Barra de apoio caixa VW Gol
:D Grande Giovani!
:oops: Tinha entendido que você se referia ao reforço via nervura no e-mail anterior. Por isso mandei o esquema. Desculpe e
mais uma vez obrigado pela dica. Tinha de fato esquecido da barra de apio para evitar a quebra da caixa de direção. A instalação já está a caminho. :lol:
:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.
:!: por pura sorte, a caixa que comprei foi da marca que recomendas, TRW (R$190 na Alvorada, em Curitiba)
Um grande abraço,
Re: Barra de apoio caixa VW Gol
Citação:
Postado originalmente por Ricardão4x4
:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.
:D Fala Ricardão!!!
:o A barra tem que ter pelo menos uns 16mm. :wink:
[]'s
2 Anexo(s)
Barra de Reforço do Setor da caixa VW
:D Fala aí, turma!
Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!
:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
:) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
:o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
:D Um grande abraço,
1 Anexo(s)
Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW
:D Grande Ricardão!!! Desculpe a redundância... :lol:
Citação:
Postado originalmente por Ricardão4x4
Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!
:D Karai... Isso até me dá medo! Viram só a responsabilidade??? :P :lol:
Citação:
:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
:o Esse é ponto... Como vou explicar... Vou desenhar. Olhe os riscos na foto. Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo. Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. A barra da direção, que está ligada à roda (já te disse que tinha que ser na outra roda), força o cj. para baixo. Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
Vc tem três saídas: trocar a haste redonda por uma sextavada, usando uma bucha de nylon sextavado (encontrada em máquinas de lavar roupa :lol: ), ou reposicionar o reforço, abaixo do radiador, ou ainda (menos recomendada) colocar uma 2ª barra paralela, abaixo desta que vc instalou. :P
Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...
Citação:
:) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
:D Beleza, a peça possui tratamento e vai resistir bem à oxidação.
Citação:
:o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
:D Isso aí, fiz assim e funciona muito bem. :wink:
Citação:
:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
:o Lamento, mas vc pediu... :lol:
:D Qualquer coisa é só gritar! :o
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Barra de Reforço do Setor
Legal, Giovani. Obirgado novamente pelas dicas. :D
:!: Interessante que, quando da decisão de instalarmos o reforço, fizemos o teste, inclusive fazendo com que a roda dianteira direita caísse numa depressão para verificar o movimento da peça em "L" presa ao setor (linhas vermelhas do teu desenho), e não ocorreu movimento algum.
:o Podemos então concluir que, por meu Urso Branco não ser SPOADO, a tal peça em "L" é bem menor, provocando um momento torçor bastante menor? :?:
De qualquer jeito, valeram as tuas explicações detalhadas sobre os meus erros. Assim, teremos mais jipeiros investindo em outros que não a reposição das caixas de direção. :)
Um grande abraço, :D
2 Anexo(s)
Re: Barra de Reforço do Setor da caixa VW
Fala Giovani !!! :D
Citação:
Postado originalmente por Giovani
Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo.
As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.
Citação:
Postado originalmente por Giovani
Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. (...) Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
Giovani, tem coisa equivocada aí. Se o Ricardão somente deslocar a guia para a parte de cima da haste, as forças sobre a caixa irão aumentar, e o perigo de quebra aumenta junto.
Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...
Na prática, deve-se obedecer as regras abaixo, ou adaptar o conceito a casos particulares:
A caixa de direção é tranversal ao chassis. Então monte o suporte de ligação da caixa com a barra de direção de forma que a barra também fique TRANSVERSAL ao chassis. Após isso, monte a guia bem ACIMA do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, bem na VERTICAL. E procure ainda montar a guia o mais próximo possível desse pivô, mas cuidando para que durante o curso a barra de direção não esbarre na guia.
O resultado disso escrito acima é que a guia vai anular todas as forças fletoras sobre a haste da caixa ... e é exatamente isso que queremos com esse reforço!!! Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???
Resumindo:
:arrow: Olhando de cima, a haste da caixa, a guia e a barra de direção, todas, devem ficar paralelas.
:arrow: Olhando de frente, a haste da caixa e a guia devem ficar paralelas. Nesta vista, a barra de direção pode ficar com qualquer inclinação (melhor quando mais na horizontal)
:arrow: Olhando de lado, a guia deve ficar bem acima (na vertical) do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Nesta vista, a haste da caixa pode ficar em qualquer posição, desde que fique na mesma direção da guia.
Citação:
Postado originalmente por Giovani
Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...
Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
[]'s