x
Convex Datacenter

Tópico: Cherokee Sport

Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Relaxa....quando peguei a minha, ficava grilado do contrário....do pq sempre nos 100° (ou um traço acima)....depois vendo com a galera aqui e até com os gringos, vi que esse motor tem mesmo que trabalhar quente mesmo.
    Voltando ao seu caso, no início as vezes a temperatura caia assim como a sua (do nada) e eu achando que isso é que era o normal...hehehe.....mas como o antigo dono deixou ela muito tempo parada, o líquido do radiador tava meio zoado....purguei tudo, coloquei aditivo e hoje é 100° direto, nunca mais fez isso......
    Deve ser por que a válvula termostática está enroscando (aberta) por conta de sujeira ou algo assim, ou a ventoinha ligando for do tempo....
    O máximo que vai acontecer é gastar mais combustível....purga esse radiador, põe água e fluído (se for o caso) e preste atenção na ventoinha....
    Abs.
    Opa Sr.Leo......ta ligeiro heim...nem mandei e tu ja respondeu....eu acho vc nao esta on-line esta em real time.......heheheh....

e amanha vai no ibira ?

Bom cara, fiz o flush....??...ate agora blz....usei produto um da wurth......os caras sao profi, nao iriam colocar bosta no mercado nao acha ?

por enquanto ta blz.....e coloquei um sintetico da BR 5w/30 e adivinha o que aconteceu com aquele barulho te tucho ?????

c o n t i n u o u ...... heheheheheh

Um meca perto do meu trabalho, mexe com carros imp.e cherokee´s...disse que isso é por causa do gas, trabalha mais quente e descarrega os tuchos......vc acredita nessa teoria ???....eu nao !!!!

Bom quanto a limpeza do radiador, eu fiz isso a um mes mais ou menos, fiz a limpeza, escoei, limpeou de novo, escoou....e depois mandei um concentrado da Paraflu......sempre faço isso nos meus carros ( quem le pensa que o bonitao tem um monte de carro )...nos carros que tive e nunca tive problemas de bomba d`água......

Recebi a MP......to correndo....fica frio....

te vejo entao no ibira amanha ok ?

um abraço

Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Opa Sr.Leo......ta ligeiro heim...nem mandei e tu ja respondeu....eu acho vc nao esta on-line esta em real time.......heheheh....

e amanha vai no ibira ?

Bom cara, fiz o flush....??...ate agora blz....usei produto um da wurth......os caras sao profi, nao iriam colocar bosta no mercado nao acha ?

por enquanto ta blz.....e coloquei um sintetico da BR 5w/30 e adivinha o que aconteceu com aquele barulho te tucho ?????

c o n t i n u o u ...... heheheheheh

Um meca perto do meu trabalho, mexe com carros imp.e cherokee´s...disse que isso é por causa do gas, trabalha mais quente e descarrega os tuchos......vc acredita nessa teoria ???....eu nao !!!!

Bom quanto a limpeza do radiador, eu fiz isso a um mes mais ou menos, fiz a limpeza, escoei, limpeou de novo, escoou....e depois mandei um concentrado da Paraflu......sempre faço isso nos meus carros ( quem le pensa que o bonitao tem um monte de carro )...nos carros que tive e nunca tive problemas de bomba d`água......

Recebi a MP......to correndo....fica frio....

te vejo entao no ibira amanha ok ?

um abraço
    Ah, meu fico tempo depois do horário no escritório só corujando por aqui, aí já viu....é pá e bola....mas já tô saindo que tenho que buscar a dona da pensão...se tá ligado....

Amanhã é Ibira na certa....tô sentindo falta do pernil...

Eu vi esse da Wurth quando troquei o óleo, custava uns 12-15 reais....mas era o que tinha o melhor rótulo com instruções detalhadas e composição química mais completa....se tivesse que fazer, seria com esse mesmo....com óleo mais fino ainda... Sintético ?
    Cara o meca até tem a sua certa razão...mas não é pra fazer isso assim como está fazendo......mas acho que tem gato nessa tuba....já pensou em regular as válvulas ? Seria o último passo antes de abrir pra trocar os tuchos de vez....fazendo uma regulagem nas folgas pode melhorar e até sumir de vez...

Se o radiador tá filé, fica de olho na ventoinha se ela tá ligando antes do tempo, se tiver OK, desencana, mas acompanhando sempre....não deve ser nada d+.

Amanhã a jente se fala...quero ver até se chego um pouco mais cedo...

Abs.

Ah, meu fico tempo depois do horário no escritório só corujando por aqui, aí já viu....é pá e bola....mas já tô saindo que tenho que buscar a dona da pensão...se tá ligado....

