Sacanagem minha a parte com as Kombis....e voltando a polêmica da cruzetas....Sou adepto de adaptações mas desde que bem feitas e que não causem nenhum risco de operação. Baratear o custo de uma peça, só pelo fato de uma ser usada pela Kombi, mesmo com o meu trauma com as marditas, acho válido respeitando os critérios que falei.....pelo menos nos meus tempos de vacas magras atuais (e sempre) um R$1,00 não gasto, se tornam R$2,00 economizados (ditado judeu).
Tem uma coisa muito importante que ninguém ainda levou em consideração: Já falamos no peso e nas dimensões, mas tem um ponto muito mais importante que tudo isso, que são os rolamentos internos das cruzetas. Tem cruzetas com o rolamento (em cada ponta) com o eixo maior e menos roletes, e eixo maior e mais roletes. Qual a diferença ? Em baixas velocidades nenhuma, encaixou, tá pronto pra rodar. Mas a que tem mais roletes suportam uma temperatura maior, logo velocidades e condições de uso superiores.
Por isso, vale a pena prestar atenção a este detalhe, pois eu já tive um cardã travado a 80Km/h em plena Av. do Estado em SP e é uma experiência muito desagradável......Aprendi essa regra com o meu CJ....tem cruzetas fajutas por aí que custam R$20,00 mas tem meia dúzia de roletes....daí tem as filés da Dana que custam uns R$45.00.....vc vai dizer, caramba!!! mais de 100% de diferença....só que com as mais caras, dá pra tirar "leite de pedra".....e pra falar a verdade, depois disso, nunca comprei mais cruzetas pelo modelo do carro....sempre cou na loja, levo a antiga e compro uma igual, das que eu sei que não vão me dar problemas....
Edie, não se preocupe com a montagem, quando o cardã está em ordem, as cruzetas entram "na marra" mesmo....não muito, mas não podem entrar folgadas de jeito nenhum.
Véio, o dia que eu tiver que trocar, se a Kombi for do jeito que eu disse, compro na hora, instalo eu mesmo e sei que não vou ter dor de cabeça.....diferença de peso ? Pode até ter, mas nada que um balanceamento não resolva, que aliás, deveria ser feito mesmo na troca das cruzetas (recomendação Dana).....o único detalhe é não montar o cardã cruzado.....as orelhas tem que estar alinhadas na mesma posição, ou vai ficar uma droga....
Abs.