Boa tarde galera,
Por muito tempo revirei os tópicos do fórum sobre adaptações no Rene (pneus mistos, lift kit e espaçadores) buscando informações de quem tinha experiência, pra me informar melhor dos prós e contras e tomar coragem. Enfim, poderia ter absorvido tudo e seguir minha vida, mas resolvi deixar a preguiça de lado e contribuir, com informações sobre a minha experiência para os próximos que assim como eu possam encontrar dificuldade em encontrá-las, assim como vocês fizeram pra mim.
O que tirei das minhas buscas foi que para quem não é especialista em mecânica automotiva ou não tem experiência em customização 4x4 (como eu) , o que pega é sempre a insegurança. Será que vai quebrar? O pneu raspa? A bieleta aguenta? E a homocinética (depois de pesquisar o que ela é kkk)? Quanto kms? E a garantia? A falta de informação leva à insegurança. Ninguém quer deixar o carro com um visual mais robusto a custo de pegar a estrada inseguro com a família nas férias. E por mais que você queira estas resposta, fabricantes de peças customizadas podem te dar garantias sobre as peças, mas sempre vai ter aquele asterisco no rodapé do manual lembrando que você é responsável pelas modificações, etc e tal. Afinal, eles não sabem como você vai utilizar o carro, e o essencial, não sabem a qualidade da MDO que vai fazer sua instalação e como vai ser sua manutenção.
No meu caso, a finalidade não foi pra fazer trilha. Eu pratico escalada em rocha, e de vez em quando pra chegar nas montanhas me enfio nuns buracos estranhos (estrada de cafezal, estrada de carro de boi, etc). Ou seja, vamos dizer que rodo 95% do km no asfalto, mas ter um 4x4 e ficar quando precisar nos 5% é foda. Afinal, vejo direto posts e vídeos na internet direto de renegades americanos com lift de até 2" (vejam o ATP - Americal Trail Products). A própria Jeep tem um renegade preparado (aquele famoso camuflado que muitos já viram imagem na internet) que usa em eventos de divulgação da marca para mostrar o potencial do veículo, quando preparado. Sempre fiquei com isso na cuca fritando, não é possível que todo mundo instala e só vai dar m* comigo rs. Enfim, me informei e tomei coragem de colocar os itens abaixo.
O lift de 1,5" optei pelo da Lock Offroad, indicação do Duduzim (que rodou até Ushuaia) que encontrei por meio dos posts neste fórum e gentilmente me deu os betas no insta. Creio que assim como todos os kits feitos no Brasil, é baseado no Daystar, mas com as adaptações em relação às falhas dos que vieram antes. A relação não é 1:1 (os calços da suspensão dianteira são um pouco menores do que a traseira) exatamente para reduzir a sobrecarga nos componentes que costumam falhar. Se eu estiver falando besteira, podem me corrigir, mas foram as informações que obtive e estou compartilhando. Claro que não faz mais aquela curva a 130 km/h no sapatinho que o original faz, mas quem opta pelo lift já sabe disso.
Os pneus optei pelo Yokohama Geolandar AT G015 (que substituiu para melhor o G012) 235/70 r16 ao invés do queridinho BF. Após pesquisar muito, cheguei à conclusão que a durabilidade é equivalente aos BF e Michelin (garantia de fábrica de 50mil milhas - 80mil km), o ruído é o menor dos três e consumo igual ao BF de acordo com o selo do INMETRO, e R$100 mais barato que o BF cada (R$ 400 o jogo). O michelin descartei pelo visual menos agressivo dos 3. Ficou show! Mas se a escolha for pelo visual, vai a opinião de cada um. O que vale é ficar satisfeito com seu carro! Fiz uma viagem recente, 15 km/l. Se aumentou o consumo foi bem pouco. Não sei se raspa no carro original, pois coloquei tudo junto (pneu, lift e espaçador).
O item mais polêmico foi o tal espaçador. Sempre achei aquele pneuzinho pra dentro demais, o original não é nem alinhado na lataria! Li relatos assustadores, de pneus que saíram voando em trilhas, e outros positivos como do Alexandre Lobão em outro tópico aqui no fórum, e outro num fórum americano (
Jeep Renegade 25mm (1") Wheel Spacers Installation Write-Up | ToasterJeep - Jeep Renegade Forum ) muito bacana que tem fotos e até um passo a passo para instalação e cuidados para manutenção, que me deixaram mais seguros e tomei coragem! Novamente, pelo que pesquisei, o segredo está em comprar sempre de fornecedores confiáveis, material de qualidade, e o mais importante, INSTALAR CORRETAMENTE. E claro, saber as implicações e cuidados que vai ter daqui pra frente. Usei os da Tadsson 32mm, um pouco mais baratos que os AVM, muito boa qualidade do material e usinagem. Antes de se assustar com relatos assustadores, procure saber a qualidade do material que falhou, se o proprietário fez a instalação com manda a etiqueta, se fez manutenção preventiva, etc. Não adianta querer fazer o Rally dos Sertões e depois reclamar que o espaçador quebrou!
Anexo 555365 Anexo 555366
Enfim, espero ter contribuído com os que estão em dúvida! Na minha experiência particular fiquei muito satisfeito. Se der alguma zebra eu atualizo por aqui kkkk! Nada como rodar com o carro do jeito que você queria, ao invés de ficar só na vontade. O importante é se informar e saber o que está fazendo. Cada escolha uma renúncia. Um carro customizado nunca será igual ao original.
Abs