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Tópico: Cherokee Sport

  • #1585
    Usuário Avatar de gnecchi
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    Sensor de temperatura




    Tb já tive problema de mal contato no sensor de temperatura e gerou esse problema de indicar temperatura abaixo da realidade.

    Quem percebeu foi minha mulher que estava usando a XJ e me ligou para dizer que o ponteiro da temperatura havia caido de 100 para 25 graus.....

    Desconectei o plug do sensor, passei um WD40, reconectei e passei fita de alta fusão no conector com o sensor.... ficou zero bala, já faz 05 meses que fiz isso e até então não tive mais problema.


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #1586
    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Galera,

    Esta semana troquei as buchas da suspensão dianteira, bieletas, pivôs e terminais de direção. O shimning sumiu e o carro está muito mais estável e "na mão".

    Alguém sabe se o bujão do carter da caixa de câmbio precisa de alguma junta ou é só apertar depois de drenar o líquido?

    Abs,
    Arbass

    Nao tem junta, mas tem que usar cola e apertar....a unica junta que tem é a do filtro, mas ai são 2 pedaços pequenininhos de junta.

    Abraços,
    SW4 3.0 TD RedBull (sem asas por enquanto...)

  • #1587
    Guto,

    ta realmente abaixo da media...mas dá uma monitorada pq pode ser defeito no sensor....

    falando em sensor...o da pressao do oleo ta marcando um pouco mais do que 1...o normal é marcar na segunda marca da escala acho... qdo acelera ele fica no 3?

    Abraços



    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Hoje tava na avenida pacaembu, umas 10:00 e tava uns 27 graus......eu tava andando ja a uma hora no transito pesado, quando olhei na temperatura do carro, tava um risco abaixo dos 100.......isso nunca aconteceu, ela sempre trabalhou nos 100 e um teco a mais .....sempre....ate na estrada nunca caiu desse jeito......JA aconteceu isso com vcs ???????????....vejam ai

    a uns 3 dias troquei o oleo por sintetico 5w30 ......será que ta trabalhando mais frio ?...por causa do oleo ????

    COm relacao a junta da tampa de valvula vc consegue uma por uns 100-150 conto... nao esquece de falar pro meca nao colocar cola ou silicone junto. Tem uns oreias que insistem em fazer isso e ai qdo vc quer dar manutencao em qqer tampa ou carter tem q trocar a junta pq tinha cola e qdo tira a tampa ferra a junta tb.

    Abracos

    E
    4X4 Brasil
    SW4 3.0 TD RedBull (sem asas por enquanto...)

  • #1588
    Citação Postado originalmente por caique1177 Ver Post
    Keko
    o oleo recomendado pra XJ é mineral e a troca varia de cabeça pra cabeça, eu troco a cada 3.300km e so uso Mobil HPX que é o SUPER HP novo com anti borra. O filtro troco cada 10mkm. Vou fazer um teste e trocar com 13.400km e prometo que deixarei ele escorrer uns 3 dias dai vou abrir e fotografar pra mostrar pra voces o que tem de sujeira. Aposto que é mais benefico pro motor a troca frequente de oleo mineral do que o uso de sintetico por 10mkm ou mais. A proposito, nao confio na Wurth, é muito tabajara. Se voce quer um produto de 1° linha, tem que pagar o "extra" que é a pesquisa. Ferrari é fFerrari porque gasta em desenvolvimento, que nao é barato!!!
    Pessoal,

    a recomendação da concessionária SavarAuto, q é mercedes, chrysler e JEEP é para oleo mineral 20w40. Segundo eles a própria fabrica obrigou a eles só utilizar este por motivo, o clima brasileiro, ainda mais por aqui no sul q temos as quatro estaçoes em um unico dia. Antes desta puxada de orelha, eles usavam sinteticos...varios clientes tiveram problema... imaginem o cara pagar 130.000 num JEEP 0 km e ter problemas...

    Na Triatech, especializada JEEP, tambem só usam mineral, e recomendam a troca do oleo e do FILTRO de 5.000 em 5.000 kms... a explicação é meio extença, fiquei das 10 da manha ate a 1 da tarde ouvindo a respeito...os caras trouxeram um tecnico da fabrica para fazer uma clinica aqui...


    Abraço aos amigos XJoteiros.
    4X4 Brasil

  • #1589

    Talking Buenas...

