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Convex Datacenter
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Resultados 253 a 264 de 431
  • #253

    Preciso de um norte!




    Ola!
    Minha brincadeira geralmente é com gaiolas, mas nesses últimos tempos tenho me interessado bastante por Jeeps, com o tempo fui desenvolvendo minhas habilidades com a construção de minha gaiola, há quatro anos que passo mais tempo fuçando, cortando remendando a adaptando, do que andando com ela, mas isso é somente uma introdução a minha pessoa, venho humildemente pedir a ajuda dos membros do fórum para minha mais nova empreitada, estamos com um CJ5 original totalmente desmontado lá em casa esperando uma direção quanto aos trabalhos a serem executados no mesmo, a parte de chassis me parece em ordem, foi executado anteriormente por um mecânico o reforço nas longarinas soldando-se uma barra de ferro chato por cima e por baixo das mesmas, as soldas foram feitas conforme descrito pelo mestre Leopoldo nas primeiras paginas deste tópico , intercalando os cordões de um lado e outro da barra de ferro chato e a troca da travessa dianteira também foi executada, as travessas assim como todas as fixações do chassi foram feitas através de parafusos que após apertados foram travados com solda nas porcas para imitar os rebites originais, tendo o chassi na mão fiquei surpreso ao manuseá-lo, é extremamente flexível, não sei se por causa da fixação das travessas pelos rebites falsos, isso me preocupou um pouco tendo em vista o tipo de suspensão que tínhamos em mente, a idéia é de tirar os feixes e instalar dois links, molas helicoidais, barra estabilizadora desconectável e uma barra panhard em cada eixo, acredito que esse tipo de suspensão venha a forçar o chassi muito mais que se tivesse com os feixes de mola por os feixes distribuírem o peso pelo chassi todo enquanto a suspensão com links apóia o peso nas molas helicoidais correto? O que devo fazer, devo reforçar o chassi? Adicionar mais travessas, soldando as travessas ele se torna mais rígido?
    Dúvidas e mais dúvidas, hehehe, iniciante é assim mesmo né, quanto aos links, minha idéia é de confeccionar as buchas no eixo em poliuretano deixando claro folga para trabalho lateral quando torcido o eixo, poliuretano agüenta? E a fixação do link no chassi pra mim é uma incógnita, hoje vamos a concessionária fotografar um Troller pra ter uma idéia, sei que tem de ser uma bucha com movimento axial que tenha uma resistência considerável né, alguém me recomenda um caminho a seguir.
    Outra dúvida também é referente a motor, compramos um motor do Golf 2.0 e temos a intenção de instalá-lo com a caixa do Chevette1.0 5 marchas e a reduzida do willys, o que me falam deste conjunto, é adequado, a viatura será submetida a trilhas médias a severas com pneus fronteira e de quebra vai passear na cidade com pneus 33, a suspensão que temos em mente é adequada?

    Agradeço desde já a atenção de todos e aguardo ansioso por um norte advindo da enorme quantidade de Mestres que freqüentam este fórum.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -43.jpg   -44.jpg   -45.jpg   -48.jpg   -49.jpg  
    4X4 Brasil

  • #254

    Reforçando e Alongando

    Segui alguns conselhos deste e de outros tópicos referentes a reforço e alongamento de chassi.
    Não tivemos maiores problemas para executar o serviço.

    Foram utilizados os seguintes itens:
    chapas de 1/4 (6,35mm) por cima e por baixo.
    eletrodo 6013
    cordões de solda 5 cm espaçados aprox 10 cm

    Acredito que seja possivel tambem utilizar chapa de 3/16 (4,76mm), mas no meu caso preferi pecar por excesso do que por falta !!

    Como não consegui um pedaço de chassi para fazer o enxerto, utilizei uma chapa dobrada de 50 cm.

    Seguem algumas fotos.

