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Visão do Encadeamento

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    Usuário Avatar de leopoldo
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    Ajuste dos rolamentos de munhão e de roda.




    Pessoal, muita gente pergunta como poderiam ser corretamente ajustados os rolamentos de roda e de munhão (incluem- se os da coroa, os do pinhão, os da reduzida).

    vejam também:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169


    PARTE 1:

    Rolamentos cônicos tem de trabalhar sob pré-carga, mas para dar a pré-carga nunca se faz com êles parados, êles tem de estar girando se não, brinelam-se (ficam cavadas) as pistas e acabou-se, pode jogar fora os rolamentos, mesmo novinhos.
    Qualquer carga de aperto em rolamentos conicos estáticos e babau.
    Os rolamentos que necessitam do procedimento são:

    rolamentos de munhão.
    rolamentos de roda do cubo dianteiro.
    laterais de coroa.
    Pinhão.
    eixo primário da reduzida.

    Tem pessoas que relatam que os rolamentos não duram um mês e como desconfio que estejam fazendo o procedimento errado, vou explicar como deveriam ser feitos:

    Primeiramente, para fazer o ajuste desses rolamentos, vocês tem de comprar numa loja de ferragens ou de ferramentas aquela balança que se o pessoal da feira usa. Aquela de dependurar no dedo. Abaixo tem uma foto. É essa a balança que fala no manual de manutenção da FORD-Jeep.
    É assim mesmo que se faz.

    No munhão:

    Na parte de montagem, o retentor do munhão ainda está solto.
    Os parafusos do toquinho (Pino mestre) de baixo podem ser apertados na bancada conforme o manual pede. Agora, após colocado o rolamento inferior, encaixa-se no munhão interno a mesmo tempo que se coloca o rolamento de cima. Aí que que vem o ajuste:
    Colocam-se vários calços no toquinho de cima do munhão, apertam-se os parafusos sentindo a folga do munhão.
    Na primeira tentativa, normalmente coloco uns calços a mais para propositalmente ter folga. Só então tiro de novo o toquinho de cima, tiro um calço, e tento dar o encosto no rolamento apertando os parafusos e testando com a balança. Pouco a pouco tiram-se as lâminas até que após apertarem-se os parafusos dos toquinhos, chegar de 8 a 15 lbs, (4 a 7 kg) a ponta do munhão.

    Mas o grande segredo não é o uso da balança, mas como é feito

    O APERTO DOS PARAFUSOS DO TOQUINHO DE CIMA

    Se fizer errado, você mata os rolamentos na hora.
    Aí, podem durar 1 dia, uma semana, um mês, mas já eram.

    Como eu faço o aperto, sugestão:

    Coloco a mão no braço do munhão enquanto que a outra segura a chave estrela encaixada na cabeça do parafuso.
    Mantenho a chave parada e giro(puxo) o munhão com a outra mão. É isso mesmo, faço do braço do munhão como se fosse a chave.

    Assim dou a pré-carga nos rolamentos enquanto êles estão girando.

    Rolamentos de roda do cubo dianteiro:

    Monte tudo, até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
    Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu. Como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balança no prisioneiro da roda.

    Deu de 3 a 5 kgs, ok.

    Não deu, monta o pneu, gira a roda e enquanto o pneu gira, dá mais 1/2 volta e retorna 1/8. Para a roda, tira o pneu e faz o teste da balança.
    Ainda não deu, repete o processo.

    Na balança passou do ponto? não precisa montar o pneu, só volte mais 1/8 e faça o teste da balança.

    Tá ajustado?
    Monta de novo o pneu, gira de novo e aperta a contra-porca com a arruela trava. Para o pneu e aí sim dobra a orelhinha.

    Isso não está nos manuais, aprende-se na prática.

    __________________________________________________ ___________


    PARTE 2:

    Para que não fique dúvida como é que se mede com a balança a pré-carga do munhão. Anexo uma foto de aonde colocar a balança.

    Lembre-se que no manual do jeep especifica que o munhão tem de começar a se mover com uma carga de:
    8 a 15 lb (3,6 a 6,8 kg)

    Mas você também pode usar um torquímetro (ferramenta básica do jipeiro) no parafuso do toquinho (pino mestre) e aí seria:
    4 a 8 lb-pé (5 a 10 Nm)

    Detalhe: para todos aqueles que usam buchas semi-esféricas ao invés dos rolamentos do munhão, podem ajustar os valores em 50% a mais.

    Existem algumas recomendações para aumentar a carga em 20% para quem usa pneus maiores, coisas do tipo 33" para cima.

    Bom, eu não recomendo somar então 50% da carga de quem usa bucha + os 20% do pneu grande, assim o mais lógico seria:

    Quem tem pneus grandes, abdicar dos rolamentos de munhão e usar as buchas roletadas.
    __________________________________________________ __________


    Próximo anexo, sexta-feira que vem: Polimento do munhão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01230002_173.jpg   -brinelado_133.jpg   -torquimetro_196.jpg   -balan_a_184.jpg  

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