Amanhã é Ibira na certa....tô sentindo falta do pernil...

Eu vi esse da Wurth quando troquei o óleo, custava uns 12-15 reais....mas era o que tinha o melhor rótulo com instruções detalhadas e composição química mais completa....se tivesse que fazer, seria com esse mesmo....com óleo mais fino ainda... Sintético ?
    Cara o meca até tem a sua certa razão...mas não é pra fazer isso assim como está fazendo......mas acho que tem gato nessa tuba....já pensou em regular as válvulas ? Seria o último passo antes de abrir pra trocar os tuchos de vez....fazendo uma regulagem nas folgas pode melhorar e até sumir de vez...

Se o radiador tá filé, fica de olho na ventoinha se ela tá ligando antes do tempo, se tiver OK, desencana, mas acompanhando sempre....não deve ser nada d+.

Amanhã a jente se fala...quero ver até se chego um pouco mais cedo...

Abs.
    Poura paguei 25 pilas........pois é mandei o mais fino mesmo para testar...eu particularmente acho que sem lubrificacao o motor nao fica nem a pau....e sintetico é formulado, vai azeite de dendê, oleo de carnaúba, protetor U.V. e U.V.A., oleo usado de pastel e coisas mais....assim o motor pode trabalhar um pouco mais frio.....coisa de 0,005 graus a menos ....hehheheheheh

Vou rodar com esse mesmo por uns 5 mkm...e ver como fica.....ai volto pro 15w40 mesmo mineral, que tbem é mais barato. 10,00 Lt

Quanto esse lance de folga, eu acho que elas nao podem ser reguladas, pois sao tuchos hidraulicos....lembra ?....balancin solto tbem nao, senao tremia todo o motor......O meca disse que todas que vao lá a GNV fazem o mesmo barulho que vc ja viu na minha XJ.

Tem duas solucoes......abrir ou desencanar ( é foda o barulho de fiesta no 4.0 )

um abraço

gutoxj
    uso a minha laredo com gas e não bate nada não
    uso oleo mineral e adiciono o bardal B12.
    acho que essa batida pode ser exatamente olho muito fino.
    só paupite.

Usuário Avatar de EDIE-DF
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Guto,
    Quanto à temperatura, uma das possibilidades é a presença de ar no sistema de arrefecimento.
    Isto pode ocorrer por falha no serviço de limpeza que você fez.Para encher o radiador, deve-se fazê-lo sem o sensor de temperatura, para que o ar saia pelo buraco do mesmo. Após recolocar o sensor, deve-se deixar funcionar o motor por uns 15 minutos, ligar o ar quente, desligá-lo, desligar o motor, aguardar mais 15 minutos, verificar o nível e completar se necessário.
    Se não ligar o ar quente, o radiador interno de aquecimento de ar fica vazio, pois ele fica numa posição mais alta que o radiador do motor. Ele tem um volume de mais ou menos 1 litro. Consequentemente ficará ar no sistema.
    É preciso eliminá-lo pois este ar provocará erosão da bomba d'água e de componentes internos por cavitação, além de prender a esfera da válvula termostática.
    Peça pros cara que fizeram o serviço dar uma geral e fale para ligar o ar quente.
    Ps: após ligar o ar quente e o motor esfriar é normal baixar o nível. Pode-se, caso não haja vazamento, simplesmente completar o nível até a marca "FULL".
    4X4 Brasil Razão: complementação.

descarbonizante

Caique, qual a Km da sua XJ agora ?
    Tem esses produtos descarbonizantes em spray que podem ser uma alternativa....tive um maldito Citroen (nos meus tempos de depressão absoluta) e tive um problema sério de carbonização, tive que usar produto da linha profissional....vem numa latinha....e vai jogando direto do corpo da borboleta e vai acelerando.....fuma o carro mais que preto véio em dia de descarrego, no dia pensei comigo "Agora ferrou de vez".....as instruções diziam que era pra usar a latinha inteira e mandei bala.....depois disso, troquei o óleo, filtro e por incrível que pareça o carro ficou filé....
    Para que conhece ou teve um DKW, é tipo fazer um purgante...hehehe...
    Abs.
    a minha ta com 78880 agora, ja usei varias vezes descarbonizante pra corpo de borboleta "TB", e limpa muito bem, a pergunta é: sera q o tal do spray nao vai estragar nada la embaixo?

