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  • #109
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por tavio_g
    .........Pode ser dessa maneira tb ?......
    Não

    Perceba que que em momento algum eu falei de torque de "aperto" das porcas.

    Eu disse que:

    Depois de apertada a 1º porca com o pneu girando, para-se o pneu, retira-se a roda+pneu, coloca-se a balança em qualquer um dos prisioneiro da roda e ao puxar a ponta da balança com ela tangente à circunferência dos prisioneiros do cubo...... verifica-se se com aquele "aperto" da porca conseguiu-se uma pré-carga aceitável nos rolamentos do cubo.

    Não dá para fazer isso com um torquímetro NA PORCA.
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  • #110
    humm... legal, entendí. vou tomar as devidas providências. Falar pro meca comprar uma balança de pescaria. agora ele me mata
    Otavio Godoy
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  • #111
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Melancia
    .. e aquela trava quimica para rolamento da Loctite, aquela verdinha, será que firma o rolamento do seu devido local....
    Sim

    Mas:

    1- veja que para isso, a manga e os colos nos rolamentos não podem estar engraxados. Cola e graxa não combinam. Depois de montados os rolamentos e o retentor, cuide de limpar aqueles 2 colos no rolamentos com pano ou cotonete com thinner.

    2- depois de colados, toda vez que se puxar o cubo para fora por qualquer motivo de manutenção, o rolamento de tras estará preso. Então, ao puxar o cubo, o retentor e o cone ficarão presos na manga.

    enquanto essa outra manutenção não vem, você já vai juntado $$ para uma(s) nova(s) manga(s).
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  • #112
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Uma vez vi a minha travessa do câmbio presa por apenas 2 paafusos, imadiantamente comprei outros 2 para colocar lá, qdo fui conferir o aperto dos que sobram, um quebrou na primeira forçada,
    Isso é mais comum do que se imagina... Vi muitos jeeps, com a travessa pendurada, por 1 ou 2 parafusos... Num Jeep Cross, uma caiu de vez...
    Depois de reapertar uma dúzia de vezes, passei a broca! Instalei 4 parafusos 8.8 de 1/2" com porca e contra-porca. Nunca mais!

    []'s

  • #113
    Giovani, eu coloquei aquelas porcas powerlock por enquanto estão durando.

    Meste Leopoldo,
    mais um dia na saga do aperto correto do relamento de roda.
    Passei no meca no final da tarde e ele tava com a chave pronta, muito bem feita por sinal e com uma balança igual a sua! heheh parece que advinhou!!!
    aí qdo cheguei ele tava lá pesando a roda do Jeep. Aperta, solta pesa, aperta pesa, solta.. e por aí vai.
    Ele disse que o aperto que ele achou suficiente mediu 1,3 kg, porém como vc havia dito que deveria ser de 2 a 5 pensei em deixar no 2 kg e rodar com o jeep por um tempo e depois abrir pra ver como está. Enfim com 2 kg a roda gira livre, sem problemas.
    Acha que está bom?
    Fomos até chegar nos 3,5 kg a roda continuo girando bem, porém menos livre que nos 2 kg(claro! )
    acho que posso fazer essa experiencia, certo? vou deixar no 2 por enquanto!
    Valeu pelas dicas, e principalmente pela paciencia.

    abraços
    Otavio Godoy
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  • #114
    Olha eu aqui de novo!!!!!
    Bom, com estava td aberto(a roda do jeep! ) resolvi inspecionar o munhão pois a direção(original) as vezes dava uma segurada. Enfim, tinha um rolamento detonado mas os demais estavam bons.Aí aproveitei e troquei o retentor do munhão...
    A dúvida é hj ouvi do pessoal aqui que têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior. No meu havia rolamentos em tudo.
    Dizem que é para não dar shimmy. utilizo o sistema de direção original(com todos os terminais Nakata novos) e nunca tive esse problema de shimmy.
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar, impossível de dirigir, ainda mais com uma folguinha basica q ela tem. Bom deixei lá novamente pro cara colocar rolamento em td e regular novamente.
    Esse negócio de usar bucha, eu não sei não. Isto procede!???
    pq o meu não dava shimmy??? os rolamentos eram bons, td Tinkem.

    Valeu pela ajuda.

    Abraços
    Otavio Godoy
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  • #115
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por tavio_g
    têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior
    É escolha do cliente. Eu colocaria em cima e em baixo.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    No meu havia rolamentos em tudo
    É o esperado.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Dizem que é para não dar shimmy
    Besteira !


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    utilizo o sistema de direção original(com todos os terminais Nakata novos) e nunca tive esse problema de shimmy
    SORTE SUA.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar
    Isso definitivamente está errado.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Esse negócio de usar bucha..... Isto procede!???
    O que você quer dizer com ..... procede?


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    pq o meu não dava shimmy???
    Porque não é para dar. Sorte sua.
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  • #116
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    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Enfim, tinha um rolamento detonado mas os demais estavam bons.
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar, impossível de dirigir, ainda mais com uma folguinha basica q ela tem. Bom deixei lá novamente pro cara colocar rolamento em td e regular novamente.
    Esse negócio de usar bucha, eu não sei não. Isto procede!???
    Fala Otávio!!!

