Powered by vBulletin

Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/05/2005, 08:05
    Eduardo Velo
    Citação:

Postado originalmente por Franco
    ... essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis.

Franco , aproveitando a discussão ...
    Minhas dúvidas são as seguintes :

- Existe a possibilidade de soltar o parafuso alen por não ter sido apertado como manda a instrução ??? ou por trepidação ??? - Pergunto isso pq em muitos jipes tem que ser verificado aperto de parafusos que soltam por trepidação constantemente .

- Pode haver quebra da orelha de aperto do alen por aperto em demasia ??

- Essa é um pouco mais complicada :
    Vc poderia vir a S. Paulo numa quinta no Ibira ???

[]s...
  • 06/05/2005, 08:51
    Franco
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    Citação:

... essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis.

Franco , aproveitando a discussão ...
    Minhas dúvidas são as seguintes :

- Existe a possibilidade de soltar o parafuso alen por não ter sido apertado como manda a instrução ??? ou por trepidação ??? - Pergunto isso pq em muitos jipes tem que ser verificado aperto de parafusos que soltam por trepidação constantemente .

- Pode haver quebra da orelha de aperto do alen por aperto em demasia ??

- Essa é um pouco mais complicada :
    Vc poderia vir a S. Paulo numa quinta no Ibira ???

[]s...

Fala Eduardo

vamos por partes:
    a) Todo parafusos que não esteja apertado o suficiente , solta ( essa é boa, até eu pude concluir isto. rsrsrsrs) A questão do torque no allen é relativo, com 16Nm ele entra em dilatação no regime elástico, estica e com isto mantém atrito nos filetes da rosca (dele mesmo). Como há deformação elastica tb da porca que ele está deformando, há uma segunda carga elástica que mantem o atrito. Ai, se voce levar este raciocinio em diante, tem então duas deformações no regime elástico que mantém os filetes do parafusinho sobre carga, que normalmente é o suficiente. Agora, tecnológicamente existem tantas obções basicas para melhorar a segurança, como usar trava quimica por exemplo, que fica a critério do cliente se sentir " mais segura" que outros. A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".

b) a deformação da porca fica em 50% do limite da deformação plastica, isto é, bem dentro da felxibilidade natural da peça. Mas veja em, somente quando ela está rosqueada na manga, porque ai a rosca vai limitar da deformação. A proposito, o parafuso Allen fecha o rasgo, não empurra como foi mensionado por engano. A deformação depende um pouco do estado da rosca da manga, mas a princípio gira em torne de 0,1-0,15 mm. Se voce tentar apertar o allen sem que a porca esteja na manga, provavelmente vai quebrar a cabeça do allen por exesso de torque. A parte da porca não quebra.

c) Ibira?? heinnnnnn???

Tô um pouco longe e infelismente não tenho mais ido a SP, mas dia 26 voce tera a chance de degustar quatro dias da minha paciencia e me encher o saco pra valer :lol: :lol: :lol:

" Criticas são o extrume para a fertilização da minha mente"

Ainda bem que me tratam tão bem neste forum :D :D :D
  • 06/05/2005, 09:20
    Eduardo Velo
    Citação:

... A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".

Franco , esse é meu medo , hehe ...
    Pelo que entendi o Leo está mais interessado em soluções durante um Trail ou numa trilha , assim como uma boa parte da galera aqui do forum , e por isso está procurando uma alternativa que seja bem simples , achei essa porca ótima pra substituir as 2 sextavadas que teimam em criar micro folgas que se tranformam em folgas maiores que danificam mangas , rolamentos , retentores ...
    Agora essa do - " só mexe se você sabe ... " acho que complicou ...

Por isso perguntei se vc poderia vir a SP , para podermos manusear e tirar dúvidas , mas tudo bem ... , vou te perturbar na Fenajipe , heheh ... espero que tenha uma luva com rolamentos e essa porca por lá pra gente treinar um pouco ...

Ah ... ainda estou na caça de um diferencial tras. de Engesa Fase 2 , se conseguir levo na Fenajipe ...

[]s...
  • 06/05/2005, 10:23
    leopoldo
    Citação:

..... A proposito, o parafuso Allen fecha o rasgo, não empurra como foi mensionado por engano

Franco, muito obrigado pelo esclarecimento. Inclusive voltei nos textos e fiz uma observação sobre isso.

Citação:

EDUARDO
    Então o rolamento fica apoiado em pelo menos 2/3 do apoio da porca, então o deslinhamento não é mais uma possível preocupação.

Fica só minha preocupação com a segurança em se usar apenas 1 porca.

