
Estava lendo uma posts antigos e vi muitas dúvidas sobre o câmbio automático das XJ (AW4)....aí achei interessante pesquisar a respeito....
Descobri uma forma correta e simples de avaliar o desempenho desse câmbio (Manual Heynes).
Para executar esse procedimento, o carro deverá estar em regime de temperatura normal de trabalho e é conveniente que já tenha rodado alguns Km para que o fluído da caixa também esteja na temperatura normal de trabalho, ou seja, aquecer o motor na garagem não é suficiente. Outro detalhes é que os freios do veículo tem que estar em boas condições e o veículo em um lugar com um bom espaço livre na frente e atrás, sem circulação de pessoas, afim de evitar quaiquer acidentes.
- XJ com o freio de mão acionado, posição P (park)
- Pressione o pedal de freio e mantenha pressionado a todo instante.
- Mude a alavanca do câmbio para D (drive).
- Acelere gradativamente até o máximo em um intervalo não superior a 5 segundos.
Durante a aceleração, observe o contagiros: A rotação indicada deverá estar entre 2.200 a 2.400 RPM
Espere de 1 a 2 minutos e repita o mesmo procedimento, porém para a posição R (reverse) e a indicação no contagiros deverá estar entre 1.800 e 2.200.
Se a rotação encontrada for acima do especificado, é provável que haja desgaste nos discos. E rotações abaixo do especificado condizem com baixa pressão do óleo e que pode ser por usso de fluído fora do especificado, ou ainda fuído com nível baixo ou velho.
Outra coisa, quando alternar a posição da alavanca de mudanças entre N e D ou entre N e R....a atuação das solenóides deverá acontecer em menos de 1,5 segundos (o que é bem rápido). Isso é aquele "tranquinho" que sentimos no carro ao trocar a posição da alavanca.
Bom, eu já testei a minha e felizmente está tudo OK.
Divirtam-se e Abs.