x
Convex Datacenter
Página 12 de 22 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112131415161718192021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 253
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Thales, boa tarde.

Ajuste de rolamento de roda com rolamentos cônicos obedece ou obedeceria o mesmo procedimento em qualquer veículo e é especialmente eficaz para manter o cubo do disco de freio centralizado.

Sobre o depoimento do acidente/incidente, o mesmo é muito vago e sem fotos, não tenho condições de opinar o que causou oque .... causa e efeito.

Se vc puder detalhar melhor ......

Sobre o procedimento da GM, não consegui localizar... tá escrito que está lá mas não achei o anexo.

Se vc puder escanear e colocar aqui, melhor.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Caros... Meu problema, por enquanto, é TIRAR o cubo de roda.

Os mexânicos, ao longo dos anos, foram metendo a talhadeira nas porcas. O lado direito consegui tirar sem muita dificuldade, mas o esquerdo não sai nem a pau. Parece que está sem a arruela entre a porca e a contra-porca e uma travou na outra. Alguma sugestão de como tirar?

Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00912.jpg  

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Negocio aí ta feio, acho q aí vai ter que usar as "ferramentas de precisão" marreta e talhadeira...

Tenta mover a interna no sentido de aperto pra ver se ela descola um pouco da externa.

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Minha opção seria a seguinte:

Muito provável que tenha rosca sobremontada e por isso, vc não consegue remover a porca externa. Porrada, talhadeira e girada, destroi a porca e a manga.

Já que a porca está inutilizada depois de tantos anos de extrema perícia de tecnicas de montagem, faça o seguinte:

Pegue uma furadeira e fure a lateral da porca, vai alargando o furo. Cuidado para TENTAR preservar a manga de eixo.

Quando o furo estiver bem próximo ao máximo que vc puder deixar perto da borda, corte o fim com uma talhadeira bem afiada, mas sem usar marretadas enormes.

Faça como a tecnica de remover o anel trava do semi-eixo traseiro do cubo semi-flutuante.

Uma fratura na porca deve ser suficiente, senão, faça o mesmo a 180º, ao tentar girar novamente, ela deve se auto destruir.

Valeu Leopoldo, consegui!

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Resultado:

Foi possível instalar o (De) sem excesso de interferência, apenas com um pouco mais de resistência, mas foi possível. Ao montar a capa externa do rolamento, não detectei trefilação do furo pois a capa entrou ainda com interferência.

Assim, o problema reside apenas no alargamento do furo Di para que não encavale no pino mestre .... oque seria um pesadelo de manutenção.

Assim que puder, mostro como e digo o quanto.
    E aí, Leopoldo, montou a rótula ou o rolamento dá menos dor de cabeça Estou pra desmontar os munhões pra colocar semi-eixos (comprei meu jeep aos pedaços...), dar uma geral, trocar os reparos, etc. E estou pensando em trocar estes rolamentos (já troquei dos cubos antes, tudo nos conformes). Parece que a troca é viável, mas vale a pena? Ainda nem sei se vai dar shimmy, mas já que vou desmontar, quero fazer tudo de uma vez.

[]s,

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Boa noite Felipe.

Ainda não coloquei as rotulas pq recentente abri o munhão para inspecionar um lado e os rolamentos ainda estavam apresentáveis. Como já rodei 18.000 km, e o shimmy está muito raro, vou esperar eles (rolamentos) ficarem mais quadrados e depois monto as rótulas que estão devidamente guardadas.

Porém, já te adianto algo ... entre rolamentos e as rótulas, depois de pensar bastante eu posso dizer o seguinte:

- Os rolamentos devem tornar a sensação da direção mais macia. As rótulas, um pouco mais áspera.

- Os rolamentos são mais sensíveis a permitir o shimmy. As rótulas devem absorver mais a tendência de shimmy.

- Os rolamentos são mais frágeis em relação a desgaste que as rótulas, pelo fato da direção ficar sempre orbitando num centro. É por isso que os rolamentos ficam com as pistas cavadas. É o falso brinelamento. Rótula não tem esse problema. Além disso, temos maior tendência à corrosão nos rolamentos superiores, que costumam ficar pretos.

- Em termos de durabilidade, as rótulas devem vencer sobre os rolamentos.

