x
Convex Datacenter
Página 8 de 22 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415161718 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 253
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Problemas com os retentores do cubo.

Ontem, quando estava revisando os cubos do meu CJ, me lembrei de um problema que de vez em quando pode passar desapercebido e comprometer o fim de semana de trabalho de muitos de vocês que fazem a revisão em casa.

Quando forem colocar o cubo na manga, sempre observem se o lábio do retentor não ficou "dobrado para dentro".

Se isso ocorre, o retentor não veda como deveria e acaba, no fim das contas, recolhendo pó abrasivo do freio e/ou terra e areia e risca o colo da manga.

Daí, para essa contaminação entrar no meio do rolamento, é uma questão de tempo.

Vejam que na foto abaixo, uma porção do lábio do retentor ficou virada para dentro. Normalmente isso ocorre quando se empurra o cubo em linha reta contra a manga.

Se isso ocorrer, remova o cubo e monte o mesmo girando sobre a manga.

Sempre preste atenção nesse pequeno detalhe antes de dar o pré-torque nas porcas.

e por fim,

um exemplo de como fazer a verificação do pré-torque
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -09150007_154.jpg   -09150009_785.jpg  
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de PRIETO
    Entrada
    14/08/2005
    Local
    Cajamar (Grande Sao Paulo)/SP
    Agradecimento: 1
    Leopoldo muito obrigado pelas dicas.
    Na semana que vem vou visitar uma oficina que me dizeram que faz o exame de tricas e fornece certificado da analise. Se for boa posto aqui no forum (obs é na cidade de Jundiai).
    TR4 2013 - Pego emprestado da patroa coitada
    CJ5 1958 desmontado

Mestre Leopoldo, vou relatar o que aconteceu comigo este final de semana.
    Fui viajar com o jeep e rodei aprox 200 km qdo comecei a sentir as rodas dianteira um pouco qdo fazia curvas, eis que(por sorte, milagre ou sei lá o que) parei para ver o que era, nao constatei nada e continuei imaginado que fosse freio, pois tinha regulado o freio antes de viajar.
    parei novamente para examinar pois um amigo meu que estava atraz disse que a minha roda dianteira direita estava saindo.
    foi levantar o macaco e a roda cair.
    Felizmente nao foi com o carro andando.
    Detalhe troquei o rolamento a 1 mes atras, fazendo acho que 2 trilhas de lá pra cá e andando nos finais de semana na cidade, portanto sem nenhum grande esforço.
    o que pode ter ocorrido? o aperto do rolamento foi maior que o que deveria???
    o rolamento era porcaria?
    penso em trocar os rolamento por outros de marca melhor, resolve o problema? ele aguenta mais?
    se sim qual marca me recomenda???

Valeu!

Abraços
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

rolamento

Não havia sujeira na graxa e o retentor estava legal.
    como pode ser visto na foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0360_327.jpg  

Mais uma dúvida...
    quando montamos o rolamento vimos que tem uma arruela travante(com um dente) uma porca(em formato de porca mesmo) e depois uma outra porca com 2 furos(para aperto) e dois pequenos parafusos que quando apertados prendem ela na outra porca.
    Tem um rapaz que estava lá e disse que isto não era original.
    infelizmente nao tenho fotos para mostrar as peças.
    essa peça é original?? o ano do meu jeep é 78 e os eixos são originais.

Valeu novamente!
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por tavio_g
    o que pode ter ocorrido?
    Muitas coisas:

1- voce não seguiu o procedimento de travamento da porca externa.
    2- a manga espanou.
    3- os rolamentos fundiram e/ou quebraram.

o aperto do rolamento foi maior que o que deveria???
    Não sei dizer só olhando essa foto que você colocou. Precisaria ver uma foto do rolamento (capa e cone) completamente limpo. O excesso de torque faz o rolamento super-aquecer, podendo até desmanchar.

rolamento era porcaria?
    Embora seja possível, não dá para dizer olhando a única foto que você postou.

penso em trocar os rolamento por outros de marca melhor, resolve o problema? ele aguenta mais?
    Recomenda-se SKF ou Timken. Parece que o Koyo evoluiu bastante nos últimos anos e já não é mais Kokoyo.

se sim qual marca me recomenda???
    vide acima.

Não havia sujeira na graxa e o retentor estava legal.
    como pode ser visto na foto.
    Desculpe, mas não dá para tirar um close-up?

quando montamos o rolamento vimos que tem uma arruela travante(com um dente) uma porca(em formato de porca mesmo) e depois uma outra porca com 2 furos(para aperto) e dois pequenos parafusos que quando apertados prendem ela na outra porca.
    Na foto abaixo, mostram-se os 2 únicos (fora o modelo da ENSIMEC)sistemas de posicionamento e travamento da pré-carga dos rolamentos do cubo de roda dianteiro do jeep fabricado no Brasil.