    Dae Grêmioooo...conforme previsão ...2x0 . Agora que venha os Uruguaios...Latinos...
    Passou pelos Paulistas...passa pelos argentinos, uruguaijos, paraguajos...Mexicanos e el latinos...
    (acho que só eu gosto de futebol aqui)...ainda bem....

    Então vai lá ====>>>>O filtro do gás : (vide foto depois)

    O filtro é pequeno...Puseram uma mangueira grossa no filtro. Melhorou de 20 a 25 % no desempenho. Ficou na "horizontal" e solta, tipo dobrável e apoiada no modulo...(vide fotos depois).
    O filtro é o esportivo, de alumínio, maleável, pequeno. O carro continua meio lerdo, apesar dos 130 km na final depois de 17 segundos .. me custou 60 contos a mangueira de borracha...achei caro...mais tô otimista...O caro tá bom, melhorou, está confiável e forte... Só quero ele mais velox...gosto de poder acelerar na hora de ultrapassar...e ele é forte para isso...sou prudente mais adoro velocidade...gosto do vento e da chuva...lama...Gosto até de congestionamento...fico na boa ouvindo rock ´n roll...Chuva...lama...areia...barro...asfalto com chuva...curvas...Serras...acho que pilotar é um baita prazer...e na XJ é maravilhoso...
    Voltando ao filtro & o GNV:
    Na ga$o$a está rendendo menos 20 % ou 30%. Não pode...tem algo errado...vou testar mais. Ficou mais pesada com o gás...mais tem que andar no minimo 165 km....
    Valeu a paciencia....
    The end..

    agora o futebol.............

    2x0 para o Tricolor

    Dae Tricolor rumo ao tri..



    Curiosidade: os que tem cherokee´s no gás....qual a final no gás...140 km/h ?e na gosolina ? 176 ?
    A "black suja" 130 no gás...nnão tive espaço ainda para testar na gasolina...mais acho que esta meio lerda...

    "No fds com certeza uma XJ na estradeira..."


    2x0

    hehehehehe
    4X4 Brasil

  • #1590
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    Concordo contigo Rubem.
    Eu tive uma triste experiência com óleo sintético (MOTUL). Por algum choque químico, ele engrossou e as galerias entupiram. Começou um barulhinho (toc, toc...) bem baixinho, que somente eu ouvia. Após muita insistência com o mecânico, ele pegou o estetoscópio e batata: Folga no virabrequim. As bronzinas riscaram por falta de lubrificação.
    Hoje, após quase R$ 10 mil gastos no motor, só uso mineral (TEXACO ENERGY 5W30). É fino? É. Mas a garantia de presença de óleo nas folgas entre mancais e bronzinas (+ ou -0,040 mm) é total. Óleos muito grossos ou de pontos de viscosidade muito elevada podem comprometer a lubrificação das bronzinas e riscá-las. O dia que toda a galera ver a montagem de um motor vai entender.
    4X4 Brasil

  • #1591
    Guto, Acho que vale a pena mesmo ficar esperto com o sensor. Em alguns carros esse problema ocorre mais que outros....mas como a galera disse que já passou por isso, acho plausível mesmo.
    Quanto aos tuchos, estive vendo uns desenhos do motor ontem, e o sistema é muito parecido com o do Opala, até a forma de regular depois....a única diferença é que no Opala o comando de válvulas é tocado por aquela maldita engranagem de celeron e no L6-4.0L é por corrente....por isso, ainda acho que vale a pena investigar pela parte de cima, e regular tudo como se deve....antes de partir pra abrir o motor...


    Ezoom, No GNV, no plano, cheguei a uns 130km/h.....e não creio que vá além disso mesmo....na gasolina, não mudou muita coisa não....não tive chances ainda de testar....pq rodovias boas em SP pra isso, todas estão com radares....mas acredito que continuará muito próximo do que era....

    All, Essa discução do óleo vai longe.....Óleo mineral nunca será melhor que um sintético e isso é fato. Posso dizer isso por que tive a chance de acompanhar os testes de desempenho de óleos lubrificantes no Centro de Pesquisas da Petrobras no RJ (Cenpes)....Pra quem quiser se apromorar no assunto, procure por Tribologia....os eng. mecânicos, vão saber bem o que é isso, pq não conheço um que não sofreu na facu com isso.....Existe um teste que se chama "Four Ball"...isso mesmo, 4 bolas....são esferas de aço (como as de rolamentos) que são imersas no óleo a ser testado, um pistão irá prensar as esferas a uma força constante e irá girar as esferas (pois o pistão é giratório) a uma rotação também constante. Sei que é difícil entender a mecânica do teste, mas o equipamento cria uma espécie de rolamento (aberto) e controlará as condições de rotação e força aplicada.
    A força é aumentada gradativamente forçando as esferas a fundirem umas nas outras, momento em que o teste é encerrado.....o resultado do teste é um gráfico pressão x tempo.....quando mais pressão ao longo do tempo aguentar, melhor é o lubrificante....
    Toda essa historinha "chata" é pra perguntar: Adivinhem qual óleo tem a melhor performance ? O Sintético claro.
    E isso é apenas um dos muitos testes qu comprovan a superioridade do Sintético sobre o mineral....
    Não sou radical quanto a isso, e creio que o mineral também possa ser utilizado a contento, mas não pode-se alegar que é melhor que um sintético.
    Outra coisa: Levando em conta que estamos comparando um mineral de boa qualidade com um sintético idem.

    Se pegar todas as tabelas dos fabricantes de óleo, BR, Shell, Castrol, Etc....todos irão recomendar um sintético ou pelo menos base sintética.

    Outra coisa, se os sintéticos não fossem bons pra o Brasil, não seriam recomendados pelos fabricantes de carros daqui do Brasil. Muitos carros fabricados aqui hoje, já é recomendado o uso de sintético....outra coisa, apesar da nossa justiça não ajudar, já teria gente processando e divulgando na imprensa que o uso do sintético não é eficiente para o mercado brasileiro, não acham ?
    E por último, será que se pedir a concessionária, uma carta oficial com essa recomendação, eles colocariam isso no papel ? Se for realmente uma posição oficial, a comunicação dessas teria que ser oficial, pois altera a recomendação descrita no manual (errata).

    Existem realmente óleos minerais de primeira linha como os citados aqui, e com certeza, obedecendo a regularidade correta na troca de óleo e filtro, com certeza não irá causar nenhum problema a ninguém.

    Abs.

  • #1592
    Usuário Avatar de Enrique Javier Romay
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    Leo, bom dia,

    Minha duvida sempre foi, na data que nossos motores foram desenvolvidos, não existian ou quasi não se conheciam os oleos com essas carateristicas, então os engenheiros projetavam todo para ser utilizado com oleos minerais.
    Então seguindo com esse raciocinio, com um bom oleo mineral não seria suficiente???, ainda com qualidade superior aos oleos existentes na data do projeto, SL ou SJ.
    Obviamente utilizando produtos tecnologicamente mais novos e superiores em qualidade e rendimento não poderíamos ter nenhum tipo de problemas, ao contrario, mas não estaríamos jogando dinhero fora?
    Te falo porque realmente jamais consegui uma resposta para essa duvida.
    Muito obrigado pela resposta.-

    Atenciosamente.-

    Enrique.-

  • #1593
    Enrique, muito boas as suas perguntas...

    Citação Postado originalmente por Enrique Javier Romay Ver Post
    Minha duvida sempre foi, na data que nossos motores foram desenvolvidos, não existian ou quasi não se conheciam os oleos com essas carateristicas, então os engenheiros projetavam todo para ser utilizado com oleos minerais.
    Perfeito, o que vc diz é absolutamente correto. Por exemplo, no meu CJ que tem um motor de Opala, qual óleo vc acha que eu uso ? 20W50 mineral é claro....e olha que quando esse motor foi desenvolvido, óleo multi viscoso era raridade aqui no Brasil (e caro pra burro).....E por incrível que pareça, tem gente que ainda compra óleo mono-viscoso pra usar no carro por conta do preço (R$3 a R$4 o litro).....mas aí acho que é chegar ao extremo....

    Citação Postado originalmente por Enrique Javier Romay Ver Post
    Então seguindo com esse raciocinio, com um bom oleo mineral não seria suficiente???, ainda com qualidade superior aos oleos existentes na data do projeto, SL ou SJ.
    Os motores das Cherokas, foram desenvolvidos da década de 70, início dos anos 80....nessa época realmente o uso do sintético não era popular assim nos EUA....mas quando o sistema de injeção foi implantada nesses motores em 88-89 em diante, muitos itens como coletores, sistema de escape, catalizador, etc....deram uma performace totalmente diferente a estes motores e em conseqüência, lubrificantes também....e não é só óleo de motor não....com a transmissão e diferenciais é a mesma coisa.....Hoje se usa óleo multi-viscoso até nos diferenciais como o 75W140.....na transmissão automática evoluiu de 4 gerações de óleo, sendo hoje recomendado o Dexron-III....e olha que a caixa AW4 é praticamente a mesma desde a sua invenção....

    Citação Postado originalmente por Enrique Javier Romay Ver Post
    Obviamente utilizando produtos tecnologicamente mais novos e superiores em qualidade e rendimento não poderíamos ter nenhum tipo de problemas, ao contrario, mas não estaríamos jogando dinhero fora?
    Te falo porque realmente jamais consegui uma resposta para essa duvida.
    Definitivamente, hoje existem alguns óleos minerais que tem uma qualidade e desempenho excelentes e jamais vão causar problema em seu motor com certeza, mas requerem trocas mais freqüêntes.....existe ainda a opção dos híbridos cuja base é sintética e preço e performance melhores....tem um 20W50 da Petrobrás que é muito bom e recomendo.
    A minha opção pelo sintético na XJ é a seguinte. Apesar de ser mais caro, como os intervalos de troca são maiores, a relação custo/benefício é boa pra mim que rodo (fácil) mais de 3-4 mil Km/mês....

    No final, seja mineral ou sintético, escolha sempre os de melhor performance, na viscosidade adequada, etc....escolha aquele que lhe trará a melhor relação custo benefício. que com certeza não terá problemas.
    O resto é falácia....blz ?

  • #1594
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    O histórinha OLEOSA....


    Olha de quando é a resposta....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...0&postcount=98
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #1595

    Viscosidade do oleo

    Citação Postado originalmente por EDIE-DF Ver Post
    Concordo contigo Rubem.
    Eu tive uma triste experiência com óleo sintético (MOTUL). Por algum choque químico, ele engrossou e as galerias entupiram. Começou um barulhinho (toc, toc...) bem baixinho, que somente eu ouvia. Após muita insistência com o mecânico, ele pegou o estetoscópio e batata: Folga no virabrequim. As bronzinas riscaram por falta de lubrificação.
    Hoje, após quase R$ 10 mil gastos no motor, só uso mineral (TEXACO ENERGY 5W30). É fino? É. Mas a garantia de presença de óleo nas folgas entre mancais e bronzinas (+ ou -0,040 mm) é total. Óleos muito grossos ou de pontos de viscosidade muito elevada podem comprometer a lubrificação das bronzinas e riscá-las. O dia que toda a galera ver a montagem de um motor vai entender.
    Ai vao alguns links de tabela de viscosidade:
    http://www.autozone.com/az/cds/en_us...es.htm#hd1-1-1
    http://www.upmpg.com/tech_articles/m...ity/index.html
    O que me disse o engenheiro da www.acipar.com.br é que motores de alto rendimento usam oleo sintetico, pois tem giro e torque muito altos, principalmente os turbo como os Audi, onde a turbina gira a 20mRPM+ e faz do filme de oleo a sua bronzina. No caso da XJ o giro é muito baixo e as tolerancias permitem que se forme esse filme sem maiores problemas. Qto à viscosidade, no clima que temos aqui, um 20W50 aceita temperaturas de -7°C, o que nos deixa de consciencia tranquila, pois o 4.0 tem uma temperatura de trabalho bastante alta, e mesmo no inverno mais rigoroso nao havera problemas. Nao se esqueçam que o motor sofre na partida, qdo o oleo esta ainda grosso, por isso nunca ligue e saia andando, espere um minuto ou dois antes de acelerar, e com cambio auto, deixe no D nesse periodo, para aumentar a temp do ATF tbem.

  • #1596
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Os seus comentários estão corretíssimos. O uso do sintético pode mesmo acontecer o choque químico e virar "manteiga", mas sabe quando isso acontece ? Quando o cara tá usando óleo sintético e vai no posto e o frentista fala: "Posso ver o óleo dotô ?"....aí danou-se....se o cara completar o nível com um qualquer, vai poder reagir quimicamente com o sintético e fazer isso...mas não é privilégio só das Cherokees....qualquer motor que usa sintético está sujeito a isso....

    Pra mostrar as diferenças, estou postanto aqui os catálogos da Lubrax de 3 diferentes tipos de óleo lubrificante, Sintético, Semi e Mineral....avaliem as diferenças, lembrando que viscosidade (20W50, 10W40) é apenas uma caractéristica do óleo....e existem ainda várias outras que nem estão no catálogo....

    Abs
    Cherokee Sport Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: pdf sintetico.pdf (27.5 KB)

      Número de Download 371 .

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    • Tipo de Arquivo: pdf sj.pdf (27.1 KB)

      Número de Download 381 .


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