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  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ... aguardando mais sugestões dos mestres ...
    1- O problema é a falta de espaço físico.

    2- continuo achando que 1 porca só é um risco.

    mas dependendo da evolução desta ideia há uma luz no fim do túnel.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #2
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Vou ver com um torneiro pra gente dar uma evoluída na idéia do Leo
    Eduardo,

    Na verdade a idéia não é minha, mas surgida de uma necessidade apresentada.

    []'s
    Leo Valle
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  • #3
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não está sendo levado em consideração que muitos jipeiros podem se beneficiar tendo a instrução com uma simples conversão angular, afinal é um serviço que pode ser executado no meio do mato.
    Fala sério Leopoldo. Cara no meio do mato vai lembrar de conversão de angulação. Cara no meio do mato vai meter chave de fenda na ferramenta e apertar a porca redonda até encostar no rolamento, dar uma esgoelada e travar com o allen. Daí ele vai pra casa e no outro dia manda fazer isso na oficina ou se preferir em casa com tranquilidade, aí sim haveria essa necessidade,

    pelo menos é o que fazemos por aqui, pq aqui a coisa engrossa, veja:
    http://www.jipeirosanonimos.com.br/1...lopeira036.jpg
    http://www.jipeirosanonimos.com.br/1...lopeira037.jpg
    http://www.jipeirosanonimos.com.br/1...ques/15d06.htm

    Mas engenheiro é igual a médico e orçamento de oficina, cada um é de um jeito e pensa de um jeito e quem quiser que escolha o que acha melhor. Muito interessante suas instruções mas muito mais complicadas que usar um torquímetro na oficina. O cara ter que comprar balança, macaco jacaré e o escambau também é introduzir um fator complicador.


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Quanto à necessidade de torquímetro em oficina isso não se discute mas veja que até hoje o procedimento da ford/willys não necessitava o uso de torquímetro para o aperto dessa(s) porca(s). Então introduzir um elemento de máquina que possui um complicador......só complica.
    Quer dizer então que vc é contra a injeção eletrônica? Seguindo seu pensamento posso concluir isso, já que estou introduzindo um complicador que é o scanner pra consertar se der pau?


    [quote="leopoldo"] o DANA 44 não é frágil - para a maioria das aplicações, não considerando os semi-eixos.[/color]

    Com certeza, mas não estamos tratando de maioria de aplicações, mas de carros preparados pra enfrentar as mais difíceis trilhas, ETs e RCs e pra isso são muito frágeis sim, mesmo com pneus 33". Qualquer dúvida pergunte ao Zeca.

    Certa vez tivemos aqui uma discussão sobre caixas 3M e 4M. Vivo uma situação parecida agora. Motor da Ranger 4cc, com a caixa dana 3M. Um monte de gente fala que não aguenta e ninguém desses testou. Conheço um cara que usa a mesma caixa com um 4.1 e nunca quebrou, apesar de ser um animal nas trilhas. Vou testar e se quebrar troco. Prefiro me enveredar na prática porque teoria é muito bom na hora que estamos na cama que é lugar quente.

    []'s
    Leo Valle
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    ... aguardando mais sugestões dos mestres ...
    1- O problema é a falta de espaço físico.
    2- continuo achando que 1 porca só é um risco.
    mas dependendo da evolução desta ideia há uma luz no fim do túnel.
    Evoluindo da porca redonda , podemos então abrir um canal passante pelo rasgo já feito e introduzir um anel trava , pode até ser o que já usamos , antes da montagem e fixar com um allen sem cabeça ...
    A parte de contato com o rolamento chanfra uns 3 graus a borda toda assim mesmo apertando o parafuso trava não vai fazer efeito no contato ...

    []s ... torcendo pra que funcione ...
    Imagens Anexas -aneltrava1_117.jpg 
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
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    Bom dia Leo.

    Citação Postado originalmente por leovalle
    Cara, no meio do mato vai lembrar de conversão de angulação?
    Carambolas Leo, depois de 2X que tenha feito nunca + esquece.

    É só fazer assim: encosta o parafuso e gira xxº. Só isso !

    E é + fácil o cara ter uma chave allen na caixa de ferramentas que ter um torquímetro.

    O comentário meu é:

    Coloque o valor do torque no SI e no SAE. E adicione o ângular.

    -Vocês é que estão oferecendo o produto, faça com que todos que queiram possam usar, facilmente.


    Citação Postado originalmente por leovalle
    Quer dizer então que vc é contra a injeção eletrônica? Seguindo seu pensamento posso concluir isso, já que estou introduzindo um complicador que é o scanner pra consertar se der pau?
    Isso é radicalizar. Estamos falando de aperto de porcas. E afinal, sou a favor de injeção e ignição eletrônica. Ainda não coloquei injeção mas no meu jeep tenho 2 módulos de ignição.......por via das dúvidas.


    Citação Postado originalmente por leovalle
    Com certeza, mas não estamos tratando de maioria de aplicações.
    Ué ! o seu produto - mesmo que eu não concorde com o princípio de funcionamento - não é para todos que tem jeep ?


    Sobre seu problema de caixa 3m ou 4m, se for a original do jeep, a verdade é a seguinte:

    A caixa de 3m tem a engrenagem do eixo piloto + fraco que a de 4m do OHC, se for de 4m do 6 cilindros, é a mesma droga.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Evoluindo da porca redonda ...........
    Bom dia Eduardo,

    Você poderia facilitar as coisas:

    O problema do jeep começa com a manga: deveria ter uma rosca fina.
    Daria para fazer uma manga com rosca fina mas ai começa a complicar e ficar caro.

    O 2º problema, não é a porca que segura o rolamento (1º porca) e sim o sistema de travamento da 1º porca.

