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  • #1
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    Olá, sportagemaníacos, como vão? Alguém poderia me indicar onde compro cabos e bobinas de ignição da Sportage 1998 MRDI? Sabem, também, se há similaridade destas peças com outros modelos da Sportage ou de outros carros? Meu motor (retificado há um mês) falha um cilindro e a suspeita inicial é o não funcionamento destas peças! Aliás, preciso urgentemente fazer um check-up no sistema elétrico!


    Saudoso abraço;
    * Leonardo - médico veterinário - KIA SPORTAGE 1998 (MRDI) - GASOL/GNV *

  • #2
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    Salve salve amigos Sportagers!
    Preciso de informação. Neste final de semana tirei o sabado para tentar ressuscitar o sistema que destrava o portamalas por comando elétrico. Me deparei com a seguinte situação, uma solenoide que aparentemente não funciona, esta com atrito em excesso e um sistema totalmente sujo. Procedi com a limpeza, enrolei a solenoide com fita isolante e montei todo o sistema novamente. Resultado não funcionou, ou a solenoide esta danificada ou ficou com atrito demais. Aceito sugestões para tentar concertar. E abaixo mando duas fotos com duvidas:

    1) Esta parte da tranca que eu circulei de vermelho parece estar torta, empenada. Ela é assim mesmo? Ou devo desempenar ela com alicate e deixa rela retinha?

    -sistema-tranca-mala-spt95.jpg

    2) Existe alguma solenoide de outro carro que possa substituir essa? Se sim, de qual carro? Qual devo procurar? Se eu não conseguir fazer a minha antiga funcionar eu gostaria de adaptar uma nova?
    -20140901_081220-1-.jpg
    João Cristiano - ES - Sportage 95 Diesel

  • #3
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    Citação Postado originalmente por João Cristiano Rodrigues Ver Post
    Salve salve amigos Sportagers!
    Preciso de informação. Neste final de semana tirei o sabado para tentar ressuscitar o sistema que destrava o portamalas por comando elétrico. Me deparei com a seguinte situação, uma solenoide que aparentemente não funciona, esta com atrito em excesso e um sistema totalmente sujo. Procedi com a limpeza, enrolei a solenoide com fita isolante e montei todo o sistema novamente. Resultado não funcionou, ou a solenoide esta danificada ou ficou com atrito demais. Aceito sugestões para tentar concertar. E abaixo mando duas fotos com duvidas:

    1) Esta parte da tranca que eu circulei de vermelho parece estar torta, empenada. Ela é assim mesmo? Ou devo desempenar ela com alicate e deixa rela retinha?

    -sistema-tranca-mala-spt95.jpg

    2) Existe alguma solenoide de outro carro que possa substituir essa? Se sim, de qual carro? Qual devo procurar? Se eu não conseguir fazer a minha antiga funcionar eu gostaria de adaptar uma nova?
    -20140901_081220-1-.jpg
    Rapaz, não esquenta com isso não. Melhor comprar uma trava universal e fazer adaptação. Eu refiz a fiação de vidro, trava e alarme da minha esses dias e coloquei os motores de trava da positron universal na central original da sportage. Coloquei um módulo de vidro da one touch muito bom e os vidros estão novos. A Sportage original de fábrica vem com um sistema que comanda as travas só no lado do motorista (e não é um servo motor) é um sistema de contato, uma bela porcaria. Eu preferi fazer uma coisa descente e colocar para travar as 4 portas nas duas portas da frente (motor mestre nas dianteiras).
    Quem precisar de dicas sobre fiação dela eu posso ajudar, pois desmontei todo o painel e salão para refazer a fiação bem feita, porque se mandar fazer já sabem né?

    Outra coisa, eu vi em um outro post sobre um conector sobrando na tampa abaixo do banco do passageiro traseiro que dá acesso a boia do tanque, gente, aquilo é um conector usado para uma bomba elétrica de combustível que vinha com outras parafernalhas, só tem isso nas sportages da america do norte e europa. Não usem fiações sobrando pra ligar outra coisa, a não ser que seja só para dar sinal com relê, pois tudo passa pela central e pode dar retorno e queimar. Fica a dica.

