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  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Se o jeep é original com RL automática, e a roda livre é a antiga da AVM, então:

    TEM que usar o kit da esquerda ......... o da porca lisa.

    Complementando: nada impede de ser usado com a RL manual.

    Sobre preço, não sei. Porcure em outras lojas, faça uma cotação, incluisive na agromotor e jipebras.

    Preste atenção que a 2º arruela do kit automática não seja uma arruela de aço temperado. Senão, não vai travar na posição.

    Veja que na foto, aparece a marca da ponta dos parafusinhos da última vez que foi usado o kit. Só num aço mole isso é possível.
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  • #2

    rl

    Leopoldo, só para fechar o assunto...
    Como tenho a RL MANUAL AVM(essa é da antiga) como pode ver na foto
    devo utilizar as duas porcas sextavadas correto???
    e com esta arruela maior e com esta lingueta???
    resumindo, o kit da direita.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0394_183.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Otávio,

    Se o seu eixo, com RL MANUAL está mesmo equipado com o kit de porca lisa do sistema RL AUTO, nada impede de continuar usando-o.

    É sua a opção de trocar. Ficará igual ao meu. Vide foto acima.


    Só não pode ser feito o contrário, senão estraga a RL AUTO.
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  • #4
    Ok, se não tem problema continuarei utilizando este sistema.
    resta a dúvida sobre a quantidade de arruelas com ligueta que tem lá.
    Não sei se são 2 ou 1. Vou verificar.

    Por enquanto Leopoldo,
    Muitíssimo obrigado!!!
    Otavio Godoy
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  • #5
    Leopoldo, fui conversar com o meu mecânico sobre a quebra do rolamento. Ele me disse que o ponto de aperto deste é igual ao de caminhões.
    A primeira arruela,que fica encostada no rolamento deve possuir um aperto que permita, com uma chave de fenda, que ela se mova um pouco para cima e para baixo, entre o rolamento e a porca. Pq segundo ele se esta arruela ficar muito travada no rolamento significa que ela está forçando o mesmo.
    Não estou questionando quem está certo ou errado, por favor não me entenda mal, mas este pode ser uma maneira(correta) de saber se o rolamento está ou não muito apertado???

    Obrigado
    []'s rolamentados
    Otavio Godoy
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  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Ponto de aperto ????????



    Citação Postado originalmente por tavio q
    .... mas este pode ser uma maneira(correta) ....
    Não !


    Provávelmente ele nem sabe o que é torquímetro e é do tempo que se apertava essa porca com a mesma chave de fenda usando como talhadeira na lateral da porca.

    Leia o tópico desde o começo, veja o procedimento de ajuste dos rolamentos do cubo e combine com a verificação do torque "peso" para arrastar - movimentar - o cubo como na foto acima onde exemplifico a maneira de por a balança de 10 reais engatada no prisioneiro.

    Porque a forma que ele faz não é a correta ?

    1- Oferece uma enormidade na variação da carga sobre o rolamento.

    2- O "aperto" fica com valor subjetivo.

    3- Se a arruela for muito justa, não movimenta antes de quebrar a manga em duas.
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  • #7
    Usuário Avatar de Melancia
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    Pessoal, uma dúvida; como saber quanto a manga de eixo já passou desta para melhor.. nesta foto, o Thiago afirma que a manga está com folga; existe uma cota mínima para ser medida ? se sim, paquimetro resolve ou precisa de micrometro ? na mão dá para saber ?

    Outra pergunta; meu diferencial dianteiro está imundo (óleo velho e mais umas outras cacas)... posso usar querosene para limpar ?? ( o eixo está fora do Jeep). Se eu retirar a caixa satélite e coroa de dentro da carcaça, trocar os retentores e depois recolocar, é necessário o ajuste da profundidade do pinhão ? Creio que não, pois não foi feito nada nele, mas por vias das duvidas não custa perguntar.

    Abraços

    Melancia

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Melancia
    .... existe uma cota mínima para ser medida ? se sim, paquimetro resolve ou precisa de micrometro ? na mão dá para saber ?

