Pessoal, muita gente pergunta como poderiam ser corretamente ajustados os rolamentos de roda e de munhão (incluem- se os da coroa, os do pinhão, os da reduzida).
vejam também:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169
PARTE 1:
Rolamentos cônicos tem de trabalhar sob pré-carga, mas para dar a pré-carga nunca se faz com êles parados, êles tem de estar girando se não, brinelam-se (ficam cavadas) as pistas e acabou-se, pode jogar fora os rolamentos, mesmo novinhos.
Qualquer carga de aperto em rolamentos conicos estáticos e babau.
Os rolamentos que necessitam do procedimento são:
rolamentos de munhão.
rolamentos de roda do cubo dianteiro.
laterais de coroa.
Pinhão.
eixo primário da reduzida.
Tem pessoas que relatam que os rolamentos não duram um mês e como desconfio que estejam fazendo o procedimento errado, vou explicar como deveriam ser feitos:
Primeiramente, para fazer o ajuste desses rolamentos, vocês tem de comprar numa loja de ferragens ou de ferramentas aquela balança que se o pessoal da feira usa. Aquela de dependurar no dedo. Abaixo tem uma foto. É essa a balança que fala no manual de manutenção da FORD-Jeep.
É assim mesmo que se faz.
No munhão:
Na parte de montagem, o retentor do munhão ainda está solto.
Os parafusos do toquinho (Pino mestre) de baixo podem ser apertados na bancada conforme o manual pede. Agora, após colocado o rolamento inferior, encaixa-se no munhão interno a mesmo tempo que se coloca o rolamento de cima. Aí que que vem o ajuste:
Colocam-se vários calços no toquinho de cima do munhão, apertam-se os parafusos sentindo a folga do munhão.
Na primeira tentativa, normalmente coloco uns calços a mais para propositalmente ter folga. Só então tiro de novo o toquinho de cima, tiro um calço, e tento dar o encosto no rolamento apertando os parafusos e testando com a balança. Pouco a pouco tiram-se as lâminas até que após apertarem-se os parafusos dos toquinhos, chegar de 8 a 15 lbs, (4 a 7 kg) a ponta do munhão.
Mas o grande segredo não é o uso da balança, mas como é feito
O APERTO DOS PARAFUSOS DO TOQUINHO DE CIMA
Se fizer errado, você mata os rolamentos na hora.
Aí, podem durar 1 dia, uma semana, um mês, mas já eram.
Como eu faço o aperto, sugestão:
Coloco a mão no braço do munhão enquanto que a outra segura a chave estrela encaixada na cabeça do parafuso.
Mantenho a chave parada e giro(puxo) o munhão com a outra mão. É isso mesmo, faço do braço do munhão como se fosse a chave.
Assim dou a pré-carga nos rolamentos enquanto êles estão girando.
Rolamentos de roda do cubo dianteiro:
Monte tudo, até coloque o pneu, mas não aperte os rolamentos, só encaixe a porca e dê o encosto.
Com a roda montada e o eixo ainda no macaco, gire o pneu. Como êle tem inércia, fica girando e aí sim, você aperta a porca 1/2 volta a partir do encosto e retorna 1/8. Para o pneu, tira a roda e faz o teste da balança no prisioneiro da roda.
Deu de 3 a 5 kgs, ok.
Não deu, monta o pneu, gira a roda e enquanto o pneu gira, dá mais 1/2 volta e retorna 1/8. Para a roda, tira o pneu e faz o teste da balança.
Ainda não deu, repete o processo.
Na balança passou do ponto? não precisa montar o pneu, só volte mais 1/8 e faça o teste da balança.
Tá ajustado?
Monta de novo o pneu, gira de novo e aperta a contra-porca com a arruela trava. Para o pneu e aí sim dobra a orelhinha.
Isso não está nos manuais, aprende-se na prática.
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PARTE 2:
Para que não fique dúvida como é que se mede com a balança a pré-carga do munhão. Anexo uma foto de aonde colocar a balança.
Lembre-se que no manual do jeep especifica que o munhão tem de começar a se mover com uma carga de:
8 a 15 lb (3,6 a 6,8 kg)
Mas você também pode usar um torquímetro (ferramenta básica do jipeiro) no parafuso do toquinho (pino mestre) e aí seria:
4 a 8 lb-pé (5 a 10 Nm)
Detalhe: para todos aqueles que usam buchas semi-esféricas ao invés dos rolamentos do munhão, podem ajustar os valores em 50% a mais.
Existem algumas recomendações para aumentar a carga em 20% para quem usa pneus maiores, coisas do tipo 33" para cima.
Bom, eu não recomendo somar então 50% da carga de quem usa bucha + os 20% do pneu grande, assim o mais lógico seria:
Quem tem pneus grandes, abdicar dos rolamentos de munhão e usar as buchas roletadas.
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Próximo anexo, sexta-feira que vem: Polimento do munhão.