    Abraços
    JCJ
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -570.jpg   -571.jpg   -572.jpg   -574.jpg   -575.jpg  

  • #255
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Ademar Locks Ver Post
    Ola!
    tendo o chassi na mão fiquei surpreso ao manuseá-lo, é extremamente flexível,.
    Por tb achar que o chassi é extrmamente flexível, e por toda hora estar consertando rachaduras na carroceria, resolvi reforçar as travessas originais, e soldei paralelo a elas novas travessas de tubo de 1 1/2 ' e 2mm.
    Essas 3 novas travessas só puderam ser criadas apartir da travessa de apoio da caixa.
    Ainda não pude avaliar o resultado, mas acredito que reduzi bem a flexibilidade do chassis, e que com isso a carroceria vai rachar bem menos.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #256
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Ademar Locks Ver Post
    1- acredito que esse tipo de suspensão venha a forçar o chassi muito mais que se tivesse com os feixes de mola ?

    2-confeccionar as buchas no eixo em poliuretano deixando claro folga para trabalho lateral quando torcido o eixo, poliuretano agüenta?

    3- outra dúvida também é referente a motor, compramos um motor do Golf 2.0 e temos a intenção de instalá-lo com a caixa do Chevette1.0, 5 marchas e a reduzida do willys, o que me falam deste conjunto, é adequado, a viatura será submetida a trilhas médias a severas com pneus fronteira e de quebra vai passear na cidade com pneus 33, a suspensão que temos em mente é adequada?
    1- Claro que depende da mola helicoidal mas em geral forçará menos.

    2-O poliuretano aguenta desde que a geometria da peça não esgane a bucha.

    3- O motor 2.0 com cambio de 5 marcha, com cx. jeep e diferenciais 5,38:1 e pneus 33 vai rodar muito bem. Se vc quiser mais torque no eixo ainda pode optar pelo diferenciais de f-75 onde vc tem 5,88.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #257
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Por tb achar que o chassi é extrmamente flexível, e por toda hora estar consertando rachaduras na carroceria, resolvi reforçar as travessas originais, e soldei paralelo a elas novas travessas de tubo de 1 1/2 ' e 2mm.
    Essas 3 novas travessas só puderam ser criadas apartir da travessa de apoio da caixa.
    Ainda não pude avaliar o resultado, mas acredito que reduzi bem a flexibilidade do chassis, e que com isso a carroceria vai rachar bem menos.
    []'
    Fala Sérgio, blza?
    Cara, fico aqui pensando as causas de tantas rachaduras em seu chassis... meu jeep também é flexível (dá aquela clássica agarrada de pedal de embreagem em uma torçao forte) e estou usando as "borrachas" originais (e muito gastas) de CJ3A... posso falar que a lataria está praticamente apoiada sobre o chassis a agum tempo e mesmo assim ela (que passou pela ultima lanternagem a uns 15 anos atrás) nao rachou... será que nao era o caso de vc verificar a flexao das longarinas? podem haver trincas nela....

  • #258
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Fala Sérgio, blza?
    Cara, fico aqui pensando as causas de tantas rachaduras em seu chassis... meu jeep também é flexível (dá aquela clássica agarrada de pedal de embreagem em uma torçao forte) e estou usando as "borrachas" originais (e muito gastas) de CJ3A... posso falar que a lataria está praticamente apoiada sobre o chassis a agum tempo e mesmo assim ela (que passou pela ultima lanternagem a uns 15 anos atrás) nao rachou... será que nao era o caso de vc verificar a flexao das longarinas? podem haver trincas nela....
    As rachaduras são na carroceria.O chassis não tem rachaduras.

    Eu coloquei novas travessas no chassis para diminuir a flexão.Repara que originalmente o jeep tem uma primeira travessa na dianteira e a segunda fica muito distante dessa primeira. por isso as longarinas do chassis fazem esse movimento.As travessas originais não conseguem travar o movimento.Ele não foi projetado pra fazer o que eu faço com o meu.Numa erosão, quando uma roda sai do chão, ele flexiona muito.Imagina quando faz um X .Uma longarina sobe e a outra desce. Veja o desenho abaixo.Eu marquei aonde eu coloquei as travessas novas.

