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Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.

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  • 16/02/2012, 21:49
    vavarusso
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Caros colaboradores! Desmontei o munhao esquerdo e me deparei com problema: a sede do rolamento do pino mestre superior (toquinho) estar marcada como custela de vaca.... E agora o que fazer???? Vi em páginas superiores o uso de mancais....

    Boa noite a todos!
    Venho pedir desculpa pela minha santa ignorância, pois o que estar marcado é a trilha do rolamento e nao a sede. Vejam a foto da trilha já retirada da sede. Problema resolvido.
  • 16/02/2012, 21:50
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Troca so o rolamento, 40,00 na gama, mas se procurar acha por menos

    Dic já comprei cada um a 40 latas.
  • 17/02/2012, 17:37
    Rodolfo Ourique
    Vavarusso, sei q tu já compraste...mas a dica é comprar os da marca Timken.

    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Dic já comprei cada um a 40 latas.

  • 18/02/2012, 00:02
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por Rodolfo Ourique Ver Post
    Vavarusso, sei q tu já compraste...mas a dica é comprar os da marca Timken.

    Obrigado Rodrigo. Comprei dessa marca mesmo. Hoje comprei os 4 das rodas dianteira da Tinkem a 50 paus cada.
  • 25/02/2012, 20:58
    vavarusso
    Pessoal venho aqui expor mais um problema, é que nao encontro o kit vedação do munhao, ou melhor o retentor e o feltro. O feltro pode ser substituído por outro material? Qual? E o rententor? O que fazer? POsso montar sem ele (com o velho)e depois colocar o novo sem precisar desmontar para colocá-lo?
  • 25/02/2012, 21:57
    antonio umino
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pessoal venho aqui expor mais um problema, é que nao encontro o kit vedação do munhao, ou melhor o retentor e o feltro. O feltro pode ser substituído por outro material? Qual? E o rententor? O que fazer? POsso montar sem ele (com o velho)e depois colocar o novo sem precisar desmontar para colocá-lo?


    Vavarusso... Este kit é vendido nas lojas de 4x4. Josewal, Donatti, Garra, Paulista, Agromotor, Jipebras e outras.
    coisa de R$ 25,00..... mais o frete.... se estiver muito ruim é melhor trocar, pois colocando o velho, com o tempo vc vai ter que desmontar para poder trocar o dito retentor....
    Ok. um abraço.
  • 26/02/2012, 20:19
    vavarusso
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Vavarusso... Este kit é vendido nas lojas de 4x4. Josewal, Donatti, Garra, Paulista, Agromotor, Jipebras e outras.
    coisa de R$ 25,00..... mais o frete.... se estiver muito ruim é melhor trocar, pois colocando o velho, com o tempo vc vai ter que desmontar para poder trocar o dito retentor....
    Ok. um abraço.

    Antonio! 25,00! Aqui para pedido na única loja que vende peças para jeep (Equipadora Willys) em Petrolina, o preço do catálogo é 93,00 cada lado. E as chapas estao boas.
  • 27/02/2012, 14:19
    Rodolfo Ourique
    Vavarusso, é isto aqui que está precisando?
    RETENTOR



    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Antonio! 25,00! Aqui para pedido na única loja que vende peças para jeep (Equipadora Willys) em Petrolina, o preço do catálogo é 93,00 cada lado. E as chapas estao boas.

  • 27/02/2012, 17:52
    antonio umino
    Aí Vavarusso...... Na jipebras, 19,50 cada lado..... mais o frete..... Legal...

    Tá na boa.... e pagar e esperar.OK.


    Um abraço
  • 19/12/2012, 22:32
    dionil
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Pessoal, muita gente pergunta como poderiam ser corretamente ajustados os rolamentos de roda e de munhão (incluem- se os da coroa, os do pinhão, os da reduzida).

    vejam também:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169


    PARTE 1:

    Rolamentos cônicos tem de trabalhar sob pré-carga, mas para dar a pré-carga nunca se faz com êles parados, êles tem de estar girando se não, brinelam-se (ficam cavadas) as pistas e acabou-se, pode jogar fora os rolamentos, mesmo novinhos.
    Qualquer carga de aperto em rolamentos conicos estáticos e babau.
    Os rolamentos que necessitam do procedimento são:

    rolamentos de munhão.
    rolamentos de roda do cubo dianteiro.
    laterais de coroa.
    Pinhão.
    eixo primário da reduzida.

    Tem pessoas que relatam que os rolamentos não duram um mês e como desconfio que estejam fazendo o procedimento errado, vou explicar como deveriam ser feitos:

    Primeiramente, para fazer o ajuste desses rolamentos, vocês tem de comprar numa loja de ferragens ou de ferramentas aquela balança que se o pessoal da feira usa. Aquela de dependurar no dedo. Abaixo tem uma foto. É essa a balança que fala no manual de manutenção da FORD-Jeep.
    É assim mesmo que se faz.

    No munhão:

    Na parte de montagem, o retentor do munhão ainda está solto.
    Os parafusos do toquinho (Pino mestre) de baixo podem ser apertados na bancada conforme o manual pede. Agora, após colocado o rolamento inferior, encaixa-se no munhão interno a mesmo tempo que se coloca o rolamento de cima. Aí que que vem o ajuste:
    Colocam-se vários calços no toquinho de cima do munhão, apertam-se os parafusos sentindo a folga do munhão.
    Na primeira tentativa, normalmente coloco uns calços a mais para propositalmente ter folga. Só então tiro de novo o toquinho de cima, tiro um calço, e tento dar o encosto no rolamento apertando os parafusos e testando com a balança. Pouco a pouco tiram-se as lâminas até que após apertarem-se os parafusos dos toquinhos, chegar de 8 a 15 lbs, (4 a 7 kg) a ponta do munhão.

    Mas o grande segredo não é o uso da balança, mas como é feito

    O APERTO DOS PARAFUSOS DO TOQUINHO DE CIMA

    Se fizer errado, você mata os rolamentos na hora.
    Aí, podem durar 1 dia, uma semana, um mês, mas já eram.

    Como eu faço o aperto, sugestão:

    Coloco a mão no braço do munhão enquanto que a outra segura a chave estrela encaixada na cabeça do parafuso.
    Mantenho a chave parada e giro(puxo) o munhão com a outra mão. É isso mesmo, faço do braço do munhão como se fosse a chave.

    Assim dou a pré-carga nos rolamentos enquanto êles estão girando.

    Rolamentos de roda do cubo dianteiro:

    Monte tudo, até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
    Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu. Como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balança no prisioneiro da roda.

    Deu de 3 a 5 kgs, ok.

    Não deu, monta o pneu, gira a roda e enquanto o pneu gira, dá mais 1/2 volta e retorna 1/8. Para a roda, tira o pneu e faz o teste da balança.
    Ainda não deu, repete o processo.

    Na balança passou do ponto? não precisa montar o pneu, só volte mais 1/8 e faça o teste da balança.

    Tá ajustado?
    Monta de novo o pneu, gira de novo e aperta a contra-porca com a arruela trava. Para o pneu e aí sim dobra a orelhinha.

    Isso não está nos manuais, aprende-se na prática.

    __________________________________________________ ___________


    PARTE 2:

    Para que não fique dúvida como é que se mede com a balança a pré-carga do munhão. Anexo uma foto de aonde colocar a balança.

    Lembre-se que no manual do jeep especifica que o munhão tem de começar a se mover com uma carga de:
    8 a 15 lb (3,6 a 6,8 kg)

    Mas você também pode usar um torquímetro (ferramenta básica do jipeiro) no parafuso do toquinho (pino mestre) e aí seria:
    4 a 8 lb-pé (5 a 10 Nm)

    Detalhe: para todos aqueles que usam buchas semi-esféricas ao invés dos rolamentos do munhão, podem ajustar os valores em 50% a mais.

    Existem algumas recomendações para aumentar a carga em 20% para quem usa pneus maiores, coisas do tipo 33" para cima.

    Bom, eu não recomendo somar então 50% da carga de quem usa bucha + os 20% do pneu grande, assim o mais lógico seria:

    Quem tem pneus grandes, abdicar dos rolamentos de munhão e usar as buchas roletadas.
    __________________________________________________ __________


    Próximo anexo, sexta-feira que vem: Polimento do munhão.

    Prezado Leopoldo, sei que esta mensagem é antiga e por isso as fotos não estão mais anexas, mas se caso você podesse colocalas novamente eu ficaria muito agradecido, não entendo nada de mecanica mas lendo varios topicos daqui já consegui fazer a limpeza do carburador e acredito que com dicas de pessoas como você podemos fazer boa do reparo de nossas viaturas. Um grande abraço
  • 21/01/2015, 23:33
    Rafaelopaleiro
    2 Anexo(s)
    Boa noite galera então to seguindo com o Projeto da Mirradinha, hoje tava de bobeira e resolvi revisar as lona de freios, não me aguentei e aproveitei e fui no Munhão não pra ver como estava , lugar de graxa tinha lodo de banhado, putamerda eita que trem fedido.

    Nunca tinha aberto e nem visto como era o Munhão, to indo no rumo estava cheio de duvidas mais com a leitura deste topico ficou mais facil.

    Amanhã quero limpar tudo e ver se encontro os rolamentos e retentores, aqui na minha região e dificil mais se não encontrar vou pedir na net

    Segues uma fotos de hoje...

    Anexo 490370
    Anexo 490380

    Posso puxar a manga do eixo pra fora??? sem desencaixar nada dentro da satelite. Vou abrir o diferencial pra trocar o oleo e ver a relação.

    vou revisar os dois lados do munhão pois a F 75 no andar ela não pega embalo e ao virar tem estalos na roda dianteira.

    amanhã posto mais fotos.
  • 22/01/2015, 10:27
    tuna
    Rafael, se vc quer saber se pode puxar o semi eixo, pode sim.
    Eu já aproveitaria e tiraria a tampa do diferencial pra dar uma olhada por lá também, bem provável que os retentores internos estejam bagunçados também... não tem muito segredo aí não, vai desmontando devagar, com o manual do mecanico na mão que dá tudo certo no final, qualquer dúvida mais cabeluda é só correr aqui também.
    Vc. vai ver a diferença que vai fazer no final de tudo aí...

    abraços
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