x
Convex Datacenter

Tópico: Cherokee Sport

Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post

Alguem pode me dizer eu tipo de óleo eu posso usar pra fritar um ovo em frigideira de alumínio sem antiaderente (TEFLON)
    No passado era comum o uso de MANTEIGA (óleo animal) ele pode ser usado em alumínio??isso vai alterar o paladar do ovo frito???
    Naquela época as frigideiras eram de ferro polido, por isso a pergunta se o alumínio pode reagir a determinada temperatura e não causar o isolamento necessário para o cozimento do ovo...

Desde já agradeço aos amigos especializados em lubrificação......
    Como vc é do RJ, vai lembar de uma notícia que aconteceu por aí a alguns anos.....
    Uns carinhas do morro, furaram o transformador de uma substação da linha férrea (abandonada) para roubar o óleo....o problema é que o óleo era ASCAREL, proibido a alguns anos por ser altamente tóxico....resultado: Levou a morte 2 pessoas e congestionol o Miguel Couto na época....
    Lembro claramente ao final da reportagem, que foi intrevistada uma senhora na maca do hospital e foi perguntado: Mas o que a Sra, fez com este óleo ? Ela disse: "Eu fritei uns bolinhos pra fazer uns trocados"....
    .....com isso cheguei a conclusão de nunca mais comprar porcaria nenhuma na praia no RJ.

MC, esta história que é real, é só pra tirar o sarro, dizendo que no RJ, tanto faz a panela, se é óleo ou manteiga.....se usam até ascarel pra fritar as coisasn por aí ???

Zoando o MC....mas de leve...

Teste do Câmbio Automático - AW4

Voltando a seriadade do tópico agora.....

Estava lendo uma posts antigos e vi muitas dúvidas sobre o câmbio automático das XJ (AW4)....aí achei interessante pesquisar a respeito....
    Descobri uma forma correta e simples de avaliar o desempenho desse câmbio (Manual Heynes).
    Para executar esse procedimento, o carro deverá estar em regime de temperatura normal de trabalho e é conveniente que já tenha rodado alguns Km para que o fluído da caixa também esteja na temperatura normal de trabalho, ou seja, aquecer o motor na garagem não é suficiente. Outro detalhes é que os freios do veículo tem que estar em boas condições e o veículo em um lugar com um bom espaço livre na frente e atrás, sem circulação de pessoas, afim de evitar quaiquer acidentes.

- XJ com o freio de mão acionado, posição P (park)
    - Pressione o pedal de freio e mantenha pressionado a todo instante.
    - Mude a alavanca do câmbio para D (drive).
    - Acelere gradativamente até o máximo em um intervalo não superior a 5 segundos.
    Durante a aceleração, observe o contagiros: A rotação indicada deverá estar entre 2.200 a 2.400 RPM

Espere de 1 a 2 minutos e repita o mesmo procedimento, porém para a posição R (reverse) e a indicação no contagiros deverá estar entre 1.800 e 2.200.

Se a rotação encontrada for acima do especificado, é provável que haja desgaste nos discos. E rotações abaixo do especificado condizem com baixa pressão do óleo e que pode ser por usso de fluído fora do especificado, ou ainda fuído com nível baixo ou velho.

Outra coisa, quando alternar a posição da alavanca de mudanças entre N e D ou entre N e R....a atuação das solenóides deverá acontecer em menos de 1,5 segundos (o que é bem rápido). Isso é aquele "tranquinho" que sentimos no carro ao trocar a posição da alavanca.

Bom, eu já testei a minha e felizmente está tudo OK.

Divirtam-se e Abs.

Tuchos Hidráulicos na XJ - L6 4.0L

Guto,

Tava pensando no seu problema com os tuchos e estava estudando o desenho do motor....
    ....e vi algo que me surpreendeu....como eu disse o L6 da XJ tem algumas semelhanças com o motor L6 do Opala, lembra ?
    Mas algo me intrigava... Como remover o tuchos ? No Opala, além da tampa do cabeçote, tinha a tampa lateral que dá acesso aos tuchos...daí era até simples fazer isso....no motor L6 da XJ não tem tampa lateral....logo, só arrancando o cabeçote fora...... mas descobri que existe uma ferramenta especial pra arrancar os tuchos sem ter que arrancar o cabeçote.... http://www.bobstools.net/Store/LS13750.html mas é dose investir em uma ferramenta que vai usar tão pouco....acho até que com um arame "no esquema tupiniquim" daria pra pescá-los....
    Alguém aqui com certeza já deve ter feito isso antes....