    []'
    Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: bmp 24.bmp (1.16 MB)

      Número de Download 243 .

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  • #259
    poizé Sérgio, eu entendi... mas nao me expliquei direito
    Eu tava pensando que talvz seu chassis esteja flexionando dmais podendo ter rachaduras nele (chassis) ou outras coisas que o enfraqueceu e o resultado disso seriam as outras rachaduras (na lataria)...

    Veja bem: meu jeep é do mesmo modelo que o seu, usamos eles praticamente nas mesmas coisas e mesmo assim, no meu caso, onde a lataria está quase totalmente encostada no chassis, o jeep torce até a tampa do capô ficar meio entreaberta e estas rachaduras nao aparecem....

    Outra coisa que poderia ser é fragilidade na própria lataria... será que ela tem todas aquelas nervuras sob o assoalho? será que estao no lugar certo? será que estao bem presas à lataria?

    Mais uma coisa que lembrei: vc disse que usa chapas e buchas para aumentar a distancia entre a carroceria e o chassis... será mesmo que ficou "tudo igual", com o mesmo esforço em cada um destes calços? pode ser que com o jeep parado fique tudo "mais ou menos" igual, mas quando o jeep torce, o deslocamento de cada "topo" de calço (que ficou muito alto) pode forçar além do previsto (para a lataria) o dimensionamento das nervuras da lataria, ou mesmo deslocar para algum lado aquilo que deveria ficar parado... sempre que alteramos a medida de certa estrutura, acho que a tendencia é ela se comportar de maneira bem diferente... entao.... quem sabe?

  • #260
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Eu já chequei praticamente tudo isso. O meu jeep não rachava, até que um dia começou.
    Como uso pneus 33 fui obrigado a levantar um pouco a carroceria.Tenho certeza que os calços estão na mesma altura, porque quando eu mexi nos suportes dos calços, eu tive muito cuidado com isso, soldei um tubo quadrado em cima dos suportes originais, então com isso todos os suportes subiram a mesma coisa.E ele já rachava antes disso.As travessas da carroceria estão todas no lugar e inteiras.

    Eu já chequei as travessas originais, elas estão perfeitas.A única explicação que eu encontro é que depois que coloquei o bloqueio na dianteira, passei a exigir mais do chassis e da carroceria.Passo em lugares mais complicados e sempre bem devagar, o que faz o chassi torcer mais do que antes, porque como só tinha o Bl na traseira era obrigado a passar mais acelerado.Antes eu evitava dar um X porque agarraria na certa.Hj devido aos BLs toda hora ele faz um X e não para.Acredito que essa seja a maior culpa das rachaduras.

    Os suportes alterados, as travessas novas, e etc. são todas modificações visando diminuir as rachaduras.A única explicação que eu encontro é que passei a exigir mais dele e por isso preciso reforçar o chassis.

    Nesse sábado vou fazer uma trilha que fiz a 2 meses e ainda não tinha colocado as novas travessa.Vai ser um excelente teste.Vai ser a primeira trilha com as novas travessas, e com os jumelos revolver na dianteira.Vamos ver o que acontece.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #261
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Sergio,

    Vc já sabe que a carroceria estoura porque o chassis, vai para um lado e a carroceria não quer ir .... como ela é mais fraca, especialmente atrás, ela racha .... ou nos suportes, ou nos cantos da portinha traseira.

    aumentar o número de travessas ajuda, mas pouco.

    Oque vc pode fazer para diminuir a quebra na traseira e fazer como eu fiz ... puxar os suportes mais para dentro. Observe que na grade há somente 1 coxim. Na traseira não da para ter menos de 2, mas presos justamente na cota da longarina. Esquece aqueles 2 pontos mais externos.