    Eu deixaria a 1º lá e usaria essa sua nova como trava - teria de ter uma menor espessura que a proposta da ensimec. Assim você continua com 2 porcas, sendo essa nova a travante. E ainda o benefício de 2 métodos de travamento junto.
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  • #7
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    Re: Porcas de Engenharia by ENSIMEC

    Citação Postado originalmente por leovalle
    Saiu do forno galera

    Porcas de engenharia de ajuste de rolamentos de cubo de roda by ENSIMEC.

    O kit é composto por 2 porcas e uma ferramenta (cilindro com a base amarela)

    As porcas redondas possuem um parafuso alem que comprime a rosca, não deixando-a bambear.

    As porcas serão vendidas separadamente também.

    []'s
    Leo, tem alguma foto desse kit instalado ?

  • #8

    Re: Porcas de Engenharia by ENSIMEC

    Citação Postado originalmente por cristiano.attie

    Leo, tem alguma foto desse kit instalado ?
    Cristiano,

    Devem ter fotos sim porque foram testadas. Vou solicitar a fábrica.


    Leopoldo,

    O uso é pra todos sim, mas desenvolvido para uso mais pesado, então com certeza quem faz uso leve terá ainda mais vantagens.

    []'s
    Leo Valle
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  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: CERTO?

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Independente do que todos achem, o certo ........ é o certo, e na falta disso está errado, ou no mínimo, menos certo.
    ...Depois fiz um relatório e juntei as páginas do manual da aeronave que dizia do torque ...... deu o maior rebú ...... depois todo mundo queria dar satisfação, que não era bem assim, que tinha sido um engano do rapaz.....
    Tá explicado galera... Ser chato é o ofício do Leopoldo!
    Quando li isso não resisti...
    O quê seria de nós sem o Leopoldo???

    Morreríamos ignorantes, mas felizes!

    []'s

  • #10
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    EDUARDO,

    2- como esse projeto tem um recorte à meia espessura, quando se torqueia os 16Nm, cada orelha deflete Xº na ponta, fazendo o rolamento apoiar em 1/3 ou menos dessa porca redonda, que por sua vez faz o rolamento trabalhar fora do alinhamento o que causaria desgaste maior e não uniforme na pistas.

    Agora tu te superou, falou besteira mesmo, para alegria da torcida. hehehe
    primeiro porque a parte que felxiona é mais fina que a parte que contem a rosca do Allen. Não há deformação mensurável, só é se aplicar elementos finitos para descobrir deformação na casa dos decimos de milésimos, Ora vamos, nem a manga tem toda essa precisão para garantir um perfeito alinhamento e não há como uma mecanico, por melhor e cuidados que seje, montar o conjunto cubo dianteiro em perfeito perpendicularismo para que este pequeno detalhe tenha efetivamente um efeito precudicial. Não me faça rir, isso é ridiculo..

    Esse mimimimim sobre perfeição de aperto é para academicos e aposentados. O que o publico precisa são soluções inovadoras e funcionais, que facilitam e aumentam as precisões no do-it-yourself, que é o grande chaveto dessas porcas.

    E por ultimo, por bem por acaso essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis. Aqui tinhamos um torno Suiço CNC Schaublin para micorusinagem com giro na casa dos 10.000 RPM. Este usava estas porcas na arvore (dia 100mm) e facilitavam por demais a perfeita regulagem da folga exata preestabelecida pela fabrica, em ocassião de troca dos rolamentos P7, então não me venha dizer coisa que não sabe, essa porcas não soltam nem com reza braba, meu aprendiz, ja devia ter aprendido isso, mas acho que faltou naquela aula..

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Franco
    a parte que felxiona é mais fina que a parte que contem a rosca do Allen
    Não é o que a foto mostra.


    Citação Postado originalmente por Franco
    Não há deformação mensurável....
    Então a porca não trava no eixo. A orelha tem que afastar uma da outra para a porca frenar sobre a rosca, na rosca.

    De acordo com o Sr. Franco, as orelhas se fecham para causar o travamento. (atualizado em 06/05/2005)


    Citação Postado originalmente por Franco
    Não me faça rir........
    Faz parte e faz bem à saúde.


    Citação Postado originalmente por Franco
    .....O que o publico precisa são soluções inovadoras e funcionais, que facilitam e aumentam as precisões no do-it-yourself, que é o grande chaveto dessas porcas
    Soluções inovadoras tem de oferecer a mesma segurança que o sistema original. Na minha humilde opinião, 2 porcas são + seguras que uma só.

    Funcionais? porque tanto mimimi quando dei a sugentão de aperto angular?

    Como pode ser do-it-ysf se pede torquímetro? é semi-profissional.


    Citação Postado originalmente por Franco
    .....essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis
    Torno não faz curva, não pega lombada, não roda em 35", não pega buraco, não vive no desbalanceamento.......

    Mas não disse que a porca não trava. Em momento algum.
    Meu argumento é que existe a possibilidade de por erro de montagem a mesma não travar e como é uma só, se soltar e pegar embalo, a roda solta de vez, especialmente se for do lado esquerdo do jeep.

    enquanto isso, vamos rir !

    Veja o exemplo do Giovani, não aguenta mais a minha chatisse (e olha que eu nem sou aposentado) mas tá sempre rindo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Leopoldo e Franco

    Enquanto vcs discutem, brigam e riem Poderiam me esclarecer uma pequena dúvida nos semi-eixos dianteiro da Rural

    Limpei o semi eixo, e encontrei um deles assim, marcas ao redor do copo da cruzeta. Acho q algum excelente meca tentou tirar com talhadeira e marreta. Conforme as fotos...

    Ah, e qual o código Spicer dessa cruzeta???

    Isso ainda dá pra usar, os semi-eixos??? Não queria trocar, pq ainda são os originais

    [s]
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

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