    No T-Rex tínhamos colocado as buchas, mas ficou quadrado. Já discuti isso aqui e pelo que parece não foi acertado o ajuste. Hoje ele usa rolamentos e ainda não apresentou problema.
    Bom, como seu mecânico ainda está aprendendo à ajustar rolamentos, vc deveria ver como se ajusta esses rolamentos, usando calços. O mestre Leopoldo já deu uma aula sobre isso, tá por aí... Não sei se não é nesse tópico mesmo...

    []'s

  • #117
    [quote="leopoldo"]
    Citação Postado originalmente por tavio_g
    têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    É escolha do cliente. Eu colocaria em cima e em baixo.
    Eu troquei, coloquei rolamento agora, como estava antes.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Isso definitivamente está errado.
    Agora está certo, com rolamentos ficou macia novamente.


    Citação Postado originalmente por tavio_g
    Esse negócio de usar bucha..... Isto procede!???
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O que você quer dizer com ..... procede?
    Se é bom usar? se melhora a durabilidade/segurança e se é usual utilizar bucha.
    Citação Postado originalmente por giovani
    No T-Rex tínhamos colocado as buchas, mas ficou quadrado. Já discuti isso aqui e pelo que parece não foi acertado o ajuste. Hoje ele usa rolamentos e ainda não apresentou problema.
    Bom, como seu mecânico ainda está aprendendo à ajustar rolamentos, vc deveria ver como se ajusta esses rolamentos, usando calços. O mestre Leopoldo já deu uma aula sobre isso, tá por aí... Não sei se não é nesse tópico mesmo...

    Ahh sobre o ajuste eu passei algumas informações que achei aqui no fórum para ele ajustar. Inclusive sobre a parte que o Leopoldo falou sobre lixar o munhão, o cara seguiu a risca e deixou os dois tinindo hehe
    Esse tópico é como uma receita de bolo para quem quer aprender a trocar rolamentos e saber ajustar.

    []s
    Otavio Godoy
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  • #118
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por tavio_g
    ... Se é bom usar? se melhora a durabilidade/segurança e se é usual utilizar bucha ....
    Otávio,

    1- as rótulas são muito mais duráveis que o rolamento.
    2- em termos de segurança, não sei como discutir pois não é um item de segurança.
    3- e o usual é o rolamento mesmo, porém no caso de jeep com shimmy persistente, é uma opção para tentar resolver o problema, desde que o munhão, a convergência, o caster, os rolamentos de roda e os pneus estejam em ordem ...... se era isso no qual você se referia nas perguntas anteriores.
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  • #119
    Leopoldo, acabei de ler todo o topico e achei show de bola.

    Estou com problema de shimmy em um samurai 97 e foi trocado os rolamentos do munhão.

    Agora minhas duvidas.
    1- Os pinos rei, pino mestre, etc.... os 4 parafusos tem que ser apertado segurando a chave e virando o munhão? É isso? E se o meca apertou direto, pode ter ocorrido algum problema ou só diminui a vida util do rolamento?

    2- Pelo oq. entendi os rolamentos do munhão são conicos. O meca trocou e não sei qual colocou. Se ele colocou blindado, não conico, só com o pino entrando forçado ou algo parecido. Dá pra usar esse rolamentos? E da pra regular a pre carga do munhão?

    3- Já olhamos toda a suspensão, buchas, rolamentos, amortecedor, etc..... esta tudo oq., mas continua dando shimmy. Eu teimo que deve ser munhão, mas ainda não conseguimos acertar. Alguem tem alguma opinião.

    É um samurai 97 molas.

    O munhão esta com pre carga em +/- 2kg. Segundo oq. achei o samurai é entre 1 a 2,2 kg.

    Estou com pneus um pouco maior 235/70/15 e original deve ser 205 ou 215, será que precisa deixar uma pre carga maior?

    Agradeço desde já.

  • #120
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Beto
    1- Os pinos rei, pino mestre, etc.... os 4 parafusos tem que ser apertado segurando a chave e virando o munhão? É isso?

    2- E se o meca apertou direto, pode ter ocorrido algum problema ou só diminui a vida util do rolamento?

    3- Pelo oq. entendi os rolamentos do munhão são conicos. O meca trocou não sei qual colocou. Se ele colocou blindado, não conico, só com o pino entrando forçado ou algo parecido. Dá pra usar esse rolamentos? E da pra regular a pre carga do munhão?

    4- Já olhamos toda a suspensão, buchas, rolamentos, amortecedor, etc..... esta tudo oq., mas continua dando shimmy. Eu teimo que deve ser munhão, mas ainda não conseguimos acertar. Alguem tem alguma opinião.

    4- O munhão esta com pre carga em +/- 2kg. Segundo oq. achei o samurai é entre 1 a 2,2 kg.

    5- Estou com pneus um pouco maior 235/70/15 e original deve ser 205 ou 215, será que precisa deixar uma pre carga maior?
    1- Sim.

    2- Não.

    3- Nem sei eu. Naõ conheço o munhão do Samuka. Só do jeep CJ. Nem sei se dá para colocar blindado lá.

    4- Está dentro.

    5- 20% a mais no máximo
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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