Powered by vBulletin

Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 93 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829303132333474 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/06/2005, 15:02
    Ricardão4x4
    1 Anexo(s)
    Amigo Giovani,

Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!

Sobre as duas questões, tenho o seguinte:

1 - (pode até ajudar nas questões de adaptações de caixas de direção de veículos mais atualizados) estava adaptando o sistema completo de DH do Ford Versalhes (barra e terminal direito e esquerdo direto da caixa) e o serviço estava indo bem até que "descobri" que a caixa de direção atua no sentido contrário da que precisava :? - os terminais de direção dos carros citados, Opala, Kadet, Versalhes, etc. vão atrás do eixo e não na frente, como nos CJs. Deixar a caixa de direção de "ponta-cabeça" faria com que a barra entre a direção e a caixa de direção ficasse muito inclinada para a direita, passando entre o motor e o diferencial dianteiro :shock: . Trazer a caixa para trás implicava em interferências com motor e amortecedores.
    :idea: : Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, além de termos verificado que haveria uma grande probabilidade de esta barra ter interferência com o suporte da própria caixa de direção em instalando a lingüeta na roda esquerda. Concordo 100% contigo que quanto maior o raio, menor a influência do balanço do veículo ou da suspensão no sentido das rodas mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo :D (para você ver que: sistema original + jumelos maiores = grande porcaria!)

2 - As fotos foram tiradas ontem à noite e não ficaram grande coisa. Aqui vai um rabisco feito sobre o excelente desenho enviado pelo Mauro. Pode ser que ajude a encontrar na primeira foto o reforço que mencionei.

Um grande abraço e desculpem pelo jornal
  • 07/06/2005, 20:30
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Ricardão4x4
    Amigo Giovani,
    Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!

:D Fala Ricardão!!! Seja bem vindo e aproveite ao máximo!!! :wink:

Citação:

Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, ... mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo
    :D Se não interfere muito, beleza... Mas providencie a barra de apoio, senão a cx. quebra mesmo! E uma dica para todos: usem cx. da marca TRW. Elas são naturalmente mais fortes, pois possuem a haste de maior diâmetro. :wink:

[]'s
  • 07/06/2005, 23:16
    Thiago Rodeghel
    Grande Giovani :D

Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...

A minha ZF é das primeiras, q vieram da Alemanha ainda... Tô gostando até agora, nada a reclamar :)

[s]
  • 08/06/2005, 01:01
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...

:D Também estou com a ZF... Mas a TRW tem a "haste" com diâmetro maior. A diferença entre elas é gritante! Fizemos um teste com ambas, girando o volante, com o veículo parado e sem o braço de apoio! A ZF envergou! A TRW cedeu bem pouco... :wink:

[]'s
  • 08/06/2005, 14:42
    Ricardão4x4
    Barra de apoio caixa VW Gol
    :D Grande Giovani!

:oops: Tinha entendido que você se referia ao reforço via nervura no e-mail anterior. Por isso mandei o esquema. Desculpe e

mais uma vez obrigado pela dica. Tinha de fato esquecido da barra de apio para evitar a quebra da caixa de direção. A instalação já está a caminho. :lol:

:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.

:!: por pura sorte, a caixa que comprei foi da marca que recomendas, TRW (R$190 na Alvorada, em Curitiba)

Um grande abraço,
  • 08/06/2005, 15:01
    Giovani
    Re: Barra de apoio caixa VW Gol
    Citação:

:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.

:D Fala Ricardão!!!

:o A barra tem que ter pelo menos uns 16mm. :wink:

[]'s
  • 08/06/2005, 15:41
    Dias
    Fala Giovani, eu estou montando em meu cj3 a caixa de direção hidráulica do santana e pretendo fazer a barra com a bucha do jeito que vc postou aqui. . . tenho algumas dúvidas. . .
    Eu arranjei um amortecedor de gol, acredito ser G3, a haste é bem grossa (ops!) . . . eu coloquei no meu cj3 e percebi que, como ele é mais estreito que o cj5, o local ideal do suporte seria na longarina direita mesmo. Vc acha que ela aguenta, se eu soldar apenas uma porca, aproveitando a rosca que existe no amortecedor ??
    pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .

[ ]´s
    Dias
  • 08/06/2005, 16:45
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por Dias
    tecedor ??
    pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .

[ ]´s
    Dias

Dias,

Estou com a caixa de direção de VW também e estava usando o amortecedor de direção da Toyota Band. e ficou muito bom, só não estou mais usando ele porque fiz uma c@g@da e entortei a haste e o corpo do amortecedor, aí num teve jeito, tive que tirar e agora estou sem, mas logo vou colocar outro igual de novo.

[]´s
  • 27/06/2005, 11:43
    Ricardão4x4
    2 Anexo(s)
    Barra de Reforço do Setor da caixa VW
    :D Fala aí, turma!

Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!

:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
    :) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
    :o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando

:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.

:D Um grande abraço,
  • 27/06/2005, 16:17
    Giovani
    1 Anexo(s)
    Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW
    :D Grande Ricardão!!! Desculpe a redundância... :lol:
    Citação:

Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!

:D Karai... Isso até me dá medo! Viram só a responsabilidade??? :P :lol:

Citação:

:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
    :o Esse é ponto... Como vou explicar... Vou desenhar. Olhe os riscos na foto. Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo. Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. A barra da direção, que está ligada à roda (já te disse que tinha que ser na outra roda), força o cj. para baixo. Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
    Vc tem três saídas: trocar a haste redonda por uma sextavada, usando uma bucha de nylon sextavado (encontrada em máquinas de lavar roupa :lol: ), ou reposicionar o reforço, abaixo do radiador, ou ainda (menos recomendada) colocar uma 2ª barra paralela, abaixo desta que vc instalou. :P
    Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...

Citação:

:) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
    :D Beleza, a peça possui tratamento e vai resistir bem à oxidação.

Citação:

:o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
    :D Isso aí, fiz assim e funciona muito bem. :wink:

Citação:

:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
    :o Lamento, mas vc pediu... :lol:
    :D Qualquer coisa é só gritar! :o

[]'s
  • 28/06/2005, 08:58
    Ricardão4x4
    Barra de Reforço do Setor
    Legal, Giovani. Obirgado novamente pelas dicas. :D

:!: Interessante que, quando da decisão de instalarmos o reforço, fizemos o teste, inclusive fazendo com que a roda dianteira direita caísse numa depressão para verificar o movimento da peça em "L" presa ao setor (linhas vermelhas do teu desenho), e não ocorreu movimento algum.

:o Podemos então concluir que, por meu Urso Branco não ser SPOADO, a tal peça em "L" é bem menor, provocando um momento torçor bastante menor? :?:

De qualquer jeito, valeram as tuas explicações detalhadas sobre os meus erros. Assim, teremos mais jipeiros investindo em outros que não a reposição das caixas de direção. :)

Um grande abraço, :D
  • 29/06/2005, 03:37
    Mauro B.
    2 Anexo(s)
    Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW
    Fala Giovani !!! :D

Citação:

Postado originalmente por Giovani
    Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo.

As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.

Citação:

Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. (...) Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.

Giovani, tem coisa equivocada aí. Se o Ricardão somente deslocar a guia para a parte de cima da haste, as forças sobre a caixa irão aumentar, e o perigo de quebra aumenta junto.

Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...

Na prática, deve-se obedecer as regras abaixo, ou adaptar o conceito a casos particulares:

A caixa de direção é tranversal ao chassis. Então monte o suporte de ligação da caixa com a barra de direção de forma que a barra também fique TRANSVERSAL ao chassis. Após isso, monte a guia bem ACIMA do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, bem na VERTICAL. E procure ainda montar a guia o mais próximo possível desse pivô, mas cuidando para que durante o curso a barra de direção não esbarre na guia.

O resultado disso escrito acima é que a guia vai anular todas as forças fletoras sobre a haste da caixa ... e é exatamente isso que queremos com esse reforço!!! Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???

Resumindo:
    :arrow: Olhando de cima, a haste da caixa, a guia e a barra de direção, todas, devem ficar paralelas.

:arrow: Olhando de frente, a haste da caixa e a guia devem ficar paralelas. Nesta vista, a barra de direção pode ficar com qualquer inclinação (melhor quando mais na horizontal)

:arrow: Olhando de lado, a guia deve ficar bem acima (na vertical) do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Nesta vista, a haste da caixa pode ficar em qualquer posição, desde que fique na mesma direção da guia.

Citação:

Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...

Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 93 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829303132333474 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:38.