Um lembrete para quem se habilitar a usar a porca fabricada pela ENSIMEC:

Nos jeeps com freio à disco, mesmo que a porca solte, a roda não sai do jeep pois a pinça segura ao disco..............o piloto só saberá que há alguma coisa errada pois o pedal do freio começa a dar simtoma de pedal baixo. Ao investigar a causa, verifique a folga no cubo, especialmetne o cubo esquerdo (de quem olha o jeeo por tráz)

Já o jeep com freio a lona, esse sintoma não é perceptível. A roda simplesmente sai do jeep e o jeep cai em cima do espelho do freio se a porca soltar de vez. Se a porca soltar vagarozamente, dependendo da situação poderá haver ou shimmy ou tendência à instabilidade de direção.
  • 06/05/2005, 12:06
    Franco
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    Citação:

... A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".

Franco , esse é meu medo , hehe ...
    ...............
    Agora essa do - " só mexe se você sabe ... " acho que complicou ...

Ah ... ainda estou na caça de um diferencial tras. de Engesa Fase 2 , se conseguir levo na Fenajipe ...

[]s...

Eduardo, por acaso voce teve medo ao dirigir pela primeira vez??? Mesmo que sim (que eu acho dificil), voce tem que decidir se sabe ou não sabe, mas com tantas informações do forum, PELO MENOS ja deve ter noção suficiente para decidir este ponto.

O sistema duas porcas funciona, mas tem seus problemas tb, tipo que voce só enconta porca estampada que por ai, estas ja apresenta irregularidades na superficie de apoio e quantos detalhes mais que só deixam o cara nervoso e não são efetivamente decisivos porque tb funcionam. Se levar este assunto para este lado, haja paginas para discutir tudo e ai é meio inutil porque vira academico.

Venha para fenajeep, acho que vou fazer um expositor para demontrar como as novas porcas são confiaveis,OK.

Leopoldo, voce tb está confidado, como visitante de Honra... :lol:
  • 06/05/2005, 21:14
    Thiago Rodeghel
    E agora o q fazer
    Ah Leopoldo, ainda não tive tempo de olhar as peças para ver se tem marcas, as q já havia desmontado não tinha nada... Até domingo vejo isso...

Agora sei lá, a única coisa q possuo até hj da Ensimec, são as lanternas militares :D que aliás são de alta qualidade!!! Melhores até q as famosas Made in USA :P :P :P do Wrangler... Meu amigo tem um guincho da Ensimec, faz tempo... e nunca deu pau :D :D :D E ele usa bastante :)

Agora fiquei interessado no kit das porcas, queria aproveitar q já está tudo no chão... e ser um dos primeiros a usar esse kit :roll: Será q 1 só porca vai dar conta??? Mesmo usando grandes pneus, coisa e tal...

[s]confusos, mas não duvidando da qualidade
  • 06/05/2005, 22:14
    Giovani
    Re: E agora o q fazer
    Citação:

Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Ah Leopoldo, ainda não tive tempo de olhar as peças para ver se tem marcas, as q já havia desmontado não tinha nada... Até domingo vejo isso...

:D Fala Thiago!!!

:D Meu palpite... O antigo dono deve ter detonado 1 ou os 2 rolamentos do munhão. Os roletes e cacos do rolamento caíram dentro do munhão, fazendo o estrago. Depois o cara só trocou os rolamentos, limpou, pôs graxa nova e enfiou (oops) o semi-eixo de volta.

[]'s
  • 06/05/2005, 22:21
    leopoldo
    Thiago,

No caso da porca, não defendo nem condeno quem fabrica nem quem queira usar, inclusive porque nunca as usei.

O intuito da presente discussão foi tirar conclusões sobre o produto, possíveis problemas a curto e longo prazo, levar em consideração normas gerais e experiência pessoal dos lados fabricante, vendedor, clientes.

Não sou contra produtos desse ou daquele fabricante, desde que não fique óbvio ou descarado que o produto tem problemas sérios, possa confundir o usuário, ou mesmo pô-lo em risco. :?

- Todos falam bem dos guinchos, OK :)

- Sobre os kits de flutuante, os semi-eixos não são o problema, mas sim a maledeta da fixação dos cubos. Eu tenho experiência própria para saber que isso é um problema.....por falar nisso, os cubos do meu já pediram arrego....os pinos de aço, como suspeitava não aguentaram.........sou forçado a acaba meu próximo protótipo e só nessa brincadeira são 200 reais o par para usinar, fora o material que já estava pronto. :evil:

- Sobre as porcas, eu ainda prefiro (opinião pessoal) 2 porcas e 2 sistemas de frenagem independentes.:roll:

Note o seguinte:
    Porque todos (ou quase todos afinal não conheço Todos) os jeeps, chevys, fords, etc... usam 2 porcas e mais um sistema X de travamento?
    Porque não usam uma porca só?
    Porque não usam uma porca parlok ou auto freno ?
    Deve haver uma norma específica para isso, mas ainda não conseguí achar.

