O que dizer? Esse é o bom e velho Wallace:!: :lol:
Versão Imprimível
Não concordo. :discordo: É justamente essas coisas (daí pra pior) que eu teria coragem de fazer com uma Kombi....hehehe....só pra destruí-la inteira....e se quebrasse no meio do mato, punha fogo lá mesmo....:twisted:
Sacanagem minha a parte com as Kombis....e voltando a polêmica da cruzetas....Sou adepto de adaptações mas desde que bem feitas e que não causem nenhum risco de operação. Baratear o custo de uma peça, só pelo fato de uma ser usada pela Kombi, mesmo com o meu trauma com as marditas, acho válido respeitando os critérios que falei.....pelo menos nos meus tempos de vacas magras atuais (e sempre) um R$1,00 não gasto, se tornam R$2,00 economizados (ditado judeu).
Tem uma coisa muito importante que ninguém ainda levou em consideração: Já falamos no peso e nas dimensões, mas tem um ponto muito mais importante que tudo isso, que são os rolamentos internos das cruzetas. Tem cruzetas com o rolamento (em cada ponta) com o eixo maior e menos roletes, e eixo maior e mais roletes. Qual a diferença ? Em baixas velocidades nenhuma, encaixou, tá pronto pra rodar. Mas a que tem mais roletes suportam uma temperatura maior, logo velocidades e condições de uso superiores.
Por isso, vale a pena prestar atenção a este detalhe, pois eu já tive um cardã travado a 80Km/h em plena Av. do Estado em SP e é uma experiência muito desagradável......Aprendi essa regra com o meu CJ....tem cruzetas fajutas por aí que custam R$20,00 mas tem meia dúzia de roletes....daí tem as filés da Dana que custam uns R$45.00.....vc vai dizer, caramba!!! mais de 100% de diferença....só que com as mais caras, dá pra tirar "leite de pedra".....e pra falar a verdade, depois disso, nunca comprei mais cruzetas pelo modelo do carro....sempre cou na loja, levo a antiga e compro uma igual, das que eu sei que não vão me dar problemas....
Edie, não se preocupe com a montagem, quando o cardã está em ordem, as cruzetas entram "na marra" mesmo....não muito, mas não podem entrar folgadas de jeito nenhum.
Véio, o dia que eu tiver que trocar, se a Kombi for do jeito que eu disse, compro na hora, instalo eu mesmo e sei que não vou ter dor de cabeça.....diferença de peso ? Pode até ter, mas nada que um balanceamento não resolva, que aliás, deveria ser feito mesmo na troca das cruzetas (recomendação Dana).....o único detalhe é não montar o cardã cruzado.....as orelhas tem que estar alinhadas na mesma posição, ou vai ficar uma droga....
Abs.
Só que já teve um CJ pra entender bem de Shimmy....cara isso é cruel, mas fazendo a coisa certa, a viatura vai ficar maravilhosa (tem que ser assim).....tem uns mané no tópicos dos CJs que instalam amortecedores de direção de MB 608 pra tirar o Shimmy.....a questão é, a vibração some da direção, mas vai continuar detonando outro lugar.....o certo é inspecionar, os pivôs, as cruzetas das rodas dianteiras, os terminais de direção, buchas e etc....se tudo isso estiver em ordem, se você rodar no asfalto sem o amortecedor de direção, a vibração tem que ser zero. E claro, balanceamento e alinhamento dos pneus (óbvio).....não recomendo rodar sem o amortecedor de direção, isso é uma situação hipotética, só pra você sacar que ele é a última peça do quebra cabeça, mas não pode ser considerada a primeira...
E ai leo.....blz ? foi no ibira onte ? tava legal ?
vou trocar term dir D. Pivo Inf D. estao ruins com um pouco de folga, e meu amortecedor acho que só esta lá de enfeite......pq deve ta uma bosta........falei com o renato e pivo 65,00 term. 75 e amort vou comprar na g.imports 190,00.....mas vou esperar o edie, pra ver se conseguimos um pacote ai........ minhas buchas estao todas firmes, o carro ta alinhado e balanc. devem ser as folgas destas pecas mesmo.
um abraco e vamos marcar uma cerva ai......
valeu
Ptz, tava todo no esquema pra ir no Ibira ontem, mas aí a patroa a patroa se enrolou no trabalho, meu pequeno tava de manha....e acabei não tendo como ir....
Com certeza, terminal e pivo riuns = Shimmy.....Achei que os preços que o Renato de passou estão legais....troquei um pivo do Clio antes de vendê-lo e paguei 92,00.....daí esses preços pra mim estão bons (e olha que eu curto procurar as coisa e sou muquirana ao mesmo tempo)....
O amortecedor que vc fala que está ruim é o de direção ? Se for, pensa em trocar essas peças antes de tudo....pois se trocar só o da direção, vai só contornar o problema....foi o que eu disse, com o carro 100%, sem o amortecedor o Shimmy tem que ser zero. Aliás, sempre que quero descobrir aonde está a fonte de vibração de um carro qualquer (e está chato de encontrar) a primeira coisa que eu faço é arracar o amostecedor pra acentuar o problema, depois de resolvido, monto de volta, claro.