  • #4
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    Amigo, boa tarde. Como vc fez com os vidros? Os da minha são muito lentos e o traseiro esquerdo, as vezes funciona, sempre fica travado e não desce. AS travas, o que vc trocou para funcionarem direito? A minha, as vezes destrava todas e as vezes destrava só a do motorista. Me dê uma orientação, quero ver se coloco para funcionar tudo direitinho. Obrigado.

    Citação Postado originalmente por tomoro Ver Post
    Rapaz, não esquenta com isso não. Melhor comprar uma trava universal e fazer adaptação. Eu refiz a fiação de vidro, trava e alarme da minha esses dias e coloquei os motores de trava da positron universal na central original da sportage. Coloquei um módulo de vidro da one touch muito bom e os vidros estão novos. A Sportage original de fábrica vem com um sistema que comanda as travas só no lado do motorista (e não é um servo motor) é um sistema de contato, uma bela porcaria. Eu preferi fazer uma coisa descente e colocar para travar as 4 portas nas duas portas da frente (motor mestre nas dianteiras).
    Quem precisar de dicas sobre fiação dela eu posso ajudar, pois desmontei todo o painel e salão para refazer a fiação bem feita, porque se mandar fazer já sabem né?

    Outra coisa, eu vi em um outro post sobre um conector sobrando na tampa abaixo do banco do passageiro traseiro que dá acesso a boia do tanque, gente, aquilo é um conector usado para uma bomba elétrica de combustível que vinha com outras parafernalhas, só tem isso nas sportages da america do norte e europa. Não usem fiações sobrando pra ligar outra coisa, a não ser que seja só para dar sinal com relê, pois tudo passa pela central e pode dar retorno e queimar. Fica a dica.
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #5
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    16/12/2007
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    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Amigo, boa tarde. Como vc fez com os vidros? Os da minha são muito lentos e o traseiro esquerdo, as vezes funciona, sempre fica travado e não desce. AS travas, o que vc trocou para funcionarem direito? A minha, as vezes destrava todas e as vezes destrava só a do motorista. Me dê uma orientação, quero ver se coloco para funcionar tudo direitinho. Obrigado.
    1º os vidros;

    Bem meu caro, a luta foi grande pra resolver esses problemas crônicos da sportage (3 meses só na elétrica) por falta de tempo, mas vamos ao que interessa.
    A sportage tem carência de eletricidade na parte dos vidros e você só vai resolver o problema dos vidros realizando dois procedimentos:
    1- refazer a fiação trocando os fios por fios mais grossos, eu usei 2,5mm para refazer a fiação.
    2- dar uma geral nas máquinas. Você se pergunta: eu nunca uso os vidros traseiros e eles mesmo assim não funcionam direito, será que é porque estão desgastadas as máquinas? Não, é por falta de alimentação elétrica e porque com o tempo o induzido se "carboniza" por ele mesmo. Eu sei disso porque já limpei essas máquinas 2 vezes desde quando comprei a minha.

    Caso não ache que melhorou ou queira se adiantar e tornar a sportage mais confortável, você pode instalar um módulo de vidro para automatizar a subida e descida além de fechar os vidros quando ativar o alarme e ATÉ desce os vidros pelo controle do alarme, eu usei o SW44 da one touch (por sinal muito raro de achar aqui, mas o melhor em benefícios). A sacada de usar um módulo automatizador de vidros é que ele alimenta os vidros direto, pelo menos esse que usei é assim, logo, a energia não é perdida com tantos vai e vem de fios da instalação original.

    Pra quem pensa que é impossível refazer a fiação precária de vidros e travas elétricas eu adianto que não é, mas que terá que tirar o painel e desmontar o salão se quiser fazer algo bem feito, além de ter MUITA paciência.