Pra ajustar as varetas, isso é a mesma coisa que no Opala. Coloca o motor a 0° e verificam-se as válvulas que deveriam estar fechadas estão realmente fechadas. Estando as válvulas bem ajustadas, nessa posição, as válvulas estarão 100% fechadas, porém vc não deverá conseguir girar a vareta com o dedo.
    Gire o motor manualmente para 180° e faça o ajuste nas outras válvulas que restaram e aproveite para verificar se as que vc ajustou na posição de 0° estão abrindo corretamente.....Eu ainda costumo dar uns 3 giros completos no motor (360°) para reconferir tudo antes de fechar.....não sei na XJ mas no Opala, sempre tem que reajustar com ele quente (uma zica)....aí só encosto a tampa e ligo o motor pra esquentar.....depois de quente, faço isso tudo de novo....tem meca que gosta de fazer com o motor ligado, mas faz uma sujeira do KCT por que a tampa vai estar fora do lugar......de tanto apanhar pra ajustar o Beethoven , descobri que deixando o motor aquecer e carregar bem os tuchos, vc pode fazer a conferência do ajuste com ele desligado, mas isso se os tuchos estiverem bons (não perdendo a carga)....

Espero ter contribuído e se os amigos aqui que já fizeram isso, quiserem completar com mais informações, acho que seria legal.

Abs.

Leo,

Se todos os serial killers fossem como vc, não existiriam seriados como C.S.I. e outros... e não teria nenhum preso.

Bejunda

Samuka, como vc adivinhou que CSI é o meu seriado favorito ?? Mas depois da segunda temporada perdeu a graça....tava óbvio de mais....
    Mas achar pelo em ovo, tirar água de pedra é comigo mesmo....

A minha onda agora é com o LOST....hehehe....assim quem sabe eu me "encontro"....

Usuário
    Entrada
    06/06/2006
    Agradecimentos: 0

Talking Agora sonhando com uma XJ.

Olá Pessoal (entrando de sola)

Pesquisando como visitante consegui muitas informações sobre este Jeep, o que desde ja agradeço pois foi o que me fez decidir entre outros 4x4 mais modernos ou menos velhos.

Resolvi renovar a frota (CJ5 57 100%bloqueio e RURAL 62 4.1 álcool) e minha opção é por uma AUT 97 ou 98 a qual de imediato pretendo colocar um kit 3' com o tal do disconect e pneus 31 (aprendi aqui). No começo quero ir de leve tendo um carro para todo uso.

Mesmo com a pesquisa que fiz (são muitas páginas) ainda tenho dúvidas as quais tomo a liberdade de pedir o esclarecimento aos PAPAS das XJs.
    NUNCA TIVE CARRO AUTOMÁTICO
    1- XJ 97, XJ 97/98 E XJ 98 (TODAS AUTOMÁTICAS) é tudo igual ?
    potência/câmbio/4x4 full time/diferencial/suspenção.

2- Como ja estou procurando uma xj, reparei que todas as aut 97 e 98 que vi somente tem a opção de selecionar 1ª ou 2ª . Isto significa que as XJs destes anos só tem 3m+ré ?

No aguardo , Obrigado

Usuário Avatar de Enrique Javier Romay
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    2- Como ja estou procurando uma xj, reparei que todas as aut 97 e 98 que vi somente tem a opção de selecionar 1ª ou 2ª . Isto significa que as XJs destes anos só tem 3m+ré ?

Na realidade você tem 1°, 2° e "D" mais "O", D e Direta, ou seja 3°, e O e Over Drive, ou seja mais uma marcha para cair com os giros do motor, (4°)

Abs.

Citação Postado originalmente por LADissenha Ver Post
    1- XJ 97, XJ 97/98 E XJ 98 (TODAS AUTOMÁTICAS) é tudo igual ?
    potência/câmbio/4x4 full time/diferencial/suspenção.
    Existem algumas diferenças entre as 97 e 98....as 97 a maioria não tem ABS, mas muitas tem console de teto.
    Nos dois modelos em grande maioria o câmbio é automático de 4 velocidades, sendo a última over-drive. Existem alguns modelos com câmbio mecânico de 5 marchas.
    Quando a caixa de transferência a maioria das XJ tem a opção 4x4 full-time/part-time, mas algumas 97 ainda sairam com a t-case Select-Trac que só tem 4x4 part-time. O motor da maioria é o L6-4.0L 190 HP, mas sei que existe o L4-2.5L Gasolina (nunca vi uma assim por aqui) e também a versão Diesel.
    Diferenciais normalmente são Dana 30 na diant. e 35 na traseira, mas em algumas com diferencial Chrysler na traseira.

