Verifique se a folga é na cx ou no sistema (pivos, buxas etc), se for na cx existe um parafuso para regulagem encima da cx.
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Verifique se a folga é na cx ou no sistema (pivos, buxas etc), se for na cx existe um parafuso para regulagem encima da cx.
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Olá Carlos, como vai...
Na minha,fiz alinhamento e pedí pro cara ajustar o parafuso, em cima da caixa de direção, você mesmo aperta fácil, tem que afrouxar a porca, uma volta, ou uma volta e meia, depois com uma chave de fenda grande, aperta o parafuso, a mesma quantidade de voltas, depois reaperta a porca, até ajustar completamente, daí testa, caso fique ainda com muita folga na direção repete a operação. Só que segundo ele me explicou tem limite, se fizer o procedimento uma ou duas vezes e nãi tirar a folga, isso demonstra desgaste no sistema.
Por aqui, o kit com as buchas mais mãos de obra fica em R$ 180,00, to tentando adiar este gasto. A grana que tinha pra viatura já acabou, e estou com uns extras por aqui, de vazamentos e outros... coisas da vida!
E as Roldas Livres? Conseguiu comprar?
Abraço.
E aí Douglas, pois é... mas a vacilada foi dele. Ficou de comprar as mangueiras que faltavam e colocar o que precisasse novo. Montou e disse que só trocou as que estavam muito ruins, daí essa caca. O pior é os retentores, que comprei tudo e agora vou comprar denovo.
Passei lá agora no fim da tarde, o carro vai entrar na oficina amanhã bem cedinho, ele disse que coloca tudo isso em ordem.
O pior é que estou percebendo a água baixar, e o único vazamento visível foi tirado ontem. Bom, ainda é meio cedo pra dizer, o negócio é deixar ele mexer, ver o que mais encontra, e depois de tudo feito fazer os testes.
Mas não vou desanimar não, já to até com "outros projetos" rsrsrs. Ontem desenhei uma carretinha seguindo um dos modelos que ví em algum lugar aqui mesmo no forum... quem sabe quando tiver grana!!
Abraço.
Olá pessoal, acabei de comprar um Sportage 2000/2001 e já li várias dicas importantes aqui no forum.
Mas o meu caso é um pouco incomum, vocês podem não acreditar mas o carrinho ainda não completou 2500km.
Ficava só guardado e o dono (mecânico colecionador de carros) só dava umas voltas pra não travar o motor, conheço o carro desde que foi comprado e sei que é verdade :)
A dúvida é, qual seria uma manutenção preventiva legal neste caso?
O óleo do motor foi trocado a cada 6 meses então ta ok, vou trocar as correias do motor por segurança mas do que isso não sei o que fazer...
Pra ter noção os bancos de trás estão com os plásticos originais...
Qualquer ajuda é muito bem vinda :)
Opa esqueci de mencionar o motor é o 2.0 tdi
Olá Hoberdan... Caramba!!! Que achado!!! Mas cuidado, pra fazer tudo certo amigo!!
Troca de óleo você disse que não precisa, então vê os filtros de ar e de combustível, revisão e se necessário trocas de mangueiras, pois borracha resseca mesmo. Troca é claro as correias, faz revisão de suspensão para ver se tem muita coisa ressecada e se necessário engraxar e lubrificar o que for preciso.
Veja freios, veja sistema de arrefecimento, mande trocar a água e coloque aditivo no radiador, veja os pneus, pois tem vida útil, a data de validade está inscrita na carcaça pelo lado de fora, veja amortecedores e veja se o tanque de combustível não é necessário dar uma limpada geral, pois diesel parado as vezes pode ser melhor por precaução esgotar o tanque e mandar dar uma limpada, afinal, são 10/11 anos parado!! Veja também o turbo, se ele dava só essa "voltinha" vez em quando, é bom dar uma boa revisada no turbo. Fica de olho na hélice ou ventuinha, pois é importante ver se está funcionando o sistema de Gel, corretamente. Melhor seria fazer as revisões em concessionária.
Depois de tudo, não esquece das dicas do forum, sobre aquecimento etc. O carrinho é maravilha.
Por enquanto acho que é isso, no mais... ajoelha e agradece!!!
Boa sorte na Sport ZERO!!!
#qpariu!!! Brincadeira, isso num é um achado, é um fóssil novinho.