Pense nisso.

E finalmente, existe a questão do tipo de freio do jeep, como comentado na minha última mensagem que fazem diferença nas possíveis consequências da falha do sistema de travamento, qualquer que seja êle :wink:
  • 07/05/2005, 17:31
    cristiano
    Gente, fui levar o jeep para passar engraxadeira, afinal de contas troquei todos os terminais e os diferenciais são novos... (usados, entenderam né)....

Fui lubrificando e descobri que de trás da bola tem uma parafuso para colocar graxa... estava com muito pouca graxa, e tirei o parafuso e coloquei a mesma graxa usada nos terminais... fiz besteira ?? que graxa se usa ali ? Acho que sim, porque os diferenciais traseiros tem pontos de engraxadeira, so o dianteiro que nao tem... mas tem o tal parafuso...

Uma coisa e' certa, a direcao ficou muito mais macia.... :mrgreen:
  • 07/05/2005, 18:29
    Thiago Rodeghel
    Re: E agora o q fazer
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Thiago Rodeghel

:D Fala Thiago!!!

:D Meu palpite... O antigo dono deve ter detonado 1 ou os 2 rolamentos do munhão. Os roletes e cacos do rolamento caíram dentro do munhão, fazendo o estrago. Depois o cara só trocou os rolamentos, limpou, pôs graxa nova e enfiou (oops) o semi-eixo de volta.

[]'s

Fala Giovani

Levei esse semi-eixo no meu meca, e ele falou mesma coisa :) , outra coisa são as travas da cruzeta, que estavam folgadas, deixando "bambo" a ponta q vai na RL, que aliás, desmontando a roda livre automática, logo qdo tirei a tampa, não tinha o anel trava do semi-eixo ali na ponta :shock: ... Tava um servicinho bem carniça :evil: :evil: Agora naum lembro se era desse mesmo semi-eixo... Deve ser provavelmente :roll:

[s]
  • 07/05/2005, 18:54
    Thiago Rodeghel
    Leopoldo :D

Estou pensando e muuuuito nisso, li o tópico umas 4 vezes...

Sei q suas questões sobre o produto foi mesmo, priorizar a qualidade e segurança para o usuário e funcionalidade.

Muitas vezes uma empresa prefere colocar 2 porcas dessas, por questão de custo :roll: , qto sai uma porca da ensimec, por exemplo... 50,00 e se colocar 2 porcas "comuns" sai 20,00 :roll:. Advinha qual vão colocar... Já vi muito disso. Mas é claro isso na fábrica é testado, lá é ajustado de acordo e nos manuais pedem uma revisão a cada Xmil km rodados.

Acredito q a Ensimec tenha um produto, mais caro, sim... Mas que talvez seja uma solução, vou pedir um kit, para ser uma cobaia :twisted: mas é claro acompanhando o desempenho do produto :roll: Para ver se é verdade...

Qto ao freio, tenho disco nas 4 patas, se soltar a pinça segura, pelo menos até eu achar um lugar onde possa parar :shock:

[s]
  • 07/05/2005, 19:40
    leopoldo
    1 Anexo(s)
    anel/porca trava
    texto atualizado em 07/06/2005

Para ficar + claro, editei e melhorei o texto:

Enquanto procurava uma norma de montagem Automotiva - SAE, etc... que justifcasse o porque existem 2 porcas nos cubos dianteiros do jeep, se é obrigatório ou quais as opções de montagem aceitas pelas normas internacionais e que possam corroborar a opção pela porca proposta pela ENSIMEC, achei essa lista de componentes atachado abaixo:
    Exemplo de travamento automotivo:

1- http://www.stemco.com/
    2- http://www.timken.com/industries/aut...tallation3.asp
    3- http://www.hi-shear.com/auto_wheelnut_inst.htm
    4- http://www.globalspec.com/supplier/profile/TaperLine/
    5- http://www.partsmikeparts.com/60_nuts_washers.htm
    6- http://www.therangerstation.com/tech.../LockNuts.html
    7- http://hubnutcorp.bizland.com/about.html

Vejam que nesse último site tem informações preciosas sobre normas automotivas envolvidas, para quem gosta desse assunto.

e eu particularmente fiquei satisfeito em ver pela 1º vez um fabricante mencionar que a roda tem de estar girando no momento do torque de pré-carga

Exemplo de travamento aeronáutico:

1- http://www.true-lock.com/

Conforme eu encontrei exemplos, coloquei a disposição dos interessados.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 22 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:20.