Citação Postado originalmente por keko Ver Post
    gutoxj
    só paupite.
    Keko
    o oleo recomendado pra XJ é mineral e a troca varia de cabeça pra cabeça, eu troco a cada 3.300km e so uso Mobil HPX que é o SUPER HP novo com anti borra. O filtro troco cada 10mkm. Vou fazer um teste e trocar com 13.400km e prometo que deixarei ele escorrer uns 3 dias dai vou abrir e fotografar pra mostrar pra voces o que tem de sujeira. Aposto que é mais benefico pro motor a troca frequente de oleo mineral do que o uso de sintetico por 10mkm ou mais. A proposito, nao confio na Wurth, é muito tabajara. Se voce quer um produto de 1° linha, tem que pagar o "extra" que é a pesquisa. Ferrari é fFerrari porque gasta em desenvolvimento, que nao é barato!!!

Vou comentar aqui o papo de todos....espero que todo mundo leia....hehehe....Tô economizando mensagens.....desse jeito nuca vou chegar a "Expert"....

Quanto esse lance de folga, eu acho que elas nao podem ser reguladas, pois sao tuchos hidraulicos....lembra ?....balancin solto tbem nao, senao tremia todo o motor......O meca disse que todas que vao lá a GNV fazem o mesmo barulho que vc ja viu na minha XJ.

Tem duas solucoes......abrir ou desencanar ( é foda o barulho de fiesta no 4.0 )
    Guto, no meu CJ (motor de Opala) o sistema é muito parecido.....posso te dizer com certeza por experiência própria que uma boa regulagem faz falta, mas com tucho hidráulico é bem diferente do mecânico....as vezes tem que regular com o motor ligado.....apanhei pra caramba com o meu, não achava um cara descente que soubesse ao certo regular essa porcaria....e o barulho não vinha das válvulas ou tuchos, mas sim das varetas que ficavam folgadas....e quando apertavam d+, travavam as válvulas....Como eu disse, isso não é um serviço caro e demorado....só tem que descolar uma junta da tampa de válvulas nova....e algum meca show pra regular....pior não vai ficar e pode ser que melhore a coisa.
    A minha com GNV não faz um "clique" sequer....pode até ser que vc chega a conclusão que vai ter que abrir mesmo e trocar ou desmontar pra limpar de vez os tuchos (se não estiverem desgastados o que eu duvido com a sua Km)....mas pelo menos é uma chance de gastar menos....
    O GNV é um combustível "seco" e prejudica um pouco a lubrificação dos anéis....por isso existe a recomendação de pelo menos uma vez por semana rodar uns 15km na gasolina só pra garantir isso....mas não é nada crítico.....pra vc ter uma idéia, tem um vizinho taxista com uma Brazer 4 cil. que roda 100% com GNV, ela tem quase 200 mil Km e o motor parace até novo...
    Se fosse eu já tinha enlouquecido com um motor 4.0 parecendo as vezes com motor de chevette....ptz, eu desencanar ? Essa palavra não existe pelo menos no meu dicionário...hehehe

Citação Postado originalmente por keko Ver Post
    gutoxj
    só paupite.
    Atenção: Bardal B12 só com óleo mineral....Keko, sei que vc está fazendo isso, mas só pra deixar claro pros menos desavisados...

Citação Postado originalmente por EDIE-DF Ver Post
    Guto,
    Quanto à temperatura, uma das possibilidades é a presença de ar no sistema de arrefecimento.
    Isto pode ocorrer por falha no serviço de limpeza que você fez.Para encher o radiador, deve-se fazê-lo sem o sensor de temperatura, para que o ar saia pelo buraco do mesmo. Após recolocar o sensor, deve-se deixar funcionar o motor por uns 15 minutos, ligar o ar quente, desligá-lo, desligar o motor, aguardar mais 15 minutos, verificar o nível e completar se necessário.
    Se não ligar o ar quente, o radiador interno de aquecimento de ar fica vazio, pois ele fica numa posição mais alta que o radiador do motor. Ele tem um volume de mais ou menos 1 litro. Consequentemente ficará ar no sistema.
    É preciso eliminá-lo pois este ar provocará erosão da bomba d'água e de componentes internos por cavitação, além de prender a esfera da válvula termostática.
    Peça pros cara que fizeram o serviço dar uma geral e fale para ligar o ar quente.
    Ps: após ligar o ar quente e o motor esfriar é normal baixar o nível. Pode-se, caso não haja vazamento, simplesmente completar o nível até a marca "FULL".
    Edie, show de bola essa dica... As vezes o que é básico pra alguns, pode ser a solução pra outros.