Citação Postado originalmente por LADissenha Ver Post
    Como disse são 4 marchas e as posições da alavanca são 1, 1-2 e 3 são o limites superiores de marcha, ou seja: Se deixar em 1, só anda de primeira.....na 1-2, o cãmbio troca apenas entre a 1a. e 2a. marcha....e na posição 3, não entra a 4a. marcha. Isso serve para limitar a entreda das marchas superiores em função do tipo de terreno e também a carga ou reboque, afim de utilizar melhor o freio motor do veículo.

Quanto ao resto, eu sou suspeito....adoro a minha XJ e recomendo.

Boa sorte na procura.

Abs.

Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Guto,

Tava pensando no seu problema com os tuchos e estava estudando o desenho do motor....
    ....e vi algo que me surpreendeu....como eu disse o L6 da XJ tem algumas semelhanças com o motor L6 do Opala, lembra ?
    Mas algo me intrigava... Como remover o tuchos ? No Opala, além da tampa do cabeçote, tinha a tampa lateral que dá acesso aos tuchos...daí era até simples fazer isso....no motor L6 da XJ não tem tampa lateral....logo, só arrancando o cabeçote fora...... mas descobri que existe uma ferramenta especial pra arrancar os tuchos sem ter que arrancar o cabeçote.... http://www.bobstools.net/Store/LS13750.html mas é dose investir em uma ferramenta que vai usar tão pouco....acho até que com um arame "no esquema tupiniquim" daria pra pescá-los....
    Alguém aqui com certeza já deve ter feito isso antes....

Pra ajustar as varetas, isso é a mesma coisa que no Opala. Coloca o motor a 0° e verificam-se as válvulas que deveriam estar fechadas estão realmente fechadas. Estando as válvulas bem ajustadas, nessa posição, as válvulas estarão 100% fechadas, porém vc não deverá conseguir girar a vareta com o dedo.
    Gire o motor manualmente para 180° e faça o ajuste nas outras válvulas que restaram e aproveite para verificar se as que vc ajustou na posição de 0° estão abrindo corretamente.....Eu ainda costumo dar uns 3 giros completos no motor (360°) para reconferir tudo antes de fechar.....não sei na XJ mas no Opala, sempre tem que reajustar com ele quente (uma zica)....aí só encosto a tampa e ligo o motor pra esquentar.....depois de quente, faço isso tudo de novo....tem meca que gosta de fazer com o motor ligado, mas faz uma sujeira do KCT por que a tampa vai estar fora do lugar......de tanto apanhar pra ajustar o Beethoven , descobri que deixando o motor aquecer e carregar bem os tuchos, vc pode fazer a conferência do ajuste com ele desligado, mas isso se os tuchos estiverem bons (não perdendo a carga)....

Espero ter contribuído e se os amigos aqui que já fizeram isso, quiserem completar com mais informações, acho que seria legal.

Abs.
    Caral........leo vc deveria ser NINJA na outra vida......como vc fuça irmao !!!!!.....se seu chefe sabe disso vai perguntar se vc nao tem trabalho a fazer....heheheheheh

Bom vamos la entao, so to resp. agora os varios assuntos sobre os oleos, radiadores e afins......pq meu micro tava zuado.

Sobre o oleo, ta tudo blz...pressao boa, temperatura um pouco mais baixa, e o motor um pouco mais solto e macio......vou rodar com esse oleo uns 5000 apesar de ser pra 10000....ai coloco o 15w40 novamente.

Falei com o mecanico, ele disse para abrir a tampa, e que as vezes a junta nem estraga, para dar uma olhada mais criterioza....mesmo assim vou comprar uma junta nova e levar lá.......

Agora pq os tuchos de descarregam ??

Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Caral........leo vc deveria ser NINJA na outra vida......como vc fuça irmao !!!!!.....se seu chefe sabe disso vai perguntar se vc nao tem trabalho a fazer....heheheheheh

Bom vamos la entao, so to resp. agora os varios assuntos sobre os oleos, radiadores e afins......pq meu micro tava zuado.

Sobre o oleo, ta tudo blz...pressao boa, temperatura um pouco mais baixa, e o motor um pouco mais solto e macio......vou rodar com esse oleo uns 5000 apesar de ser pra 10000....ai coloco o 15w40 novamente.

Falei com o mecanico, ele disse para abrir a tampa, e que as vezes a junta nem estraga, para dar uma olhada mais criterioza....mesmo assim vou comprar uma junta nova e levar lá.......

Agora pq os tuchos de descarregam ??
    Ninja eu ? Nem fox....hehe...talvés "Minja"......mas eu curto pesquisar as coisa mesmo....tô tendo que fazer um regime de FDP por conta da tiróide e colesterol (lá vem o óleo de novo...) aí não saio mais pra almoçar e fico só na maça......já que não tenho o que fazer no almoço e agora que tô preso no rodízio, fico pesquisando e colhendo material pro meu "livro"...hehehe....
    Pra vc ter uma idéia, eu já achei até a curva temperatura x resistêcia para testar e calibrar o marcador de temperatura....hehehe....não vou postar isso aqui, se não os caras vão querer me bater....