    Outra coisa é a gaiola. Ela transforma a carroceria em um "monobloco", diminuindo a torção do chassis. Mas, temos outro mas ... sem fazer reforço, a lateral da carroceria pode trincar. È po isso que eu fiz aquele pacote de ferragens.

    Porém, o ideal para isso é que sua suspensão absorva o movimento adicional. Jumelos revolver, amortecedores de maior curso resolvem grande parte deste problema.

    Vc poderia adicionar flexibilidade para os amortecedores fazendo também suportes articulados.

    Se vc pudesse desenvolver suportes das molas (os fixos) também articulados, seria ótimo.

    Forneça espaço para a suspensão trabalhar e articulação para os suportes e o chassis torce menos e .... trinca menos. A carroceria idem.
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  • #262
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Sergio,

    Vc já sabe que a carroceria estoura porque o chassis, vai para um lado e a carroceria não quer ir .... como ela é mais fraca, especialmente atrás, ela racha .... ou nos suportes, ou nos cantos da portinha traseira.

    aumentar o número de travessas ajuda, mas pouco.

    Oque vc pode fazer para diminuir a quebra na traseira e fazer como eu fiz ... puxar os suportes mais para dentro. Observe que na grade há somente 1 coxim. Na traseira não da para ter menos de 2, mas presos justamente na cota da longarina. Esquece aqueles 2 pontos mais externos.

    Outra coisa é a gaiola. Ela transforma a carroceria em um "monobloco", diminuindo a torção do chassis. Mas, temos outro mas ... sem fazer reforço, a lateral da carroceria pode trincar. È po isso que eu fiz aquele pacote de ferragens.

    Porém, o ideal para isso é que sua suspensão absorva o movimento adicional. Jumelos revolver, amortecedores de maior curso resolvem grande parte deste problema.

    Vc poderia adicionar flexibilidade para os amortecedores fazendo também suportes articulados.

    Se vc pudesse desenvolver suportes das molas (os fixos) também articulados, seria ótimo.

    Forneça espaço para a suspensão trabalhar e articulação para os suportes e o chassis torce menos e .... trinca menos. A carroceria idem.
    Na traseira são 4 calços, dois nas extremidades e dois entre as longarinas eles não ficam exatamente na direção das longarinas, ficam por mais para dentro.Vou experimentar remover os das extremidades.

    Na dianteira o cj3 tem 2 calços um em cada extremidade, não é igual ao cj5 q tem um só no meio.Posso estudar um meio de colocar um só no meio.

    Estou programando a confecção de uma gaiola, bem simples, deve ser feita dentro de duas semanas.Vai ser apenas um arco dianteiro ligado ao já existente santo antonio, isso vai ajudar um pouco.
    Uso 4 jumelos revolver isso faz com q a susp articule bem.Os amortecedores não limitam.
    Eu imagino que com mais travessas, ou travessas mais fortes, eu consiga diminuir bastante o sobe e desce desencontrado das longarinas do chassis. Acho q esse é o maior problema.
    As longarinas, do chassis, praticamente não vergam, a união entre elas, as travessas, é que eu acho muito fraca, permitindo o movimento de sobe e desce desencontrado torcendo bastante a carroceria.

    Uma hora eu acerto.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #263
    Vc poderia adicionar flexibilidade para os amortecedores fazendo também suportes articulados.





    Olá Leopoldo.

    O que vem a ser um suporte de amortecedor articulado ???


    Abraços
    JCJ

  • #264
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Pra completar o que eu imagino.
    As longarinas, numa erosão, são como as pernas de um nadador quando ele está batendo os pés.Esse movimento de "bater os pés" é que eu acho que pode ser diminuido ou acabar, "amarrando as pernas do nadador", ou colocando travessas mais fortes para unir as longarinas no caso do chassis.
    Só espero não afogar o nadador digo o jeep.

    []'
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