Citação Postado originalmente por caique1177 Ver Post
    a minha ta com 78880 agora, ja usei varias vezes descarbonizante pra corpo de borboleta "TB", e limpa muito bem, a pergunta é: sera q o tal do spray nao vai estragar nada la embaixo?
    Se for Spray descarbonizante, sem problemas, mas não vai ser diferente daqueles que já usou.....só tome cuidado com alguns que contèm Tetra Cloreto de Carbono, Xilol, Tricloro etileno, e outros solventes assim.....Esses realmente arrancam qualquer descabonização, mas tem que ter um cuidado danado pra não pegar em nenhuma borracha, ou já era....Se for usar algo assim, é melhor arrancar as velas, e borrifar antes em cada câmara de combustão, deixar agir por uns min. e pois montar tudo de volta e ligar o motor....e sem usar muito, pode usá-lo direto no TB também....fique esperto só com plásticos e borrachas.....
    Ah, outra coisa, esses solventes são daqueles que dão "barato" e usados pra fazer "lança".....se bobear vai ter gente querendo fazer esse serviço de graça só pra ficar doidão....hehehe

Citação Postado originalmente por caique1177 Ver Post
    o oleo recomendado pra XJ é mineral
    Oléo pra XJ recomendado é sintético !!! 10W30 ou 10W40, isso tá bem claro. Não significa que o mineral não possa ser usado, mas recomendação é para sintético com certeza.

Abs.

Bom galera......como gostamos de falar de oleo ........esse assunto é bao !!!

Realmente achei fino o oleo 5w/40 mas nao significa que vai ficar sem lubrificacao...ok ? neste fds se der na telha arranco e coloco o 15w40 mesmo......

Na tabela da shell é recomendado o helix 10w40.....sintetico.

Quanto custa essa junta da tampa do motor ? alguem ja trocou ?.....ai posso levar em algum meca pra fazer essa regulagem....Leo tbem acho que é alguma vareta meledeta.......e rodo sempre na gazoza.....cedo e chegando em casa........e tbem nao to rodando muito com ela.

Quanto a limpeza do radiador, foi tudo blz, ligamos o ar quente, ligou a ventoinha, e a agua ta blz........nao sei se é por causa do oleo fino, mas o carro nao esta esquentado mais como antes......antes ficava sempre nos 100 e um teco a mais.......hoje quase nao chega nos 100....... esse lance ta me entrigando.......e ontem tava 27º na rua hein....bem calor.

Blz. obrigado e vcs.........e ai Leo, vai encara o frio no ibira hj ???

um abraco

Realmente achei fino o oleo 5w/40 mas nao significa que vai ficar sem lubrificacao...ok ? neste fds se der na telha arranco e coloco o 15w40 mesmo......
    Deixa como está.....se a pressão do óleo estiver OK, não há com o que se preocupar....

Na tabela da shell é recomendado o helix 10w40.....sintetico.
    O ideal é o 10W40 mesmo, e sintético....eu estou usando o Castrol Magnatec que é 10W40 também....mas sabemos todos que óleo é uma questão de gosto.....usaria o Helix na boa também....
    Pesquisei muito sobre isso nos sites gringos....esses caras fazem verdadeiras alterações no motor e tudo mais, fuçam em tudo, mas se tem uma coisa em que são unânimes é no uso do óleo: Sitentético sempre, 10W40 na maioria deles e 10W30 para os que moram em lugares mais frios....e 5W30 é a escolha dos Canadenses, mas lá é frio pra diabos.....

Quanto custa essa junta da tampa do motor ? alguem ja trocou ?.....ai posso levar em algum meca pra fazer essa regulagem....Leo tbem acho que é alguma vareta meledeta.......e rodo sempre na gazoza.....cedo e chegando em casa........e tbem nao to rodando muito com ela.
    Realmente não faço idéia dessa junta, mas acredito que o Renato deve ter.....pois é, as vezes a vareta (que tem um furinho no meio) entope e compromente a carga dos tuchos também....pelos desenhos que vi do 4.0 acho que dá pra tirar as varetas pra inspecioná-las da própria tampa de válvulas, sem maiores esforços.....já vi acontecer também dessas varetas empenarem, mas é mais difícil...eu não tenho dúvida que não é a influência do GNV no seu carro.....não mesmo....

