
Postado originalmente por
Sukys
Fusíveis e relés não DEVERIAM esquentar, mas muitos esquentam até em funcionamento normal, e a convexão do ar serve como refresco até para evitar mal funcionamento.
Envolver em plástico não só aumenta a temperatura como também serve pra RETER condensação, e condensação é tudo o que não deve existir neste lugar, pois vai acarretar em oxidação, e oxidação em contatos aumenta a temperatura e o risco de mal funcionamento, principalmente de fusíveis.
Mesmo quando não existe problema de aquecimento natural, solução pra isso só com caixa hermética, caso contrário o remédio vira veneno, principalmente nos carros novos onde existe central de relés e fusíveis com uso de circuito impresso.
Dúvida sobre isso?
Depois de algum tempo com o carro em uso, desliguem o motor e coloquem a mão em relés, fusíveis, fiação, circuito impresso, e tudo o que antes estava em uso apresentará temperatura acima da ambiente, alguns levemente acima, outros nem tanto.
Outra coisa, alguns carros usam fusível onde o elemento fusor não tem proteção. Como a interrupção do fusível é feita por fusão deve-se evitar que plastico ou qualquer outro material combustível esteja em contato ou mesmo muito próximo ao fusível, caso contrário isso poderá gerar um princípio de incêndio justamente em local perigoso.
A indústria gasta os tubos pra utilizar material que não propague a chama, faz uso de técnicas pra evitar condensação em componentes elétricos, e vocês estão querendo por lenha em local que pode virar fogueira.
Pessoal, se generalizar as coisas já é ruim, gereralizar em local que envolva algum risco à segurança é pior ainda, e quem não conhece elétrica pode muito bem criar soluções, mas desde que CONHEÇA OS RISCOS envolvidos.
Sds,
Sukys