Postado originalmente por
life´s a beach
E ai pessoal, blz??
Novamente o assunto das RL's, um dos problemas crônicos das Sportages.
Quem já não teve problemas com as originais....
Depois de ficar várias vezes na "roubada" por causa da falha das RL's e mesmo gastando dinheiro "bom" na autorizada para tentar resolver o problema, cansei.
Perguntei a algumas pessoas aqui no forum e depois de verificar que varios modelos 4x4, inclusive jeeps antigos, possuem a chamada flange ou capa cega, isto é, modelos 4x4 que não utilizam sistema de RL, ficando desta maneira com as RL travadas direto ,i.é.,resolvi exprimentar travar as RL's da minha viatura.
O procedimento é simples, segundo a dica do Tojão e amostardeiro, abri a RL e inverti a posição da mola. Agora ela fica antes daquela parte de plastico branco, dessa maneira ela fica fazendo pressão na engrenagem que trava a RL. Aparafusei novamente no lugar e pasmém, problema resolvido . Nunca mais tive problema com elas.
Existem varias discussões aqui no forum a respeito de travar ou não travar. Dizem que aumenta o consumo e desgaste de peças. Acredito que este "desgaste" já esta no projeto do carro, isto porque o carro foi feito para ser 4x4, então as peças da transmissão dianteira tem que durar o mesmo que as de trás.
Bom para não virar um tratado, vou resumir:
Já estou rodando cerca de tres meses com o carro nesta configuração, e notei apenas um aumento de consumo despresivel, frente a tranquilidade que tenho em saber que o 4x4 ta funcionando perfeitamente. Não notei nenhum aumento de barulho ou ruido.
A única coisa que fiz foi aumentar a frequencia de lubrificação dos cardãns e troquei os oleos das transmissão dianteira e trazeira e óleos da caixa de marchas e caixa de transferência 4wd.
Essa é a minha experiência a respeito das RL.
É uma solução temporaria, no final do ano estou indo para os EUA, desta vez vou trazer um par de RL manuais warn originais para Sportage(uns us$150) e mais uma ventuinha nova para o radiador(uns us$90).
Vou aceitar encomendas dessas duas peças, se alguem estiver interessado, podemos conversar.
Valeu pessoal
ABS
Mateus.
PS.Desculpa ter usado o espaço errado, dpois que vi que estava falando de problemas de transmissão na parte de eletrica e eletronica...