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Convex Datacenter
  • #3565
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    Engenheiro, se é assim mande instalar um sensor que injete óleo na turbina somente quando ela for "acionada" em determinado giro. Vai durar mais que o 1.600.000 da f1000 do camarada, hahahahaha

  • #3566
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    Certo, mas se os rotores estão girando, precisam de óleo, tens de esperar. O maior problema do turbo é a soma da não espera ao sair e/ou desligar e o combustível ruim carbonizando a própria.
    Falar de turbo é conceitual mas a prática é fundamental, afinal o turbo esta cada vez mais popular.
    Num motor Diesel HSD o cuidado deve ser até maior por conta do regime de funcionamento.
    Enfim, não tens um grupo de 10-20 pessoas recomendando isso, mas sim todas as montadoras.
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #3567
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    25/11/2011
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    Só para clarear um pouco a discussão para quem não está familiarizado com os detalhes técnicos, a turbina quando pressurizada gira a velocidades altíssimas, na casa dos 80.000 rpm. Não existe rolamento que aguente essa rotação, por isso o sistema mais viável para apoiar o eixo que interliga o caracol quente (turbina propriamente dita) e o caracol frio (compressor) é um mancal fixo e com uma pequena folga que é preenchida com óleo que vem da bomba de óleo do carter, formando o chamado "filme de óleo", ou seja, o eixo flutua no óleo, sem contato entre os metais. Esse fluxo de óleo é constante e sai por uma mangueira embaixo do mancal e volta ao carter.
    Quando o motor para, a bomba de óleo, que é mecânica, deixa de fornecer pressão ao circuito (a luz de óleo acende) e o mancal da turbina para de receber óleo, por esse motivo, as últimas rotações, até acabar a inércia da turbina ocorrem sob lubrificação deficiente.
    Para diminuir essa inércia, o motor deve ficar alguns minutos em marcha-lenta, para que o desligue ocorra com a menor rotação possível.
    Independente de estar ou não gerando pressão, o rotor da turbina gira o tempo todo com velocidade proporcional à aceleração do motor.
    E não adianta achar que turbina moderna difere de turbina antiga. A modernidade apenas acrescentou controles eletrônicos, mas a essência mecânica do mancal com filme de óleo continua a mesma desde a década de 20.
    Na prática, se a manobra para estacionamento for feita sem aceleração, a turbina já vai estar em baixa rotação bem antes do momento de desligar o carro.
    Na hora da partida vale o mesmo princípio, leva alguns segundos para a pressão no circuito de lubrificação estabilizar-se e o óleo chegar a todas as partes que necessitam lubrificação. Se der partida e acelerar de imediato, a turbina vai girar a seco, assim como o comando de válvulas e outros componentes, diminuindo a vida útil de todo o conjunto.

  • #3568
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    Citação Postado originalmente por Trouller Ver Post
    Engenheiro, se é assim mande instalar um sensor que injete óleo na turbina somente quando ela for "acionada" em determinado giro. Vai durar mais que o 1.600.000 da f1000 do camarada, hahahahaha
    Acho que vc foi o único que me entendeu.
    HILUX 2014 SRV TOP PRETA.
    JEEP WRANGLER UNLIMITED 2015.

  • #3569
    Usuário Avatar de mvcmartins
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    Ótimas é elucidativas considerações.Voltando ao que disse não precisa ficar com o carro parado logo após ligar,basta não acelerar.Meu carro e o Renegade diesel são automáticos,basta por no drive e soltar o freio que é semelhante a ficar com o carro parado.Assim você ganha tempo manobrando sem precisar esperar um minuto.
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  • #3570
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    Citação Postado originalmente por mvcmartins Ver Post
    Ótimas é elucidativas considerações.Voltando ao que disse não precisa ficar com o carro parado logo após ligar,basta não acelerar.Meu carro e o Renegade diesel são automáticos,basta por no drive e soltar o freio que é semelhante a ficar com o carro parado.Assim você ganha tempo manobrando sem precisar esperar um minuto.
    É como eu faço quando plano.

  • #3571
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Só para clarear um pouco a discussão para quem não está familiarizado com os detalhes técnicos, a turbina quando pressurizada gira a velocidades altíssimas, na casa dos 80.000 rpm. Não existe rolamento que aguente essa rotação, por isso o sistema mais viável para apoiar o eixo que interliga o caracol quente (turbina propriamente dita) e o caracol frio (compressor) é um mancal fixo e com uma pequena folga que é preenchida com óleo que vem da bomba de óleo do carter, formando o chamado "filme de óleo", ou seja, o eixo flutua no óleo, sem contato entre os metais. Esse fluxo de óleo é constante e sai por uma mangueira embaixo do mancal e volta ao carter.
    Quando o motor para, a bomba de óleo, que é mecânica, deixa de fornecer pressão ao circuito (a luz de óleo acende) e o mancal da turbina para de receber óleo, por esse motivo, as últimas rotações, até acabar a inércia da turbina ocorrem sob lubrificação deficiente.
    Para diminuir essa inércia, o motor deve ficar alguns minutos em marcha-lenta, para que o desligue ocorra com a menor rotação possível.
    Independente de estar ou não gerando pressão, o rotor da turbina gira o tempo todo com velocidade proporcional à aceleração do motor.
    E não adianta achar que turbina moderna difere de turbina antiga. A modernidade apenas acrescentou controles eletrônicos, mas a essência mecânica do mancal com filme de óleo continua a mesma desde a década de 20.
    Na prática, se a manobra para estacionamento for feita sem aceleração, a turbina já vai estar em baixa rotação bem antes do momento de desligar o carro.
    Na hora da partida vale o mesmo princípio, leva alguns segundos para a pressão no circuito de lubrificação estabilizar-se e o óleo chegar a todas as partes que necessitam lubrificação. Se der partida e acelerar de imediato, a turbina vai girar a seco, assim como o comando de válvulas e outros componentes, diminuindo a vida útil de todo o conjunto.
    Explicação "show de bola", sem, é claro, querer desmerecer as outras, que também foram boas. Obrigado e parabéns pela didática.

    Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3572
    Usuário Avatar de caneleiro
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    Acabei de ler o tópico vocês são feras cada dia aprendo mais. Tenho um renegade TH sou de bsb, agoraestou acompanhando o tópico pra ficar por dentro dos assuntos.

  • #3573
    Usuário Avatar de FRanger
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    05/08/2007
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    Citação Postado originalmente por DanielMB Ver Post
    Sou proprietário de um JEEP Renegade Longitude Diesel.
    O carro está com 3.000 km.
    Fiz a pouco tempo uma viagem ao RJ e achei o carro excelente na estrada, ótimo nas retomadas. Muito seguro nas curvas, só tenho elogios quanto ao seu desempenho. Tive antes uma captiva e o Jeep não deixa a desejar em nada.
    O consumo está em 14km/l na estrada e cerca de 11 km/l na cidade.
    Após consumir o primeiro tanque de gasolina, quando o carro já estava na reserva, acendeu uma luz indicando um problema no motor. O sinal desapareceu após o abastecimento e não apareceu mais. Na concessionária afirmaram que isso era uma falha do computador de bordo e que eu deveria voltar se o problema continuasse. A luz não acendeu de novo até agora.
    Eu instalei o engate na concessionária e eles fizeram a instalação errada. A luz do controle de estabilidade começou a acender, informando que o mesmo estava desligada, bem como a luz do console do carro não acendia mais. Voltei na concessionária e após reinstalarem o engate os problemas foram resolvidos.
    Até o momento estou muito feliz com o veículo e recomendo a sua compra.
    Como se diz: perde-se o amigo mas não a piada. Não é recomendado abastecer o RN Diesel com gasolina, ainda mais esta cheia de etanol.KKK
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #3574
    Usuário Avatar de caneleiro
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    Citação Postado originalmente por jeb Ver Post
    caneleiro, você comprou na css ou por fora? Como foi a troca?
    J.
    Jeb troquei o óleo e filtro por precaução mesmo. Tudo feito na css. Tenho a nota depois posso te passar os preços
    Abs

  • #3575
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    08/07/2015
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    Citação Postado originalmente por FRanger Ver Post
    Como se diz: perde-se o amigo mas não a piada. Não é recomendado abastecer o RN Diesel com gasolina, ainda mais esta cheia de etanol.KKK
    Abraços,
    FRanger
    kkkkkkkkkkkkkk... boa
    Atual: L200 Triton GLS 2013 XB diesel 4x4 Pirelli Scorpion MTR 265/75 R16 ("tatu de chuteira")
    Ex: S10 LTZ 4x4 2013 TDI AT

  • #3576
    Citação Postado originalmente por netão Ver Post
    Não lembro se citei, mas ela esta desde zero na família. Inicialmente do meu pai, que herdei. Um motor Diesel LSD foi feito pra rodar muuuuito, mas se não respeitar quebra de toa forma. O que digo para os amigos do fórum é que respeitem o que o manual pede que o motor vai longe.
    Segue duas fotos.
    Anexo 516554Anexo 516553
    Netão,
    parabéns pela raridade! Acredito que a maioria dos frequentadores desse site são amantes de Carro, independente da Marca ou do combustível. Quem Ama, CUIDA! E pra belezoca chegar com a quilometragem que chegou, é porque teve muito cuidado e foram seguidas as recomendações do fabricante ( não precisa dizer que elas estão nos manuais). O que acontece é que a grande parte dos brasileiros detesta manuais!
    Continuo acompanhando o tópico.
    Abraços a todos,
    Marco Antonio
    GV 15/15 AT 4x2 e SIDEKICK 93 AT 4X4 - Primeiros passos

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