- O conjunto à esquerda:

É o sistema com roda livre automática. Depois do rolamento, vem uma arruela de aço temperado com lingueta, uma porca sextavada normal, uma arruela de aço "mole" também com lingueta e uma porca-arruela também chamada de porca lisa, com um sistema de travamento de posição, os 2 pequenos parafusos.

Depois de ajustada a pré-carga do cubo (girando) com a 1º arruela e a 1º porca, coloca-se a arruela "mole", a porca-arruela (porca lisa), apertando-se essa porca com uma chave especial fonecida pela AVM.

Depois, apertam-se os pequenos parafusos e a cada encosto deles na arruela mole, põe-se um punção chato e levemente golpeia-se sobre eles de forma a "cavar" um ponto de apoio na arruela mole.

Isso garante o travamento e que nunca sairá da posição.

- O conjunto à direita:

É o sistema com roda livre manual. Depois do rolamento, vem uma arruela de aço temperado com lingueta, uma porca sextavada normal, outra arruela de aço também com lingueta, só que mais larga que a 1º e mais uma porca sextavada.

Depois de ajustada a pré-carga do cubo (girando) com a arruela e a 1º porca, coloca-se a arruela larga e a 2º porca- sextavada. Apertando-se essa porca com uma chave normal.

Depois, dobra-se uma parte da arruela larga fazendo-se uma orelha sobre uma aresta da porca.

Isso garante o travamento e que nunca sairá da posição.

Tem um rapaz que estava lá e disse que isto não era original.
    Besteria !

essa peça é original?? o ano do meu jeep é 78 e os eixos são originais.
    Sim, desde que o jeep estivesse com RL automática como era de se esperar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -09140003_911.jpg   -09200001_207.jpg   -09200003_160.jpg  

Leopoldo, infelizmente as fotos que eu tenho sao somente esta mesmo.
    Devo ter os rolamentos(o que sobrou deles) em casa.
    as pistas nao estouraram , mas há uma marca. poderia ser por causa que ele acabou rodando um pouco forçado. mas vou tirar uma foto e mando.
    Sobre o conjunto de arruelas e porcas que prende os mesmo, tenho roda livre manual(AVM)
    e lembro de ter visto somente 1 arruela com lingueta. mas como vou levar o carro para o mecânico amanhã, qdo ele desmontar eu vejo como está e se for o caso completo com esta arruela intermediária entre as duas porcas.
    esta foto 09200001.jpg
    mostra 2 kits de arruela e porcas. qual seria o utilizado no meu?? o da esquerda é o que eu tenho hoje.
    está certo?
    Sobre o rolamento, consultei uma loja aqui e o preço fornecido foi de aprox 80 lts por rolamento timkem . está certo ou tão me roubando!???
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Se o jeep é original com RL automática, e a roda livre é a antiga da AVM, então:

TEM que usar o kit da esquerda ......... o da porca lisa.

Complementando: nada impede de ser usado com a RL manual.

Sobre preço, não sei. Porcure em outras lojas, faça uma cotação, incluisive na agromotor e jipebras.

Preste atenção que a 2º arruela do kit automática não seja uma arruela de aço temperado. Senão, não vai travar na posição.

Veja que na foto, aparece a marca da ponta dos parafusinhos da última vez que foi usado o kit. Só num aço mole isso é possível.

rl

Leopoldo, só para fechar o assunto...
    Como tenho a RL MANUAL AVM(essa é da antiga) como pode ver na foto
    devo utilizar as duas porcas sextavadas correto???
    e com esta arruela maior e com esta lingueta???
    resumindo, o kit da direita.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0394_183.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Otávio,

Se o seu eixo, com RL MANUAL está mesmo equipado com o kit de porca lisa do sistema RL AUTO, nada impede de continuar usando-o.

É sua a opção de trocar. Ficará igual ao meu. Vide foto acima.

Só não pode ser feito o contrário, senão estraga a RL AUTO.

Ok, se não tem problema continuarei utilizando este sistema.
    resta a dúvida sobre a quantidade de arruelas com ligueta que tem lá.
    Não sei se são 2 ou 1. Vou verificar.

Por enquanto Leopoldo,
    Muitíssimo obrigado!!!
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Leopoldo, fui conversar com o meu mecânico sobre a quebra do rolamento. Ele me disse que o ponto de aperto deste é igual ao de caminhões.
    A primeira arruela,que fica encostada no rolamento deve possuir um aperto que permita, com uma chave de fenda, que ela se mova um pouco para cima e para baixo, entre o rolamento e a porca. Pq segundo ele se esta arruela ficar muito travada no rolamento significa que ela está forçando o mesmo.
    Não estou questionando quem está certo ou errado, por favor não me entenda mal, mas este pode ser uma maneira(correta) de saber se o rolamento está ou não muito apertado???

Obrigado
    []'s rolamentados
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem