
Postado originalmente por
Luís Arato
Dear Frô
1. a questão da pressão de óleo do motor é assim mesmo, na temperatura de regime nornal do motor, a pressão na lenta é mais baixa, não podendo, entretanto, ser menor do que 1, e a pressão máxima somente é atingida em rotações mais altas; ou seja, se for por ai, tá tudo normal, manter a pressão máxima com o motor quente em toda faixa de rotação é praticamente impossível !!!!!
2. a celeuma do filtro do óleo do câmbio não é esclarecida pelo manual Haynes, mas a indicação dos especialistas leva a crer que se o manual do fabricante do veículo preconiza a troca, esta deve ser feita no momento indicado; se houver a troca de óleo antes do previsto no manual (por exemplo: uso severo em trilhas ou devido a uma manutenção excepcional), somente poderá ser feita a limpeza, se o óleo "velho" estiver apenas " usado", sem detritos ou sujeiras não advindas do uso normal do veículo; do contrário, deve-se trocar o filtro de óleo.
Em relação ao mito de que não se deve trocar o óleo da transmissão automática e / ou do respectivo filtro, é de se ponderar que se não fosse para realizar as trocas, nem haveria a indicação do fabricante; sobre isso, tem que levar em conta que transmissão automática não é para curiosos, inclusive na "mera" troca de óleo.
Este entendimento, do qual concordo plenamente, é defendido por aqui pelo
Samukanvas, em oposição, em voto vencido, acredito, do Wallace, que apresentou uma página de manual de manutenção, que afinal, não informa todas as condições de contorno da aludida manutenção, ou seja, apresenta uma manutenção na qual não se troca o filtro, mas não quer dizer que não se troca nunca o filtro.....são coisas distintas..... uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.... um tribunal, com certeza, interpretaria a tal página desta forma, conjuntural, nunca absoluta.
3. Se responder quem matou ODETE ROITMAN, respondo qual a cor do cavalo branco de Napo
[]´sss