Os tuchos hidráulicos são como uma mola cuja força depende da pressão do óleo (da bomba)....só que uma vez desligado o motor, eles tem que continuar retendo essa pressão....um sintoma disso é o motor ficar estalando depois que vc desliga....isso acontece ou por que estão gastos, aí só trocando ou com acúmulo de sujeita internamente....se for sujeira...as vezes o "fudush" resolve, mas se tiver impregnado...só desmontando e deixando de molho em um solvente mais forte e passando ar comprimido......

Agora, no seu caso, pelo que eu ouvi pelo barulho, ou tem vareta solta ou enpenada por que os tucho estão demorando a carregar, o que é diferente....
    Como já sabemos que a pressão do óleo está 100%, resta verificar a regulagem das válvulas.....mas se fosse eu, abrindo a tampa, já faria uma investigação mais completa....removeria os balancins (é importante numerar a posição de cada um), retiraria as varetas fora pra examinar uma por uma, procurando por empenamentos (basta rolá-las em cima de um vidro e pronto) e se estão entupidas.....depois ainda tentaria pescar esses malditos tuchos com um arame, só pra olhar pra cara deles e limpá-los/examiná-los (tem que numerar também).....e depois montaria tudo de novo e ajustaria como te falei....
    Esse serviço em si é até gostoso de fazer....o chato é ficar virando o motor na mão pra ajustar válvula por válvula....mesmo tirando as velas, estamos falando de um 6 bocas, pesado pacas....

Crie coragem e encare essa....vai se sentir melhor depois que o maldito barulho de motor diesel desaparecer....

Abs.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Costa
    Entrada
    12/02/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Cabos e Velas NGK

Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Dê uma rodada na Rua Escobar em S. Cristovão. Vai encontrar fácil.

Abs,
    Tive por lá, procurei um monte de lojas, mas nada, fui achar na Rua Sao Cristóvao, 819/823 (Só Motor 2005 Auto Peças).
    Para Cherokee Sport:
    Velas NGK FR5-1 ( stock no. 7252 ) made in japan
    Cabos de Vela NGK SC-C03

Um total de R 231,00

Bom??? Mas Já tá!

Sds,

Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Os tuchos hidráulicos são como uma mola cuja força depende da pressão do óleo (da bomba)....só que uma vez desligado o motor, eles tem que continuar retendo essa pressão....um sintoma disso é o motor ficar estalando depois que vc desliga....isso acontece ou por que estão gastos, aí só trocando ou com acúmulo de sujeita internamente....se for sujeira...as vezes o "fudush" resolve, mas se tiver impregnado...só desmontando e deixando de molho em um solvente mais forte e passando ar comprimido......

Agora, no seu caso, pelo que eu ouvi pelo barulho, ou tem vareta solta ou enpenada por que os tucho estão demorando a carregar, o que é diferente....

Esse serviço em si é até gostoso de fazer....o chato é ficar virando o motor na mão pra ajustar válvula por válvula....mesmo tirando as velas, estamos falando de um 6 bocas, pesado pacas....

Crie coragem e encare essa....vai se sentir melhor depois que o maldito barulho de motor diesel desaparecer....

Abs.
    Investigando o barulho...... quando vc esta em acendencia de aceleracao nao faz o barulho........quando a aceleracao estabiliza e vai diminuindo o barulho aparece......isso me intriga...!!!!!!!!!!

Quanto a encarar este serviço, Não me chamo LEO BEETHOVEM que deve ter um arsenal de ferramentas na sua garagem.......a unica chave que eu tenho pra abrir, é a de ignicao....hehehehehe

vc teria esta resposta tbem....Mr.Leo ????

um abraço

Owwww......domingao estarei em atibaia, vamos dar um rolê por lá ?....é 60 km de sao paulo (e la tem GNV)......levar seu guri ate a pedra grande...o que acha ?...aposto que nao usou teu 4x4 ainda !!!!!
    topas ?
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. Cherokee Sport 91 - Caveirão
      Por samukanvas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 86
      Última resposta: 13/09/2010, 14:26
    2. Pra quem quer comprar cherokee sport usada
      Por wagner4wd no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2009, 19:42
    3. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    4. Cherokee Sport 98/98 4.0 Auto
      Por bioranieri no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 28
      Última resposta: 31/10/2008, 10:24
    5. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

Permissões de Postagem