x
Convex Datacenter
Página 10 de 22 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 253
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por tavio_g
    .........Pode ser dessa maneira tb ?......
    Não

Perceba que que em momento algum eu falei de torque de "aperto" das porcas.

Eu disse que:

Depois de apertada a 1º porca com o pneu girando, para-se o pneu, retira-se a roda+pneu, coloca-se a balança em qualquer um dos prisioneiro da roda e ao puxar a ponta da balança com ela tangente à circunferência dos prisioneiros do cubo...... verifica-se se com aquele "aperto" da porca conseguiu-se uma pré-carga aceitável nos rolamentos do cubo.

Não dá para fazer isso com um torquímetro NA PORCA.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

humm... legal, entendí. vou tomar as devidas providências. Falar pro meca comprar uma balança de pescaria. agora ele me mata
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Melancia
    .. e aquela trava quimica para rolamento da Loctite, aquela verdinha, será que firma o rolamento do seu devido local....
    Sim

Mas:

1- veja que para isso, a manga e os colos nos rolamentos não podem estar engraxados. Cola e graxa não combinam. Depois de montados os rolamentos e o retentor, cuide de limpar aqueles 2 colos no rolamentos com pano ou cotonete com thinner.

2- depois de colados, toda vez que se puxar o cubo para fora por qualquer motivo de manutenção, o rolamento de tras estará preso. Então, ao puxar o cubo, o retentor e o cone ficarão presos na manga.

enquanto essa outra manutenção não vem, você já vai juntado $$ para uma(s) nova(s) manga(s).

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Uma vez vi a minha travessa do câmbio presa por apenas 2 paafusos, imadiantamente comprei outros 2 para colocar lá, qdo fui conferir o aperto dos que sobram, um quebrou na primeira forçada,
    Isso é mais comum do que se imagina... Vi muitos jeeps, com a travessa pendurada, por 1 ou 2 parafusos... Num Jeep Cross, uma caiu de vez...
    Depois de reapertar uma dúzia de vezes, passei a broca! Instalei 4 parafusos 8.8 de 1/2" com porca e contra-porca. Nunca mais!

[]'s

Giovani, eu coloquei aquelas porcas powerlock por enquanto estão durando.

Meste Leopoldo,
    mais um dia na saga do aperto correto do relamento de roda.
    Passei no meca no final da tarde e ele tava com a chave pronta, muito bem feita por sinal e com uma balança igual a sua! heheh parece que advinhou!!!
    aí qdo cheguei ele tava lá pesando a roda do Jeep. Aperta, solta pesa, aperta pesa, solta.. e por aí vai.
    Ele disse que o aperto que ele achou suficiente mediu 1,3 kg, porém como vc havia dito que deveria ser de 2 a 5 pensei em deixar no 2 kg e rodar com o jeep por um tempo e depois abrir pra ver como está. Enfim com 2 kg a roda gira livre, sem problemas.
    Acha que está bom?
    Fomos até chegar nos 3,5 kg a roda continuo girando bem, porém menos livre que nos 2 kg(claro! )
    acho que posso fazer essa experiencia, certo? vou deixar no 2 por enquanto!
    Valeu pelas dicas, e principalmente pela paciencia.

abraços
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Olha eu aqui de novo!!!!!
    Bom, com estava td aberto(a roda do jeep! ) resolvi inspecionar o munhão pois a direção(original) as vezes dava uma segurada. Enfim, tinha um rolamento detonado mas os demais estavam bons.Aí aproveitei e troquei o retentor do munhão...
    A dúvida é hj ouvi do pessoal aqui que têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior. No meu havia rolamentos em tudo.
    Dizem que é para não dar shimmy. utilizo o sistema de direção original(com todos os terminais Nakata novos) e nunca tive esse problema de shimmy.
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar, impossível de dirigir, ainda mais com uma folguinha basica q ela tem. Bom deixei lá novamente pro cara colocar rolamento em td e regular novamente.
    Esse negócio de usar bucha, eu não sei não. Isto procede!???
    pq o meu não dava shimmy??? os rolamentos eram bons, td Tinkem.

Valeu pela ajuda.

Abraços
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior
    É escolha do cliente. Eu colocaria em cima e em baixo.

No meu havia rolamentos em tudo
    É o esperado.

Dizem que é para não dar shimmy
    Besteira !

utilizo o sistema de direção original(com todos os terminais Nakata novos) e nunca tive esse problema de shimmy
    SORTE SUA.

Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar
    Isso definitivamente está errado.

Esse negócio de usar bucha..... Isto procede!???
    O que você quer dizer com ..... procede?

pq o meu não dava shimmy???
    Porque não é para dar. Sorte sua.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Enfim, tinha um rolamento detonado mas os demais estavam bons.
    Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar, impossível de dirigir, ainda mais com uma folguinha basica q ela tem. Bom deixei lá novamente pro cara colocar rolamento em td e regular novamente.
    Esse negócio de usar bucha, eu não sei não. Isto procede!???
    Fala Otávio!!!