Quanto a limpeza do radiador, foi tudo blz, ligamos o ar quente, ligou a ventoinha, e a agua ta blz........nao sei se é por causa do oleo fino, mas o carro nao esta esquentado mais como antes......antes ficava sempre nos 100 e um teco a mais.......hoje quase nao chega nos 100....... esse lance ta me entrigando.......e ontem tava 27º na rua hein....bem calor.
    Quanto a isso, não vejo grandes problemas, só o aumento do consumo, mesmo, bom isso é problema pra mim $$$....mas não vai ser muito....continue rodando com ela sempre prestando atenção na situação....se a ventoinha não estiver ligando em momento errado (liga em 105°C e desliga em 95°C) o problema é a válvula termostática que travou de vez, ou corroeu e já perdeu a função...o que é a maior baba de trocar....mas precisa da junta também....

......e ai Leo, vai encara o frio no ibira hj ???
    Se não chover eu tô lá....a blusa já tá no carro e qualquer coisa dou um jeito de comprar um vinho, ou se estiver abaixo de 10°C, um conhaque...hehehe

Abs...

Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB
    Agradecimentos: 0

Exclamation Temperatura

Hoje tava na avenida pacaembu, umas 10:00 e tava uns 27 graus......eu tava andando ja a uma hora no transito pesado, quando olhei na temperatura do carro, tava um risco abaixo dos 100.......isso nunca aconteceu, ela sempre trabalhou nos 100 e um teco a mais .....sempre....ate na estrada nunca caiu desse jeito......JA aconteceu isso com vcs ???????????....vejam ai

a uns 3 dias troquei o oleo por sintetico 5w30 ......será que ta trabalhando mais frio ?...por causa do oleo ????

Caro Guto,

Ha alguns meses, passei pelo mesmo problema que voce identificou na sua viatura. O marcador de temperatura do arrefecimento marcava abaixo da temperatura normal de funcionamento, nas condições normais de uso. Isso começou a me causar problemas pois na realidade a temperatura estava normal. Descobri que o sensor de temperatura estava com defeito, acusando temperatura menor. (no meu caso descobri quando vi o mesmo oscilava entre a normal e mais baixo). Alerto, pois se realmente o problema estiver no sensor, como foi meu caso, o mesmo não liga o ventilador auxiliar quando devido, podendo resultar em superaquecimento com as consequencias que voce sabe.
    mesmo com o ar condicionado ligado, quando o marcador indica temperaturas mais baixas ele desliga o ventilador auxiliar.
    Outra situação que pode levar a funcionamento com temperaturas mais baixas é a retirada da valvula de controle da temperatura, o que não provoca danos no motor, mas aumenta o cosumo enquanto não alcança a temperatura normal.
    Abraços
    J Pinho
    4X4 Brasil Razão: Erro de grafia

Citação Postado originalmente por J Pinho Ver Post
    Ha alguns meses, passei pelo mesmo problema que voce identificou na sua viatura. O marcador de temperatura do arrefecimento marcava abaixo da temperatura normal de funcionamento, nas condições normais de uso. Isso começou a me causar problemas pois na realidade a temperatura estava normal. Descobri que o sensor de temperatura estava com defeito, acusando temperatura menor. (no meu caso descobri quando vi o mesmo oscilava entre a normal e mais baixo). Alerto, pois se realmente o problema estiver no sensor, como foi meu caso, o mesmo não liga o ventilador auxiliar quando devido, podendo resultar em superaquecimento com as consequencias que voce sabe.
    mesmo com o ar condicionado ligado, quando o marcador indica temperaturas mais baixas ele desliga o ventilador auxiliar.
    Guto, sabe que o J Pinho deu uma dica que realmente pode ser....ou até um mal contato no conector dele, poderia fazer isso....
    Seria legal pegar um termômetro e monitorar a temperatura da água e compará-la com o marcador pra ter certeza....
    Acho possível sim....e vale a pena conferir mesmo....

Citação Postado originalmente por J Pinho Ver Post
    Outra situação que pode levar a funcionamento com temperaturas mais baixas é a retirada da valvula de controle da temperatura, o que não provoca danos no motor, mas aumenta o cosumo enquanto não alcança a temperatura normal.
    Vc tem razão quanto a isso, mas não acho que seja o caso específico do Guto, pq ele menciona que sempre esteve OK e de uma hora pra outra começou com isso....do jeito que eu já conheço o Guto (tão chato quanto eu pra cuidar da XJ), duvido que ele iria arrancar a válvula e deixar direto....mas a dica é válida com certeza.

Abs.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Cherokee Sport 91 - Caveirão
      Por samukanvas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 86
      Última resposta: 13/09/2010, 14:26
    2. Pra quem quer comprar cherokee sport usada
      Por wagner4wd no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2009, 19:42
    3. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    4. Cherokee Sport 98/98 4.0 Auto
      Por bioranieri no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 28
      Última resposta: 31/10/2008, 10:24
    5. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

Permissões de Postagem