Teste do Câmbio Automático - AW4
Voltando a seriadade do tópico agora.....:mrgreen:
Estava lendo uma posts antigos e vi muitas dúvidas sobre o câmbio automático das XJ (AW4)....aí achei interessante pesquisar a respeito....
Descobri uma forma correta e simples de avaliar o desempenho desse câmbio (Manual Heynes).
Para executar esse procedimento, o carro deverá estar em regime de temperatura normal de trabalho e é conveniente que já tenha rodado alguns Km para que o fluído da caixa também esteja na temperatura normal de trabalho, ou seja, aquecer o motor na garagem não é suficiente. Outro detalhes é que os freios do veículo tem que estar em boas condições e o veículo em um lugar com um bom espaço livre na frente e atrás, sem circulação de pessoas, afim de evitar quaiquer acidentes.
- XJ com o freio de mão acionado, posição P (park)
- Pressione o pedal de freio e mantenha pressionado a todo instante.
- Mude a alavanca do câmbio para D (drive).
- Acelere gradativamente até o máximo em um intervalo não superior a 5 segundos.
Durante a aceleração, observe o contagiros: A rotação indicada deverá estar entre 2.200 a 2.400 RPM
Espere de 1 a 2 minutos e repita o mesmo procedimento, porém para a posição R (reverse) e a indicação no contagiros deverá estar entre 1.800 e 2.200.
Se a rotação encontrada for acima do especificado, é provável que haja desgaste nos discos. E rotações abaixo do especificado condizem com baixa pressão do óleo e que pode ser por usso de fluído fora do especificado, ou ainda fuído com nível baixo ou velho.
Outra coisa, quando alternar a posição da alavanca de mudanças entre N e D ou entre N e R....a atuação das solenóides deverá acontecer em menos de 1,5 segundos (o que é bem rápido). Isso é aquele "tranquinho" que sentimos no carro ao trocar a posição da alavanca.
Bom, eu já testei a minha e felizmente está tudo OK.
Divirtam-se e Abs.
Tuchos Hidráulicos na XJ - L6 4.0L
Guto,
Tava pensando no seu problema com os tuchos e estava estudando o desenho do motor....
....e vi algo que me surpreendeu....como eu disse o L6 da XJ tem algumas semelhanças com o motor L6 do Opala, lembra ?
Mas algo me intrigava...:pensativo: Como remover o tuchos ? No Opala, além da tampa do cabeçote, tinha a tampa lateral que dá acesso aos tuchos...daí era até simples fazer isso....no motor L6 da XJ não tem tampa lateral....logo, só arrancando o cabeçote fora......:parede: mas descobri que existe uma ferramenta especial pra arrancar os tuchos sem ter que arrancar o cabeçote.... http://www.bobstools.net/Store/LS13750.html mas é dose investir em uma ferramenta que vai usar tão pouco....acho até que com um arame "no esquema tupiniquim" daria pra pescá-los....:)
Alguém aqui com certeza já deve ter feito isso antes....
Pra ajustar as varetas, isso é a mesma coisa que no Opala. Coloca o motor a 0° e verificam-se as válvulas que deveriam estar fechadas estão realmente fechadas. Estando as válvulas bem ajustadas, nessa posição, as válvulas estarão 100% fechadas, porém vc não deverá conseguir girar a vareta com o dedo.
Gire o motor manualmente para 180° e faça o ajuste nas outras válvulas que restaram e aproveite para verificar se as que vc ajustou na posição de 0° estão abrindo corretamente.....Eu ainda costumo dar uns 3 giros completos no motor (360°) para reconferir tudo antes de fechar.....não sei na XJ mas no Opala, sempre tem que reajustar com ele quente (uma zica)....aí só encosto a tampa e ligo o motor pra esquentar.....depois de quente, faço isso tudo de novo....tem meca que gosta de fazer com o motor ligado, mas faz uma sujeira do KCT por que a tampa vai estar fora do lugar......de tanto apanhar pra ajustar o Beethoven :parede: , descobri que deixando o motor aquecer e carregar bem os tuchos, vc pode fazer a conferência do ajuste com ele desligado, mas isso se os tuchos estiverem bons (não perdendo a carga)....
Espero ter contribuído e se os amigos aqui que já fizeram isso, quiserem completar com mais informações, acho que seria legal.
Abs.
Agora sonhando com uma XJ.
Olá Pessoal (entrando de sola)
Pesquisando como visitante consegui muitas informações sobre este Jeep, o que desde ja agradeço pois foi o que me fez decidir entre outros 4x4 mais modernos ou menos velhos.
Resolvi renovar a frota (CJ5 57 100%bloqueio e RURAL 62 4.1 álcool) e minha opção é por uma AUT 97 ou 98 a qual de imediato pretendo colocar um kit 3' com o tal do disconect e pneus 31 (aprendi aqui). No começo quero ir de leve tendo um carro para todo uso.
Mesmo com a pesquisa que fiz (são muitas páginas) ainda tenho dúvidas as quais tomo a liberdade de pedir o esclarecimento aos PAPAS das XJs.
NUNCA TIVE CARRO AUTOMÁTICO
1- XJ 97, XJ 97/98 E XJ 98 (TODAS AUTOMÁTICAS) é tudo igual ?
potência/câmbio/4x4 full time/diferencial/suspenção.
2- Como ja estou procurando uma xj, reparei que todas as aut 97 e 98 que vi somente tem a opção de selecionar 1ª ou 2ª . Isto significa que as XJs destes anos só tem 3m+ré ?
No aguardo , Obrigado