No T-Rex tínhamos colocado as buchas, mas ficou quadrado. Já discuti isso aqui e pelo que parece não foi acertado o ajuste. Hoje ele usa rolamentos e ainda não apresentou problema.
    Bom, como seu mecânico ainda está aprendendo à ajustar rolamentos, vc deveria ver como se ajusta esses rolamentos, usando calços. O mestre Leopoldo já deu uma aula sobre isso, tá por aí... Não sei se não é nesse tópico mesmo...

[]'s

[quote="leopoldo"]
    têm-se colocado buchas na parte inferior do munhão e rolamento na parte superior
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    É escolha do cliente. Eu colocaria em cima e em baixo.
    Eu troquei, coloquei rolamento agora, como estava antes.

Ontem peguei o jeep no meca mas achei a direção extremamente dura, tem que girar ao contrário para voltar
    Isso definitivamente está errado.
    Agora está certo, com rolamentos ficou macia novamente.

Esse negócio de usar bucha..... Isto procede!???
    O que você quer dizer com ..... procede?
    Se é bom usar? se melhora a durabilidade/segurança e se é usual utilizar bucha.
    Citação Postado originalmente por giovani
    No T-Rex tínhamos colocado as buchas, mas ficou quadrado. Já discuti isso aqui e pelo que parece não foi acertado o ajuste. Hoje ele usa rolamentos e ainda não apresentou problema.
    Bom, como seu mecânico ainda está aprendendo à ajustar rolamentos, vc deveria ver como se ajusta esses rolamentos, usando calços. O mestre Leopoldo já deu uma aula sobre isso, tá por aí... Não sei se não é nesse tópico mesmo...

Ahh sobre o ajuste eu passei algumas informações que achei aqui no fórum para ele ajustar. Inclusive sobre a parte que o Leopoldo falou sobre lixar o munhão, o cara seguiu a risca e deixou os dois tinindo hehe
    Esse tópico é como uma receita de bolo para quem quer aprender a trocar rolamentos e saber ajustar.

[]s
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    ... Se é bom usar? se melhora a durabilidade/segurança e se é usual utilizar bucha ....
    Otávio,

1- as rótulas são muito mais duráveis que o rolamento.
    2- em termos de segurança, não sei como discutir pois não é um item de segurança.
    3- e o usual é o rolamento mesmo, porém no caso de jeep com shimmy persistente, é uma opção para tentar resolver o problema, desde que o munhão, a convergência, o caster, os rolamentos de roda e os pneus estejam em ordem ...... se era isso no qual você se referia nas perguntas anteriores.

Leopoldo, acabei de ler todo o topico e achei show de bola.

Estou com problema de shimmy em um samurai 97 e foi trocado os rolamentos do munhão.

Agora minhas duvidas.
    1- Os pinos rei, pino mestre, etc.... os 4 parafusos tem que ser apertado segurando a chave e virando o munhão? É isso? E se o meca apertou direto, pode ter ocorrido algum problema ou só diminui a vida util do rolamento?

2- Pelo oq. entendi os rolamentos do munhão são conicos. O meca trocou e não sei qual colocou. Se ele colocou blindado, não conico, só com o pino entrando forçado ou algo parecido. Dá pra usar esse rolamentos? E da pra regular a pre carga do munhão?

3- Já olhamos toda a suspensão, buchas, rolamentos, amortecedor, etc..... esta tudo oq., mas continua dando shimmy. Eu teimo que deve ser munhão, mas ainda não conseguimos acertar. Alguem tem alguma opinião.

É um samurai 97 molas.

O munhão esta com pre carga em +/- 2kg. Segundo oq. achei o samurai é entre 1 a 2,2 kg.

Estou com pneus um pouco maior 235/70/15 e original deve ser 205 ou 215, será que precisa deixar uma pre carga maior?

Agradeço desde já.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Beto
    1- Os pinos rei, pino mestre, etc.... os 4 parafusos tem que ser apertado segurando a chave e virando o munhão? É isso?

2- E se o meca apertou direto, pode ter ocorrido algum problema ou só diminui a vida util do rolamento?

3- Pelo oq. entendi os rolamentos do munhão são conicos. O meca trocou não sei qual colocou. Se ele colocou blindado, não conico, só com o pino entrando forçado ou algo parecido. Dá pra usar esse rolamentos? E da pra regular a pre carga do munhão?

4- Já olhamos toda a suspensão, buchas, rolamentos, amortecedor, etc..... esta tudo oq., mas continua dando shimmy. Eu teimo que deve ser munhão, mas ainda não conseguimos acertar. Alguem tem alguma opinião.

4- O munhão esta com pre carga em +/- 2kg. Segundo oq. achei o samurai é entre 1 a 2,2 kg.

5- Estou com pneus um pouco maior 235/70/15 e original deve ser 205 ou 215, será que precisa deixar uma pre carga maior?
    1- Sim.

2- Não.

3- Nem sei eu. Naõ conheço o munhão do Samuka. Só do jeep CJ. Nem sei se dá para colocar blindado lá.

4- Está dentro.

5- 20% a mais no máximo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 13 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 13 visitantes)

Permissões de Postagem