Ed, o turbo sofre nada parado.
O mais importante voce já disse, mas ligar ar condiconado, ar quente e acionar o 4X4, de resto muita atenção nos próximos KMs.
Hoberdan, se quiser evitar dor de kbeça, te compro a viatura e pronto...resolvido!!! hehehehehehe.
Só pra complementar, ao reapertar a porca é necessário segurar o parafuso de fenda pra não virar junto, mas se a folga continuar não significa necessariamente folga no sistema, pode ser folga nas esferas dentro da cx, a minha esta com todo o sistema de direção novo, sem folga nenhuma, mas esta com folga nas esferas, na regulagem consegui tirar bastante a folga ficando "quase" imperceptível.
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Obrigado pelas dicas!!!
Ed vou seguir sua idéia e orçar uma revisão completa na concessionária da KIA acho que compensa, depois disso eu vou ter mais controle do estado do carro.
Vou postar umas fotos depois do estado do danado! :)
Vou dar uma conferida na regulagem da caixa.
As rodas livres terão que esperar, pois tenho que troca 2 pneus para a vistoria anual.
Tive um tempo antes do trabalho, pela manhã, e havia marcado com um outro mecânico para ver meu carro. Estava preocupado com os vazamentos, agua e óleo baixando, e hoje pela manhã, fiz o teste de tirar a vareta do óleo com o motor ligado, e... tomei um banho!!! Compressão fortíssima no motor... fiquei muito preocupado com isso.
Infelizmente meu motor parecia ter ficado jóia, tava com o barulho redondinho, lenta sem qualquer oscilação, com bastante força, apenas apresentava os vazamentos. Fui atrás do diagnóstico desse cara porque, segundo o que todo mundo diz é o meca mais forte daqui em Sportages (importados em geral e especializado em camionetes), hoje percebí que não ficou nada bom o meu serviço. E o pior, o meca que fez embora dê a garantia, não parece ter competência para deixar como eu quero!!!:-?
E agora, o que fazer?? Brigar para o mecânico que fez meu motor colocar a mão e fazer mais caca?
Solução: Depois de algumas horas de conversa, cotação de peças, orçamentos, questionamentos e outros "bla-bla-blas", acertamos que, ele vai repassar o valor da mão de obra para a outra oficina, que ficou em R$ 1.000,00, pagando do bolso dele, e eu vou marchar com as peças, Jogo de Pistãos, Anéis, Brozinas, Juntas, Retentores, óleo e cola.:putz:
Meus custos ficaram em R$ 900,00, mas acho que vai ser a melhor saída.
Infelizmente, o cara que me vendeu o carro é que pagou a Retífica, e eu autorizei os serviços, porque ví os outros carros que o mecânico tinha feito... mas um dia a casa cai... caiu bem em cima de mim!!! :parede:
Na verdade eu havia gastado apenas Jogo de Juntas de motor e a Junta de cabeçote com retentores + Bomba de óleo nova, filtros de ar, óleo e combustível e o óleo do motor. Daí ficaram pra reaproveitar a Bomba e os filtros. Então o prejuízo mesmo não foi tão grande.
Além do mais, o antigo dono assumiu os custos de qualquer nova retífica que precisar ser feita (já foi feita a do virabrequim e das camisas, mas vai saber).
Fica a dica: NUNCA economizem na hora de fazer um motor, melhor gastar um pouco mais e fazer com quem entende e faz bem feito.
Segunda Feira deixo na oficina às 7:00 da manhã, pra tirar motor, desmontar tudo (pela segunda vez), compro as peças... e até sábado, se Deus quiser segundo a previsão deles, me entregam a parte de baixo feita e o motor no lugar. Tomara!!!
Valeu Carlos, depois que mexer conta aí se melhorou... a minha agora que to desmontando tudo denovo, vou ver se consigo trocar o kit de reparo dela também. A grana tá curta!!
Hoberdan, depois posta as fotos!! Queremos ver a beldade... E vai lendo, lendo, lendo... kilos de páginas do fórum que ensinam a ser um 'legítimo" dono de sportage. Abraço.
Conseguir um bom mecanico é complicado, eu mesmo fiz o meu motor quando bebeu agua e ficou redondinho, não tive coragem de correr o risco que aconteceu com vc.
Boa sorte, tomara que agora de certo.
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