    Outra coisa, na porta do motorista da minha eu adaptei uma máquina de vidro da ecosport do primeiro modelo, ficou boa, mas ela não desce até o fim deixando um dedo ainda aparente. Uma possibilidade para os que acharem necessário, mas aconselho só em último caso.

    Eu não sei como postar fotos, mas irei tirar umas fotos e mandar pra vocês de como ficaram os vidros e travas e alarme e se possível vídeos do funcionamento.

  • #6
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    16/12/2007
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    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Amigo, boa tarde. Como vc fez com os vidros? Os da minha são muito lentos e o traseiro esquerdo, as vezes funciona, sempre fica travado e não desce. AS travas, o que vc trocou para funcionarem direito? A minha, as vezes destrava todas e as vezes destrava só a do motorista. Me dê uma orientação, quero ver se coloco para funcionar tudo direitinho. Obrigado.
    2º as travas

    Bom, nas travas eu também tive que desmontar o salão todo e o forro das portas, usei o mesmo suporte das máquinas de travas originais, sendo assim, não precisei furar a porta para colocar as máquinas novas, só no motorista que usa uma espécie de chave com 3 contatos para travar as portas, mas se seu carro tem alarme, provavelmente já foi feito uma gambiarra com uma TR110 (máquina da positron) para travar as portas quando ligar o alarme, sei disso porque na minha também estava assim.

    No meu caso eu retirei a gambiarra que estava "TR110" + a chave de contato que fica na porta do motorista e coloquei um motor "master" de trava nas duas porta dianteiras e normais nas traseiras (Kit travas universais positron) não digo que são as melhores, só as deixo como referência. Ela vem um kit completo, mas você só vai usar as máquinas, eu não aconselho usar nem a fiação que vem por ter fios finos d+ que podem partir fácil, nessa fiação usei fios de bitola de 1,5mm.

    Você vai trabalhar basicamente com 5 fios, onde as portas traseiras usam apenas 2 fios para os motores escravos e as dianteiras 5 fios, pois são motores master (acionam todas as portas). Na porta do motorista, originalmente há 3 fios (azul, preto e branco) salvo engano, que vão para essa chave de contato que havia falado antes (só para esclarecer, essa chave citada fica acoplada a fechadura da porta) depois tentarei tirar a foto dela como demonstração, só preciso achar a minha..hehehe. Voltando, esses 3 fios são os fios que vão para a serventia master dos motores das travas, mas você terá que pegar mais dois fios de qualquer dos outros motores das travas de outras portas para completar os 5 fios, pois as outras portas tem os fios de sinal de trava e destrava direto da central (se não me engano a cor dos fios das travas das outras portas são o verde escuro e preto). Colocando esses 5 fios no motor master você terá total funcionalidade, já as portas traseiras você pode usar o fio que tem original, que por sinal são grossos e servem bem, mas aconselho trocar os 3 originais da porta do motorista que são finos.

    Para a instalação de um alarme você vai precisar usar o esquema de relê para mandar um sinal mais forte, se não quando você ativar o alarme ele não vai travar as portas, ok?

    OBS: as travam trabalham com negativo, ou seja, se você encostar o fio preto na lata ele vai travar ou destravar.
    OBS 2: esqueci de citar que os vidros elétricos trabalham com descanso negativo.
    OBS 3: a minha também começou a fazer isso de só travar ou destravar quando quer e isso é motor cansado, só trocando mesmo, por isso fiz essa geral no meu carro, já estava cansado de nada funcionar nele.

  • #7
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    Ola Tomoro mto boas as suas dicas!!

    estou precisando fazer este upgrade nas travas da minha sptg.

    Em relação ao Kit travas universais positron vi este no mercado livre sera que é este mesmo ??

    Tr410 Universal Positron

    Obrigado pela ajuda!!

  • #8
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    Citação Postado originalmente por tomoro Ver Post
    2º as travas

    Bom, nas travas eu também tive que desmontar o salão todo e o forro das portas, usei o mesmo suporte das máquinas de travas originais, sendo assim, não precisei furar a porta para colocar as máquinas novas, só no motorista que usa uma espécie de chave com 3 contatos para travar as portas, mas se seu carro tem alarme, provavelmente já foi feito uma gambiarra com uma TR110 (máquina da positron) para travar as portas quando ligar o alarme, sei disso porque na minha também estava assim.

