Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/09/2005, 18:23
    leopoldo
    Ponto de aperto ???????? :?

Citação:

Postado originalmente por tavio q
    .... mas este pode ser uma maneira(correta) ....

Não !

Provávelmente ele nem sabe o que é torquímetro e é do tempo que se apertava essa porca com a mesma chave de fenda usando como talhadeira na lateral da porca.

Leia o tópico desde o começo, veja o procedimento de ajuste dos rolamentos do cubo e combine com a verificação do torque "peso" para arrastar - movimentar - o cubo como na foto acima onde exemplifico a maneira de por a balança de 10 reais engatada no prisioneiro.

Porque a forma que ele faz não é a correta ?

1- Oferece uma enormidade na variação da carga sobre o rolamento.

2- O "aperto" fica com valor subjetivo.

3- Se a arruela for muito justa, não movimenta antes de quebrar a manga em duas.
  • 22/09/2005, 08:54
    Melancia
    Pessoal, uma dúvida; como saber quanto a manga de eixo já passou desta para melhor.. nesta foto, o Thiago afirma que a manga está com folga; existe uma cota mínima para ser medida ? se sim, paquimetro resolve ou precisa de micrometro ? na mão dá para saber ? http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=14140

Outra pergunta; meu diferencial dianteiro está imundo (óleo velho e mais umas outras cacas)... posso usar querosene para limpar ?? ( o eixo está fora do Jeep). Se eu retirar a caixa satélite e coroa de dentro da carcaça, trocar os retentores e depois recolocar, é necessário o ajuste da profundidade do pinhão ? :pensativo: Creio que não, pois não foi feito nada nele, mas por vias das duvidas não custa perguntar.

Abraços

Melancia
  • 22/09/2005, 13:33
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Melancia
    .... existe uma cota mínima para ser medida ? se sim, paquimetro resolve ou precisa de micrometro ? na mão dá para saber ?

Existe uma cota mínima que garanta a leve interferência do rolamento com o colo mas, veja que o manual de manutenção não fornece, portanto: teria de ser calculado.

Essa cota só poderia ser avaliada com nomínimo um paquímetro digital, mas preferencialmente com um micrometro.

Para facilitar a vida de quem não tem isso em mãos, faça o seguinte teste:

Com um rolamento novo, deslize o mesmo pela manga, da rosca até o arredondamento próximo ao assento do retentor.

Se o diâmetro da manga está correto, o rolamento dá uma leve engripada quando passa sobre os 2 colos da posição em que ele pode ficar.

Essa engripada é só suficiente para manter a parte do cone preso, sem girar, enquanto que, obviamentea , a gaiola e roletes podem girar.

No entanto, se o rolamento passa batido, então o colo está gasto.

Oque acontece com um colo gasto?

Há a possibilidade do rolamento girar em falso sobre a manga, usinando a manga até cortar a mesma

Citação:

Postado originalmente por Melancia
    ... posso usar querosene para limpar ??

sim.
  • 22/09/2005, 14:21
    tavio_g
    Leopoldo, deixei um jogo de rolamentos no meu mecanico hoje, comprei 4 timken
    troquei aquelas porcas pq estavam todas martelas e fiz o meu mecanico seguir suas instruções de aperto e e ajuste(aproveito e peço permissão para poder reproduzir os textos do fórum).
    O cara foi ótimo, entendeu que ele estava fazendo errado e quer aprender. Passei o endereço do forum para ele poder passar suas experiências e aprender mais sobre jeeps. Achei o máximo o cara ter essa atitude, ainda mais por ser um cara não tão novo, enfim , vou trocar os 4 rolamentos, as porcas e as arruelas que seguram as porcas. O que pergunto é, onde esse cara vai achar uma chave para dar aperto nestes parafusos? tem que fazer? acha pra vender? a AVM têm?
    Obrigado
    Abraços!
  • 22/09/2005, 15:00
    leopoldo
    Seu mecanico está de parabéns.

E você também de achar um mecanico com boa vontade em aprender.

Sobre a chave, a minha eu ganhei numa visita à AVM. Nunca ví para vender.

Mas dá para fazer. Não há segredo. Vai ficar só um pouco diferente da minha.

Mostre a porca a um torneiro e ele faz uma chave.
  • 22/09/2005, 15:12
    tavio_g
    eu mandei um e-mail para a AVM perguntando sobre como conseguir tal chave, vamos ver o que eles respondem.
    Este mecânico realmente parece interessado.
    Vamos ver se coloca em pratica. Ele estava querendo desenvolver um sistema de freio a disco para Jeep, mas barato e melhor q os sbd... falei para ele q ja tinha coisa melhor por aí e que se fosse um preço bom com boa qualidade, poderia até ajudar, mas acabei optando por comprar um pronto(né Giovani!).Mas o cara tem boa vontade, é o que mais conta. Se alguém for da região de Campinas-SP dá para indicar.

Valeu Leopoldo Obrigado pelas dicas.

Ahh só para avisar aos amigos que certamente terao que trocar rolamentos, não economize nisso. o da outra roda dianteira estava td marcado já(com 1,5 mes!) os roletes estavam marcando 3/4 da pista, quer dizer, nao encaixou corretamente. Logo quebraria.
    qdo pegar o carro do macanico, tiro umas fotos para ilustrar o tópico.