    Existe uma cota mínima que garanta a leve interferência do rolamento com o colo mas, veja que o manual de manutenção não fornece, portanto: teria de ser calculado.

    Essa cota só poderia ser avaliada com nomínimo um paquímetro digital, mas preferencialmente com um micrometro.

    Para facilitar a vida de quem não tem isso em mãos, faça o seguinte teste:

    Com um rolamento novo, deslize o mesmo pela manga, da rosca até o arredondamento próximo ao assento do retentor.

    Se o diâmetro da manga está correto, o rolamento dá uma leve engripada quando passa sobre os 2 colos da posição em que ele pode ficar.

    Essa engripada é só suficiente para manter a parte do cone preso, sem girar, enquanto que, obviamentea , a gaiola e roletes podem girar.

    No entanto, se o rolamento passa batido, então o colo está gasto.

    Oque acontece com um colo gasto?

    Há a possibilidade do rolamento girar em falso sobre a manga, usinando a manga até cortar a mesma



    Citação Postado originalmente por Melancia
    ... posso usar querosene para limpar ??

    sim.
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  • #9
    Leopoldo, deixei um jogo de rolamentos no meu mecanico hoje, comprei 4 timken
    troquei aquelas porcas pq estavam todas martelas e fiz o meu mecanico seguir suas instruções de aperto e e ajuste(aproveito e peço permissão para poder reproduzir os textos do fórum).
    O cara foi ótimo, entendeu que ele estava fazendo errado e quer aprender. Passei o endereço do forum para ele poder passar suas experiências e aprender mais sobre jeeps. Achei o máximo o cara ter essa atitude, ainda mais por ser um cara não tão novo, enfim , vou trocar os 4 rolamentos, as porcas e as arruelas que seguram as porcas. O que pergunto é, onde esse cara vai achar uma chave para dar aperto nestes parafusos? tem que fazer? acha pra vender? a AVM têm?
    Obrigado
    Abraços!
    Otavio Godoy
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  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Seu mecanico está de parabéns.

    E você também de achar um mecanico com boa vontade em aprender.

    Sobre a chave, a minha eu ganhei numa visita à AVM. Nunca ví para vender.

    Mas dá para fazer. Não há segredo. Vai ficar só um pouco diferente da minha.

    Mostre a porca a um torneiro e ele faz uma chave.
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  • #11
    eu mandei um e-mail para a AVM perguntando sobre como conseguir tal chave, vamos ver o que eles respondem.
    Este mecânico realmente parece interessado.
    Vamos ver se coloca em pratica. Ele estava querendo desenvolver um sistema de freio a disco para Jeep, mas barato e melhor q os sbd... falei para ele q ja tinha coisa melhor por aí e que se fosse um preço bom com boa qualidade, poderia até ajudar, mas acabei optando por comprar um pronto(né Giovani!).Mas o cara tem boa vontade, é o que mais conta. Se alguém for da região de Campinas-SP dá para indicar.

    Valeu Leopoldo Obrigado pelas dicas.

    Ahh só para avisar aos amigos que certamente terao que trocar rolamentos, não economize nisso. o da outra roda dianteira estava td marcado já(com 1,5 mes!) os roletes estavam marcando 3/4 da pista, quer dizer, nao encaixou corretamente. Logo quebraria.
    qdo pegar o carro do macanico, tiro umas fotos para ilustrar o tópico.

    Abraços!
    Otavio Godoy
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  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Tavio,

    Antes de descer a lenha no rolamento, precisamos entender exatamente o que é que aconteceu.

    Pode ter sido sobre-carga (muito preso), pode ter sido ajuste incorreto (muito solto), etc.....

    Relatos como o seu evidenciam a necessidade do pessoal levar a sério tanto esse tópico como aquele do "cuidado, seu semi-eixo semi flutuante pode matar"

    Isso antes de alguém fazer parte do noticiário das 8:00
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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