    No meu caso eu retirei a gambiarra que estava "TR110" + a chave de contato que fica na porta do motorista e coloquei um motor "master" de trava nas duas porta dianteiras e normais nas traseiras (Kit travas universais positron) não digo que são as melhores, só as deixo como referência. Ela vem um kit completo, mas você só vai usar as máquinas, eu não aconselho usar nem a fiação que vem por ter fios finos d+ que podem partir fácil, nessa fiação usei fios de bitola de 1,5mm.

    Você vai trabalhar basicamente com 5 fios, onde as portas traseiras usam apenas 2 fios para os motores escravos e as dianteiras 5 fios, pois são motores master (acionam todas as portas). Na porta do motorista, originalmente há 3 fios (azul, preto e branco) salvo engano, que vão para essa chave de contato que havia falado antes (só para esclarecer, essa chave citada fica acoplada a fechadura da porta) depois tentarei tirar a foto dela como demonstração, só preciso achar a minha..hehehe. Voltando, esses 3 fios são os fios que vão para a serventia master dos motores das travas, mas você terá que pegar mais dois fios de qualquer dos outros motores das travas de outras portas para completar os 5 fios, pois as outras portas tem os fios de sinal de trava e destrava direto da central (se não me engano a cor dos fios das travas das outras portas são o verde escuro e preto). Colocando esses 5 fios no motor master você terá total funcionalidade, já as portas traseiras você pode usar o fio que tem original, que por sinal são grossos e servem bem, mas aconselho trocar os 3 originais da porta do motorista que são finos.

    Para a instalação de um alarme você vai precisar usar o esquema de relê para mandar um sinal mais forte, se não quando você ativar o alarme ele não vai travar as portas, ok?

    OBS: as travam trabalham com negativo, ou seja, se você encostar o fio preto na lata ele vai travar ou destravar.
    OBS 2: esqueci de citar que os vidros elétricos trabalham com descanso negativo.
    OBS 3: a minha também começou a fazer isso de só travar ou destravar quando quer e isso é motor cansado, só trocando mesmo, por isso fiz essa geral no meu carro, já estava cansado de nada funcionar nele.

    Ola Tomoro mto boas as suas dicas!!

    estou precisando fazer este upgrade nas travas da minha sptg.

    Em relação ao Kit travas universais positron vi este no mercado livre sera que é este mesmo ??

    Tr410 Universal Positron

    Obrigado pela ajuda!!

  • #9
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    Boa noite amigos. Como muitos já sabem, minha sportage vive vazando óleo inclusive no selo do motor. Mas hoje ocorreu o seguinte. Ao parar o carro eu não consegui fazer ele pegar. O arranque foi girando cada vez menos. Eu medi a bateria e tudo normal. Tentei fazer pegar no tranco. E nada. Tentei virar mais algumas vezes e senti um cheiro de fio queimado. Agora ao tentar virar as luzes se apagam como se houvesse um curto e o arranque não virá mais. Como proceder? Tem jeito?
    João Cristiano - ES - Sportage 95 Diesel

  • #10
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    Tenta virar o motor com uma chave no virabrequim.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #11
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Tenta virar o motor com uma chave no virabrequim.

    []s
    (DU)
    Qual tipo de chave? Onde fica o virabrequim? E se rodar o que acontece? O Carro liga?
    João Cristiano - ES - Sportage 95 Diesel

  • #12
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    Citação Postado originalmente por João Cristiano Rodrigues Ver Post
    Qual tipo de chave? Onde fica o virabrequim? E se rodar o que acontece? O Carro liga?
    O virabrequim é na polia principal do motor, a que estão ligadas as correias.
    O motor não vai ligar, quero saber se consegue virar ou esta travado.

    []s
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    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

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