Abraços!
  • 22/09/2005, 16:59
    leopoldo
    Tavio,

Antes de descer a lenha no rolamento, precisamos entender exatamente o que é que aconteceu. :wink:

Pode ter sido sobre-carga (muito preso), pode ter sido ajuste incorreto (muito solto), etc.....:pensativo:

Relatos como o seu evidenciam a necessidade do pessoal levar a sério tanto esse tópico como aquele do "cuidado, seu semi-eixo semi flutuante pode matar" :shock:

Isso antes de alguém fazer parte do noticiário das 8:00 :cry:
  • 22/09/2005, 18:12
    tavio_g
    É Leopoldo, já li este tópico também.
    Muito bom, porém assustador quando vemos situações como essas. Falo isso pq eu já ví uma roda traseira de um jeep sair com ponta de eixo e td mais...
    Ainda mais quando acontecem com a gente.

Em todo caso, vou pegar 2 rolamentos desses(usados), colocar na mala de ferramentas que tenho no jeep. Se não for o meu que estourar(espero) posso ter em mãos algo que ajude alguém que ainda não aprendeu a apertar corretamente os rolamentos ou prefira colocar produtos de segunda linha em ítens de segurança. :D

Abraços

Otávio
  • 25/09/2005, 00:17
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por tavio_g
    Ele me disse que o ponto de aperto deste é igual ao de caminhões. :shock: :shock:
    A primeira arruela,que fica encostada no rolamento deve possuir um aperto que permita, com uma chave de fenda, que ela se mova um pouco para cima e para baixo, entre o rolamento e a porca. Pq segundo ele se esta arruela ficar muito travada no rolamento significa que ela está forçando o mesmo.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
    Afffff.... Só queria ter visto a cara do Leopoldo quando leu isso... :lol: :lol:
    Longe de mim esse meca! Já pensou em como seria o freio que ele fabricaria??? :putz:
    Pelo menos está disposto à aprender...

Otávio, não é necessário ter essa chave, com os pinos. Tá, é o ideal, mas não precisa gastar uma grana numa ferramenta que será pouco usada.
    Com cuidado, vc pode apertar usando um punção, com ponta arredondada.
    Depois que troquei as porcas e arruelas (tudo novo), ajustei e travei cfe. está escrito lá atrás, não precisei fazer reaperto, ainda. E fazem uns 4 ou 5 meses...
    Por costume, eu sempre verifiquei as folgas na volta das trilhas. Não só do cubo, quase tudo por baixo: grampos de mola, jumelos, terminais de direção... Às vezes uma simples conferência visual pode evitar muita dor de cabeça. Manutenção preventiva... :concordo:

[]'s
  • 25/09/2005, 23:44
    Melancia
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Se o diâmetro da manga está correto, o rolamento dá uma leve engripada quando passa sobre os 2 colos da posição em que ele pode ficar.

Xiii Leopoldo.. :? :? .. não enrroscou no colo de baixo, perto do local onde vão os parafusos que prendem a manga no munhão... Nos dois lados... :parede: :parede: ...
    Andei pensando aqui.. e aquela trava quimica para rolamento da Loctite, aquela verdinha, será que firma o rolamento do seu devido local, evitando eu ter que trocar a capa... pois é meio carinho.. :putz: :putz:

Obrigado pela ajuda e abraços

Melancia
  • 26/09/2005, 08:29
    tavio_g
    Então Giovani comentei com mecanico que ele precisa de uma ferramenta dessas pois os outros mecanicos usam punçãoe falei par ele, se quiser fazer um negócio bem feito ele precisaria de uma dessas. :twisted: :twisted: Ele disse que ia ver se fazia uma chave, essa que dá para usar um punção, igual ao do kit esquerdo da foto que o Leopoldo mostrou serve, mas para o kit da direita, que usa uma chave sextavada(o que eu comprei novo) acho que o punção nao deve servir não... hehehe
    Enfim, estou tentando ajudar o mecânico com informações que encontro pela internet, aqui no fórum... pq o cara tem vontade de aprender.. inclusive ele me pediu se eu tinha os manuais de motores do willys(BF e ohc) hehe vou mandar para ele essa semana....
    Sobre a manutenção preventiva que vc citou Giovani, concordo plenamente com vc... eu tb costumo, depois que volto da trilha, e carro já lavado dar uma inspecionada por baixo. uma vez vi a minha travessa do câmbio presa por apenas 2 paafusos, imadiantamente comprei outros 2 para colocar lá, qdo fui conferir o aperto dos que sobram, um quebrou na primeira forçada, portanto uma olhadinha por baixo do jeep(de vez em sempre! :lol: ) não faz mal a ninguém, muito pelo contrário. :concordo:

Abraços!
  • 26/09/2005, 09:22
    tavio_g
    Leopoldo, falei agora com o meca e ele está fazendo a chave para apertar aquela porca, mas ele disse que vai adaptar de um jeito que consiga utilizar um torqímetro para saber a força do aperto.
    Pode ser dessa maneira tb!?
    hehe fiz o cara fazer uma chave de só para apertar o farafuso do meu carro. :evil: :evil: :evil:
    mas ele vai acabar usando isso para outros..(espero!) :lol: :lol:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171819 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:55.