Só tenho uma preocupação:

As rótulas não deveriam ser montadas por interferência no pino mestre e foi por isso que eu alarguei 1 pentelhonésimo ... sem isso, depois de instalado o pino mestre e torqueado os 4 parafusos, vc teria que fabricar um sacador especial para remover a interferência e poder sacar o pino de cima do munhão. Porém, ao alargar e perder a interferência, existe a possibilidade da rótula girar no pino mestre em vez de girar em cima da pista. Isso causaria desgaste no pino mestre a medio ou longo prazo. No caso do pino inferior, montar com trava química (ou não alargar o pentelhonésimo) resolve, uma vez que para montar e desmontar o munhão basta remover o pino superior. Agora, no superior, fica uma dúvida ....
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1
    Mestre Leopoldo, estou lendo este tópico pela enésima vez e ainda não tomei coragem de meter a mão na massa para trocar os rolamentos do munhõa pior mancais.
    Eu já os comprei na TT4 e els ainda nem foram abertos.A compra foi em novembro.
    Primeiro vou conseguir um torquímetro para dar a pré carga e dpois colocarei os mancais.

O que eu queria saber mesmo era sobre outro assunto e não achei nada falando sobre.
    Ontem, numa conversa com um amigo, ele dizia estar com as rodas do seu jipe mais aertas encima do que embaixo.
    Em algum tempo me lembro de ter lido sobre o ângulo do caster no munhão, porém hoje não consegui achar novamente, lembrei que quem respondeu sobre isso foi o nobre senhor Leopoldo.
    Gostaria que pudesse me explicar como se faz a regulagem do caster do munhão no jipe, ou que em seu catálogo de tópicos pudesse me indicar nde posso encontrar as informações corretas sobre esta regulagem.
    Um abraço e bom domingo.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Milton, boa noite.

O angulo de caster do jeep está fixado em +/- 3º.

Como verificar isso?

- Pegue uma prancheta, uma folha A4 e um esquadro que tenha um ângulo reto.

- Coloque a folha na prancheta com um dos lados maiores beirando a prancheta.

- Coloque o jeep num piso plano, com a pressão certa nos pneus, e deixa a direção na posição neutra.

- Vá para debaixo do jeep, deite de lado, cabeça na direção do radiador.

- Coloque a prancheta apoiada pela lateral ... a folha de papel fica pependicular ao solo, virada para vc, com ela entre o parafuso inferior do amortecedor e o pneu.

- No munhão, entre o pino mestre(o de 4 parafusos 3/8 UNF) e o feltro do retentor há uma face retificada. Ela parece paralela ao solo.

- Apoie uma lateral do esquadro nesta face de forma que o angulo reto permita a outra lateral do esquadro ficar na direção perpendicular ao solo e risque uma linha por esta lateral do esquadro na folha A4.

- Pronto, faz a mesma coisa no outro munhão e torce para as linhas serem coincidentes.

- Agora, numa mesa da sala, prolongue a linha desenhada até a borda do papel.

- No ponto da intersecção com a borda, levate uma linha perpendicular na folha A4.

- Vc determinou um ângulo baixo .... o ângulo do munhão. Para medir, use um transferidor. O centro do transferidor será o ponto de contato entre a linha desenhada do munhão e a linha prependicular que vc desenhou na mesa. O alinhamento do zero do transferidor, se faz por esta linha perpendicular também.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc Doc1.doc (27.0 KB)

Número de Download 615 .

4X4 Brasil

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1
    E para modificar isso tem como?

Mas acho que eu falei a coisa errada...imagine o pneu de frente, a parte que encosta no solo está mais para dentro e a parte que fica peerto do para-lama está para fora...isso é o que? Não é caster?
    Como se denomina? E tem como modificar?

Usuário Avatar de aareal
    Entrada
    18/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Denominação

Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    E para modificar isso tem como?

Mas acho que eu falei a coisa errada...imagine o pneu de frente, a parte que encosta no solo está mais para dentro e a parte que fica peerto do para-lama está para fora...isso é o que? Não é caster?
    Como se denomina? E tem como modificar?
    Nosso amigo se refere à CAMBAGEM...

Apesar de ser novato no assunto, andei estudando o manual de manutenção de cabo a rabo. Pelo que diz lá, o angulo de camber é fixo e não tem regulagem.

Já tive um carro com problemas de cambagem, onde não se conseguia chegar na angulação correta mesmo com a regulagem. Resolvi o problema usando uma espécie de macaco hidráulico fixado no cubo de roda.

O serviço foi feito em uma dessas lojas de alinhamento. Não sei se no CJ isso é possível por se tratar de outro tipo totalmente diferente de suspensão.

Também fiquei curioso....
    4X4 Brasil

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    O CJ tem esse angulo FIXO.

Olhando o jeep de frente, o pneu faz um leve V.

Isso é assim mesmo.

Esse angulo NÂO é ajustável (normalmente) .... pois é o angulo do pino mestre.

Nos EUA existem uns pinos mestres com regulagem para vc mexer.

Mas aqui no BR nunca ví.

O ângulo de cambagem fixo é 1º30'

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem