Fala Pessoal! :D
Isso, veja como exemplo o desenho vw01.jpg que o Gomes Neto mandou: apesar da força vir pelo pivô verticalmente e para cima, a guia (no caso) não está alinhada na vertical com essa força, e isso se traduz em rotação sobre a guia e conseqüentemente provoca uma força para frente na haste. :wink:Citação:
Postado originalmente por Sergio Antunes
Exatamente por simplicidade e custos que eu acho uma guia apenas uma ótima opção. Eu particularmente acho mais "custo-benefício" fazer uma guia no lugar certo do que duas guias em qualquer lugar. 8)Citação:
Postado originalmente por Sergio Antunes
Com duas guias fica isoestático. Só com três guias é que fica hiperestático. :)Citação:
Postado originalmente por Gomes Neto
O caso do desenho vw02.jpg que mandaste é IMPOSSÍVEL de acontecer pq a força que tu desenhaste inside sobre o eixo de rotação (guia), logo não há alavanca, e portanto não há momento ... e conseqüêntemente não há rotação. Resumindo: não flexiona a haste da caixa. :wink:Citação:
Postado originalmente por Gomes Neto
O desenho vw01.jpg está correto. :D
Obs1: Lembrem-se sempre: as forças chegam pelo centro da esfera interna do pivô da barra de direção. :lol:
Obs2: O objetivo é ter apenas uma guia e evitar rotação sobre ela, pois sem rotação não existirá flexão na haste da caixa.
[]'s