Vamos combinar mesmo aquela gelada....e o passeio ? Vamos fazer acontecer ?
Abs.
Já que estamos falando de peças, alguém aí sabe informar os Part Number corretos da tampa de distribuidor, rotor (cachimbo) e cabos de vela ?
Estou vendo se vale a pena importar ou aqui no Brasil mesmo....mas tem inúmeras opções e é facinho fazer caca....
Valeu.
Tchê músico...Posso por aquela dica do Scaneamento aqui ?
Acho por devéras bacana.
Ou já foi colocado ?
Valeu a dica ?
leo
da uma olhada nesse site,tem todas as peças e pelo que vi dependendo do fornecedor muda o codigo.
http://www.autopartsauthority.com/pa...t_4wd-002&my=1
boa sorte
Olá Leo, como está? e todos os outros.
Por aqui tá tão corrido que só agora meia noite e meia tô encontrando um tempinho para estar por aqui.
Veja os números das peças:
tampa do distribuidor 5602 6876, ano 97 e 98
rotor 5602 7019, ano 97 e 98
cabos de velas 8350 7178, ano 97 e 98
Pode ser que esses números tenha mudado, mas basta consultar:
http://www.mopar-parts-dealer.com/parts.htm, pode ver o número e o preço, mas estes preços em lojas "paralelas" podem ser bem mais baratos.
Abraços
Pardon mons amis, mas para mim shimmy não é exatamente isso não, pois não depende de peças mas sim de alinhamento; shimmy entendo que é um fenômeno dinâmico do conjunto das rodas, mas não como é a trepidação, mas para oscilar o carro todo para um lado e para o outro, ou seja a frente fica "embandeirada", meio perdida, muito comum nas Kombis e Fuscas, com fortes oscilações da frente; já vi aqui por Jaú, nego que adptou suspensão em CJ que ficou impossível de dirigir, no caso, houve erro gravíssimo de caster, justamente aquele ângulo atribuido ao pino mestre, responsável pela manutenção da estabilidade direcional do carro.
As peças defeituosas, como pivôs, amortecedor de direção, tem a ver com trepidação, não com o aludido shimmy.
Masssssssssssssss, como tudo é tudo, se quiser continuar a chamar trepidação de shimmy ou vice-vesa, não ligo nem um pouco, afinal, as manutenções serão feitas de qualquer forma e a segurança está garantida NÔ? :mrgreen: :mrgreen:
Claro, sem problemas....aliás já tinha postado ela no tópico sobre o manual que gostaria de fazer pras XJs e distribuir pra galera.....mas poquíssimos aderiram http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27625
Por que ?
- As XJs nunca quebram
- Os donos das XJs são folgados e querem tudo fácil
- Estavam achando que iria cobrar alguma coisa por isso depois de pronto.
- Todas as anteriores ou combinação deles....hehehe...
Vai saber....
Luis, primeiro, valeu as dicas dos PN....tem inúmeras lojas de peças de boas marcas, mas o problema é ter o PN na mão pra poder comparar os preços e saber se o item é original ou não....aí é que complica....lembro que já vi um site em que vc digita o VIN (chassis) da XJ e ele te dava os PN certinhos....mas a minha HD deu pau e perdi tudo....:parede:
Vc tem absoluta razão sobre o Shimmy.....resumindo todo Shimmy tem uma vibração ou instabilidade, mas a recíproca não é verdadeira, pois o Shimmy, tecnicamente falando, está ligado a questão de geometria principalmente e não a defeitos nas peças, por exemplo. Um carro pode ter Shimmy e estar com todas as peças 100% novas......
...mas por incrível que pareça, o tal do "xime" (não sei como não aportuguesaram essa ainda) já virou sinônimo de trepidação....
Por último: Acho que achei a causa do meu problema de infiltração de água. Só vou saber mesmo, depois de uma bela chuva. Mas VC TINHA RAZÃO !!! Era o maldito para brisa. Aliás, estava completamente solto (descolado)....gastei R$150,00 (MO, Cola + borracha nova)....pelo menos a sua dica (e insistência) foi primordial. :concordo:
Abs.
Fala galera,
Mudando de assunto...
Acertei a traseira de um infeliz anteontem e estraguei um pouco o lado direito da frente do XJ :putz: :putz: :putz:. Vou precisar de uma máscara do farol e das setas (tudo do lado direito)... Párachoque, páralama e frente estão em condições recuperáveis, sem muito esforço. Lembro de ter lido que um camarada tinha 2 XJs desmontados, mas não consegui encontrar o contato - se alguém se lembrar ou tiver outra sugestão, agradeço, já que vai ser meio difícil encontrar essas peças originais e a preços justos por aqui nas lojas...
Abraços,