Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819202122 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/02/2008, 01:36
    Denis Takashi
    2 Anexo(s)
    Mestre Leopoldo,

Corrija-me se estiver errado, mas o problema do Milton poderia ser relacionado à cáster também ?? Caso o cáster estivesse " ao inverso", ou seja , ao invés da "reta vermelha" de seu desenho apontar para frente, a mesma apontaria para a traseira do Jeep.

Apenas para ajudar à quem não entende muito do assunto : o Cáster nos Jeeps em geral é algo que não é muito visível à olhos não treinados (3º), entretanto nos protótipos Baja SAE esta angulação é bem mais acentuada, em anexo, fotos das mangas de eixo dos veículos da EESC (USP-São Carlos) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Abraços
  • 20/02/2008, 03:03
    Milton Quindim
    Citação:

Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Mestre Leopoldo,

Corrija-me se estiver errado, mas o problema do Milton poderia ser relacionado à cáster também ?? Caso o cáster estivesse " ao inverso", ou seja , ao invés da "reta vermelha" de seu desenho apontar para frente, a mesma apontaria para a traseira do Jeep.

Apenas para ajudar à quem não entende muito do assunto : o Cáster nos Jeeps em geral é algo que não é muito visível à olhos não treinados (3º), entretanto nos protótipos Baja SAE esta angulação é bem mais acentuada, em anexo, fotos das mangas de eixo dos veículos da EESC (USP-São Carlos) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Abraços

Oi Denis, foi exatamente isso que eu queria descobrir ao postar aqui , se tinha como mudar o angulo do caster porque alem do meu jipe ser assim meio cambito com as pernas abertas como se fosse uma senhora da zona muito requizitada, tem um amigo que o dele parece até uma virgem....hehehe...ou melhor parece o Garrincha.
  • 21/02/2008, 00:30
    leopoldo
    DENIS ..... SIM ... e não

Caso o caster esteja acima de uns 5 graus, qualquer movimento para um dos lados causa um gritante ângulo de cambagem na roda para fora do paralama em um lado. Porém, do outro lado, o pneu apontaria para dentro do paralama.

Não é o que eu observo na foto. O ângulo está quase que invertido mesmo, mas nas 2 rodas. Isso só indica: eixo torto devido a pessoa que pula com o jeep como se fosse gazela africana, rolamentos esmigalhados, ou até mesmo algum esperto tendo soldado AMBOS os munhões (invenção/modificação) invertidos.

É mais provável eixo torto ou rolamento detonado.

Em vez de ficarmos viajando ou conjecturando, ele tem que VERIFICAR as pontas do eixo dianteiro.

PS ..... Outro dia tinha um aluno do ITA (desses que fazem esses buggies) fuçando a minha suspensão enquanto eu fazia compras no supermercado do CTA. Ele fez um buraco na cabeça de tanto que coçava o "teto"
  • 08/04/2008, 09:58
    coloma
    edgar
    bom,ja comprei os rolamentos mas vi que tambem tem um tipo de calços e retentores .É preciso mudar isso tambem????????? :pensativo:
  • 08/04/2008, 10:40
    edgar
    Coloma, retentores TEM que trocar, se ja não estão estragados, vão pro saco na hora de trocar o rolamento !
    na roda traseira, depende do ano, vai um por dentro, no começo do eixo e um grandão por fora.
    na roda dianteira vai um em cada roda. Fora o de feltro que fica na bolota do munhão que tambem é uma otima ideia trocar pois evita que a areia entre dentro da bolota.

Leia o topico la no começo....o Leopoldo explica até como polir a bolota do munhão para o novo feltro ajustar direitinho.

Ai vai o catalogo de retentores, coloque a palavra "jeep" para pesquisar e va olhando....mas não va comprando de cara, as vezes não fecha direitinho. O melhor é tirar a peça velha, conferir as medidas com o catalogo e ai procurar pelo codigo que esta no catalogo nas lojas.

Quanto aos calços da roda traseira...vai ter que regular conforme o que esta escrito neste topico e no manual do mecanico (presumo que voce ja baixou ele e imprimiu !!!!!)

Nas rodas dianteiras, provavelmente as porcas de regulagem devem estar em frangalhos, dai ja é bom ir procurando novas !
  • 09/04/2008, 19:46
    Milton Quindim
    Estou aqui novamente, mas desta vez é para demonstrar minha frustração ao trocar o rolamentos do munhão por mancais.
    Comprei os mancais e tudo o que mais precisava na TT4 em São PAulo, fui muito bem atendido e a mercadoria foi entregue como combinado. Até ai blz.
    Devido ao fato de estar sem tempo e sem muita grana, acabei deixando isso de lado e a duas semanas resolvi fazer a troca, pois o rolamento inferior do munhão já nem existia mais.
    E a empreitada começou, desmontei tudo e limpei com muito cuidado, verifiquei tudinho o estado da sede do rolamento no munhão, tudo como manda o figurino.
    Quando fui montar, a minha decepção foi enorme, o buraco onde deveria assentar o pino do toquinho do munhão era menor e o treco naum encaixava. Ficou parecendo um cogumelo.
    Lembrei de ter visto algo a respeito aqui mesmo no forum. Mas naquele momento eu não tinha opção.
    peguei uma lixinha e comecei a brunir o buraquinho afim de que entrassse o toco mas sem muita folga
    Num determinado momento achando que jah tinha sido suficiente o desgaste resolvi colocar.
    Qual minha surpresa quando ao começar a apertar os parafusos do munhão senti um "folgar" repentino, pensei...puxa devia ser somente a bordinha que estava fora e agora entrou susse.
    Sentindo isso resolvi tirar novamente para ver se era visivel onde estava fora da medida afim de que eu pudesse fazer a mesma coisa nos outros afinal eram 4.
    Surpreso, ao remover os parafusos deperei-me com não uma, mas duas peças, sim elas se multiplicaram, num processo chamado "meiose" onde um objeto divide-se e assim por diante.
    Resumindo, quebrou mesmo...uma peça que deveria ser feita com o máximo de precisão e dureza para não haver desgaste.
    Abandonei imediatamente o proceso todo e pedi a um amigo que me cedese dois rolamentos "usados" que estavam em um eixo largado para poder colocar no meu jipe para pelo menos voltar para casa tendo que estava na casa de um colega fazendo tal serviço.

Decepcionado, frustrado, e me sentindo um burro por acreditar que tão formosa técnica nova iria me surpreender positivamente.

Agora sinceramente eu não entendo será que quem vende não sabia da diferença das medidas ou simplesmente deixou pra lá?

Gostaria que alguem da TT4 respondesse isso para mim.

As peças foram enviadas ao laboratório da PUC-Paraná para serem analisadas com que material foram feitas. E se houve algum tipo de tentativa de substituição de materiais na fabricação isso renderá um belo e demorado processo, a quem vai doer mais? Não sei ao certo se a quem fabrica ou a quem vende, somente sei que a mim não vai doer em nada.

Obrigado e boa noite.
  • 09/04/2008, 20:21
    leopoldo
    Milton,

Na pag 13 e 14 eu fiz alguns comentários sobre oque eu detectei neste tipo de peça, embora de outro fabricante.
  • 09/04/2008, 20:29
    Milton Quindim
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Milton,

Na pag 13 e 14 eu fiz alguns comentários sobre oque eu detectei neste tipo de peça, embora de outro fabricante.

Pois é mestre. Se para vc jah naquele momente dve ter sido chato imagine para mim.
    Eu achava que depois do que vc tinha descrit estes problemas teriam sido verificados e resolvidos.
    Como é dificil percebermos que apesar das tentativas de alguns este país não é serio mesmo e que tentamos dar valor e prestigiar os nossos fabricantes mas o que presta mesmo são os fabricados fora athe mesmo na China e importados via Paraguai.
    Estou mesmo superchateado...e nem sei o que faço se peço meu dinheiro de volota e devolvo tudo ou se peço que reponham por produtos que sirvam para o que eu quero.
  • 09/04/2008, 23:42
    leopoldo
    Milton,

Quem vende ... vende . Quem fabrica ... deve garantir.

A certeza são rolamentos TIMKEN, instalados e ajustados como expliquei.

Os mancais são opcionais incertos.

Quando poucos fazem, aguns desvios podem ocorrer e é por isso que vc pode acabar com um mico. Pode, mas não é certeza.

Cade as fotos do treco moído ?

coloca que sempre é educativo.

Pela descrição, ele está temperado e extremamente quebradiço.

Sorte sua ele ter quebrado pois, se vc conseguisse colocar, provávelmente nunca mais teria como sacar o pino mestre de dentro dele.
  • 10/04/2008, 09:00
    edgar
    Milton...não querendo defender o fabricante, mas, se a peça não queria entrar, lixando é que não se resolve nada, muito menos fazendo entrar sobre presão usando os parafusos do toco como prensa.

1 - Deveria ter levado o mancal e o toco num torneiro que tivesse pelo menos um paquimetro e feito uma ajustagem.

2 - Deveria ter devolvido a peça ou pedido informaçoes ao vendedor/fabricante.

No momento que lixou, assumiu a responsabilidade sobre a peça, vai la saber se o teu toquinho por andar com o rolamento moido ja não estava cheio de rebarbas, com a cabeça remanchada, etc....falo por experiencia, aqui na loja é comum encontrar clientes que querem instalar rolamentos desconsiderando que a peça onde eles estavam instalados tambem sofreu fadiga e deformação !

O mancal que voce comprou deve ser de aço temperado, que quebra com certa facilidade. As peças de nossos jeeps não são um exemplo de padronização e normalmente tem mais de 40 anos de uso abusivo. Para reclamar, tem que mostar que o toco estava perfeito, que a metodologia de instalação estava correta....

Ja quebrei algumas polias de aluminio por uma misseravel rebarba no eixo e outras tantas por querer usar metodos pouco convencionais de instalação (marreta) !
  • 10/04/2008, 11:11
    leopoldo
    Não dá para medir o furo com paquímetro. Tem que usar Imicro, ou subito ou GoNoGo.

Não deveria ser necessário ajuste micrométrico. Deveria ser: instale e use.

Usar os parafusos como dispositivo de instalação sob interferência traz os tipos de problemas que já comentei.

Por rachar com o pino mestre soba carga imposta pelo parafuso, pode estar somente temperado e não revenido, mas isso é uma suspeita a ser confirmada pelo fabricante.

Caros Jipeiros,

Oque acontece com peças que são fabricadas como esta em ritmo ínfimo, artesanal ou sob encomenda (e a isso eu me refiro a todas que existem no mercado paralelo, inclusive sto antonio, alargadores de roda, etc...), se comparadas a peças de fabrica como rolamentos de um porte da TIMKEN ou SKF é muito simples:

Existe um ciclo entre a necessidade, o projeto, a fabricação de modelos, a ajustagem, a qualificação nos mais variados ensaios ... metalografico ... dimensional ... destrutivo ... não destruivo ... fadiga ... vida em serviço ... manutenabilidade ... etc... que uma peça deve passar até chegar o momento e abastecer o mercado.

A isso, junta-se o controle de qualidade para garantir a continuidade, homogenidade e analise do retorno de peças que apresentam problemas não previstos em campo e todas as correções com recall ou não.

Uma TIMKEN pode se dar ao luxo de ter toda essa visibilidde mas, os artezanais, sob encomenda ou de lotes ínfimos normalmente não possuem este respaldo.

Nesse caso, o elo mais fraco da corrente é o usuário que adquire(paga) e na maioria das vêzes quebra a cara, pois não há o suporte de fabricação mencionado acima.
  • 10/04/2008, 12:25
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Como é dificil percebermos que apesar das tentativas de alguns este país não é serio mesmo e que tentamos dar valor e prestigiar os nossos fabricantes mas o que presta mesmo são os fabricados fora athe mesmo na China e importados via Paraguai.
    Estou mesmo superchateado...e nem sei o que faço se peço meu dinheiro de volota e devolvo tudo ou se peço que reponham por produtos que sirvam para o que eu quero.

Milton, vc entrou em contato com o fabricante e o revendedor pra informar o ocorrido ? Quando alguma coisa aqui não dá certo eu debaixo do jeep já ligo pro fabricante/loja pra tirar as dúvidas e explicar qualquer problema com o produto.

Se ninguem resolver nada aí sim vc tem todo direito de por a boca no trombone, caso contrário acho que vc está cometendo uma injustiça, sem falar que os amigos já informaram alguns erros que vc cometeu durante a montagem...

Reveja os conceitos (e não leve o comentario pro lado pessoal) :concordo:

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 45678910111213141516171819202122 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:22.