #2554
    Usuário Avatar de cegandrade
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Idade
    43
    Posts
    479
    Agradecimento: 1
    Vou dar uma conferida na regulagem da caixa.
    As rodas livres terão que esperar, pois tenho que troca 2 pneus para a vistoria anual.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

  • #2555
    Usuário Avatar de edmolim
    Entrada
    20/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Motor... denovo!!

    Tive um tempo antes do trabalho, pela manhã, e havia marcado com um outro mecânico para ver meu carro. Estava preocupado com os vazamentos, agua e óleo baixando, e hoje pela manhã, fiz o teste de tirar a vareta do óleo com o motor ligado, e... tomei um banho!!! Compressão fortíssima no motor... fiquei muito preocupado com isso.
    Infelizmente meu motor parecia ter ficado jóia, tava com o barulho redondinho, lenta sem qualquer oscilação, com bastante força, apenas apresentava os vazamentos. Fui atrás do diagnóstico desse cara porque, segundo o que todo mundo diz é o meca mais forte daqui em Sportages (importados em geral e especializado em camionetes), hoje percebí que não ficou nada bom o meu serviço. E o pior, o meca que fez embora dê a garantia, não parece ter competência para deixar como eu quero!!!
    E agora, o que fazer?? Brigar para o mecânico que fez meu motor colocar a mão e fazer mais caca?

    Solução: Depois de algumas horas de conversa, cotação de peças, orçamentos, questionamentos e outros "bla-bla-blas", acertamos que, ele vai repassar o valor da mão de obra para a outra oficina, que ficou em R$ 1.000,00, pagando do bolso dele, e eu vou marchar com as peças, Jogo de Pistãos, Anéis, Brozinas, Juntas, Retentores, óleo e cola.

    Meus custos ficaram em R$ 900,00, mas acho que vai ser a melhor saída.
    Infelizmente, o cara que me vendeu o carro é que pagou a Retífica, e eu autorizei os serviços, porque ví os outros carros que o mecânico tinha feito... mas um dia a casa cai... caiu bem em cima de mim!!!

    Na verdade eu havia gastado apenas Jogo de Juntas de motor e a Junta de cabeçote com retentores + Bomba de óleo nova, filtros de ar, óleo e combustível e o óleo do motor. Daí ficaram pra reaproveitar a Bomba e os filtros. Então o prejuízo mesmo não foi tão grande.
    Além do mais, o antigo dono assumiu os custos de qualquer nova retífica que precisar ser feita (já foi feita a do virabrequim e das camisas, mas vai saber).
    Fica a dica: NUNCA economizem na hora de fazer um motor, melhor gastar um pouco mais e fazer com quem entende e faz bem feito.

    Segunda Feira deixo na oficina às 7:00 da manhã, pra tirar motor, desmontar tudo (pela segunda vez), compro as peças... e até sábado, se Deus quiser segundo a previsão deles, me entregam a parte de baixo feita e o motor no lugar. Tomara!!!

    Valeu Carlos, depois que mexer conta aí se melhorou... a minha agora que to desmontando tudo denovo, vou ver se consigo trocar o kit de reparo dela também. A grana tá curta!!

    Hoberdan, depois posta as fotos!! Queremos ver a beldade... E vai lendo, lendo, lendo... kilos de páginas do fórum que ensinam a ser um 'legítimo" dono de sportage. Abraço.
    "4x4 OffRoad - Projeto Nordeste" - Sportage Curta 1997 Diesel - Lift / Guincho 6000lbs / All Terrain 225-75-15

  • #2556
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Conseguir um bom mecanico é complicado, eu mesmo fiz o meu motor quando bebeu agua e ficou redondinho, não tive coragem de correr o risco que aconteceu com vc.
    Boa sorte, tomara que agora de certo.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand Sportage ou Sportage, o tamanho atrapalha muito o desempenho?
      Por alvaroarchanjo no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/01/2016, 15:42
    2. Kia Sportage, V/M
      Por Pingo Sul no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/05/2012, 21:41
    3. 4x4 do sportage
      Por gukampos no fórum Kia Sportage
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/09/2011, 15:46
    4. sportage 96-97 R$ 17.000,00
      Por rogerio alexandre no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/01/2011, 19:20
    5. Sportage 4x4
      Por Sandronei no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2008, 12:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade