vamos por partes:
a) Todo parafusos que não esteja apertado o suficiente , solta ( essa é boa, até eu pude concluir isto. rsrsrsrs) A questão do torque no allen é relativo, com 16Nm ele entra em dilatação no regime elástico, estica e com isto mantém atrito nos filetes da rosca (dele mesmo). Como há deformação elastica tb da porca que ele está deformando, há uma segunda carga elástica que mantem o atrito. Ai, se voce levar este raciocinio em diante, tem então duas deformações no regime elástico que mantém os filetes do parafusinho sobre carga, que normalmente é o suficiente. Agora, tecnológicamente existem tantas obções basicas para melhorar a segurança, como usar trava quimica por exemplo, que fica a critério do cliente se sentir " mais segura" que outros. A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".
b) a deformação da porca fica em 50% do limite da deformação plastica, isto é, bem dentro da felxibilidade natural da peça. Mas veja em, somente quando ela está rosqueada na manga, porque ai a rosca vai limitar da deformação. A proposito, o parafuso Allen fecha o rasgo, não empurra como foi mensionado por engano. A deformação depende um pouco do estado da rosca da manga, mas a princípio gira em torne de 0,1-0,15 mm. Se voce tentar apertar o allen sem que a porca esteja na manga, provavelmente vai quebrar a cabeça do allen por exesso de torque. A parte da porca não quebra.
c) Ibira?? heinnnnnn???
Tô um pouco longe e infelismente não tenho mais ido a SP, mas dia 26 voce tera a chance de degustar quatro dias da minha paciencia e me encher o saco pra valer

" Criticas são o extrume para a fertilização da minha mente"
Ainda bem que me tratam tão bem neste forum